🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

Dicas importantes sobre o desenvolvimento de jogos amadores!

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

J. S.Lord R. MU 2k3

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
25 de Junho de 2019
Postagens
11
Bravecoins
1
Dicas importantes sobre o desenvolvimento de jogos amadores, escrito por um cara que acompanha o cenário de desenvolvimento de jogos amadores no país há duas décadas, leia com atenção:

-Bom, vamos começar! Há duas coisas coisas importantes a serem ditas no início, polidez e organização simples. Geralmente quando o cara vai começar a desenvolver um projeto de jogo, a primeira coisa que surgem são clichês ridículos que já encheram o saco de todo mundo. Vamos falar sobre títulos de jogos:

NÃO USE NOMES MANJADOS NO TÍTULO! Anjo, anjo caído, dragão, lenda, super, hiper, mestre, vingança, deus, NÃO! NÃOOO!!! Tá todo mundo de saco cheio de trocentos projetos com o mesmo conteúdo e ninguém vai dar bola para o seu projeto se ele for só mais uma porcaria reciclada de outros jogos e sem nada original.

Segundo, vamos falar sobre roteiros... lá vem mais uma bomba de clichês ridículos que ecoa para todo lado e ninguém aguenta mais:

> Clones: Pqp! É chato, ridículo, ilógico e deixa a história um lixo, parecendo rascunho feito por gente preguiçosa e sem criatividade!

>O Kuririn do grupo: personagem que morre e volta feito um ioiô arruína todo o senso de realidade do projeto.
>Herói em modo deus que arrebenta todo mundo num piscar de olhos... aff, sério que ainda produzem esses lixos? O protagonista precisa ser FRACO, vulnerável! É isso que faz o público amar o personagem, ver o personagem ser injustiçado e maltratado sem ter como reagir ou sair disso no início e ver ele melhorando de vida no desenrolar da história.

>Viagem no tempo... nem vou comentar, já encheu o saco!

>Era tudo um sonho! Ou uma visão ou alguma idiotice semelhante... NÃO FAÇA ISSO! Você está lá jogando, morre metade do grupo, acontece o apocalipse, voa sangue pra todo lado, uma história impactante e incrível, o herói se sacrifica para salvar tudo... eeee... era tudo ilusão... ridículo!

>Salvar tudo no último minuto... não faça, é ridículo!

>Um maldito bundinha zé ninguém que vira o herói super deus e salva o mundo... LIXO!!! Faça uma crise pequena para o herói resolver, algo simples mas que perturbe a vida dele ou de um grupo pequeno. Para uma criança, uma madrasta que lhe espanca é o inferno em vida. E só ela sofre com isso, mais ninguém sabe ou percebe, mas é um problema grave que ela precisa resolver para poder continuar vivendo e seguir em frente. Simples, racional, lógico, entenderam?!

>Textos... textos... e mais textos... criatura, a menos que você conquiste o jogador, ele está c*g*nd* e andando para a porcaria da história que você quer contar. Ninguém lê textos gigantes. Veja por exemplo a bíblia, todo mundo dá opinião sobre a história mas você nunca encontrará alguém que sentou e leu e releu tudo do começo ao fim até memorizar toda a história em detalhes. Ninguém liga para a cor da meia que o primo do tio do amigo do sobrinho da filha do rei estava usando. Conte apenas o que é necessário para o jogador compreender o que está fazendo. Quer fazer histórias intermináveis de blábláblá? Escreva um livro!

>NPC's retardados e inúteis que falam coisa com coisa. Você vai lá e coloca três miseras casas na cidade, o jogador entra na primeira e o npc fala em quatro demoradas caixas de texto o quanto ele gosta de tomar milkshake de chocolate... não seja esse tipo de maker retardado!

>Itens inúteis, NPC's inúteis, eventos inúteis, história fútil, jogo lixo! Você fala com o NPC, ele promete algo grandioso, eeee... e ele fica repetindo a mesma coisa o jogo inteiro e nada jamais acontece. Que merda, não?!

>Gráficos lindos encantam mas o que compra o jogador é a jogabilidade. E lembrem-se, gráficos lindos com muitos detalhes cansam a visão e enjoam rápido.

>Trilha sonora, essa é a alma do sucesso! Se você não viveu a época do SNES, pesquise sobre Super Mario World e Top Gear 2. Os jogos em si são interessantes mas o que encantava e maravilhava os jogadores no Super Nintendo era a sua trilha sonora magnífica. Ninguém liga para o NES/Famicom, mas todos amam o super. Não é apenas por ter jogos melhores, o NES também tinha games bons e memoráveis mas o que marcou mais os jogadores na época foi o som.

-----

O texto ficou longo então vou cortar por aqui, talvez continue com uma parte dois futuramente. Abraço!

Desconfio de um nível de ironia monstruoso nessa mensagem, mas não consegui abstrair o recado. Vou comentar como se o senhor estivesse falando absolutamente sério em cada frase, separando seus tópicos por números:

1) Clichê não é sinônimo de falta de qualidade. Concordo quanto à organização e polimento, mas se você pesquisar com profundidade o suficiente verá que todas as histórias já foram contadas de uma forma ou de outra. Aquilo que se considera inovação em um lugar é bastante trivial em outro. E sabemos que clichês funcionam, então próximo ponto.

2) Sobre os nomes, ok. É uma questão de gosto. Se é uma obra gótica no contexto da literatura gótica, faz todo o sentido que se chame A Vingança do Anjo Caído. Nome razoável, até. Clones e kuririns não tem nada de errado. Pelo contrário, são propostas que se encaixam bem na maior parte dos cenários.

3) Resumindo este trecho:

J. S.Lord R. MU 2k3 comentou:
>Herói em modo deus que arrebenta todo mundo num piscar de olhos... aff, sério que ainda produzem esses lixos? O protagonista precisa ser FRACO, vulnerável! É isso que faz o público amar o personagem, ver o personagem ser injustiçado e maltratado sem ter como reagir ou sair disso no início e ver ele melhorando de vida no desenrolar da história.

>Viagem no tempo... nem vou comentar, já encheu o saco!

>Era tudo um sonho! Ou uma visão ou alguma idiotice semelhante... NÃO FAÇA ISSO! Você está lá jogando, morre metade do grupo, acontece o apocalipse, voa sangue pra todo lado, uma história impactante e incrível, o herói se sacrifica para salvar tudo... eeee... era tudo ilusão... ridículo!

>Salvar tudo no último minuto... não faça, é ridículo!

>Um maldito bundinha zé ninguém que vira o herói super deus e salva o mundo... LIXO!!! Faça uma crise pequena para o herói resolver, algo simples mas que perturbe a vida dele ou de um grupo pequeno. Para uma criança, uma madrasta que lhe espanca é o inferno em vida. E só ela sofre com isso, mais ninguém sabe ou percebe, mas é um problema grave que ela precisa resolver para poder continuar vivendo e seguir em frente. Simples, racional, lógico, entenderam?!

Novamente, depende da proposta. Heróis não precisam ser nada, só o que o autor quiser. Eu também discordo deste modelo de protagonista, mas deixe-me dar um exemplo: Me esqueci do nome, mas no catálogo da Netflix há um anime em que todos os personagens são adolescentes ultra-mega-fodões capazes de parar balas de fuzis nos pelos do braço. Também acho exagerado, mas para tornar a ideia em um anime e colocar lá, uma porção de gente investiu uma grana e, se estão recebendo o retorno, funcionou. Ah, mas história não tem que dar lucro, tem que ser boa. E se o objetivo dos criadores fosse ganhar dinheiro e não serem os próximos Shakespeares?

O resto do parágrafo, desculpe-me pela sinceridade, é cagação de regra.

4) Nisso eu concordo. A mair parte dos jogadores não liga tanto para a história e jogar informação à toa sempre arrasta a narrativa.

5) Já discordo. Assim como o jogador está cagando pro NPC, o NPC vai estar cagando pro jogador. Pelo seu texto, presumo que você prefira jogos mais realistas, então seria excelente que o NPC tivesse vida própria e não fosse um servo  para só dar dicas e pistas - o que também não seria ruim. Deixe-os falar sobre as próprias meias.

6) Não entendi, discorra:

>Itens inúteis, NPC's inúteis, eventos inúteis, história fútil, jogo lixo! Você fala com o NPC, ele promete algo grandioso, eeee... e ele fica repetindo a mesma coisa o jogo inteiro e nada jamais acontece. Que merda, não?!

7) Sim e não. Concordo que a jogabilidade é o ponto principal, mas se você pode deixar o jogo bonito, por que não? Quem quiser fazer minimalista, meus parabéns e boa sorte. Mas nada de errado se você quiser fazer um visual extravagante. Pra Final Fantasy têm funcionado.

8) É, pra trilha sonora ruim não existe desculpa.

@ Joseph Poe: Releia o post principal e desta vez prestando atenção ao conteúdo! Abraço!
Essa sua resposta só confirma que: ou você é um troll absurdo tentando gerar uma confusão gratuita com um post irônico ou você é só um chato cagador de regra.

Tudo que o Joseph disse tá mais que certo, clichê existe e continua sendo usado por um motivo simples... funciona.
Não vou entrar em tópico por tópico como o Joseph fez já que vi que você não dá a mínima pra uma discussão decente, só vou deixar uma mensagem pra quem ta começando e realmente quer tirar algo desse tópico. A única coisa que esse tópico fala e que faz sentido é sobre ser organizado.

Lógico que o nome do jogo e sua história são importantes, mas absolutamente TUDO que tá nesse tópico é opinião pessoal do OP. Ele chega a falar sobre ter muitos textos, por exemplo, e esse é o ápice do tópico pra mim. O fato DELE não gostar de ler não dita que todas pessoas não gostem ou que não faça sentido no jogo. O que dita a quantidade de texto não é a qualidade do jogo e sim seu gênero, e mesmo em caso de um gênero onde não seja conhecido por isso, pode ser uma ótima adição. Existem jogos com centenas de LIVROS dentro contando histórias à parte ou agregando ao universo (Skyrim). Existe jogos onde cada ITEM tem uma descrição que o coloca no universo (Dark Souls). No final a quantidade de texto que esses jogos trazem é ABSURDA.

Enfim, esse tópico parece mais uma piada do que realmente alguém tentando ajudar, e pela atitude do OP ao responder um comentário simples com uma opinião adversa, não parece que vai muito longe.

Kawthar comentou:
@ Joseph Poe: Releia o post principal e desta vez prestando atenção ao conteúdo! Abraço!
Essa sua resposta só confirma que: ou você é um troll absurdo tentando gerar uma confusão gratuita com um post irônico ou você é só um chato cagador de regra.

Tudo que o Joseph disse tá mais que certo, clichê existe e continua sendo usado por um motivo simples... funciona.
Não vou entrar em tópico por tópico como o Joseph fez já que vi que você não dá a mínima pra uma discussão decente, só vou deixar uma mensagem pra quem ta começando e realmente quer tirar algo desse tópico. A única coisa que esse tópico fala e que faz sentido é sobre ser organizado.

Lógico que o nome do jogo e sua história são importantes, mas absolutamente TUDO que tá nesse tópico é opinião pessoal do OP. Ele chega a falar sobre ter muitos textos, por exemplo, e esse é o ápice do tópico pra mim. O fato DELE não gostar de ler não dita que todas pessoas não gostem ou que não faça sentido no jogo. O que dita a quantidade de texto não é a qualidade do jogo e sim seu gênero, e mesmo em caso de um gênero onde não seja conhecido por isso, pode ser uma ótima adição. Existem jogos com centenas de LIVROS dentro contando histórias à parte ou agregando ao universo (Skyrim). Existe jogos onde cada ITEM tem uma descrição que o coloca no universo (Dark Souls). No final a quantidade de texto que esses jogos trazem é ABSURDA.

Enfim, esse tópico parece mais uma piada do que realmente alguém tentando ajudar, e pela atitude do OP ao responder um comentário simples com uma opinião adversa, não parece que vai muito longe.
De que merda você está falando, carinha? Acho que o pessoal tá precisando tomar o remedinho e presta atenção ao ler antes de responder uma tremenda idiotice feito esta que você falou. Não refutou nada em nada e foi direto ao ataque pessoal, ridículo seu comentário. Chegar chamando o conteúdo de piada? Precisa parar de assistir Zorra e Big Brother e aprender a se informar melhor com cultura útil, amiguinho.

De que merda você está falando, carinha? Acho que o pessoal tá precisando tomar o remedinho e presta atenção ao ler antes de responder uma tremenda idiotice feito esta que você falou. Não refutou nada em nada e foi direto ao ataque pessoal, ridículo seu comentário. Chegar chamando o conteúdo de piada? Precisa parar de assistir Zorra e Big Brother e aprender a se informar melhor com cultura útil, amiguinho.
Escrevi 10 linhas com minha opinião sobre clichê e um dos pontos levantados no tópico. Você simplesmente ignorou isso tanto na minha resposta quanto na do Joseph (ainda mais elaborada do que a minha).

Alguém da staff pode fechar esse tópico antes disso aqui crescer e gerar atenção que não devia?

Kawthar comentou:
Escrevi 10 linhas com minha opinião sobre clichê e um dos pontos levantados no tópico. Você simplesmente ignorou isso tanto na minha resposta quanto na do Joseph (ainda mais elaborada do que a minha).

Alguém da staff pode fechar esse tópico antes disso aqui crescer e gerar atenção que não devia?
Wow, o cara vem aqui postar besteira no meu tópico e exigir que fechem ele ainda por cima? Você é o cara, hein, camarada? Me dá um autógrafo? Tudo que está escrito no post principal é a real sobre a decadência do mundo maker e sobre os joguinhos reciclados e sem graça que existem desde o início. Mas pelo visto, vocês tem mais experiência na área e mais conhecimento do assunto, certo? SQN!

1) Clichê não é sinônimo de falta de qualidade. Concordo quanto à organização e polimento, mas se você pesquisar com profundidade o suficiente verá que todas as histórias já foram contadas de uma forma ou de outra. Aquilo que se considera inovação em um lugar é bastante trivial em outro. E sabemos que clichês funcionam, então próximo ponto.

Se está sendo contada de outra forma e com inovações, não dá para considerar meramente um clichê, isso é óbvio e eu falei disso ali em cima.

2) Sobre os nomes, ok. É uma questão de gosto. Se é uma obra gótica no contexto da literatura gótica, faz todo o sentido que se chame A Vingança do Anjo Caído. Nome razoável, até. Clones e kuririns não tem nada de errado. Pelo contrário, são propostas que se encaixam bem na maior parte dos cenários.

A vingança do anjo caído? Sério? E vc acha que isso parece um bom nome? Só por um título desse eu jamais jogaria! A chatice de clones e um personagem que fica morrendo e voltando na história se encaixa bem? Cara, começo a crer que você tem um péssimo gosto, isso sim.

Novamente, depende da proposta. Heróis não precisam ser nada, só o que o autor quiser. Eu também discordo deste modelo de protagonista, mas deixe-me dar um exemplo: Me esqueci do nome, mas no catálogo da Netflix há um anime em que todos os personagens são adolescentes ultra-mega-fodões capazes de parar balas de fuzis nos pelos do braço. Também acho exagerado, mas para tornar a ideia em um anime e colocar lá, uma porção de gente investiu uma grana e, se estão recebendo o retorno, funcionou. Ah, mas história não tem que dar lucro, tem que ser boa. E se o objetivo dos criadores fosse ganhar dinheiro e não serem os próximos Shakespeares?

O resto do parágrafo, desculpe-me pela sinceridade, é cagação de regra.

Estude e aprenda a diferença entre conhecimento sobre criação de uma boa história e isso que você chama de "cagação de regra"

Edit: GANHAR DINHEIRO? Qual parte de JOGOS AMADORES ali em cima você não entendeu, amigo? E o RPG MAKER não é a ferramenta apropriada para isso, para fazer dinheiro em cima de um game você deve ter a licença de todo o seu conteúdo, o que raramente ocorre.

4) Nisso eu concordo. A mair parte dos jogadores não liga tanto para a história e jogar informação à toa sempre arrasta a narrativa.

A questão é que a história precisa acontecer com o jogador e não antes ou depois dele. É para isso que a pessoa vai estar jogando RPG, para viver uma fantasia imaginária divertida.

5) Já discordo. Assim como o jogador está cagando pro NPC, o NPC vai estar cagando pro jogador. Pelo seu texto, presumo que você prefira jogos mais realistas, então seria excelente que o NPC tivesse vida própria e não fosse um servo  para só dar dicas e pistas - o que também não seria ruim. Deixe-os falar sobre as próprias meias.

Novamente você demonstra uma extrema falta de conhecimento e atenção! Tudo precisa ter algum motivo para estar na história do jogo. O resto é "fermento" inútil que só ocupa espaço.

6) Não entendi, discorra:

Leia a resposta anterior logo acima!

7) Sim e não. Concordo que a jogabilidade é o ponto principal, mas se você pode deixar o jogo bonito, por que não? Quem quiser fazer minimalista, meus parabéns e boa sorte. Mas nada de errado se você quiser fazer um visual extravagante. Pra Final Fantasy têm funcionado.

A questão aqui não é beleza ou a falta dela no game e sim que há jogos lindos e sem graça ou com fator de repetição zero, você joga uma vez e depois nunca mais quer o game. E em se tratando de RPG MAKER, pode-se criar um ótimo jogo com finais diferentes.

8) É, pra trilha sonora ruim não existe desculpa.

Fato!

Desde que entrei na Staff, sempre fui a favor da liberdade de expressão e sempre deixar os tópicos abertos, por mais acalorados que fossem, por sempre crer que algo bom poderia ser extraído dali.

Está é a primeira vez que vejo algo completamente inútil, de onde nada pode ser tirado, além de um bom exemplo de uma mal exemplo.

Você postou um tópico contendo a sua experiência com o mundo do desenvolvimento dos jogos, algo sempre interessante, mas ao se deparar com pessoas com opiniões adversas, simplesmente as ignorou e atacou outros membros empregando ironia, sem o menor tipo de provocação.

Experiência é diferente de sabedoria, uma pessoa deve ser respeitada por seus atos e não por seu “tempo”, nossa própria Staff tem uma pessoa incrível que entrou com apenas seis posts, por ter demonstrado seus incríveis talentos, enquanto outros possuem mais de uma centena de posts ou decadas de experiencia, e, bem…

Irei trancar o tópico e espero que essa situação não venha a se repetir, você é livre a para manifestar sua opinião, assim como todos os outros neste fórum, mas tenha certeza de respeitar cada uma delas, para que esta festa de deboche não ocorra novamente.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior