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"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

Duvidas com relação ao Mapeamento

skrot21

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20 de Fevereiro de 2018
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Salve salve

Gostaria da Opinião de vcs sobre mapeamento....

Eu havia começado a desenvolver um game fã de Naruto Shippuden ( "mais um que vem com essa história de game fã...." ), mas meio q perdi tudo q foi feito no RPG mk mv...... agora pq game fã de Naruto, simples, tem muito material na net, acompanho a história á muitos anos, assim fica mais fácil "criar" uma nova história sobre algo que eu já conheço, recriando no caso naruto shippuden do absoluto ZERO, aproveitando apenas personagens apresentados e talvez aproveitando alguma coisa na história tmbm.... só o fato de ter muito material disponibilizado na internet já é um grande motivo, pq se tiver q fazer do zero todos os personagens é complicado.....
Bom Essa foi uma breve explicação... Eu havia meio q desistido de fazer, já que perdi todo progresso do game ( era pouco, mas já era alguma coisa )....

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1ª Quetão:

Minha Ideia com relação aos mapas e como tentar diferenciar para que não fiquem tão iguais, fazendo com que eles tenham características próprias.
Quando eu estava mapeando, sempre procurei deixar as coisas menos simétricas e mais naturais, pois o game meio q se passa na floresta.... vou tentar incrementar as 5 grandes nações, meio que adaptando cada nação...

1º - Na vila da folha pretendo fazer meio que floresta literalmente ( claro que fora da vila, dentro da vila vai ser meio que normal, porem vou tratar dessa vila numa duvida mais pra baixo )...
2º - Na vila da areia, pensei em literalmente usar sprites de deserto e meio que usar até gráficos do Egito ( achei alguns materiais )...
3º - Na vila do Raio pensei em fazer voltado pra neve, com materiais e casas voltadas literalmente para neve...
4º - Na vila da Água ou névoa, pretendo fazer meio que normal, mas pretendo de alguma forma colocar bastante névoa nos mapas, para dar essa sensação e diferenciar das demais tmbm...
5º - Na vila da Terra pensei em usar mais tiles voltados a pedras, com bastante montanhas e coisas voltadas a terra.....

Com relação os mapas, vou falar e mostrar mais ou menos o que pretendo usar ou tentar fazer com o 2º,3º,4º,5º

Na 3ª vila pensei em cenários nessa pegada ( claro que não vai ser apenas casas nesse estilo, essa imagem é só ilustrativa ), tentando detalhar bem os cenários como na imagem....

image-proxy

Na 2ª vila pensei em algo mais nesse estilo

Westb.jpg
Esse acima foi apenas um exemplo de um game q achei, mas o mapa que pretendo é um tanto quanto bem diferente....
Egito_zpsea1g6si3.png
usando até esse tipo de tileset, e focando na vegetação escassa do deserto...

Na 4ª vila eu não pensei em nada, apenas casas um pouco parecidas com as demais e o foco vai ser usar algum sistema pra ficar com névoa na cidade toda.....

Na 5ª vila pensei em tiles nesse estilo

d83583acba84eb889e22d17eaca84453.png
mais voltado pro medieval, no sentido das casas serem de pedras....

Bom, agora na primeira vila é onde eu tenho uma certa duvida/dificuldade... ela é a que mais foi usada no anime/manga e é uma das únicas que tem em games.... Para criar Konoha eu pensei em 2 possíbilidades.

Primeira:
Pensei em usar esse mapa de um game de GBA ( Naruto RPG: Uketsugareshi Hi no Ishi )
Konoha-outside.png

mas para fazer isso eu precisaria utilizar parallax ( e sinceramente não queria muito isso kkkkk )

Segunda:
Era utilizar as casas em forma de tilesets e até mesmo fazer tilesets dos muros, telhados e objetos para assim fazer uma nova cidade, utilizando esse mapa acima como inspiração.....

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2ª Questão


Bom acho que é mais ou menos isso, no game não pretendo fazer nada viajado, pretendo fazer bem simples, mas quero que os mapas estejam bem bonitos, o sistema de batalha vou tentar aprender a utilizar o "Battle Motions" do victor engines... caso eu não consiga fazer e ninguém conseguir me ajudar, vou me contentar com as maginas normais mesmo.....

para fazer os mapas eu pensei em fazer utilizado até parallax como esse vídeo abaixo
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FNJBOaFgTxw[/youtube]

mas fazer isso daria muito trabalho ( talvez posso fazer isso com algum determinado cenário, mas fazer todos os mapas assim está totalmente fora de cogitação ), e eu gosto muito de cenários detalhados pelo próprio rpg maker mv, acho que ficam muito bons tmbm...
pretendo usar o tutorial feito pelo próprio "Syncher" aqui do fórum.
https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=3584.0

mapas nesse estilo
image-proxy


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Essas são minhas duvidas.... acho que está mais pra um bate papo, por favor digam o que vcs acham com relação a criação de mapas, se curtiram minhas idéias para cada país ou simplesmente alguma dica ou sugestão....
Com relação as mapas normais feitos só no rpg maker mv ou simplesmente usar parallax mesmo.....
Por favor deem suas opiniões, mesmo que pareça ser obvia ou idiota... pode criticar tmbm casa tenha achado algo errado....

Muito Obrigado
Fico no Aguardo 
 
Primeira:
Pensei em usar esse mapa de um game de GBA ( Naruto RPG: Uketsugareshi Hi no Ishi )
Spoiler


mas para fazer isso eu precisaria utilizar parallax ( e sinceramente não queria muito isso kkkkk )

Segunda:
Era utilizar as casas em forma de tilesets e até mesmo fazer tilesets dos muros, telhados e objetos para assim fazer uma nova cidade, utilizando esse mapa acima como inspiração.....

  Sugiro não utilizar esses gráficos ripados, se sua escolha de tileset for mesmo a dos mapas anteriores. Um elemento imprescindível para manter  imersão do jogador, e também a qualidade técnica do design, é saber estabelecer uma identidade visual sólida. Os gráficos ripados que você apresentou destoam completamente em estilo dos outros tileset's, isso comprometeria a identidade visual e a  imersão do game. Estéticas visuais muito destoantes tornam o game design incoerente e é preciso evitar isso. Minha sugestão é que você busque pela internet tileset's orientais, que reproduzam essa arquitetura típica. Se tiver dificuldade em achar esses tileset's, mande-me uma PM que tenho um acervo razoável deles, e para uso gratuito, ou seja, você não terá problemas com os criadores dos mesmos.
  Sobre a escolha entre parallax ou mapeamento padrão, bem, depende das suas necessidades criativas. Se o editor do Maker se mostrar limitado, o recurso ao parallax é inevitável, infelizmente, há certas coisas que só são possíveis com parallax, então, sugiro que pense bem no que exatamente você quer com o mapeamento e se isso que você quer é ou não possível pelo modo de mapeamento padrão.​
 
Sugiro não utilizar esses gráficos ripados, se sua escolha de tileset for mesmo a dos mapas anteriores. Um elemento imprescindível para manter  imersão do jogador, e também a qualidade técnica do design, é saber estabelecer uma identidade visual sólida. Os gráficos ripados que você apresentou destoam completamente em estilo dos outros tileset's, isso comprometeria a identidade visual e a  imersão do game. Estéticas visuais muito destoantes tornam o game design incoerente e é preciso evitar isso. Minha sugestão é que você busque pela internet tileset's orientais, que reproduzam essa arquitetura típica. Se tiver dificuldade em achar esses tileset's, mande-me uma PM que tenho um acervo razoável deles, e para uso gratuito, ou seja, você não terá problemas com os criadores dos mesmos.
  Sobre a escolha entre parallax ou mapeamento padrão, bem, depende das suas necessidades criativas. Se o editor do Maker se mostrar limitado, o recurso ao parallax é inevitável, infelizmente, há certas coisas que só são possíveis com parallax, então, sugiro que pense bem no que exatamente você quer com o mapeamento e se isso que você quer é ou não possível pelo modo de mapeamento padrão.

Então mano, eu tive essa mesma impressão, mesmo fazendo parallax com esses tiles da vila, acho que não ficaria legal...
Tem outros gráficos de um game de DS, acho que eles são bem mais bonitos que esse que usei como exemplo ( eles são de GBA ), esse que vou mostrar são de NDS, acho até que combina mais... o que vc acha ?

42dj5ut.png
 
Cara, reforçando o que o [member=1916]RaonyFM[/member] já disse, a dica mais importante que posso dar é:

"Mantenha a consistência."

Não importa a variedade de mapas que você tenha no seu jogo. Os gráficos tem que ser condizentes com a proposta geral e manter o mesmo estilo.

Pra ilustrar bem, veja essas screenshots do Chrono Trigger:

Presente
65825-chrono-trigger-snes-screenshot-map-1000-ad-present.png
Futuro
41787-chrono-trigger-snes-screenshot-the-grim-future.gif

Repara que mesmo sendo "bem diferentes", esses mapas mantém uma certa identidade, pois tem um mesmo estilo de desenho. A pessoa bate o olho e pensa: Chrono Trigger!

É tanto que se você olhar esse mapa aqui, muita gente já vai dizer logo de cara que não é do Chrono Trigger, mesmo sem conhecer o jogo.
77271-dragon-warrior-iii-snes-screenshot-world-map.gif

Notou a diferença gritante entre um estilo e outro? Mesmo os dois jogos sendo 16-bits e do Super Nintendo?

Se for usar recursos ripados, ou um pacote de recursos genérico, não misture um com o outro. :awesome:
 
Cara, reforçando o que o [member=1916]RaonyFM[/member] já disse, a dica mais importante que posso dar é:

"Mantenha a consistência."

Não importa a variedade de mapas que você tenha no seu jogo. Os gráficos tem que ser condizentes com a proposta geral e manter o mesmo estilo.

Pra ilustrar bem, veja essas screenshots do Chrono Trigger:

Presente
Spoiler

Futuro
Spoiler


Repara que mesmo sendo "bem diferentes", esses mapas mantém uma certa identidade, pois tem um mesmo estilo de desenho. A pessoa bate o olho e pensa: Chrono Trigger!

É tanto que se você olhar esse mapa aqui, muita gente já vai dizer logo de cara que não é do Chrono Trigger, mesmo sem conhecer o jogo.
Spoiler


Notou a diferença gritante entre um estilo e outro? Mesmo os dois jogos sendo 16-bits e do Super Nintendo?

Se for usar recursos ripados, ou um pacote de recursos genérico, não misture um com o outro. :awesome:



Esse é meu maior medo mano, por isso montei o tópico pra ver se foi só impressão minha ou se realmente não combinou... pq os tiles que pretendo usar nas outras vilas aparentemente combinam entre si, pq são praticamente do próprio rpg maker mv, mas esse da vila principal não estava ornando.... vou fazer um teste com esses gráficos pra ver como que fica, pq é igual vc falou, quando a pessoa olhar os mapas ele deve ver uma harmonia....

42dj5ut.png
 
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