🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar."
- Ricky O Bardo

E aí? O que estão achando do Maker MV??

Ludovic Masculino

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
493
Bravecoins
24

E aí? O que estão achando do novo Maker?

O novo maker saiu a pouco tempo, uma parte dos makers ainda nem testaram, mas e você que já provou a nova máquina de produzir jogos? O RPG Maker MV!  A promessa de portabilidade para PC, Mobile e Web. Qual a sua opinião baseada em sua experiência e em comentários que você tenha visto sobre o RPG Maker MV.

É uma engine que me agradou visualmente e por conter grandes possibilidades para outras plataformas. Mas não tive a oportunidade de mexer nela devido um erro que acontece quando tento abrir o programa. O Windows encontra um erro que diz que está faltando tipo um arquivo, combase.dll. Enfim, curti sim esse novo maker e espero resolver este problema para iniciar os trabalhos.

É uma ótima engine e parece estar facilitando o trabalho dos programadores com plugins, já que está saindo uma quantidade absurda de plugins diariamente nos gringos.
Tem seus prós e contras, principalmente um contra que magoou muita gente: Exportar para Mobile. Acho que usaram como marketing algo que não estava pronto e usaram a cacetadas no maker. Foi triste.
Mas é a vida hehe
Fora isso eu to curtindo bastante ela, é bem simples de usar e o RTP é muito belo.
Apesar de tudo isso, ainda prefiro o Ace :P (me acostumei já kk)

Pois é, meu caro, ainda é um pouco difícil omitir uma opinião certeira a respeito do programa. No geral os prós se sobressaem aos contras, mas é aquela coisa: Por ser uma geração totalmente diferente, há um certo tempo de adaptação.

Bom, o que posso dizer...Infelizmente não pude trabalhar nas entranhas dele por muito tempo, já que não trabalhei na tradução do mesmo. Mas posso dizer que realmente está bastante interessante pra quem usa a interface, adicionaram algumas ferramentas bem úteis e o gerador de caracteres está excelente, mas sinto que ainda falta alguma coisa...

Uma coisa que talvez tenha sido boa é o sistema de plugins, que esconde, por assim dizer a parte difícil "das vistas" do usuário, mas que chateia pra quem é mais voltado à programação, como eu. A troca do Ruby por JavaScript também é questionável, visto que eu sou um dos que desejava que o Python ou Ruby, ou até mesmo a Lua tivessem "pegado" como linguagem Web ao invés do Javascript, do qual não gosto muito da sintaxe. mas isso é um detalhe menor.

Por fim coisas que eu sempre desejei como um profiler no FPS, aceleração por hardware, mais liberdade pra mexer nas classes básicas, multiplataforma nativo, etc. Mas isso também vem com uns oversights frustrantes que fazem parecer que o produto foi feito para ser lançado às pressas. Outro detalhe... Criar um projeto novo e ele ter quase 400MB é totalmente ridículo, e o sistema de player para Windows e aquelas dezenas de arquivos ainda é algo estranho para mim, mas enfim...

É um bom passo evolucional, e divisória de uma nova era, assim como foi o XP lá pelos idos de 2004/2005. Tirando o preço absurdo, arrisco a dizer que vale a pena apesar de que ainda é um produto incompleto. (Ah sim, e estou rezando pra que adicionem um exporter para Windows 10 Mobile.)

Vou comprar com certeza se eles fizerem um descontinho de pelo menos uns 50%. O meu trial de 20 dias foi pro saco e creio que eu vou ter que requisitar uma versão de avaliação especial caso para eu terminar de fazer o review que deve sair em uma das próximas edições da revista.

Ok né, mesmo com a tradução porca e a falta de ícones no iconset, eu tô amando o RMMV, ainda mais com aquele gerador LIKE A MOTHERF*CKING BOSS (ou seja, mil vezes melhor que o do Ace), só não consegui entender como algumas músicas da OST oficial estão faltando no programa final...RIMOU!

E o meu sample game ou o projeto colaborativo que não saem...mas enfim, não testei a exportação do MV ainda, mas eu acho que tá uma beleza (menos a do Android pq, eu vi a Pretty-Linda achando isso uma bosta), e o banco de dados tá ok.

Os tiles são muito bonitos (mas os lindos mesmo são os do Lucas Kich), e dá para criar um bom RPG com um belo polimento usando esses tiles e o RTP do MV. JavaScript, acho que com essa troca dá para fazer uns mini-games aê (tô pensando em fazer um Counter-Strike dentro de um jogo no MV). Also, eu já disse que agora tenho pintos?

AGS comentou:
Ok né, mesmo com a tradução porca e a falta de ícones no iconset, eu tô amando o RMMV, ainda mais com aquele gerador LIKE A MOTHERF*CKING BOSS (ou seja, mil vezes melhor que o do Ace), só não consegui entender como algumas músicas da OST oficial estão faltando no programa final...RIMOU!

E o meu sample game ou o projeto colaborativo que não saem...mas enfim, não testei a exportação do MV ainda, mas eu acho que tá uma beleza (menos a do Android pq, eu vi a Pretty-Linda achando isso uma bosta), e o banco de dados tá ok.

Os tiles são muito bonitos (mas os lindos mesmo são os do Lucas Kich), e dá para criar um bom RPG com um belo polimento usando esses tiles e o RTP do MV. JavaScript, acho que com essa troca dá para fazer uns mini-games aê (tô pensando em fazer um Counter-Strike dentro de um jogo no MV). Also, eu já disse que agora tenho pintos?
Aproveitando o gancho do nosso amigo aqui, consegui elaborar mais umas palavras...

Eu consegui ativar a tradução pra português tipo uns 2 dias antes do meu trial vencer, depois de atualizar com uns arquivos que baixei. Sim, está bem porquinha. Se fosse eu alí, não perdoaria. Quem estava na equipe na época do Ace deve lembrar que eu fui um dos que mais encheu o saco caçando erros e inconsistências. (Inclusive vou até lembrar aqui que tenho uma versão do Ace quase 100% livre de erros de um pente fino que fiz vários meses depois do lançamento, só que nunca lancei ela pra ninguém, é apenas do uso meu e da minha equipe)

Agora algo que achei foi os só 4 personagens do Banco de dados bem genéricos (devem ter sido criados com o Gerador, que é excelente, mas não faz milagre), não que isso seja um problema já que quem vai fazer um jogo deve mudá-los mesmo, mas isso tira um pouco do charme daqueles personagens únicos que sempre temos no database padrão; Sim, eu sei... Espero que o pacote de personagens da capa seja bacana, ainda não pude vê-los.

Também esperava em alguns pontos um pouco mais de polimento an engine in-game -- alguns sons são irritantes e algumas transições me parecem meio mal feitas. Claro, comparado ao XP está anos luz a frente, mas falta um pouco para se comparar ao polimento que o Vx e o Ace tiveram.

Bom, mas o programa por si só não achei nada de tão especial, só os templates padrão que tem resolução mais alta que são um ganho real, o resto está um Ace de ponta a ponta. As melhores mudanças a meu ver ficaram escondidas (bem escondidas) dentro do sistema novo de scripting, que é infinitamente mais poderoso. Em compensação, não temos mais nenhum editor de scripts embutido e isso é uma vergonha.

A importação de arquivos também ficou chata, pois você tem que colocar tudo na pastinha. Um gerenciador de recursos e scripts é algo bem simples, mas seria uma santa mão na roda. Se fizessem um com suporte a pacotes compactados multi-recurso, melhor ainda. Enfim, eu vejo que há muito o que melhorar nos detalhes. No grosso está um bom RPG Maker.

Daqui a algum tempo farei um review mais in-depth do que pude encontrar, mas podem esperar que vou ficar devendo essa por um tempo.

Voltar
Topo Inferior