Introdução:
O tutorial da vez é:"Criando Projéteis".
Mas... Driko o que é um projétil? Projétil é um objeto que pode ser arremessado, exemplo: Flechas, skills, balas. O que acontecerá no sistema? Simples, iremos definir uma tecla que será responsável por arremessar o projétil para a direção que definirmos, e também a colisão entre nosso projétil e algum outro objeto no mapa.
1° Passo:
Crie um evento comum em processo paralelo, e crie também uma switch que irá ativar o sistema, logo após crie uma condição, em condições na "ABA 4" tem lá pressionar tecla marque e coloque a tecla X ("a" no teclado), agora no meio dessa condição crie uma nova switch que será responsável por ativar o disparo do projétil, ficando mais ou menos assim!
2° Passo:
Vá ao mapa e ative a switch responsável por ativar o sistema, e logo após crie outro evento chamado Projétil e o associe a segunda switch criada, que era a responsável pelo disparo do projétil e agora iremos trabalhar em cima desse segundo evento.
No segundo evento em condições marque a segunda switch, não coloque nenhum gráfico, mude a "Velocidade e Frequência" para "Muito Rápido e Muito Alta" em opções marque a 1° e 4° caixinha e coloque em processo paralelo ficando assim!
3° Passo:
Agora no evento "Projétil" vamos criar duas variáveis que vão ser responsáveis de armazenar as coordenadas x e y do char em relação ao mapa, então crie duas variáveis "Char Coor X" e "Char Coor Y", agora em cada uma das duas você irá ir em "Controle de Variável" e associar a variável a informação do jogador no mapa, vá em informações >> jogador mapa x >> Personagem:Jogador >> Mapa: x e faça o mesmo com a "Variável Y", após isso adicione o comando "posição de evento" marque "Especificar por variável" e marque as duas variáveis que acabamos de criar ficando assim!
4° Passo:
Agora vamos configurar o direcionamento do char e as direções para onde o projétil poderá ser atirado , (esquerda, baixo, direita, cima).
Vamos lá, crie uma condição e nessa condição vá na "ABA 3" e marque "Personagem" e coloque o jogador e logo abaixo em direção coloque "ESQUERDA". Agora no meio dessa condição adicione o comando "Mover Evento" , marque como "Este evento", em opções marque "Ignorar se possível" e "Aguardar até o fim", vamos aos comandos de movimento, selecione "Mudar Gráfico" e escolha algo para o disparo eu escolhi o "!Flame", coloque um "Mover à Esquerda" e coloque uma distância para o projétil percorrer, botarei cinco passos a frente, portanto cinco "Avançar um passo", e por fim desative a switch responsável pelo disparo do projétil, ficando assim!
5° Passo:
Faça o mesmo procedimento com as direções restantes (baixo, direita e cima), ficando assim!
Agora vamos fazer a colisão entre o projétil feito e algum objeto no mapa, irei usar um monstro como exemplo.
1° Passo:
Crie um evento com o nome de "Boss", irei fazer um exemplo com o inimigo imóvel, coloque o evento "Boss" em "Processo Paralelo", vamos trabalhar com quatro variáveis então vamos lá, crie quatro variáveis ("Boss X", "Boss Y", "Projétil X" e "Projétil Y") agora vamos associá-las a suas coordenadas no mapa ficando assim!
2º Passo:
Agora vamos criar duas condições, vamos a primeira delas, crie uma condição na "ABA 1" marque "Variável" e coloque "Boss X" >>"Igual a" e marque novamente "Variável" e coloque "Projétil X", ficando assim "Boss X = Projétil X" e o mesmo com a coordenada Y.
3° Passo:
Agora vamos criar o efeito que acontecerá se o "Projétil" acertar o evento "Boss", vamos lá !
No meio dessas duas condições vamos adicionar o comando "Mostrar Animação" marque "Este Evento" e coloque a animação "[Luta/Fogo]", agora em "Opções de Switch Local" coloque a "A=ON", agora crie uma nova "ABA", nessa nova aba em "Opções" marque a caixinha "Switch Local :A=ON", coloque a segunda "ABA" também em "Processo Paralelo" e adicione um comando de evento "Apagar Evento Temporário" ficando assim!
É algo simples, fácil. Porém, pode haver alguém que ainda não saiba como funciona. Ficou enorme porque não soube explicar, então deixarei o download logo abaixo. :XP:
Download:
[descarga]http://www.mediafire.com/download/7w0dds5yjaz7ahe/STR+-+TUTO+PROJ%C3%89TEIS.exe[/descarga]