O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Olá, pessoas!
Sim, você não leu o título do tópico errado... Nesse tópico, eu vou abordar 2 assuntos que ninguém imaginaria que teriam alguma conexão:
Earthbound e TEA (Transtorno do espectro autista). Earthbound é meu jogo favorito desde dos 9 anos, porém só nesses dias, eu notei uma certa identificação.
Para entendermos melhor, vamos citar as principais características de pessoas autistas:
-Pouca variedade de interesses
-Falta de bloqueia de estímulos externos
-Dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais
-Dificuldade em se comunicar
-Visão de mundo diferente
-Mais afinidade com adultos do que com pessoas de sua faixa etária (Caso seja criança/adolescente)
Eu fiz essa lista para deixar mais claro a ligação entre essas características e o enredo e os personagens de Earthbound no geral.
Shigesato Itoi, o criador da franquia, nunca citou nada em relação a esse, assim como eu nunca vi alguém na Internet falando sobre isso ou até mesmo fazendo teorias, então o que eu posso dizer aqui tem 50% de chance de ser realmente verdade e 50% de chance de ser somente uma coincidência, porém independente dos casos, esse é um tema interessante de se falar.
Ness, o protagonista do jogo, não tem nada demais, apenas um garoto normal de 12/13 anos. O que ele tem a ver com o autismo?
Outra coisa que faz ligação com o assunto, é o decorrer do jogo e as pessoas que vc ajudou. Não vou falar muito sobre isso para não dar spoiler, mas a maioria dos personagens que Ness ajuda no decorrer são adultos.
Outra característica do personagem Ness é o fato de que ele não fala. Sim, era muito comum os protagonistas de RPGs naquela época serem "mudos", porém, segundo alguns diálogos, dá a entender que Ness se comunicou de alguma forma.
Eu diria que é impossível você ter jogado Earthbound pela primeira vez e não ter se surpreendido pelo jeito que as batalhas são mostradas. Os Battlebacks são imagens psicodélicas e os inimigos são em sua maioria bizarros. Isso leva à uma teoria minha...
Isso é tudo!
Sim, você não leu o título do tópico errado... Nesse tópico, eu vou abordar 2 assuntos que ninguém imaginaria que teriam alguma conexão:
Earthbound e TEA (Transtorno do espectro autista). Earthbound é meu jogo favorito desde dos 9 anos, porém só nesses dias, eu notei uma certa identificação.
Para entendermos melhor, vamos citar as principais características de pessoas autistas:
-Pouca variedade de interesses
-Falta de bloqueia de estímulos externos
-Dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais
-Dificuldade em se comunicar
-Visão de mundo diferente
-Mais afinidade com adultos do que com pessoas de sua faixa etária (Caso seja criança/adolescente)
Eu fiz essa lista para deixar mais claro a ligação entre essas características e o enredo e os personagens de Earthbound no geral.
Shigesato Itoi, o criador da franquia, nunca citou nada em relação a esse, assim como eu nunca vi alguém na Internet falando sobre isso ou até mesmo fazendo teorias, então o que eu posso dizer aqui tem 50% de chance de ser realmente verdade e 50% de chance de ser somente uma coincidência, porém independente dos casos, esse é um tema interessante de se falar.
Ness
Ness, o protagonista do jogo, não tem nada demais, apenas um garoto normal de 12/13 anos. O que ele tem a ver com o autismo?
No início do jogo, quando você está na parte de escolher os nomes dos protagonistas e de algumas coisas, há essa pergunta: "What's your favorite thing" ou para o português literal: "Qual é sua coisa favorita". Para um jogo de RPG, é estranho perguntar para o próprio jogador qual é o seu interesse favorito, mais estranho ainda é que isso influencia no jogo... No nível 8, Ness (ou qualquer nome que vc tenha colocado) aprende seu primeiro PSI (magia) ofensivo, esse PSI é seu interesse favorito, se por exemplo vc colocar Rockin na pergunta, o nome do PSI é PSI Rockin. Curiosamente, esse é o único PSI ofensivo que Ness aprende o jogo inteiro.-Pouca variedade de interesses
Outra coisa que faz ligação com o assunto, é o decorrer do jogo e as pessoas que vc ajudou. Não vou falar muito sobre isso para não dar spoiler, mas a maioria dos personagens que Ness ajuda no decorrer são adultos.
Outra característica do personagem Ness é o fato de que ele não fala. Sim, era muito comum os protagonistas de RPGs naquela época serem "mudos", porém, segundo alguns diálogos, dá a entender que Ness se comunicou de alguma forma.
Já foi confirmado na franquia Super Smash Bros que Ness não é mudo, pois nos jogos ele diz os nomes dos PSIs e tem seu famoso taunt "Okay".-Dificuldade em se comunicar
Batalhas
Eu diria que é impossível você ter jogado Earthbound pela primeira vez e não ter se surpreendido pelo jeito que as batalhas são mostradas. Os Battlebacks são imagens psicodélicas e os inimigos são em sua maioria bizarros. Isso leva à uma teoria minha...
Como foi dito antes, pessoas diagnosticadas com autismo geralmente tem dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais, o que leva crianças com essa condição a passar muito tempo no mundo da imaginação. E o que isso tem a ver com as batalhas de Earthbound? Muita coisa.-Dificuldade ou falta de interesse em assuntos sociais
A visão que temos na batalha é frontal, ou seja, estamos na visão do Ness e do resto do grupo. O Battleback provavelmente é psicodélico de propósito para nos mostrar uma visão diferente do cenário e prestarmos mais atenção nos inimigos. Seguindo essa linha de pensamento, os inimigos do jogo não são como nós realmente vemos, ou seja, na imaginação do personagem, aquele inimigo era completamente diferente ou na verdade, não era um inimigo.-Visão de mundo diferente
SE
Isso é mais uma opinião pessoal do que uma reflexão sobre o assunto, mas vocês também sente desconforto ao ouvirem os SEs dos PSIs de Earthbound? Nunca vi ninguém na Internet falando sobre isso, mas eu sempre achei eles agudos e um pouco altos demais em relação ao BGM.-Falta de bloqueia de estímulos externos
Conclusão
Como eu disse antes, não foi confirmado se Earthbound faz intencionalmente referência às características do TEA, mas eu mostrei nesse tópico várias coincidências (ou não) sobre esse assunto, já que a franquia Mother é famosa por fazer várias referências e ter diversas teorias na Internet. Fica aí como reflexão.Isso é tudo!