🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

Dúvida Sobre Pictures

Ludovic Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
493
Bravecoins
24
Eu tenho uma dúvida que talvez só os mais aprofundados saberão resolver porque abrange o executável e/ou scripts do maker.

Situação
Eu trabalho muito com pictures, então quando crio ma animação em frames (supomos 50 frames) e exibo cada uma com espaço de tempo entre elas de 3 frames (no comando esperar) elas dão um pouco de lag no meu PC. Já em computadores com pouca memória e processador fica extremamente lento e pesado.

Pré-Solução
Descobri já a bastante tempo que pre-carregando antes das cenas cada imagem, depois disso ficava mais leve porque essas imagens já ficavam carregadas na memória.

Dúvida
Em breve estarei fazendo uma cena realmente enorme e completamente animada em Maker Zone (coisa de 90 segundos de frames passando)
Então pensei em fazer um sisteminha padrão de "Loading" que enquanto pré-carrega as pctures e ele cubra a tela.
após pre-carregar preciso usar o comando "deletar imagem" padrão do maker.
Sendo assim, a imagem continua na memória? Vai dar lag carregá-la de novo? ainda não fiz testes a fundo porque não cheguei nessa parte mas gostaria da opinião dos mais afortunados aqui rsrsrsr.
 
Isso é em qual versão do maker, exatamente? Se for no VX ou Ace, acho que já ouvi falar alguma coisa a respeito disso.

Anyway, posso bolar um script que faça o pré-carregamento das figuras pra você antes da tela de título (com direito a loading e tudo mais), já que por algum motivo não parece que está fazendo. (Era pra fazer, existe o módulo Cache pra isso, pelo menos no Ace)
 
(Supondo que seja o Ace aqui)

Só pra esclarecer um pouquinho mais... não, usar o comando "Apagar imagem" não remove a imagem do Cache, a única situação em que isso acontece é quando o método Cache.clear é chamado ou o jogo é fechado (provavelmente nem ao reiniciar o jogo com F12 isso é feito), a menos que você tenha algum script que faça essa limpeza.
 
Eu trabalho muito com pictures e não tenho nenhum problema na questão de lag, ( Meu PC é muito fraco) uso em média o intervalo de 3 frames para exibir a próxima imagem do gif e assim adiante até finalizar a sequencia do gif. Ao deletar imagem (Comando padrão) já resolve, o bom sempre iniciar com (1 frame ) antes do evento acontecer para o programa poder respirar um pouco na execução e não gerar um possivel lag.
 
Masked comentou:
(Supondo que seja o Ace aqui)

Só pra esclarecer um pouquinho mais... não, usar o comando "Apagar imagem" não remove a imagem do Cache, a única situação em que isso acontece é quando o método Cache.clear é chamado ou o jogo é fechado (provavelmente nem ao reiniciar o jogo com F12 isso é feito), a menos que você tenha algum script que faça essa limpeza.

Tem algum script que faz essa limpeza das imagens apagadas?
Seria muito interessante, sempre tem uma ou outra imagem que usamos só uma vez e apagamos e nunca mais usamos XD
 
Isso, Masked, corretíssimo.

Se não tiver (creio que tem um, e é do OriginalWij), eu faço um voando. Mas o problema aqui não é descarregar as imagens e sim carregar elas.

O problema não é a demora para trabalhar com as imagens desenhando elas (o PC do Lu e qualquer PC que não for laptop da Xuxa ou PC do Milhão deve rodar bem) e sim o tempo extra de carregamento das imagens no HD, que deve ultrapassar o de um ou dois frames se for disco rígido.

Deixa o cara falar qual é a versão que aí trabalhamos.
 
[member=8]FelipeFalcon[/member] / [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]: Fiz aqui o de limpeza de Cache pro Ace: http://pastebin.com/rz5nKAPN. Infelizmente não tenho o VX e XP instalados...
 
Finalmente cheguei em casa, já fiz o jantar e estou aqui.

Na verdade é pra ace, eu agradeço se for feito o script, e vou usar, mas era realmente entender o problema o que eu queria, não quero ficar desgastando o Masked e o Rafael por coisa pouca.

No meu pc não há problema de lag, mas em alguns cores, pentiums etc de potencia 2.2 para baixo gera um lag para desenhar novas imagens o que não acontece caso vc exiba elas antes e delete rapidamente antes de começar o evento.
Tem uma imagem em PNG no maker zone por exemplo que até no meu que é potente trava quando eu uso Zoom + Rotação.

Agora aconteceu outra dúvida:
- É ruim que todas as imagens já estejam pre carregadas no cache? Pode acabar causando algum lag no jogo? ou o melhor é deixar logo tudo que tem direito no cache para não ter problema na hora de carregar? Eu sempre penso nas pessoas com pcs menos afortunados, esses são os que mais jogam games em 2D como os nossos.
Acho que um script de limpar cache seria algo ruim na verdade, ou estou enganado?

 
Ludo, tudo bem!?
Vi aqui a prontidão do pessoal em atender... Até eu estou de olho por aqui para conhecer mais e buscar aperfeiçoar o meu projeto... Mas me lembrei de algo, como você citou o VX Ace

Ele tem um bug quando deleta varias imagens, começa causar lags constantes, ainda mais quando são varias e varias imagens, mesmo que deletadas, o Raizen do MRM e outras comunidades fez um script que corrige esse bug... Quando você deletar as imagens, também tenta esse script aqui lá da Dungeon Makers (como a MRM tá off, nem Cache do Google tem, tive de buscar nesse poraozin)

http://www.dungeonmakers.com.br/forum/index.php?topic=6260.0
 
[member=39]Ludovic[/member]: Dependendo da quantidade de imagens, sim. Até onde eu sei o Cache fica armazenado na memória RAM já que é guardado num array, e encher a memória RAM nunca é boa ideia, por isso é bom usar scripts como o que eu passei ali pra liberar espaço quando não for mais usar a imagem.
Esse script que o Bruno passou também é uma boa pra evitar atualizações desnecessárias e liberar memória quando não é mais necessária, recomendo seriamente que use se for usar muitas pictures.
 
Agora fiquei confuso, eu ja uso o do Raizen. Isso quer dizer que quando deleto as pictures estou apagando-as ate do cache?

Se for o caso Masked  a solução poderia ser assim?

> Antes de iniciar um sistema usar o seu script clear cache (não usar o script do Raizen)
> Então faço o carregamento rapido e oculto das imagens para não dar lag
> execuçao dos sistemas por imagem
> Finalização deletando as imagens e dando clear no cache.


 
Voltar
Topo Inferior