🤔 Para Refletir :
"A pressa é a inimiga do grinding."
- Moge

Dragon Shadow - Sword of Light -Completo

Bem quero agradecer mais uma vez por estar na Equipe. O projeto do jogo é um projeto dirigido ao trabalho do Maker Moghunter, mesmo a equipe sendo formada por desenvolvedores iniciantes conseguimos uma colaboração de um Maker experiente como o Maker JoeFather trabalhando por um bem em comum, que é o RPG que proporciona diversão, conhecimento, desenvolvimento de um Pensamento Lógico-Matemático e conceituando uma proposta com temática educacional , espero que o projeto tenha uma boa aceitação...

Obrigado a todos !

Jogo atualizado com trailer oficial do jogo.

Abraços!

Fala gente!

\o/ Demo liberada para download! \o/

Está meio grandinha, acabei de baixar, e não conheço essa atualização ainda, então vou testar junto com os amigos, aos quais peço que deem o seu retorno para melhorarmos a qualidade do game.

Abraços renovados.

Olá Condado!
Segue abaixo o primeiro relatório sobre o projeto: A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática

Introdução

Atualmente, o uso de computadores está se tornando cada vez mais frequente nas Escolas Estaduais. Entretanto a implementação dessas tecnologias da informação (TI) na escola apresentam muitas dificuldades, dentre as quais podemos citar: falta de formação, tanto técnicas quanto pedagógica, por parte de professores, no uso do computador, infraestrutura além das necessidades e pouca disponibilidade de material didático que utilize essas tecnologias e também receio por parte da direção que não confiam nos alunos em preservar o equipamento. Essas dificuldades apresenta grande impacto sobre a eficácia do uso do computador como ferramenta de auxílio e melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os softwares utilizados em educação, os Jogos Educativos podem ser um meio de passar por essas dificuldades, assumindo um importante papel na plena utilização das possibilidades educacionais do computador. No entanto como afirmou Luciano Meira, professor de psicologia da UFPE (universidade Federal de Pernambuco) "Os jogos comerciais oferecem um cenário muito interessante para a construção de aprendizagem, mas se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais".[1]

Para Schwartz, o principal desafio no uso dos games nos processos educacionais é superar três preconceitos: que os jogos alienam, que incitam a violência ou a competição exagerada e que são apenas brincadeira, ou seja, coisa para a hora do 'recreio'. "Os games na educação vão ganhar importância na medida em que essas visões forem abandonadas, ou pelo menos contextualizadas, aplicadas em casos concretos onde efetivamente podem existir esses riscos", Novamente Schwartz afirmou: "o uso dos games surge na medida em que percebemos o potencial de recorrer às novas tecnologias para desenvolver práticas pedagógicas capazes de combinar o pensar, o fazer (em especial, fazer novos games) e o brincar". Para ele, a reflexão sobre ensino e tecnologia tornou-se absolutamente prioritária, mesmo entre aqueles que são contra o uso de computadores, celulares ou tablets em sala de aula ou no processo de aprendizagem. [1]

Acreditando nesta proposta pretendo trabalhar com os jogos de Role Playing Game mais conhecidos pelo acrônimo RPG, que em português significa “jogo de representação”, que são considerados por alguns uma ótima alternativa para o desenvolvimento mental.

Os RPGs são jogos de mesa ou eletrônicos onde os jogadores são inseridos em um mundo imaginário, com um enredo que pode ser criado no momento do jogo ou anteriormente. Neste enredo o jogador poderá inserir suas ações, modificando o próprio enredo (Finais Alternativos, Múltiplos finais). Dessa forma, “no RPG o jogador não é um mero espectador, mas um participante ativo, que como ator, representa um papel e como roteirista, escolhe caminhos e toma decisões nem sempre previstas pelo mestre, contribuindo na recriação da aventura.” [2]. 

Objetivo

O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade, que é um dos aspectos mais importantes a meu ver do que apenas conteúdo seguir com o conteúdo programático.

A importância do RPG

A motivação dos estudantes e a efetiva construção do conhecimento de forma ativa estão entre os fatores que levam a tornar os jogos tão úteis ao processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diferentes tipos de jogos, o RPG é uma ótima opção para ser utilizada em sala de aula, pois este tipo de jogo tende a aperfeiçoar: “habito de leitura, pensamento lógico, sentido de observação, planejamento de estratégias e a resolução de problemas e tomada de decisões” [3] . Seguindo este contexto em que ele está inserido, este pode ser tratado como um instrumento lúdico com grande potencial educacional.

Este tipo de jogo possui três aspectos fundamentais, liberdade, regulação e separação, utilizando o conceito de que “o jogo é aquilo que você faz quando está livre para fazer o que desejar” [4] , portanto “num sentido puramente formal poderíamos considerar toda a sociedade como um jogo, sem deixar de ter presente que este jogo é o principio vital de toda civilização. A conclusão é que sem o espírito lúdico a civilização é impossível” [3]. Utilizando este conceito, fica claro que o lúdico na vida das pessoas possui grande importância e que o ato de “brincar” acarreta o surgimento de um universo imaginativo surpreendente, sendo este universo a base para a criação dos jogos em RPG.

Construindo RPGs Digitais

Um software amplamente utilizado para a criação de RPGs digitais é o RPG Maker® da Enterbrain™, este software auxilia através de uma interface simples a criação de modelos, que vão desde cenários a eventos, que juntos formam o jogo em si. Ele possui varias versões, sendo a mais atual intitulada RPG Maker® MV, possuindo suas versões originais em inglês e japonês. Estou utilizando o RPG Maker® VX Ace em PT-BR adquirido na Steam que é uma central de distribuição digital de jogos, dona de um conteúdo vasto e com milhões de usuários ativos no mundo todo. O serviço, lançado em 2003, ganhou popularidade e infraestrutura ao longo dos anos, e hoje recebe milhões de acessos diários. No site: http://store.steampowered.com/about/, o seu download é subdividido em duas partes, a primeira contendo o programa em si e a segunda contendo o RTP (Run Time Package) que possui os sons, imagens e outros arquivos essenciais para o funcionamento do programa. O RPG Maker® é construído na base de uma linguagem de programação chamada Ruby (RGSS3), não sendo, porém, obrigatório o domínio dessa linguagem pelo criador do jogo, já que o pacote vem com uma quantidade considerável de scripts, ficando a critério do usuário o aprimoramento da linguagem para implementação de inúmeros outros recursos no momento do desenvolvimento dos projetos. Como o software possui um modo gráfico, onde o criador do jogo pode modificar desde o banco de dados até o uso dos scripts presentes, a sua manipulação ajuda muito aos leigos em programação.

O RPG Maker® VX Ace foi escolhido como software (como o próprio slogan sugere “Simples para uma criança, poderoso para um desenvolvedor”) exemplo devido à sua facilidade de uso para pessoas que não possuem muita experiência na área computacional (Programação) e pela possibilidade de adicionarmos conteúdos pessoais.

O RPG Maker® VX Ace como ferramenta de construção de Jogos com Temáticas Educacionais

Sendo professor e educador social a cinco anos utilizando jogos de tabuleiro em sala de aula, depois utilizei a ferramenta Scratch (é uma linguagem de programação desenvolvida por Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT) http://scratch.mit.edu/,  decidi não trabalhar com Os jogos Educativos, pois se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais e não se motiva e, portanto não absorve o conteúdo proposto. 

A praticidade do RPG Maker® VX Ace facilita a sua utilização para a construção de Jogos com Temáticas Educacionais, já que não são necessários conhecimentos avançados de informática para sua construção. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento do RPG: “O Jogo Dragon Shadow Sword of Light” é um RPG/ Fantasia com alguns Mini Games Educativos como, por exemplo: MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0).

Resultados

Durante a apresentação do jogo aos sábados na E. E. Professor Antônio José Campos de Menezes Suzano-SP no projeto Escola da Família, foi claramente observado a motivação com que crianças e adolescentes jogavam. Observamos também que o jogo estimulou os participantes a levantarem dúvidas e se interessarem pelo assunto proposto, além do interesse pelas Cutscenes feita para o jogo. Pretendemos dar andamento ao desenvolvimento deste RPG e iniciar outros com o propósito de construir um repositório de jogos RPGs associados com assuntos ministrados nos ciclos fundamental e médio. Esse projeto também se enquadra dentro de um projeto maior que visa buscar recursos e parcerias para o desenvolvimento de outros jogos digitais.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer seguintes colaboradores:
JoeFather (J.G. Costa) Roteiro(apoio)
Desenhista/Animador: Luiz Felipe Martins
Beta Tester/Colaborador: Junior De Sousa
Beta Tester/Colaborador: JoeFather (J.G. Costa)
Colaborador: Rodrigo Carneiro
E. E. Professor Antônio José Campos de Menezes Suzano-SP
Beat Surf Roupas e Acessórios
https://www.facebook.com/beatsurfsuzano?fref=ts
Star Gleen administrador do fórum Condado Braveheart
http://www.condadobraveheart.com/
http://centrorpg.com/index.php
http://www.mundorpgmaker.com.br/
http://www.rpgmakerbrasil.net/forum/index.php

E para todos os “Makers” e apreciadores de RPGs.

Referências Bibliográficas

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1993. [4] ORSO, Darci. Brincando, Brincando Se Aprende. Novo Hamburgo: Feevale, 1999.

KRULIK, S. REYS R. E.  A Resolução de Problemas na Matemática Escolar.
São Paulo, Brasil: Atual, 1997.

MACEDO. Os Jogos e o Lúdico Na Aprendizagem Escolar.
Lino Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty, Norimar Christe Passos.

Revista Maker The RPG. N°1, Pg 20, 2012, Braveheart.

3OUWkLb.jpg
wgaodHf.jpg

Que lindo, [member=164]Ronaldo Bento[/member]! Sensacional!
Foi uma bela conquista!
Minhas sinceras congratulações!
Espero que consiga prosseguir muito com este projeto e deixe-nos à par das novidades!
:Palmas:

Muito bom, [member=164]Ronaldo Bento[/member]! Espero poder jogar a Demo e dar minha review assim que eu tiver tempo.

Disponha

Que lindo, [member=164]Ronaldo Bento[/member]! Sensacional!
Foi uma bela conquista!
Minhas sinceras congratulações!
Espero que consiga prosseguir muito com este projeto e deixe-nos à par das novidades!

Obrigado Caio Varalta!

Muito bom, [member=164]Ronaldo Bento[/member]! Espero poder jogar a Demo e dar minha review assim que eu tiver tempo.

Obrigado Star Gleen! É melhor esperar, pois vou lançar uma nova Demo atualizada e corrigida...

Fala gente!

Acabou a moleza neste jogo, com a nova Demo 2.0 que foi liberada, o jogo ficou mais difícil e interessante, e as demais novidades só vou descobrir conforme for testando...

Abraços para todos!

Olá Roberto Bento,

Meu nome é Alexandre. Sou doutor em Virologia e venho trabalho com divulgação cientifica e educação cientifica há alguns anos.
Nos últimos anos tive a idéia de produzir um jogo que ensinasse aos alunos de ensino médio e graduação sobre o estudo dos virus, ainda mais nessa época que estamos passando com aumento de doenças produzidas por vírus (Zika, Chikungunya dentre outros).
Há algumas semanas venho procurando na internet páginas que ensinassem melhor como fazer um jogo pelo RPGmaker. Programa que eu já conheço há algum tempo (jogo RPG desde criança) e que eu imagino que seja mais interessante para se começar a produzir jogos educativos.
Acredito que estamos evoluindo ainda nesse caminho de criarmos jogos que divirtam e ensinem. Isso é o que eu acredito e desejo.
Gostaria de agradecer à sua postagem e ao seu jogo, a idéia é ótima e se mais professores pensassem em novas maneiras de ensinar, talvez tivessemos alguma mudança na educação Brasileira.

Para terminar vou fazer uma auto propaganda. Tenho um blog sobre virologia chamado https://dotoevirose.wordpress.com/. Deem uma olhada e curtam. E se alguém se interessar pelo meu projeto, podemos nos unir. Logo colocarei ele aqui na página. É bem interessante.

Abraços.

Doutor Alexandre muito obrigado!

Acredito que estamos evoluindo ainda nesse caminho de criarmos jogos que divirtam e ensinem. Isso é o que eu acredito e desejo.
Gostaria de agradecer à sua postagem e ao seu jogo, a idéia é ótima e se mais professores pensassem em novas maneiras de ensinar, talvez tivessemos alguma mudança na educação Brasileira.

Hoje existe uma definição para jogos com temática Educacional e cientifica denominado "Serious Games"...

O que são serious games?
Serious games, ou “jogos sérios” como o Ministério traduziu em seu edital, é um gênero maior que engloba os newsgames (jogos jornalísticos) que tratamos aqui. O que define um jogo sério, basicamente, é o fato de ele ser criado para um propósito que não é apenas divertir. O entretenimento característico dos jogos aqui é uma ferramenta para passar algum conteúdo “sério” ao jogador. Esse conteúdo pode ser uma forma de treinamento – seja militar, seja de pilotos de avião ou  de médicos; pode ser uma campanha política, uma tentativa de conscientizar as pessoa sobre algum problema (ativismo) ou uma forma de campanha publicitária. Pode ser, também, uma noticia jornalística transformada em games ou uma ferramenta de ensino para professores. No caso do edital do Ministério das Comunicações, esses jogos deveriam ter o objetivo de fazer o mundo melhor, seja educando, seja conscientizando seus jogadores.

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/serious-games-como-jogos-serios-podem-ajudar-a-construir-um-mundo-melhor/

Vou divulgar seu blog e novamente muito obrigado pelo apoio!
Parabéns pela sua iniciativa Doutor!

Confesso que nunca joguei jogos de vídeo games, mas gostei do roteiro do seu jogo e decidi falar um pouco sobre ele sem spoiler.

Mesmo tendo muito “chichê” gostei do desfecho e sua ousadia em falar do mal que todos os seres humanos fazem com nosso planeta sem importar com outras criaturas, mesmo tendo muitos personagens... Você optou em trabalhá-los em grupos, assim o desfecho fica para todos evitando muita explicação. O ponto de virada ficou legal... Mas como não entendo de jogos não sei como será apresentado, mas se você deixar eu gostaria de auxiliá-lo!

Sem mais Leo

Olá meus amigo como vão!

Estão abertas 12° Olimpíadas brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e claro que apresentei uma proposta para direção da Escola onde leciono para utilizar o Mini Game Yuru Yuri Perfect Math do MogHunter (que faz parte do jogo Dragon Shadow Sword of Light ) para treinamento de “Cálculo Mental”. O mini game, baseado nos personagens do anime Yuru Yuri, na qual o objetivo é responder corretamente as perguntas matemáticas dentro do limite do tempo.

Fonte: [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kx9DctX-zls[/youtube]

Ronaldo Bento comentou:
Olá meus amigo como vão!

Estão abertas 12° Olimpíadas brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e claro que apresentei uma proposta para direção da Escola onde leciono para utilizar o Mini Game Yuru Yuri Perfect Math do MogHunter (que faz parte do jogo Dragon Shadow Sword of Light ) para treinamento de “Cálculo Mental”. O mini game, baseado nos personagens do anime Yuru Yuri, na qual o objetivo é responder corretamente as perguntas matemáticas dentro do limite do tempo.
Eis o RPG Maker sendo usado de forma didática! Excelente.

Abraços meu amigo!

Olá meus amigos como vão!

Estou disponibilizando o Manual do jogo “Dragon Shadow Sword of Ligth” e também o Relatório “A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática”.

Dentro de alguns dias vou disponibilizar o Demo 2.5 do jogo com 60% do enredo concluído e aproximadamente 20 horas de Game Play.  :Okay_fix:

O projeto iniciou com a aquisição do software RPG Maker® VX Ace em PT-BR adquirido na Steam e com o Demo Master_11 do Moghunter e Moghunter - YuruYuri - Perfect Math (1.0) http://atelier-rgss.com/. Para aplicar em sala de aula utilizei os recursos do próprio software, para evitar problemas autorais. Os alunos tinham exatamente 40 minutos para resolver alguns Puzzles, Mini Games e batalhas, promovendo a resolução de problemas e raciocínio lógico. Já com o mini game MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0), foi aplicado exercícios de Calculo Mental. Maiores informação com o relatório: “A utilização de RPG em sala de aula e nos laboratório de Informática”. Também utilizei o jogo Guardiões da Natureza do autor: Silverlake.

Aproveitando o Demo Master_11 decidir desenvolver o jogo intitulado “Dragon Shadow Sword of Light” é um RPG/ Fantasia com alguns Mini Games Educativos.

O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade, que é um dos aspectos mais importantes a meu ver do que apenas o conteúdo programático.

Informações sobre o Demo 2.5 Dragon Shadow Sword of Light

O Demo conta com aproximadamente 20 horas de Game Play;
Tela de título animada;
Cutscenes feitas para o jogo e outras do jogo Fire Emblem - Path of Radiance;
Sistema ATB (Active Time Battle);
MOG - Active Chain Commands: Permite combinar (Linkar) ataques consecutivos através do uso de sequência de botões aleatório;
32 personagens jogáveis;
145 variações de inimigos;
Vários Mini Games;
Diversos Puzzles;
Sistema de galeria de imagens. 108 imagens Colecionável;
Livro de Monstros: verificar os parâmetros dos inimigos derrotados, o que inclui o battleback e a música de batalha;
Battleback com animação;

Parabéns a todos os “makers”, pois agora tenho uma pequena fração do árduo trabalho que é desenvolver jogos no formato RPGs eletrônicos.

Agradecimento especial ao maker Joefather, pois graça ao seu trabalho como Beta Tester e também com o auxilio no roteiro (apoio), consegui concluir o Demo 2.5 do jogo.

Relatório: https://mega.nz/#!NcUGiTxR!PJRARSUohOt06ubGux1ns8VWoefEJZ135eOdpOt5exo

Manual: https://mega.nz/#!oNdGXY4Z!KdVSOOnIOEoP75Ch-S72GR2apXuktnKkjdIya0aChLE

Muito Legal Ronaldo!

Incentivar os alunos com algo que eles já dominam como os "Games" com o objetivo didático e muito louvável.

Boa sorte!

Olá Condado!

Demo 2.5 do jogo liberado... Está com 320 MB, mas o tamanho é devido as cutscenes, gallery, minigames etc...

Agradecimento especial ao maker Joefather, pois graça ao seu trabalho como Beta Tester e também com o auxilio no roteiro (apoio), consegui concluir o Demo 2.5 do jogo.

Meu caro [member=164]Ronaldo Bento[/member] e demais amigos como vão!

A Gameplay para o Dragon Shadow será caprichada, à altura da dedicação do amigo.

Abs.,

FINALMENTE O DEMO 2.5 ESTÁ LANÇADO... AJUDEI COMO BETA TESTER E MESMO NÃO CONHECENDO BEM OS JOGOS NO ESTILO RPG CREIO QUE O JOGO FICOU LEGAL. O JOGO TEM UMA PROPOSTA DIFERENTE JÁ QUE O OBJETIVO É PROMOVER OS RPGs COMO MATERIAL DIDÁTICO OU PELO MENOS COMO INDICAÇÃO PARA OS ALUNOS E PROFESSORES.  :^-^:

Olá condado!

Segue o link do Game Play do Demo 2.5 feito pelo amigo [member=320]JoeFather[/member]  no seu canal do YouTube.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=g21S7I03IJA&list=PLTr9ecwlUC6S_q5JA2Z2UilUJv6w3GgyK&index=1[/youtube][/center

Muito Obrigado!​

Voltar
Topo Inferior