Lithiunn comentou:
quer dizer então q o MV seria o windows milenium / 8 / vista do rpg maker?
Pelo visto, basicamente seria o Vista. (O Windows 8 era rapidão, rsrs). Vamos fazer o paralelo aqui...
O problema do Vista foi que lançaram um sistema com specs irreais para a época, todo mundo de 256MB de RAM e eles pediam 1 GB. O kernel fora reescrito e tudo ficou incompatível, sem contar tantas frescuras que o sistema só foi ficar bom no SP2.
O problema do MV é que lançaram com um spec muito mais alto do que o pessoal já estava acostumado com o Ace. Todos os scripts precisaram ser reescritos e recursos refeitos pro novo tamanho base (48x48) isso sem contar que só foi corrigir bugs e adicionar coisas que faltavam nas versões posteriores.
Viu só? Foi basicamente o mesmo problema nos dois casos. Na verdade foram ousar fazer um RPG Maker novo (coisa boa eles enfim renovarem, apesar dessas dores de parto), mas mantiveram a cara do antigo (o que considero misto, tem ponto positivo e negativo em fazer isso).
Como nunca dá pra agradar todo mundo... Um bocado de gente acha que se rodava o maker antes agora iam ter a mesma "experiência". Se enganaram redondamente e eu fui um dos que quebrou a cara também.
Tá bom que considero que a máquina que você vai fazer o jogo tem que ser igual ou mais poderosa do que a que vai rodar o jogo, mas no MV eles foram um pouco longe demais, ao menos pra nós. O brasileiro médio demora mais pra trocar de hardware do que os países de 1o mundo. Aqui antigamente ter alguém com placa de vídeo dedicada era bem difícil há até poucos anos... Não é difícil eu ver gente com PCs de 10 anos rodando por aí.
Outra crítica que tenho é o próprio sistema interno da engine. Apesar de "funcionar", código em JS interpretado rodando num navegador ainda é gambiarra instável (tem mudado aos poucos) próximo dum jogo escrito e compilado numa linguagem "de gente". É algo muito vulnerável ao suporte dos navegadores e sistemas operacionais.
São vários problemas, mas eu como programador, tenho que tentar ser early adopter e permanecer no MV mesmo assim. Eu só "entendo" ou tento abstrair tanto problema por que de fato é uma engine totalmente nova, um RM como nenhum outro, e o suporte que eles tem prestado tem sido muito bom. Não fosse isso eu veria muito mais vantagem continuar no Ace que eu tanto gosto (com todos seus defeitos) e já tenho intimidade.