🤔 Para Refletir :
"Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!"
- Ricky O Bardo

Diversão em oito sabores!

ドーベルマン

.
Administração
Administração
O cão.
Juntou-se
29 de Março de 2017
Postagens
530
Bravecoins
2.287
Prezados, bom dia!

Gostaria de iniciar, neste belo dia de sexta, um debate sobre a "diversão" nos jogos. Marc LeBranc, em sua pesquisa "8 Kinds of Fun", classifica as formas de diversão por meio dos jogos em oito tipos:

SENSAÇÃO: O jogo como uma forma de gerar prazer. Neste tipo estão aqueles jogos que apelam para o sentimento do jogador, seja por meio de som, imagem, forma de jogar, entre outros. Exemplos destes jogos são os rítmicos (Dance Dance Revolution) e de terror (Dead Space);

FANTASIA: O jogo cria um cenário de imersão para o jogador. Neste tipo estão aqueles que buscam levar o jogador para um mundo completamente diferente. Geralmente os RPGs buscam essa forma de diversão;

NARRATIVA: O jogo como um drama. Neste tipo estão aqueles jogos que buscam contar uma história ou uma narrativa para o jogador. Exemplos destes jogos são as Visual Novels;

DESAFIO: O jogo como uma corrida com obstáculos. Neste tipo estão aqueles jogos que colocam o jogador em um território altamente competitivo e com aumento exponencial da dificuldade. A franquia Dark Soul é um ótimo exemplo destes jogos;

COMPANHEIRISMO: O jogo é um meio para a socialização. Neste tipo estão aqueles jogos que utilizam as interações sociais entre os jogadores como uma mecânica principal. Os MMOs são exemplos destes jogos;

DESCOBRIMENTO: O jogo como um território desconhecido. Neste tipo estão aqueles jogos que o jogador precisa explorar o mundo à sua volta. Ótimos exemplos são a franquia Tomb Raider, Uncharted e Assassin's Creed;

EXPRESSÃO: O jogo como uma ferramenta de expressão do jogador. Neste tipo estão aqueles jogos que permitem o jogador se expressar por meio da jogabilidade. Minecraft é um ótimo exemplo;

SUBMISSÃO: O jogo como um passatempo. Neste tipo estão aqueles jogos que possuem "farming" e "grinding" como um elemento nuclear. A franquia Disgaea é um bom exemplo deste grupo.

O próprio autor afirma que esta lista é meramente exemplificativa, ou seja, a diversão nos jogos comporta outras classificações, tratando-se, portanto, de uma simples sugestão de classificação pelo autor. À propósito, é importante destacar que um jogo, geralmente, vai possuir mais de uma forma de diversão, e, jogadores diferentes podem discordar do sentido e grau da diversão em algum destes tipos, contudo o que o estudo realmente busca é sair da debate de termos vago e abstratos e adentrar no assunto de uma forma mais objetiva.

Entender como o jogador se diverte com um jogo é bastante importante em matéria de Game Desing, pois com esse conhecimento é possível direcionar o jogo para o público alvo, ou, ainda, refinar as partes divertidas e reduzir aquelas sem diversão.

Para você, qual tipo de diversão lhe atrai? e qual deles lhe afasta de um jogo?

Conto com a participação de todos.
Abraços.​

Eu acho que todas xD eu diria que menos o companheirismo pura e simplesmente por não gostar muito de jogos online e/ou multiplayer, não que eu não jogue, só não estão na minha lista de prioridades nem entre os meus estilos de jogos favoritos. Atualmente só jogo Overwatch e Elder Scrolls Online de jogos que sigam essa temática.

Agora, quando o assunto é RPG de Mesa isso muda completamente. Sou um grande entusiasta do hobby e, graças a todos os Deuses, aqui na minha cidade temos um grupo com cerca de 50 pessoas que se junta mensalmente para jogar vários tipos de sistemas (Chamamos nosso grupo de Guilda Capivara, pois aqui tem 5 capivaras para cada habitante xD). É engraçado isso, mas prefiro 1000x me relacionar socialmente na vida real do que em jogos xD

De todos os Tipos de Diversão os que me chamam a atenção primeiro são: Sensação, Fantasia e Narrativa. Jogar me dá uma grande sensação de prazer, geralmente os uso para fugir da realidade (Não que a minha seja ruim, tô de bem com a vida), prezo muito por uma narrativa envolvente e que me prenda.

Para mim o principal é o desafio, se um jogo não continua me desafiando sempre, uma hora eu vou enjoar.
Acho necessário para manter o interesse em sempre tentar melhorar, e perder as vezes também faz parte. Não gosto de jogos que pegam na minha mão, faz parte da diversão tentar, e falhar também. Mas também odeio quando o desafio é injusto, pois isso só acaba sendo frustante mesmo, então é sempre bom saber balancear. Pode ser difícil? Pode, mas tem que ser justo.
Dito isso, eu admiro muito a serie Dark Souls, pois ela usa justamente disso, morrer faz parte do jogo, e tentando você consegue, em nenhum momento o jogo vai pegar leve com você, é necessário aprender a jogar.

O que mais me afasta é a Submissão, não gosto de perder tempo fazendo coisas repetitivas, eu até chamo isso de "horas de jogo artificiais", pois não se gasta tempo realmente vendo conteúdo novo do jogo, e sim apenas repetindo varias vezes aquilo que você já viu antes. ( É diferente de tentar até conseguir, pois nesse caso você só está fazendo isso para ganhar algo, como xp, dinheiro, itens e etc, e não aprendendo a jogar )

Eu tenho um amigo que me zoa bastante por conta da minha curiosidade em relação ao cenário: as vezes, é óbvio onde tem que ir (seja por clareza visual ou por indicação), mas ainda assim eu prefiro aproveitar cada detalhe gráfico do ambiente e me sentir imerso ao universo do game, principalmente se ele tiver gráficos realistas. Sou um ótimo contemplador. Acredito que isso esteja englobado na categoria SENSAÇÃO.

O que me afasta (não é exatamente afastar, mas só baseando-se no que foi perguntado) é a SUBMISSÃO. Eu gosto de ser livre para decidir o que eu quero fazer no game. Odeio algo que me prenda de forma que eu deva esperar X tempos para que algo seja completo. Uma característica dos MMORPGs que eu odeio, é o "freio" que eles criam ao tornar o sistema de upgrade de equipamentos ou de conquista destes equipamentos (por DGs ou whatever) consideravelmente lento. Entendo que isso serve pra controle (pra que alguns jogadores não avancem rápido demais em relação aos outros), mas me irrita imensamente! Um MMORPG que consegue quebrar um pouco isso, é o Guild Wars 2, que não possui um sistema de PvP em mundo aberto como é na maioria dos games do mesmo gênero, mas possui dois mapas esparados onde os jogadores podem se matar infinitamente INDEPENDENTEMENTE do quão forte o seu equipamento está. Em um dos modos, até existe uma diferença, mas não é considerável o suficiente pra te desmotivar de participar. Não é atoa que é (e acredito que sempre será) o meu MMORPG favorito.

Prezados, boa tarde!

[member=1897]Hizashi_Brum[/member]
Concordo, consigo sentir prazer com cada um dos tipos de diversão dos jogos.
Nossa! Temos mais um amante dos RPGs de mesa por aqui. Também gosto muito desse gênero. Tem algum em especial que você goste?

[member=2811]Lavor[/member]
A franquia Dark Soul é um divisor de águas. Apesar de não usar uma formula inovadora, de fato, foi esse o jogo que criou um conceito a ser seguido. Do mesmo modo que o Castlevania e o Metroid criaram o conceito de Metroidvania.
Eu até que consigo sentir um pouco de prazer em jogos com mecânicas "grind", mas concordo que existem muitos jogos que atualmente abusam de uma forma negativa deste estilo.

[member=2745]Eliyud[/member]
Talvez o melhor conceito para esse sentimento seja "exploração" e não "sensação", pois o que lhe diverte é, de fato, explorar o ambiente.
Guild Wars 2 é um ótimo jogo para se ter como referência.

Abraços.​

Dobberman comentou:
Concordo, consigo sentir prazer com cada um dos tipos de diversão dos jogos.
Nossa! Temos mais um amante dos RPGs de mesa por aqui. Também gosto muito desse gênero. Tem algum em especial que você goste?

Opa, sempre bom encontrar mais pessoas que adoram esse hobby sensacional. Os meus sistemas preferidos são:
Vampire the Masquerade
Vampire the Dark Ages
Vampire the Requiem
Pathfinder 1 e 2
Star Wars Saga
Pugmire
Call of Cthulhu (Não o sistema D20, mas o verdadeiro Call of Cthulhu, sistema D100)
Filhos do Éden (Adaptado do D&D 5ª Edição)

E você, curte quais?

Desses itens citados, o que mais me atrai num jogo é a fantasia. Não é atoa que eu geralmente não vou muito com a cara de jogos que tentam ser "realistas demais".

Eu diria que sou um misto de sensação, fantasia e narrativa. Costumo passar longe de jogos cuja narrativa não tem peso ou inexiste. Por exemplo, jogos cujo foco é apenas combate, ou algum outro aspecto puramente mecânico, não chamam a minha atenção. E também aprecio jogos que me permitem sentir muitas coisas, não apenas prazer ou medo (como jogos de terror). Diria até que RPGs são meus gêneros prediletos justamente por entrelaçarem esses três fatores com mais frequência.

Prezados, bom dia!

Hizashi_Brum comentou:
Vampire the Masquerade
Vampire the Dark Ages
Vampire the Requiem
Pathfinder 1 e 2
Star Wars Saga
Pugmire
Call of Cthulhu (Não o sistema D20, mas o verdadeiro Call of Cthulhu, sistema D100)
Filhos do Éden (Adaptado do D&D 5ª Edição)

E você, curte quais?

World of the Darkness é um ótimo jogo, mas Vampire ainda não joguei. De fato, joguei em uma mesa que haviam dois lobisomens, um mago e um vampiro, mas não exatamente joguei com o vampiro. Enfim...
Star Wars eu joguei muito pouco, mas achei um sistema bem bacana.
Pathfinder não joguei, só Dungeons and Dragons mesmo.
Call of Cthulhu (o d100) eu sempre quis jogar, mas não encontrei mesa até hoje.

Finalmente encontrei alguém que tenha jogado Pugmire, pensei que era o único.

Meu preferido ainda é o Dungeons and Dragons, e, atualmente, tenho jogado apenas a 5ª edição.
Tormenta também tem algumas coisas bem interessante.​

Abraços.

Dobberman comentou:
Para você, qual tipo de diversão lhe atrai? e qual deles lhe afasta de um jogo?
Atrai: Qualquer tipo de jogo onde eu possa ser um samurai que utiliza um peixe como katana.

Afasta: Todos os outros.

Brinks.
Companheirismo e Fantasia são os mais para mim (punchline). Fantasia vai em primeiro. Companheirismo agrega se for possível ter os 2.

Voltar
Topo Inferior