🤔 Para Refletir :
"O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo."
- Jazz

Dois Savepoints em mapas diferentes não salva o jogo.

Hector MG. Barbossa

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Junho de 2015
Postagens
121
Bravecoins
0
Mais uma vez com problemas com salvar e carregar jogos salvos.

Pessoal, estou enfrentando um problema e isso ja vem de muito antes, achava que era algum problema com meu sistema mas utilizando o nato do RMMV da a mesma coisa.

Crio um disparador que chama a tela de salvar jogo, ele salva perfeito, carrega perfeito, tudo ok... dai mais pra frente em outro mapa eu crio outro disparador de save game idêntico ao anterior, so que na hora que vai salvar o jogo acontece o seguinte...

Se o slot estiver vazio ele não salva nada, não cria arquivo, nada, parece como se tentasse ler um jogo em um slot vazio, não ocorre nada.

Se o slot ja tem um jogo salvo e você vai salvar encima dele... o sistema deleta o arquivo salvo daquele slot e não cria outro no lugar.

Ja sei o que ocorre. Quando eu coloco dois save points no mesmo mapa tudo funciona perfeito com os dois, se eu ponho um save point em outro mapa fudeu, acontece isso... O que diabos tá pegando caras?

Pessoal, depois de muuuuito pesquisar encontrei a origem do problema... nenhum.

Não ha problema algum a não ser uma falha de estrutura de código do RPG Maker quando ele interpreta a tentativa de gravação de jogos quando existe um processo paralelo de movimento sendo executado interminantemente.

Criei uma gota que fica caindo do teto no chão repetidamente. Quando tentava acionar um save game neste mapa com esta gota caindo ele não permitia que um arquivo fosse gerado e ainda excluía se você tentasse gravar encima de um jogo ja salvo, isso ocorre porque existe um processo sendo executado que não tem fim... um erro "too deep" em rpg_managers.js:335 não lembro bem se essa é a linha, deve ser.

Bom, se alguém tiver esse mesmo problema é só colocar o savepoint em um mapa que não tenha um processo paralelo sendo executado com movimento e o mesmo vale para "rota de movimento" e "balões"...

Minha conclusão disso... RIDÍCULO! Sistema de savegame do RMMV é muito mau formulado!

Quando o programa foi lançado, vi  gente reclamando desse problema mesmo, mas pensei que tivesse sido corrigido em alguma das atualizações.
Eu modifiquei um pouco meus saves, acho que não tanto a ponto de resolver um problema desses, entretanto tentei forçar esse erro aqui e não ocorreu. Coloquei um evento em processo paralelo que cria um balão continuamente sobre o personagem e outro com rota de movimento em ciclo, e, ao menos salvar, salva de boa, gera o arquivo e tal.
Tem como mostrar como tá o evento que impede o salvamento? Talvez o configurei errado.
Vou terminar de reprogramar minha title e tento carregar o save, mas acho que vai funcionar também, já que o arquivo ficou com tamanho.

So chamar a tela de save padrão do maker, vc ja vai estar impedido de criar um arquivo, fica parecendo como se você tivesse tentando carregar um slot de save vazio.

Cria um disparador, coloca algo nele e programa rota de movimento nele pra ir pra cima e pra baixo em processo paralelo, quando ele estiver indo você tenta salvar o jogo, não vai conseguir.

Eu estava querendo ate gravar um video mostrando como isso ocorre comigo mas to sem poder fazer isso por enquanto. Vou ver o que consigo tanto porque é importante orientar o pessoal desse problema chato e o que causa ele.

Edit--------------- Ta ai pessoal no video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=SxRTgun2SKk

isso é mais uma forma de proteção do sistema, pois processos paralelos não podem serem salvos.
O maker não está excluindo o save existente apenas ou simplesmente não gravando em um slot vazio.
O correto é: Ao selecionar o slot para salvar, ocorre sempre o mesmo processo em qualquer ocasião 1º apaga-se o arquivo existente e 2º cria o novo arquivo. Esse novo arquivo a ser gravado é agendado numa espécie de fila de processos a acontecer, se vc tem esse processo paralelo ele vai espear até que o processo tenha fim, se não tiver fim ele não saberá quando salvar e o novo arquivo acaba não sendo criado.

Voltar
Topo Inferior