🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..."
- Rafael_Sol_MAKER

Dúvidas sobre Soundfont e Mid

Irineu Masculino

Conde
Membro
Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Juntou-se
26 de Agosto de 2017
Postagens
327
Bravecoins
142
Olá!

Esses dias eu estava navegando no Youtube, quando me deparei com esse vídeo:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=zitrbQ4RBIk[/youtube]

Eu fiquei maravilhado com a forma como a música de DDLC se encaixou tão bem com a Soundfont de Earthbound, daí eu comecei a procurar mais vídeos desse tipo e vi que na maioria deles, o resultado ficava tão bom quanto ao anterior. Com isso, eu tive a ideia de mudar as Soundfonts dos BGMs que eu uso no meu projeto no FL Studio para que elas combinassem umas com as outras e o jogo ter um "padrão musical". Apesar de eu ser um tremendo noob em relação à edição de áudio, eu meio que "consegui" o que eu queria.

O grande problema é que o FL Studio só aceita áudios em formato Mid e derivados para a edição e quando eu vou converter o BGM para Mid, a música fica bem menos agradável. Minha dúvida é se tem uma forma uma de forma de converter a música para Mid sem ela perder tanta qualidade.

Outra dúvida que eu tenho é como extrair a Soundfont de uma música. Eu achei um site que tem o Download de Soundfonts de alguns games, mas eu não consegui achar Soundfont que eu queria.

Isso é tudo!
 
Nunca vi nenhuma maneira de converter pra MID que mantenha a qualidade, logo por que MID é um sistema de partituras por assim dizer, dependendo do sistema operacional ou Software que ele rode pode mudar o conjunto de instrumentos que vão fazer a performance.

Este conjunto são cada nota musical em vários instrumentos, geralmente são usados violino e piano pra *.mid.

Eu fiz um tópico sobre como rodar MID em navegadores modernos:
https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=2552.0
 
Eu uso o TuxGuitar pra isso.

Inclusive, eu converti as músicas que fiz em .mid nesse programa para o Porradaria 2 e o Gold Edition, exportando no próprio programa em .wav e usando uma soundfont de uso comercial livre. O resultado ficou muito bom (ao meu ver).

Se quiser comparar o resultado...
https://www.youtube.com/watch?v=ky36mOFzEqA
https://www.youtube.com/watch?v=p_fVhUSds6c
 
Como o Crixus falou, ainda n existe um programa para isso. A melhor opção é usar midis transcrevidos por terceiros.

Sobre as soundfonts, tbm n existe um programa pra isso.

Extrair um instrumento com uma qualidade decente de uma música em mp3 ou um formato similar é impossível ou pelo menos muito difícil, porque esses formatos juntam todos os instrumentos em um única faixa, com todos os instrumentos misturados.

Já no midi, ele só contém a informação do q os instrumentos devem fazer (Como uma partitura) junto com os arquivos separados dos instrumentos

As soundfonts dos videogames são criadas usando arquivos retirados do jogo, e os jogos antigos usavam um formato parecido com o midi pra suas músicas. Por isso q é possível extrair os sons dele com certa precisão

Espero q eu tenha conseguido explicar com clareza
 
senhoblastoise comentou:
Como o Crixus falou, ainda n existe um programa para isso. A melhor opção é usar midis transcrevidos por terceiros.

Sobre as soundfonts, tbm n existe um programa pra isso.

Extrair um instrumento com uma qualidade decente de uma música em mp3 ou um formato similar é impossível ou pelo menos muito difícil, porque esses formatos juntam todos os instrumentos em um única faixa, com todos os instrumentos misturados.

Já no midi, ele só contém a informação do q os instrumentos devem fazer (Como uma partitura) junto com os arquivos separados dos instrumentos

As soundfonts dos videogames são criadas usando arquivos retirados do jogo, e os jogos antigos usavam um formato parecido com o midi pra suas músicas. Por isso q é possível extrair os sons dele com certa precisão

Espero q eu tenha conseguido explicar com clareza
Valeu, eu descobri o problema. Quando uma música já é originalmente em Midi, o FL Studio consegue identificar os canais separadamente. No meu caso, quando eu convertia as músicas de OGG para Midi, o FL Studio identificava o áudio como um único canal, por isso as músicas ficavam mais feias.

Então o que eu realmente preciso é de um programa ou site que consiga abrir músicas OGG/MP3 e converter para Midi com canais separadas. Até agora, o programa que faz isso mais precisamente é o Sonic Visualizer, mas eu ainda estou tentando entende-lo.
 
Voltar
Topo Inferior