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Duvida a respeito de plagio e direitos autorais, é permitido criar um fan game?

Riven

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13 de Fevereiro de 2017
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Duvida a respeito de plagio e direitos autorais, é permitido criar um fan game? Por exemplo, criar um game com nome , personagens de um game de uma empresa, só que com gráficos e roteito (apenas inspirado) próprio feito pelo fan, e ele disponibilizar gratuitamente?
 
Depende muito da empresa.
Algumas, como a nintendo, vão deletar seu jogo no primeiro momento em que ela souber da sua existência.
Outras, como a SEGA, adoram fan games e deixam o povo criar livremente (posso estar enganado, dá uma pesquisada).
O que você não pode fazer é vender o jogo. Desde que seja apenas por diversão e a empresa libere isso, de boa.
 
A questão são os DIREITOS AUTORAIS, isso que dão uma dor de cabeça Gigantesca, acredito que, você pode até usar qualquer FANGAME, mas como sempre tudo tem o MAS, acho que um contrato de Lucros isso mesmo LUCROS, terão que ser repassados para a empresa responsavel, pelo JOGO ORIGINAL, isso requer advogados e tudo mais.

O exemplo mais notável é a CRY ENGINE, você pode usar apenas para jogos que não há lucros, para seu criador, se tiver você terá que repassar o lucro para a detentora da MARCA.

Penso que consegui lhe explicar.

 
Isso ai, completando o que o amigo falou, creio que estejam inclusos em LUCROS views em vídeos do youtube, anúncio do site que você disponibilize e por ai vai. São esses os grandes causadores do "deleta o jogo agora se não te processo".
 
Famoso Direito de IMAGENS, complica qualquer um....
kkkkk

E mais uma coisa, mais uma coisa mesmo vc dando creditos, para a marca, nao basta viu...
 
Cara, até onde eu sei, pode. Tá completamente ligado à comercialização. Voce pode botar qualquer música não-autoral com copyright no seu video do youtube desde que não seja monetizado, por exemplo.
No entanto a Nintendo é famosa por ser completamente intolerante e até já rolou aquela treta com a paródia do Smosh (que até onde eu sei era monetizada sim, então a Nintendo teoricamente tinha o direito de alegar copyright).
(se já tiver caído em domínio público você pode, no entanto. aqui no Brasil a lei é 70 anos após a morte do autor, se não me engano)

Mas pra ser sincero, tem motivos maiores que deveriam te impedir de fazer um fangame rs
 
Nope, não pode. A menos que a empresa que possui os direitos do jogo te derem autorização por escrito, você não pode.
Não quer dizer que vai acontecer algo com você se você fizer, mas por padrão você não pode. Nem se for de graça.
 
Van comentou:
Cara, até onde eu sei, pode. Tá completamente ligado à comercialização. Voce pode botar qualquer música não-autoral com copyright no seu video do youtube desde que não seja monetizado, por exemplo.
No entanto a Nintendo é famosa por ser completamente intolerante e até já rolou aquela treta com a paródia do Smosh (que até onde eu sei era monetizada sim, então a Nintendo teoricamente tinha o direito de alegar copyright).
(se já tiver caído em domínio público você pode, no entanto. aqui no Brasil a lei é 70 anos após a morte do autor, se não me engano)

Mas pra ser sincero, tem motivos maiores que deveriam te impedir de fazer um fangame rs

Errado, usar uma música com Copyright no Youtube mesmo que não monetizando o vídeo, o vídeo é bloqueado em vários países se o detentor dos direitos tiver feito esse requerimento.



Sobre o tópico é o seguinte... Você até pode fazer um fan game, mas você vai depender da boa vontade da desenvolvedora original em encarar isso como uma divulgação extra, não uma apropriação do material dela. Como o amigo disse acima, empresas como a Nintendo são completamente intolerantes a respeito disso.

É um risco considerável, creio que partir para algo original seja mais seguro, mas se você tem uma vontade muito grande de incrementar aquele universo, vá em frente! Só tenha em mente essas coisas que eu disse e que o pessoal disse.

Disponha

 
Não chega a ser ilegal, já que entra na condição de Fair Use, mas se a empresa achar que o seu fangame estiver prejudicando as vendas, mesmo se você não estiver fazendo dinheiro com o seu jogo, você pode ser processado. É costume das empresas mandar uma carta de C&D (sessar e desistir, também conhecida como DCMA) antes dos processos. Teoricamente, você poderia apelar no tribunal pro Fair Use, já que não seria fácil pra eles comprovar que o seu fangame está atrapalhando as vendas, mas praticamente ninguém quer encarar uma empresa grande no tribunal por um fangame.

E muitos sites, como Game Jolt e Steam, querendo evitar problemas com outras empresas, não permitem esse tipo de conteúdo.

Já conversei com alguns desenvolvedores que receberam um C&D e tem alguns pontos que concluí que são importantes para receber esta notificação. Irei os citar abaixo, por ordem decrescente de relevância:

  1. Notoriedade: Esse é o fator que mais influencia, porque uma empresa de jogos não irá se dar o trabalho de derrubar um fangame com 1000 downloads. Se o seu fangame sair na Kotaku e estiver às vésperas do lançamento, com o seguidores mergulhados em baita hype, há uma boa chance da empresa tomar uma atitude.
  2. Dinheiro: Se você estiver fazendo dinheiro com seu fangame, as chances são bem maiores dele ser o alvo. Até botões de doação com pouca evidência no site contam, embora bem menos que se fosse uma mensalidade, por exemplo.
  3. Semelhança: Caso o fangame seja bastante parecido com a obra real, a chance do C&D é bem maior. Pegue o Super Mario, por exemplo. Se você fizer um remake do Super Mario 64, a chance de você tomar um C&D é bem maior que uma sequência desse jogo (um Super Mario 128). Os tipos de jogos com menor chance de strike seriam spinoff novos, como um Mario no mundo de Zelda.
  4. Empresa: Tem empresas, como a Nintendo e Square Enix que defendem suas franquias muito mais que outras como a Capcom e a Blizzard. Estas últimas enxergam fangames mais como fanart.
  5. Lançamento: Se você lançar seu fangame perto de algum lançamento de peso da franquia principal, maior é a chance da empresa sentir que isso pode prejudicar as vendas. Mas se for um jogo de uma franquia esquecida, a empresa irá ligar bem menos, talvez exceto se ela tiver planos para um relançamento ou novo jogo da franquia.
  6. Jogos focados na parte online: Esse tipo de jogo (em especial MMOs) costumam ter mais chance de serem derrubados, porque, diferente de fangames offline, que podem continuar a ser propagados por outros usuários, se você derrubar o servidor principal, o jogo já era. Mesmo que o servidor possa se reerguer, é muito mais fácil acabar com ele novamente do que ir atrás de todo link de download de um fangame offline.

Não tenho certeza dos últimos, foi apenas o que eu observei.

Ah, muitas vezes bots mandam C&D falsos com base apenas em nomes de arquivos[/url,] não caia nesse tipo de coisa e sempre confira se o C&D é legítimo.
 
FL comentou:
Não chega a ser ilegal, já que entra na condição de Fair Use, mas se a empresa achar que o seu fangame estiver prejudicando as vendas, mesmo se você não estiver fazendo dinheiro com o seu jogo, você pode ser processado. É costume das empresas mandar uma carta de C&D (sessar e desistir, também conhecida como DCMA) antes dos processos. Teoricamente, você poderia apelar no tribunal pro Fair Use, já que não seria fácil pra eles comprovar que o seu fangame está atrapalhando as vendas, mas praticamente ninguém quer encarar uma empresa grande no tribunal por um fangame.

E muitos sites, como Game Jolt e Steam, querendo evitar problemas com outras empresas, não permitem esse tipo de conteúdo.

Já conversei com alguns desenvolvedores que receberam um C&D e tem alguns pontos que concluí que são importantes para receber esta notificação. Irei os citar abaixo, por ordem decrescente de relevância:

  1. Notoriedade: Esse é o fator que mais influencia, porque uma empresa de jogos não irá se dar o trabalho de derrubar um fangame com 1000 downloads. Se o seu fangame sair na Kotaku e estiver às vésperas do lançamento, com o seguidores mergulhados em baita hype, há uma boa chance da empresa tomar uma atitude.
  2. Dinheiro: Se você estiver fazendo dinheiro com seu fangame, as chances são bem maiores dele ser o alvo. Até botões de doação com pouca evidência no site contam, embora bem menos que se fosse uma mensalidade, por exemplo.
  3. Semelhança: Caso o fangame seja bastante parecido com a obra real, a chance do C&D é bem maior. Pegue o Super Mario, por exemplo. Se você fizer um remake do Super Mario 64, a chance de você tomar um C&D é bem maior que uma sequência desse jogo (um Super Mario 128). Os tipos de jogos com menor chance de strike seriam spinoff novos, como um Mario no mundo de Zelda.
  4. Empresa: Tem empresas, como a Nintendo e Square Enix que defendem suas franquias muito mais que outras como a Capcom e a Blizzard. Estas últimas enxergam fangames mais como fanart.
  5. Lançamento: Se você lançar seu fangame perto de algum lançamento de peso da franquia principal, maior é a chance da empresa sentir que isso pode prejudicar as vendas. Mas se for um jogo de uma franquia esquecida, a empresa irá ligar bem menos, talvez exceto se ela tiver planos para um relançamento ou novo jogo da franquia.
  6. Jogos focados na parte online: Esse tipo de jogo (em especial MMOs) costumam ter mais chance de serem derrubados, porque, diferente de fangames offline, que podem continuar a ser propagados por outros usuários, se você derrubar o servidor principal, o jogo já era. Mesmo que o servidor possa se reerguer, é muito mais fácil acabar com ele novamente do que ir atrás de todo link de download de um fangame offline.

Não tenho certeza dos últimos, foi apenas o que eu observei.

Ah, muitas vezes bots mandam C&D falsos com base apenas em nomes de arquivos[/url,] não caia nesse tipo de coisa e sempre confira se o C&D é legítimo.

Incrivel. Agradeço sua resposta. Agora, quanto aos MMORPG, será que os usuários dos "fangame online"/mais conhecido como servidores privados, também recebem alguma espécie de C&D ?
 
FL comentou:
Incrivel. Agradeço sua resposta. Agora, quanto aos MMORPG, será que os usuários dos "fangame online"/mais conhecido como servidores privados, também recebem alguma espécie de C&D ?

http://www.pcgamer.com/blizzard-takes-legal-action-against-vanilla-wows-biggest-private-server/
 
Riven comentou:
Incrivel. Agradeço sua resposta. Agora, quanto aos MMORPG, será que os usuários dos "fangame online"/mais conhecido como servidores privados, também recebem alguma espécie de C&D ?
Não, só os desenvolvedores. E servidores privados de um jogo existente não é fangame, é pirataria mesmo.
 
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