🤔 Para Refletir :
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!"
- Moge

Ekorella Vol 1 - 2ª Edição (DEMO DISPONÍVEL)

Alex Rockmaker Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
03 de Agosto de 2017
Postagens
59
Bravecoins
179
A demo de Ekorella está agora disponível na GameJolt!

Link para Download: Game Jolt - Games for the love of it

Se possível nos dê um feedback, isso é muito importante para nosso trabalho!

Olá, amigos Makers!

Alguns de vocês devem se perguntar o ver esse post "Mas Ekorella já não está completo? O que houve?", muito bem, decidimos fazer um tópico sobre o nosso novo projeto: Ekorella Vol 1, 2ª edição, que é nada mais nada menos que um remake do primeiro jogo!​

Par entender os motivos e a história por trás do desenvolvimento do nosso game continue a leitura normalmente. Para informações sobre o jogo novo em si, pule para o tópico de número 5.​

1. A história do Conceito

Participo da comunidade Maker desde 2007, mas nunca fui muito ativo e, até então, nunca havia publicado meus jogos. Por volta de 2015 depois de uma tragédia familiar decidi investir meu tempo criando um projeto no RPG Maker, mas dessa vez com um diferencial: Eu mesmo faria minhas pixel art. Aprender pixel art é uma tarefa que exige um bom estudo e muita prática, eu já havia tentado antes, porém sem sucesso e frustrado, sempre largava os estudos de mão e usava nosso querido e narrativamente limitante RTP. Até que um dia, enfim, eu cheguei em resultados satisfatórios, e com isso me motivei à continuar os estudos, e logo estava desenhando meus próprios assets sem parar!​

larandellaantiga.png

Então o que dá para se dizer é que Ekorella foi concebido primeiro pelos seus gráficos, ao ponto que eu defini os protagonistas da história apartir de personagens aleatórios que eu tinha feito sem um propósito definido e então pensava na história daqueles seres estranhos em um mundo estranho.​

O Verde era apenas um NPC Aleatório quando foi concebido.

Após 3 meses, consegui criar uma demo para esse jogo, mas se vocês pudessem jogá-la e comparar com o conceito atual veriam que lembra muito pouco, só tendo um ou outro conceito mantido nas versões posteriores. Essa demo foi a primeira que eu compartilhei, apenas com uns colegas de curso no início, mas graças à isso eu ainda tenho esse arquivo preservado. A demo seguinte foi então a minha estréia publicando algo na comunidade maker!​
2. A História nos Fórums
E então chegou o dia. Upei o arquivo no Google drive, preparei uns prints bonitos e pensei em um texto legal e bem formatado. Postei aqui no Condado, no Centro e na RPG Maker Brasil, e então a sorte estava lançada.​
A recepção do jogo pela comunidade foi animadora, as pessoas se impressionavam majoritariamente pelos gráficos (já esperava por isso, já que gráficos originais chamam muita atenção). Algumas pessoas jogaram, algumas deram feedbacks mas então o projeto esfriou. Nesse meio tempo eu me vi insatisfeito novamente como o jogo estava (eu havia reformulado tudo desde a versão que enviei pros meus amigos, para chegar na primeira que postei no fórum), e então, DE NOVO, resolvi refazer tudo do zero.​
Verde Render.gif
Assim, depois de 2 anos desde o início, nascia o Ekorella em sua forma definitiva em termos de sinopse e estrutura narrativa básica. Mas, novamente, o projeto esfriou, e eventualmente eu iniciei uma nova reformulação, mudando alguns gráficos e tentando fazer o jogo em inglês e mais resumido. Foi quando aconteceu um verdadeiro terremoto no desenvolvimento do jogo, que confesso que eu sequer esperava...​
3. Amdré Young
Em novembro de 2018 entrei em uns grupos de discord sobre desenvolvimento de jogos, com a ideia de falar com o Youtuber Amdré Young, que tinha uma série onde mostrava os jogos dos inscritos, muitas vezes zoados pra dar um tom engraçado para o conteúdo, a série "Joojs da Galera". Mandei pra ele por DM o link do jogo em janeiro. E então esqueci. Mas tinha em mente que em algum video ele disse que dificilmente iam entrar jogos de rpg maker, porque são geralmente longos e cheios de diálogo. Abstraí, vida que segue.​
Então que num dia normal de maio, chego no escritório, abro meu celular e dou de cara com isso:​
larandellaantiga.png
Depois dos 10 minutos mais intermináveis da minha vida com meu chefe me passando os serviços do dia fui finalmente ver o video, com o cu..ração na mão, com medo dele me zoar e acabar ali minha carreira de dev, pois diferente do pessoal que mandava jogo zoado de propósito, eu tinha posto meu coração neste rolê. Mas para minha surpresa o jogo entrou num seguimento de um jogo BOM, que ele vendeu como um "NOVO UNDERTALE" que sei que era clickbait, mas o video ficou em alta por dias no tópico de Undertale, o que trouxe muita gente. Do nada na Gamejolt 700 downloads diários, gente interagindo nas redes sociais, falando das coisas que eu criei, nossa eu lembro de poucas coisas que me deixaram tão eufórico assim na minha vida!​
Mas a partir daí eu fiquei comprometido à terminar o que estava feito. Abandonei a reformulação que estava fazendo e decidi ir até o fim na versão anterior. Nesse caminho conheci meus parceiros de projeto hoje em dia: Seni Eller, nossa compositora musical principal, e o @Lavor, que é nosso game designer e cuida da parte de plugins. A equipe teve outro membro, mas devido à problemas pessoais se afastou do projeto. Hoje nosso 4º membro é o Guilherme Nunes, ilustrador e também me ajuda com o roteiro do jogo. Bom, mas é no fim do ano passado que entra o porquê desse remake.​
4. A razão do Remake
Ekorella foi concebido em RPG Maker VX Ace, uma ferramenta que tanto eu quanto o Lavor somos mais familiarizados. O membro que saiu ia ficar responsável pela tradução do jogo, o que em VX é um hardcode sem tamanho. No entanto devido à problemas pessoais esse membro atrasou muito a entrega da tradução, até que no começo de 2021 foi desligado da equipe. Nesse meio tempo fiz uma comission para um desenvolvedor muito relevante no meio Maker, que ainda não foi colocada no jogo, então não posso revelar, e isso me exigiu mexer com a Versão MV do RPG Maker, e percebi que o programa talvez não fosse tudo aquilo de ruim que eu achava. Cheguei com o Lavor e disse "Vou fazer o jogo no MV, principalmente pelo suporte à plugins de tradução ser mais acessível".​
Um fator que o Lavor me apontou na época foi que o MV trabalha com uma resolução maior de tiles, no VX é 32px, no MV é 48px, então não dava pra simplesmente jogar os gráficos antigos pra engine nova. Foi quando eu tive a ideia que anda me rendendo noites mal dormidas desde então: Refazer todos os gráficos do zero. Mas, dessa vez, decidi fazer algo mais organizado. Criei conceitos, bati cabeça com paleta de cores e formatos para então, antes era tudo feito na doida, deixando o projeto visualmente amador. Foi então que chegamos no resultado atual.​
larandellaantiga.png
adesivo.png
E então começa o desenvolvimento.​
5 - Ekorella Vol 1 (2ª Edição)
Rubro.gif
Equipe:
Alex Rockmaker - Arte, roteiro e algumas músicas;​
@Lavor - Gamedesign, plugins, programação e algumas músicas;​
Seni Eller - Maioria da trilha sonora e marketing;​
Guilherme Nunes - Ilustrações e apoio no roteiro;​
Colaboradores do projeto:
Sr. Blastoise, PotatoSilver, Vanlikes, Kayoro e Ton - Beta Tests;​
Sr. Blastoise e @Akko2700 - Tradução;​
Gênero: Aventura, Fantasia, Sci-fi e Horror;​
Previsão de lançamento: 2023;​
Demo disponível: Final de maio de 2021;​
Status: Em desenvolvimento;​
Sinopse: No capítulo 1 conhecemos Verde, que ao chegar na pacífica cidade de Larandella com seu irmão mais velho, Verde conhece Laranje, Palmito e Rubro. Após confusões pela cidade, uma tragédia terrível põe Verde e seus amigos em uma jornada perigosa, fantástica e sinistra em uma aventura sobre legado. No Capítulo 2 acompanhamos o patinho Duque, que ao ter seus amigos sequestrados pelos maldoso gatos vai em busca de salvá-los, junto com seu robô WASD, a Foto viva de outra dimensão e o Rato Juliett, além de outro aliado inesperado.​
Jogabilidade: O Personagem pode adar pelo mapa e interagir com NPC's. Os inimigos aparecem no overwolrd, ou seja não há encontros aleatórios, e as batalhas se dão por turnos, mas serão arquitetadas para serem mais estratégicas do que apenas apertar o botão de confirmação de ataque. Gameplay de exemplo [possuiu alguns assets provisórios\defasados):​
Ekorella será lançado nas principais plataformas de jogos digitais, com certeza para PC, porém verões para Mac, Linux e Android Mobile estão sendo planejadas.​
Nossas redes sociais:​
Twitter: @ekorellagame
Instagram: @ekorellagame
Entre no nosso Grupo de Discord para acompanhar notícias do desenvolvimento e interagir com a comunidade!​
Obrigado por ler até aqui!​

Última edição:
Eu amo o estilo de arte do Ekorella.

Parabéns por estarem entre os destaques do Projeto Valente!

Fico feliz de ver o carinho que você(s) tem pelo projeto. Não é a primeira vez que vejo um Remake pelo fórum que chame bastante atenção (alô @Jsage @Silverlake).

Boa sorte no desenvolvimento do projeto à equipe toda.

Gostaria de recomendar um 'tweak' no tópico para deixar a formatação um pouco mais centralizada, clean e com os detalhes 'técnicos' do projeto em primeiro plano e a backstory (muito bonita por sinal) em segundo plano.

E mais screenshots pra gente! =D

Abraços,

Voltar
Topo Inferior