Prezados, bom dia!
Gostaria de iniciar, neste belo dia de sexta, um debate sobre a "diversão" nos jogos. Marc LeBranc, em sua pesquisa "8 Kinds of Fun", classifica as formas de diversão por meio dos jogos em oito tipos:
SENSAÇÃO: O jogo como uma forma de gerar prazer. Neste tipo estão aqueles jogos que apelam para o sentimento do jogador, seja por meio de som, imagem, forma de jogar, entre outros. Exemplos destes jogos são os rítmicos (Dance Dance Revolution) e de terror (Dead Space);
FANTASIA: O jogo cria um cenário de imersão para o jogador. Neste tipo estão aqueles que buscam levar o jogador para um mundo completamente diferente. Geralmente os RPGs buscam essa forma de diversão;
NARRATIVA: O jogo como um drama. Neste tipo estão aqueles jogos que buscam contar uma história ou uma narrativa para o jogador. Exemplos destes jogos são as Visual Novels;
DESAFIO: O jogo como uma corrida com obstáculos. Neste tipo estão aqueles jogos que colocam o jogador em um território altamente competitivo e com aumento exponencial da dificuldade. A franquia Dark Soul é um ótimo exemplo destes jogos;
COMPANHEIRISMO: O jogo é um meio para a socialização. Neste tipo estão aqueles jogos que utilizam as interações sociais entre os jogadores como uma mecânica principal. Os MMOs são exemplos destes jogos;
DESCOBRIMENTO: O jogo como um território desconhecido. Neste tipo estão aqueles jogos que o jogador precisa explorar o mundo à sua volta. Ótimos exemplos são a franquia Tomb Raider, Uncharted e Assassin's Creed;
EXPRESSÃO: O jogo como uma ferramenta de expressão do jogador. Neste tipo estão aqueles jogos que permitem o jogador se expressar por meio da jogabilidade. Minecraft é um ótimo exemplo;
SUBMISSÃO: O jogo como um passatempo. Neste tipo estão aqueles jogos que possuem "farming" e "grinding" como um elemento nuclear. A franquia Disgaea é um bom exemplo deste grupo.
O próprio autor afirma que esta lista é meramente exemplificativa, ou seja, a diversão nos jogos comporta outras classificações, tratando-se, portanto, de uma simples sugestão de classificação pelo autor. À propósito, é importante destacar que um jogo, geralmente, vai possuir mais de uma forma de diversão, e, jogadores diferentes podem discordar do sentido e grau da diversão em algum destes tipos, contudo o que o estudo realmente busca é sair da debate de termos vago e abstratos e adentrar no assunto de uma forma mais objetiva.
Entender como o jogador se diverte com um jogo é bastante importante em matéria de Game Desing, pois com esse conhecimento é possível direcionar o jogo para o público alvo, ou, ainda, refinar as partes divertidas e reduzir aquelas sem diversão.
Para você, qual tipo de diversão lhe atrai? e qual deles lhe afasta de um jogo?
Conto com a participação de todos.
Abraços.
Gostaria de iniciar, neste belo dia de sexta, um debate sobre a "diversão" nos jogos. Marc LeBranc, em sua pesquisa "8 Kinds of Fun", classifica as formas de diversão por meio dos jogos em oito tipos:
SENSAÇÃO: O jogo como uma forma de gerar prazer. Neste tipo estão aqueles jogos que apelam para o sentimento do jogador, seja por meio de som, imagem, forma de jogar, entre outros. Exemplos destes jogos são os rítmicos (Dance Dance Revolution) e de terror (Dead Space);
FANTASIA: O jogo cria um cenário de imersão para o jogador. Neste tipo estão aqueles que buscam levar o jogador para um mundo completamente diferente. Geralmente os RPGs buscam essa forma de diversão;
NARRATIVA: O jogo como um drama. Neste tipo estão aqueles jogos que buscam contar uma história ou uma narrativa para o jogador. Exemplos destes jogos são as Visual Novels;
DESAFIO: O jogo como uma corrida com obstáculos. Neste tipo estão aqueles jogos que colocam o jogador em um território altamente competitivo e com aumento exponencial da dificuldade. A franquia Dark Soul é um ótimo exemplo destes jogos;
COMPANHEIRISMO: O jogo é um meio para a socialização. Neste tipo estão aqueles jogos que utilizam as interações sociais entre os jogadores como uma mecânica principal. Os MMOs são exemplos destes jogos;
DESCOBRIMENTO: O jogo como um território desconhecido. Neste tipo estão aqueles jogos que o jogador precisa explorar o mundo à sua volta. Ótimos exemplos são a franquia Tomb Raider, Uncharted e Assassin's Creed;
EXPRESSÃO: O jogo como uma ferramenta de expressão do jogador. Neste tipo estão aqueles jogos que permitem o jogador se expressar por meio da jogabilidade. Minecraft é um ótimo exemplo;
SUBMISSÃO: O jogo como um passatempo. Neste tipo estão aqueles jogos que possuem "farming" e "grinding" como um elemento nuclear. A franquia Disgaea é um bom exemplo deste grupo.
O próprio autor afirma que esta lista é meramente exemplificativa, ou seja, a diversão nos jogos comporta outras classificações, tratando-se, portanto, de uma simples sugestão de classificação pelo autor. À propósito, é importante destacar que um jogo, geralmente, vai possuir mais de uma forma de diversão, e, jogadores diferentes podem discordar do sentido e grau da diversão em algum destes tipos, contudo o que o estudo realmente busca é sair da debate de termos vago e abstratos e adentrar no assunto de uma forma mais objetiva.
Entender como o jogador se diverte com um jogo é bastante importante em matéria de Game Desing, pois com esse conhecimento é possível direcionar o jogo para o público alvo, ou, ainda, refinar as partes divertidas e reduzir aquelas sem diversão.
Para você, qual tipo de diversão lhe atrai? e qual deles lhe afasta de um jogo?
Conto com a participação de todos.
Abraços.