🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

RPG Maker MV É normal o RPG Maker MV ser tão lento?

Vou tentar te passar algumas informações que talvez sejam úteis para o seu pedido.

Um plugin chamado "Chau_SceneStabilizer " (versão 3.0.2) possa resolver. Mais dois plugins poderiam também melhorar os lags, são estes... SDR_GameUpgrade junto com o SDR_PreloaderCore (deve-se configurar os audios neste último pra que seja carregado). Ah, use o Yep_FpsSynchOption.

Há outros plugins, mas pelos meus testes, eles foram inferiores a que mencionei, tipo os "Galv_ImageCache", "Dread_audioFix", "Lily_Preload", "KickoutParallaxesfromcache" e dentre outros.
 
De fato, a única forma de melhorar a performance do MV é através de plugins de otimização. Infelizmente, o MV possui uma performance deveras instável, sua otimização não é das melhores, de modo que ele apresenta problemas até mesmo em computadores high specs. E se sua máquina não for tão potente, esses problemas de performance se agravam. Portanto, se mesmo com plugins você não conseguir um resultado aceitável de melhora na performance, considere que talvez sua máquina não seja capaz de rodar o MV de modo satisfatório.​
 
engraçado que nem foi preciso plugins, bastou trocar algumas coisas de fabrica do projeto padrao que logo ficou rapido, não sei o que a equipe do mv tinha na cabeça mais parece que na mesa devia ta o PC da NASA só pode kkkk'
 
Lithiunn comentou:
engraçado que nem foi preciso plugins, bastou trocar algumas coisas de fabrica do projeto padrao que logo ficou rapido, não sei o que a equipe do mv tinha na cabeça mais parece que na mesa devia ta o PC da NASA só pode kkkk'

Às vezes cogito que deixaram o MV na mão de algum programador estagiário (rsrs). Eu uso o Vx Ace justamente para evitar essa dor de cabeça que é a má otimização do MV.
 
Eu infelizmente paguei por essa porcaria de engine, e tenho uma máquina razoavel, com 6GB de RAM e 2GB de Vídeo além de um processador relativamente recente e nada faz essa engine ou jogos feito nela ficarem melhores, se eu tivesse tempo pra hobbies eu até teria me dedicado ao Tululoo Game Maker para criar uma base para criar qualquer Rpg semelhante ao Rpg Maker.
 
Lithiunn comentou:
quer dizer então q o MV seria o windows milenium / 8 / vista do rpg maker?
Pelo visto, basicamente seria o Vista. (O Windows 8 era rapidão, rsrs). Vamos fazer o paralelo aqui...

O problema do Vista foi que lançaram um sistema com specs irreais para a época, todo mundo de 256MB de RAM e eles pediam 1 GB. O kernel fora reescrito e tudo ficou incompatível, sem contar tantas frescuras que o sistema só foi ficar bom no SP2.

O problema do MV é que lançaram com um spec muito mais alto do que o pessoal já estava acostumado com o Ace. Todos os scripts precisaram ser reescritos e recursos refeitos pro novo tamanho base (48x48) isso sem contar que só foi corrigir bugs e adicionar coisas que faltavam nas versões posteriores.

Viu só? Foi basicamente o mesmo problema nos dois casos. Na verdade foram ousar fazer um RPG Maker novo (coisa boa eles enfim renovarem, apesar dessas dores de parto), mas mantiveram a cara do antigo (o que considero misto, tem ponto positivo e negativo em fazer isso).

Como nunca dá pra agradar todo mundo... Um bocado de gente acha que se rodava o maker antes agora iam ter a mesma "experiência". Se enganaram redondamente e eu fui um dos que quebrou a cara também.

Tá bom que considero que a máquina que você vai fazer o jogo tem que ser igual ou mais poderosa do que a que vai rodar o jogo, mas no MV eles foram um pouco longe demais, ao menos pra nós. O brasileiro médio demora mais pra trocar de hardware do que os países de 1o mundo. Aqui antigamente ter alguém com placa de vídeo dedicada era bem difícil há até poucos anos... Não é difícil eu ver gente com PCs de 10 anos rodando por aí.

Outra crítica que tenho é o próprio sistema interno da engine. Apesar de "funcionar", código em JS interpretado rodando num navegador ainda é gambiarra instável (tem mudado aos poucos) próximo dum jogo escrito e compilado numa linguagem "de gente". É algo muito vulnerável ao suporte dos navegadores e sistemas operacionais.

São vários problemas, mas eu como programador, tenho que tentar ser early adopter e permanecer no MV mesmo assim. Eu só "entendo" ou tento abstrair tanto problema por que de fato é uma engine totalmente nova, um RM como nenhum outro, e o suporte que eles tem prestado tem sido muito bom. Não fosse isso eu veria muito mais vantagem continuar no Ace que eu tanto gosto (com todos seus defeitos) e já tenho intimidade.
 
Voltar
Topo Inferior