A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Olá Condado!
MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0)
O que é importante os cidadãos saberem e serem capazes de fazer? Em resposta a essa questão e à necessidade de desenvolver evidências comparadas entre países com base no desempenho dos estudantes, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em1997. O PISA avalia o que alunos de 15 anos, no final da educação obrigatória, adquiriram em relação a conhecimentos e habilidades essenciais para a completa participação na sociedade moderna.
Um adentro deste professor que vos fala, conhecimento e habilidade não necessariamente refere-se à situação econômica e social, pois dos 70 países que participaram o Brasil ocupa o 65º lugar muito abaixo de países como, por exemplo, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Qatar, Colômbia e Indonésia.
Um adentro deste professor que vos fala, conhecimento e habilidade não necessariamente refere-se à situação econômica e social, pois dos 70 países que participaram o Brasil ocupa o 65º lugar muito abaixo de países como, por exemplo, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Qatar, Colômbia e Indonésia.
Como sou professor de Matemática irei mostrar o resultado:
Desempenho do Brasil no PISA 2015
Se referisse ao futebol... Os brasileiros no mínimo ficariam incomodados!
Matemática
O pior desempenho geral do Brasil foi a Matemática, disciplina em que aparece entre os cinco piores países, com uma média de 377 (ante uma média de 490 entre os países da OCDE).
No país, 70,3% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em Matemática, o mínimo necessário para que o aluno possa exercer plenamente sua cidadania. Em países desenvolvidos, como a Finlândia, essa taxa é de 13,6%.
O cenário é ainda mais desigual para as meninas, que tiveram um desempenho bem inferior que ao dos meninos nessa disciplina. Na média da OCDE, os garotos ficam cerca de oito pontos na frente das meninas. No entanto, um grupo de 28 países, entre eles o Brasil, Chile, Costa Rica, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha, os rapazes superam as meninas em mais de 15 pontos. Em apenas nove países, entre eles Finlândia e Macau que se destacam nos rankings -, as mulheres têm melhor desempenho que os homens.
Nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre desempenho por estados no PISA, o Paraná apresentou o melhor desempenho (406 pontos) e Alagoas, o pior desempenho (339). Segundo o governo federal, os dados, no entanto, ficam comprometidos pois o Paraná, bem como o Amapá, não atingiu a taxa de respostas exigida, prejudicando, assim, uma análise fidedigna desses estados.
Os dados revelam ainda que há grandes de nível de proficiência entre as regiões do país. Por exemplo, enquanto 59,1% dos estudantes do estado do Espírito Santo estão abaixo do nível 2, em Alagoas esse percentual é de 83,2%.
No país, 70,3% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em Matemática, o mínimo necessário para que o aluno possa exercer plenamente sua cidadania. Em países desenvolvidos, como a Finlândia, essa taxa é de 13,6%.
O cenário é ainda mais desigual para as meninas, que tiveram um desempenho bem inferior que ao dos meninos nessa disciplina. Na média da OCDE, os garotos ficam cerca de oito pontos na frente das meninas. No entanto, um grupo de 28 países, entre eles o Brasil, Chile, Costa Rica, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha, os rapazes superam as meninas em mais de 15 pontos. Em apenas nove países, entre eles Finlândia e Macau que se destacam nos rankings -, as mulheres têm melhor desempenho que os homens.
Nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre desempenho por estados no PISA, o Paraná apresentou o melhor desempenho (406 pontos) e Alagoas, o pior desempenho (339). Segundo o governo federal, os dados, no entanto, ficam comprometidos pois o Paraná, bem como o Amapá, não atingiu a taxa de respostas exigida, prejudicando, assim, uma análise fidedigna desses estados.
Os dados revelam ainda que há grandes de nível de proficiência entre as regiões do país. Por exemplo, enquanto 59,1% dos estudantes do estado do Espírito Santo estão abaixo do nível 2, em Alagoas esse percentual é de 83,2%.
Soluções
Como possível solução, acredito que é preciso atualizar a base curricular comum por ser essencial à qualidade e à equidade do sistema. É preciso investir na formação dos professores, nos materiais de apoio, nos materiais didáticos e nas plataformas digitais, Games e outras telas. O que vocês acham?
Agradeço, desde já, a todos pela contribuição.
Fonte:
http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf