🤔 Para Refletir :
"Quem ri por último, tá com lag."
- Moge

Educação convoca Solução – Games podem ajudar?

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá Condado!

7DSPCgz.jpg
MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0)

“O que é importante os cidadãos saberem e serem capazes de fazer?” Em resposta a essa questão e à necessidade de desenvolver evidências comparadas entre países com base no desempenho dos estudantes, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em1997.  O PISA avalia o que alunos de 15 anos, no final da educação obrigatória, adquiriram em relação a conhecimentos e habilidades essenciais para a completa participação na sociedade moderna.

Um adentro “deste professor que vos fala”, conhecimento e habilidade não necessariamente refere-se à situação econômica e social, pois dos 70 países que participaram o Brasil ocupa o 65º lugar muito abaixo de países como, por exemplo, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Qatar, Colômbia e Indonésia.

Como sou professor de Matemática irei mostrar o resultado:

Desempenho do Brasil no PISA 2015

I6JogQe.png
Se referisse ao futebol... Os brasileiros no mínimo ficariam incomodados!

Matemática

O pior desempenho geral do Brasil foi a Matemática, disciplina em que aparece entre os cinco piores países, com uma média de 377 (ante uma média de 490 entre os países da OCDE).

No país, 70,3% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em Matemática, o mínimo necessário para que o aluno possa exercer plenamente sua cidadania. Em países desenvolvidos, como a Finlândia, essa taxa é de 13,6%.

O cenário é ainda mais desigual para as meninas, que tiveram um desempenho bem inferior que ao dos meninos nessa disciplina. Na média da OCDE, os garotos ficam cerca de oito pontos na frente das meninas. No entanto, um grupo de 28 países, entre eles o Brasil, Chile, Costa Rica, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha, os rapazes superam as meninas em mais de 15 pontos. Em apenas nove países, entre eles Finlândia e Macau – que se destacam nos rankings -, as mulheres têm melhor desempenho que os homens.

Nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre desempenho por estados no PISA, o Paraná apresentou o melhor desempenho (406 pontos) e Alagoas, o pior desempenho (339). Segundo o governo federal, os dados, no entanto, ficam comprometidos pois o Paraná, bem como o Amapá, não atingiu a taxa de respostas exigida, prejudicando, assim, uma análise fidedigna desses estados.

Os dados revelam ainda que há grandes de nível de proficiência entre as regiões do país.  Por exemplo, enquanto 59,1% dos estudantes do estado do Espírito Santo estão abaixo do nível 2, em Alagoas esse percentual é de 83,2%.

Soluções

Como possível solução, acredito que é preciso atualizar a base curricular comum por ser essencial à qualidade e à equidade do sistema. “É preciso investir na formação dos professores, nos materiais de apoio, nos materiais didáticos e nas plataformas digitais”, “Games” e outras telas. O que vocês acham?

Agradeço, desde já, a todos pela contribuição.

Fonte:
http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf
 
Saudações Azulinas. :)

Um problema muito grave no ensino brasileiro é essa estagnação no tempo, é ridículo, e quem perde somos nós,
tenho vinte e três anos, meu pai, tem cinquenta, e nós dois recebemos aula da mesma professora, que se aposentou a pouco tempo...

Ela tinha por volta de 26 anos quando lecionou para meu pai, que cursava o terceiro ano do ensino médio.
e estava próxima da aposentadoria quando me lecionou, também no terceiro ano, quando eu tinha por volta de  16 anos

Isto poderia ser comum, mas infelizmente não é... esta mulher, na época em que lecionou meu pai praticava os seguintes atos:
1- Castigo no milho
2- palmatória
3- tapas fortes no rosto e nas pernas
4- Humilhação perante sala de aula
e por ai vai...

Obs: isso não era na época da idade média... era em 1984... pasme...

Na época em que me lecionou, ela não fazia mais tanto (sim, acontecia as vezes ela dar um tapa na mão ou na cabeça de algum aluno, inclusive já sofri isso.) mas ela incentivava veemente a volta deste tipo de disciplina nas escolas.

Só mostro este fato para apontar algo que todo mundo já sabe, O Ensino Brasileiro parou em 1950...
o que é uma coisa triste, afinal, veja o quanto evoluímos como sociedade nestes tempos, as descobertas, a implementação da tecnologia e tudo mais.

Jogos, música, debates são formas de aprendizado SIM, essenciais eu diria, e faz o aluno aflorar pontos básicos que ele precisa, que são interesse na matéria, na escola e na rotina estudantil, sem isso, ou ele atrapalhará a aula ou fugirá dela, quando ele vai pra escola, claro, a pulso...

É engraçado, por que eu vejo muita gente dizendo que o "processo comunista" no qual estamos passando está emburrecendo a população, que isto é culpa do fulano e do ciclano, coisa alguma, isso é culpa nossa.

Ao meu ver, no mínimo deveríamos fazer é primeiro admitir que nosso ensino é um lixo... contra fatos não há argumentos.
em segundo lugar, fazer uma limpeza geral na parte administrativa dos órgãos públicos responsáveis pelo ensino, uma revitalizada na parte administrativa, retirar os que atrasam a evolução e colocar o pessoal realmente tem boas e novas ideias, que tenham simpatia pela tecnologia nas escolas, em terceiro revitalizar o ambiente escolar, tem determinadas escolas que são deploráveis, dignas de jogos de terror mal feitos em RPG Maker, sinceramente...

Com isso, aí sim teríamos uma nova esperança de melhora, não solucionaria, mas daria uma boa consertada.
 
Muito Obrigado pela contribuição [member=756]SimonMuran[/member]


Há diversos artigo que aborda a utilização de jogos na educação. Eu mesmo já escrevi dois e confeccionei uma apostila:

As atividades lúdicas, como os Jogos e Resolução de Problemas são recursos que contribuem de maneira considerável no processo ensino-aprendizagem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados e conceitos matemáticos. Este possibilita exercitar o aprendizado do conteúdo, pois contempla vários problemas, com diferentes características, onde são exigidos condutas e comportamentos capazes de influenciar positivamente ou negativamente rumo ao objetivo final. A utilização do jogo em sala de aula, quando bem elaborado e com planejamento contribui significativamente no ensino-aprendizagem da Matemática, na medida em que coloca todo o conhecimento, habilidades, atitudes e os procedimentos dos alunos de maneira espontânea e com naturalidade, livre da interferência direta do professor.

Os diferentes tipos de jogos são recursos importantes e motivadores para o desenvolvimento do aluno, sendo que este ao ser utilizado em sala de aula propõe a realização de atividades sem imposição e obrigações, valorizando competências importantes até mesmo para inserção do aluno no mundo do trabalho, visto que este o coloca diante de restrições e limites, favorecendo a socialização, pois na vida o indivíduo tem que conviver com regras e limites impostos pela sociedade.

O uso do jogo permite também avaliar diversas capacidades dos alunos entre elas a organização, a formulação de hipótese, tomada de decisão, obediência às regras e a socialização entre os indivíduos, pois o jogo possibilita ao aluno a construção do conhecimento pelo pensar, criar e fazer, o reconhecimento da validade dos resultados, onde o objetivo é encontrar a solução sem o uso de fórmulas padronizadas.

Logo estarei disponibilizando um jogo que promove mini games, puzzles e um Quiz Matemático baseado no jogo Moge Quiz do autor Hit. Destinado a crianças e pré-adolescentes. Novamente muito obrigado pela contribuição!

 
Já acompanhei projetos desenvolvidos para a plataforma educacional Escola Games:

ESCOLA GAMES é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de cinco anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando.

http://www.escolagames.com.br/

E sem dúvida nenhuma posso afirmar que os jogos são ferramentas que estimula e aguça o interesse do aluno. Portanto, fomenta o aprendizado e contribui com o pós-aula, pois os alunos jogam os jogos em suas casas.
 
Muito Obrigado pela contribuição [member=1548]Bruna[/member]

Esse tema abordado no tópico será um dos ponto que motivou a desenvolver um jogo educativo voltado exclusivamente a crianças e pré-adolescente promovendo a criatividade, o raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo, as estratégias, suposições através de quatro mini games distintos.

 
O problema do Brasil são os brasileiros. O país é lindo, rico (em aspectos naturais) e tem tudo para ser uma grande nação. Aqui não há catástrofes naturais, aqui só tem pessoas que querem se dar bem sempre (procure por "Lei de Gerson" no YouTube), mesmo que para isso o próximo tenha seus direitos atingidos.

Quem tem interferência direta na educação do país? Todos. Pessoas, empresas, governo e sociedade, em geral. A educação para se consolidar depende da força de vontade dos alunos, da iniciativa privada de investir em programas educacionais, do governo no pagamento de profissionais etc. Mas o que acontece é que o aluno, durante o período de aula, quer dormir, quer faltar, quer protestar por educação... O que ele menos quer é estar em sala de aula estudando. Poucas empresas incentivam a educação e, quando fazem, são para os alunos mais preparados para o mercado de trabalho. Ocorre como um tipo de investimento, onde se espera que o aluno seja valorizado e retribua com o conhecimento para a empresa. O governo brasileiro é ridículo, não preciso nem comentar, mas vou abordar o governo do Estado, apenas. Eu moro no Rio de Janeiro e o governo atual, pasmem, conseguiu quebrar o estado! Colaboradores de vários setores estão sem receber, o governador chegou a anunciar estado de emergência, necessitando de ajuda do governo federal. Manifestação de professor acontecendo... O que não deveria nem existir. Professor era pra ser bem pago. Claro que, como em todas as áreas, há profissionais mais qualificados que outros, mas não deveria haver essa palhaçada.

Mas o Brasil não vai mudar. Eu sigo firme cumprindo o meu papel, fazendo o meu melhor e tentando contribuir com o meu país da melhor forma que eu puder.
 
Muito Obrigado pelo comentário [member=410]Avenger_B7[/member]

O governo brasileiro é ridículo, não preciso nem comentar, mas vou abordar o governo do Estado, apenas. Eu moro no Rio de Janeiro e o governo atual, pasmem, conseguiu quebrar o estado! Colaboradores de vários setores estão sem receber, o governador chegou a anunciar estado de emergência, necessitando de ajuda do governo federal. Manifestação de professor acontecendo... O que não deveria nem existir. Professor era pra ser bem pago. Claro que, como em todas as áreas, há profissionais mais qualificados que outros, mas não deveria haver essa palhaçada.

Mas o Brasil não vai mudar. Eu sigo firme cumprindo o meu papel, fazendo o meu melhor e tentando contribuir com o meu país da melhor forma que eu puder.

Eu sou de Suzano/SP e o que ganho como professor, mal consigo pagar os 50% da faculdade de Engenharia Ambiental... Como já possuo uma formação universitária em Matemática, consegui uma bolsa de 50%. Este ano será meu ultimo como professor, mas gostaria de fazer algo para as crianças (que ainda não estão corrompida pelo nosso sistema).

Muito obrigado novamente, este tópico é para "sentir" o que você demonstro em seu comentário... Valeu!  :Okay_fix:
 
Professor era pra ser bem pago. Claro que, como em todas as áreas, há profissionais mais qualificados que outros, mas não deveria haver essa palhaçada.

Muito obrigada pelo apoio aos professores. Na realidade (hoje) estou lecionando em colégio particular... No estado está inviável... O grande inimigo da educação e da sociedade é o sistema politico que cria "políticos criminosos". Como pode? Senadores, deputados federais e estaduais só podem ser presos em flagrante e por crimes inafiançáveis. A garantia da imunidade parlamentar lhes assegura, nas palavras do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, “um estado de relativa incoercibilidade pessoal”.    Eles que "representam todos nós" :_ _:
 
Eu sinto muito mesmo por vocês educadores. O problema é algo bem maior que nós, o sistema é corrompido. Estamos vivendo um período de grave crise financeira e ética. Alguns acreditam que tudo irá mudar em 2018 com novas eleições presidenciais, mas não vai. O presidente, ao ser eleito, é uma pessoa que pula num rio com correnteza forte. Ou seja, ele apenas será levado num caminho pré-determinado.

O que nós podemos fazer é o nosso papel. Viver a nossa luta da melhor maneira possível. Procurar evoluir continuamente, fazendo a diferença.
 
Eu não gosto de matemática e os jogos ajuda sim.

Por isso, acredito muito no projeto do Ronaldo. Se fosse um Quiz de (assuntos casuais) Games, Animes, Cinema, Séries, Novelas etc... 

Teria mais visualização, mas Matemática é difícil (eu também tenho dificuldade  :^^':) 

 
Eu não gosto de matemática e os jogos ajuda sim.

Obrigado pelo comentário [member=1687]Shiroryu[/member]

Matemática é parecido com um jogo... É preciso conhecer as "regras" e treinar... Se não consegue passar de fase? É preciso treinar, treinar e treinar... Até conseguir!

 
 
Shiroryu comentou:
Eu não gosto de matemática e os jogos ajuda sim.

Quero ver você detonando no Yuro Yuri - Perfect Math então, hein? Mostra pro Professor que o projeto dele tem futuro  :Okay_fix:
 
Ouvindo Mitchel Resnick o idealizador da ferramenta Scratch na conferência Scratch Brasil 2017:

zFc9Rsq.jpg

“Quando penso sobre o aprendizado, penso em um processo: primeiro a criança imagina algo, digamos um prédio, e logo ela começa a materializar o que imaginou com os objetos disponíveis. Criando. Com isso, elas aprendem sobre estabilidade, o que faz as coisas ficarem em pé ou caírem. Então elas brincam e colaboram - outra criança pode vir e fazer uma estrada na frente do prédio original. Talvez o prédio caia e, se isso acontecer, a criança vai pensar no porque e no que fazer para que ele não desmorone mais, trazendo conceitos de estabilidade. Esse processo cria uma ideia melhor que será construída na próxima vez. As crianças podem se aperfeiçoar brincando. Precisamos construir ferramentas e métodos que levem esse processo em conta.”

Não acredito na divisão estrita de conhecimento por disciplinas e muito menos no método em que o professor apenas dita como tudo deve ser feito e o aluno apenas segue. Muitos diriam que uma das maiores dificuldades é educar os professores sobre as novas tecnologias que podem ser usadas em sala de aula, mas eu pessoalmente acho que o maior problema é a mudança de mentalidade no ensino e a cooperação dos alunos, responsáveis da sociedade como um todo!  Ronaldo Bento
 
Concordo com este ponto de vista, professor!
A educação engessada nem de longe atinge os objetivos primários que se têm na preparação das crianças.
O triste é que eu vejo muitos pais pagando por "escolas tradicionais". Os alunos saem de lá sabendo repetir tudo, mas não criam nada e sequer tem vontade pra isso.

Sobre educar os professores com as novas tecnologias, acho um argumento fraco e desnecessário. Professores(bons) têm no seu cerne essa característica, estão sempre se atualizando. Acho que a mudança tem de vir da inserção do pensamento cultural de que "educar-se é bom e traz ótimos frutos no futuro". Acho que isso já faria haver uma síntese maior entre educador, aluno e sociedade.
 
Concordo com este ponto de vista, professor!
A educação engessada nem de longe atinge os objetivos primários que se têm na preparação das crianças.
O triste é que eu vejo muitos pais pagando por "escolas tradicionais". Os alunos saem de lá sabendo repetir tudo, mas não criam nada e sequer tem vontade pra isso.

Sobre educar os professores com as novas tecnologias, acho um argumento fraco e desnecessário. Professores(bons) têm no seu cerne essa característica, estão sempre se atualizando. Acho que a mudança tem de vir da inserção do pensamento cultural de que "educar-se é bom e traz ótimos frutos no futuro". Acho que isso já faria haver uma síntese maior entre educador, aluno e sociedade.

Muito Obrigado pelo comentário [member=426]Bruce Azkan[/member]

Tenho grande respeito e interesse no fortalecimento do chamado movimento "maker", que traz muito da lógica do faça-você-mesmo para a criação de objetos, jogos e tecnologias. Acredito que isso pode ser muito bem adaptado para o ensino fundamental. Ao serem expostas a ferramentas deste tipo, as crianças e adolescentes aprendem seguindo a própria paixão e intuição.

Um exemplo "Bacana"  :^^':

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rfQqh7iCcOU[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=VVqY4rx1ZjA[/youtube]​
 
CHICO BENTO comentou:
Muito Obrigado pelo comentário [member=426]Bruce Azkan[/member]

Tenho grande respeito e interesse no fortalecimento do chamado movimento "maker", que traz muito da lógica do faça-você-mesmo para a criação de objetos, jogos e tecnologias. Acredito que isso pode ser muito bem adaptado para o ensino fundamental. Ao serem expostas a ferramentas deste tipo, as crianças e adolescentes aprendem seguindo a própria paixão e intuição.

Um exemplo "Bacana"  :^^':
Eu percebi a sua ambição positiva nisso ouvindo o podcast do Condado, há algumas horas atrás, em que você participa.
Apoio muito a sua busca por melhorias nessa área, professor.

Sobre os exemplos, de fato são muuuuito BACANAS. Eu até fiquei surpreso. Deixei esses vídeos na minha lista de referências aqui porque tem coisas que eu nem imaginava serem possíveis.
Incrível como quando deixamos a criatividade se soltar, coisas maravilhosas acontecem.
 
Voltar
Topo Inferior