AGS comentou:
Ok né, mesmo com a tradução porca e a falta de ícones no iconset, eu tô amando o RMMV, ainda mais com aquele gerador LIKE A MOTHERF*CKING BOSS (ou seja, mil vezes melhor que o do Ace), só não consegui entender como algumas músicas da OST oficial estão faltando no programa final...RIMOU!
E o meu sample game ou o projeto colaborativo que não saem...mas enfim, não testei a exportação do MV ainda, mas eu acho que tá uma beleza (menos a do Android pq, eu vi a Pretty-Linda achando isso uma bosta), e o banco de dados tá ok.
Os tiles são muito bonitos (mas os lindos mesmo são os do Lucas Kich), e dá para criar um bom RPG com um belo polimento usando esses tiles e o RTP do MV. JavaScript, acho que com essa troca dá para fazer uns mini-games aê (tô pensando em fazer um Counter-Strike dentro de um jogo no MV). Also, eu já disse que agora tenho pintos?
Aproveitando o gancho do nosso amigo aqui, consegui elaborar mais umas palavras...
Eu consegui ativar a tradução pra português tipo uns 2 dias antes do meu trial vencer, depois de atualizar com uns arquivos que baixei. Sim, está bem porquinha. Se fosse eu alí, não perdoaria. Quem estava na equipe na época do Ace deve lembrar que eu fui um dos que mais encheu o saco caçando erros e inconsistências. (Inclusive vou até lembrar aqui que tenho uma versão do Ace quase 100% livre de erros de um pente fino que fiz vários meses depois do lançamento, só que nunca lancei ela pra ninguém, é apenas do uso meu e da minha equipe)
Agora algo que achei foi os só 4 personagens do Banco de dados bem genéricos (devem ter sido criados com o Gerador, que é excelente, mas não faz milagre), não que isso seja um problema já que quem vai fazer um jogo deve mudá-los mesmo, mas isso tira um pouco do charme daqueles personagens únicos que sempre temos no database padrão; Sim, eu sei... Espero que o pacote de personagens da capa seja bacana, ainda não pude vê-los.
Também esperava em alguns pontos um pouco mais de polimento an engine in-game -- alguns sons são irritantes e algumas transições me parecem meio mal feitas. Claro, comparado ao XP está anos luz a frente, mas falta um pouco para se comparar ao polimento que o Vx e o Ace tiveram.
Bom, mas o programa por si só não achei nada de tão especial, só os templates padrão que tem resolução mais alta que são um ganho real, o resto está um Ace de ponta a ponta. As melhores mudanças a meu ver ficaram escondidas (bem escondidas) dentro do sistema novo de scripting, que é infinitamente mais poderoso. Em compensação, não temos mais nenhum editor de scripts embutido e isso é uma vergonha.
A importação de arquivos também ficou chata, pois você tem que colocar tudo na pastinha. Um gerenciador de recursos e scripts é algo bem simples, mas seria uma santa mão na roda. Se fizessem um com suporte a pacotes compactados multi-recurso, melhor ainda. Enfim, eu vejo que há muito o que melhorar nos detalhes. No grosso está um bom RPG Maker.
Daqui a algum tempo farei um review mais in-depth do que pude encontrar, mas podem esperar que vou ficar devendo essa por um tempo.