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Earthbound e o Autismo

Irineu Masculino

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O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
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26 de Agosto de 2017
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Olá, pessoas!
Sim, você não leu o título do tópico errado... Nesse tópico, eu vou abordar 2 assuntos que ninguém imaginaria que teriam alguma conexão:
Earthbound e TEA (Transtorno do espectro autista). Earthbound é meu jogo favorito desde dos 9 anos, porém só nesses dias, eu notei uma certa identificação.

Para entendermos melhor, vamos citar as principais características de pessoas autistas:
-Pouca variedade de interesses
-Falta de bloqueia de estímulos externos
-Dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais
-Dificuldade em se comunicar
-Visão de mundo diferente
-Mais afinidade com adultos do que com pessoas de sua faixa etária (Caso seja criança/adolescente)


Eu fiz essa lista para deixar mais claro a ligação entre essas características e o enredo e os personagens de Earthbound no geral.

Shigesato Itoi, o criador da franquia, nunca citou nada em relação a esse, assim como eu nunca vi alguém na Internet falando sobre isso ou até mesmo fazendo teorias, então o que eu posso dizer aqui tem 50% de chance de ser realmente verdade e 50% de chance de ser somente uma coincidência, porém independente dos casos, esse é um tema interessante de se falar.

Ness
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Ness, o protagonista do jogo, não tem nada demais, apenas um garoto normal de 12/13 anos. O que ele tem a ver com o autismo?
-Pouca variedade de interesses
No início do jogo, quando você está na parte de escolher os nomes dos protagonistas e de algumas coisas, há essa pergunta: "What's your favorite thing" ou para o português literal: "Qual é sua coisa favorita". Para um jogo de RPG, é estranho perguntar para o próprio jogador qual é o seu interesse favorito, mais estranho ainda é que isso influencia no jogo... No nível 8, Ness (ou qualquer nome que vc tenha colocado) aprende seu primeiro PSI (magia) ofensivo, esse PSI é seu interesse favorito, se por exemplo vc colocar Rockin na pergunta, o nome do PSI é PSI Rockin. Curiosamente, esse é o único PSI ofensivo que Ness aprende o jogo inteiro.

Outra coisa que faz ligação com o assunto, é o decorrer do jogo e as pessoas que vc ajudou. Não vou falar muito sobre isso para não dar spoiler, mas a maioria dos personagens que Ness ajuda no decorrer são adultos.
-Mais afinidade com adultos do que com pessoas de sua faixa etária (Caso seja criança/adolescente)

Outra característica do personagem Ness é o fato de que ele não fala. Sim, era muito comum os protagonistas de RPGs naquela época serem "mudos", porém, segundo alguns diálogos, dá a entender que Ness se comunicou de alguma forma.
-Dificuldade em se comunicar
Já foi confirmado na franquia Super Smash Bros que Ness não é mudo, pois nos jogos ele diz os nomes dos PSIs e tem seu famoso taunt "Okay".

Batalhas
7.png

Eu diria que é impossível você ter jogado Earthbound pela primeira vez e não ter se surpreendido pelo jeito que as batalhas são mostradas. Os Battlebacks são imagens psicodélicas e os inimigos são em sua maioria bizarros. Isso leva à uma teoria minha...
-Dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais
Como foi dito antes, pessoas diagnosticadas com autismo geralmente tem dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais, o que leva crianças com essa condição a passar muito tempo no mundo da imaginação. E o que isso tem a ver com as batalhas de Earthbound? Muita coisa.
-Visão de mundo diferente
A visão que temos na batalha é frontal, ou seja, estamos na visão do Ness e do resto do grupo. O Battleback provavelmente é psicodélico de propósito para nos mostrar uma visão diferente do cenário e prestarmos mais atenção nos inimigos. Seguindo essa linha de pensamento, os inimigos do jogo não são como nós realmente vemos, ou seja, na imaginação do personagem, aquele inimigo era completamente diferente ou na verdade, não era um inimigo.

SE
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-Falta de bloqueia de estímulos externos
Isso é mais uma opinião pessoal do que uma reflexão sobre o assunto, mas vocês também sente desconforto ao ouvirem os SEs dos PSIs de Earthbound? Nunca vi ninguém na Internet falando sobre isso, mas eu sempre achei eles agudos e um pouco altos demais em relação ao BGM.

Conclusão
Como eu disse antes, não foi confirmado se Earthbound faz intencionalmente referência às características do TEA, mas eu mostrei nesse tópico várias coincidências (ou não) sobre esse assunto, já que a franquia Mother é famosa por fazer várias referências e ter diversas teorias na Internet. Fica aí como reflexão.

Isso é tudo!
 
Apesar de eu não ter jogado Earthbound,
sua perspectiva sobre o jogo é muito interessante.
Você visa bem os detalhes do jogo e personagem,
geralmente jogamos com o simples propósito de
chegar do ponto A ao ponto B, e, fim. Mas aqui você
"viveu" o personagem.
Adorei o artigo, muito bem feito, parabéns!!!
 
Ultimamente o pessoal tem visto autismo/esquizofrenia em absolutamente tudo. Se um NPC não interage com o jogador vão dizer que ele tem embotamento afetivo, mas não é sobre isso que venho comentar. Aliás, é um belo texto, passei só pra cutucar a citação abaixo:

Irineu comentou:
[...]
-Audição mais sensível que o comum
Isso é mais uma opinião pessoal do que uma reflexão sobre o assunto, mas vocês também sente desconforto ao ouvirem os SEs dos PSIs de Earthbound? Nunca vi ninguém na Internet falando sobre isso, mas eu sempre achei eles agudos e um pouco altos demais em relação ao BGM.
[...]

Esquizofrenia e autismo não são coisas, mas um conjunto de coisinhas. Uma delas é o fato de o cérebro não conseguir bloquear estímulos externos. Não quer dizer que a audição seja mais apurada que o normal, mas que todo e qualquer som será percebido tão nitidamente quanto aqueles nos quais se presta atenção. Isso também ocorre na misofonia que não é exclusividade dos malucos. Se o SE te irrita, recomendo que dê uma olhadinha. E claro: nunca, jamais, sob nenhuma circunstância frequente um restaurante.

 
Nunca joguei Earthbound, mas sei que é um dos jogos com mais significados ocultos e fan theories que há por aí. A sua análise é interessante, mas acho que boa parte das características que você citou é inerente ao gênero do jogo e à como esse tipo de jogo costumava ser feito na época, não algo estritamente intencional por parte dos desenvolvedores para construir um personagem autista.

Mesmo assim, estamos falando de Mother 2 né. Nunca se sabe :P
 
Don Mariachi comentou:
Apesar de eu não ter jogado Earthbound,
sua perspectiva sobre o jogo é muito interessante.
Você visa bem os detalhes do jogo e personagem,
geralmente jogamos com o simples propósito de
chegar do ponto A ao ponto B, e, fim. Mas aqui você
"viveu" o personagem.
Adorei o artigo, muito bem feito, parabéns!!!
:Okay_fix:

Joseph Poe comentou:
Ultimamente o pessoal tem visto autismo/esquizofrenia em absolutamente tudo. Se um NPC não interage com o jogador vão dizer que ele tem embotamento afetivo, mas não é sobre isso que venho comentar. Aliás, é um belo texto, passei só pra cutucar a citação abaixo:

Irineu comentou:
[...]
-Audição mais sensível que o comum
Isso é mais uma opinião pessoal do que uma reflexão sobre o assunto, mas vocês também sente desconforto ao ouvirem os SEs dos PSIs de Earthbound? Nunca vi ninguém na Internet falando sobre isso, mas eu sempre achei eles agudos e um pouco altos demais em relação ao BGM.
[...]

Esquizofrenia e autismo não são coisas, mas um conjunto de coisinhas. Uma delas é o fato de o cérebro não conseguir bloquear estímulos externos. Não quer dizer que a audição seja mais apurada que o normal, mas que todo e qualquer som será percebido tão nitidamente quanto aqueles nos quais se presta atenção. Isso também ocorre na misofonia que não é exclusividade dos malucos. Se o SE te irrita, recomendo que dê uma olhadinha. E claro: nunca, jamais, sob nenhuma circunstância frequente um restaurante.
Tenho que concordar com você nisso, a Internet anda enxergando muito esse tipo de problema, ultimamente não vi ninguém falando sobre esquizofrenia ou autismo, mas já vi muita gente romantizando depressão e ansiedade.
De resto, valeu pela correção. Pra falar a verdade, não são todos os SEs que causam desconforto, somente alguns, eu perguntei isso só para saber se os SEs não eram assim propositalmente e se só eu tinha comentado isso.
Obs: Eu nunca gostei de restaurantes, mas evitar ir a qualquer circunstância já acho exagero '-'.

Lord Wallace comentou:
Nunca joguei Earthbound, mas sei que é um dos jogos com mais significados ocultos e fan theories que há por aí. A sua análise é interessante, mas acho que boa parte das características que você citou é inerente ao gênero do jogo e à como esse tipo de jogo costumava ser feito na época, não algo estritamente intencional por parte dos desenvolvedores para construir um personagem autista.

Mesmo assim, estamos falando de Mother 2 né. Nunca se sabe :P
Eu sei disso, é que a série Mother foi uma espécie de "revolucionária" nos jogos de RPG por quebrar algumas regras que os RPGs tradicionais seguiam. Uma coisa que eu esqueci de citar no tópico é que os integrantes do grupo, quando não estão no grupo, falam como um personagem qualquer, mas quando estão no grupo, eles ficam "mudos" igual o Ness, por isso eu quis citar esse clichê do personagem não falar.
 
Joseph Poe comentou:
Ultimamente o pessoal tem visto autismo/esquizofrenia em absolutamente tudo. Se um NPC não interage com o jogador vão dizer que ele tem embotamento afetivo, mas não é sobre isso que venho comentar. Aliás, é um belo texto, passei só pra cutucar a citação abaixo:

Irineu comentou:
[...]
-Audição mais sensível que o comum
Isso é mais uma opinião pessoal do que uma reflexão sobre o assunto, mas vocês também sente desconforto ao ouvirem os SEs dos PSIs de Earthbound? Nunca vi ninguém na Internet falando sobre isso, mas eu sempre achei eles agudos e um pouco altos demais em relação ao BGM.
[...]

Esquizofrenia e autismo não são coisas, mas um conjunto de coisinhas. Uma delas é o fato de o cérebro não conseguir bloquear estímulos externos. Não quer dizer que a audição seja mais apurada que o normal, mas que todo e qualquer som será percebido tão nitidamente quanto aqueles nos quais se presta atenção. Isso também ocorre na misofonia que não é exclusividade dos malucos. Se o SE te irrita, recomendo que dê uma olhadinha. E claro: nunca, jamais, sob nenhuma circunstância frequente um restaurante.

Mas, realmente, é interessante este paralelo. Somente foi descobrir a serie Earthbound aos 27-29 anos e viraram meus jogos favoritos. Nenhuma outra experiência audiovisual ou literárica me envolveu tanto. E eu tenho neurodiversidade. Seria por isso? É um jogo realmente esquisito. Um jogo que normaliza o esquisito e impossível.

Achei interessante o paralelo e bem possível.
 
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