Obs: Este é um tópico antigo meu que resolvi repostar aqui no fórum pois acredito que ainda seja útil e atual.
Não irei falar sobre escrever um texto que você coloca no tópico do seu jogo e chama de história ou enredo. Isso trata sobre a técnica de escrever o roteiro, as ações e fatos que acontecerão durante o jogo. GameWriting é a função de escrever o roteiro do jogo. É algo que cresce cada dia mais e se torna mais importante. Aqui vão algumas dicas minhas, baseadas em alguns materiais como um artigo escrito por Evan Skolnick, Produtor e Diretor Editorial da Vicarious Vision.
Tenha consciência de si mesmo. Provavelmente você não será o próximo grande escritor da humanidade, ou fará algo mais complexo que Tolkien. Não cobre demais de si mesmo, não espere ser genial.
Escreva um roteiro com conteúdo sólido, efetivo e útil. Qualquer coisa além disso é desnecessária e uma distração. Sempre reflita se determinado elemento é realmente importante dentro do enredo.
Siga uma estrutura básica, definindo o que é Fundamental: os acontecimentos principais dos quais a história depende. O que é Importante: os elementos que explicam motivações e razões dos acontecimentos principais. E os Detalhes: que apenas irão incrementar a experiência.
A Jogabilidade é o que impera. O roteiro só deve apoiá-la, nunca sobrepô-la. O roteiro pode influenciar a jogabilidade, assim como a jogabilidade influenciar o roteiro. Se o personagem possui uma habilidade especial, é necessário a razão pela qual ela é especial.
Na introdução tente resumir os dois elementos principais do enredo, personagem e cenário. Não há necessidade de se contar histórias, você pode falar muito somente pelas ações dos personagens ou características do mundo. A história deve ser contada durante o jogo.
Toda história tem de ser convincente, mesmo em um mundo fantástico. Coerência sempre agrada o cérebro de quem joga.
Escrever um bom roteiro envolve o balanço entre o quanto o jogo mostra ao jogador, e o quanto ele oferece ao jogador. As pessoas não querem ver diálogos longos e monótomos, muitas vezes irão ignorar. Tente oferecer mais do que mostrar.
É evidente que o personagem jogável seja o protagonista da história. Porém não faça com que tudo dependa da ação dele para ocorrer. Lembre-se que o mundo gira enquanto você respira, é importante que o mundo aja por si mesmo às vezes. Uma pitada de coincidência e aleatoriedade nos fatos pode ajudar a tornar uma situação mais natural.
Os jogadores gostam quando coisas acontecem. Não faça que sua história seja repetitiva. Pense que muitas coisas podem acontecer, enquanto o jogador tenta fazer com que algo aconteça.
É importante que escreva pela primeira vez sem expectativa nenhuma, ou auto-crítica. Deixe a ideia e a criatividade fluir. Depois comece o processo da reescrita, avalie os elementos da sua história, se ela é convincente, coerente, interessante, etc. Quanto mais reescrever, melhor irá ficar. É como lapidar uma joia.
Em resumo, para fazer um ótimo enredo você precisará:
Não irei falar sobre escrever um texto que você coloca no tópico do seu jogo e chama de história ou enredo. Isso trata sobre a técnica de escrever o roteiro, as ações e fatos que acontecerão durante o jogo. GameWriting é a função de escrever o roteiro do jogo. É algo que cresce cada dia mais e se torna mais importante. Aqui vão algumas dicas minhas, baseadas em alguns materiais como um artigo escrito por Evan Skolnick, Produtor e Diretor Editorial da Vicarious Vision.
Tenha consciência de si mesmo. Provavelmente você não será o próximo grande escritor da humanidade, ou fará algo mais complexo que Tolkien. Não cobre demais de si mesmo, não espere ser genial.
Escreva um roteiro com conteúdo sólido, efetivo e útil. Qualquer coisa além disso é desnecessária e uma distração. Sempre reflita se determinado elemento é realmente importante dentro do enredo.
Siga uma estrutura básica, definindo o que é Fundamental: os acontecimentos principais dos quais a história depende. O que é Importante: os elementos que explicam motivações e razões dos acontecimentos principais. E os Detalhes: que apenas irão incrementar a experiência.
A Jogabilidade é o que impera. O roteiro só deve apoiá-la, nunca sobrepô-la. O roteiro pode influenciar a jogabilidade, assim como a jogabilidade influenciar o roteiro. Se o personagem possui uma habilidade especial, é necessário a razão pela qual ela é especial.
Na introdução tente resumir os dois elementos principais do enredo, personagem e cenário. Não há necessidade de se contar histórias, você pode falar muito somente pelas ações dos personagens ou características do mundo. A história deve ser contada durante o jogo.
Toda história tem de ser convincente, mesmo em um mundo fantástico. Coerência sempre agrada o cérebro de quem joga.
Escrever um bom roteiro envolve o balanço entre o quanto o jogo mostra ao jogador, e o quanto ele oferece ao jogador. As pessoas não querem ver diálogos longos e monótomos, muitas vezes irão ignorar. Tente oferecer mais do que mostrar.
É evidente que o personagem jogável seja o protagonista da história. Porém não faça com que tudo dependa da ação dele para ocorrer. Lembre-se que o mundo gira enquanto você respira, é importante que o mundo aja por si mesmo às vezes. Uma pitada de coincidência e aleatoriedade nos fatos pode ajudar a tornar uma situação mais natural.
Os jogadores gostam quando coisas acontecem. Não faça que sua história seja repetitiva. Pense que muitas coisas podem acontecer, enquanto o jogador tenta fazer com que algo aconteça.
É importante que escreva pela primeira vez sem expectativa nenhuma, ou auto-crítica. Deixe a ideia e a criatividade fluir. Depois comece o processo da reescrita, avalie os elementos da sua história, se ela é convincente, coerente, interessante, etc. Quanto mais reescrever, melhor irá ficar. É como lapidar uma joia.
Em resumo, para fazer um ótimo enredo você precisará:
1. Imaginar uma boa história,
2. Fracioná-la em pedaços digeríveis,
3. Oferecer estes pedaços apropriadamente.
Por Jeff Spock.