O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Olá
Eu sei que você que está lendo não faz ideia do que é um CETERPG, então vou iniciar este tópico definindo o significado deste termo recém-criado por mim.
CETERPG: Vem da junção da palavra grega ceterum, que significa hidra, e da sigla RPG, que significa Role-Playing Game. É um tipo de RPG que foge do estilo dos RPGs Indies atuais, tendo influências dos RPGs dos anos 80 e 90, porém que não se fecha à temas ou ideias da época. CETERPGs apresentam, de forma implícita, filosofias, linhas de pensamentos, cosmovisão e/ou críticas do criador.
Em primeiro lugar, eu gostaria de esclarecer que eu não odeio ou acho um jogo ruim por ele seguir a fórmula atual de RPGs Indies, mas acho um tanto quanto ruim o quanto eles estão dominando a Fanbase dos RPGs atuais. Por que isso é ruim? Quando temos a popularização de um certo produto no mercado, a oferta desse produto se tornará comum, ou seja, será comum vermos qualquer fabricante produzindo. Isso quer dizer que desde a mais talentosa até a menos talentosa irá produzir. Isso quer dizer que com a popularização do estilo de RPG atual, seriam feitos tanto jogos ótimos quanto jogos péssimos. E qual é o problema? Levando em consideração que existem jogos bons e ruins de todos os temas e gêneros. A saturação de um estilo diminui a capacidade crítica daquele que ama o estilo, logo o indivíduo fará menos críticas ou nenhuma. O que acontece quando um jogo não recebe críticas? Os próximos jogos do criador tendem a ser do mesmo nível ou piores que o anterior, sendo que o objetivo das críticas e fazer o criador melhorar. Além de que, com a extrema saturação de RPGs nos moldes atuais e uma possível decadência do estilo, os jogadores que preferem JRPGs nos moldes oldschool se privariam de qualquer RPG atual e jogadores que preferem o estilo atual não conseguiriam jogar um JRPG oldschool pela grande diferença de jogabilidade, tema, entre outros.
Por que CETERPG seria uma boa resposta pra essa situação? CETERPG, de forma super resumida, é um "meio caminho" entre os JRPGs antigos e os RPGs atuais. Ele, ao mesmo tempo que não tenta ser uma desconstrução do gênero como Undertale, não se prende aos temas e às ideias dos JRPGs como os de SNES. Mas se os CETERPGs se popularizassem, eles não iriam acabar como o exemplo dado antes? Não, pois diferente dos JRPGs antigos e RPGs desconstruídos, os CETERPGs têm como uma das principais características o individualismo do criador. Mesmo que alguém faça um CETERPG e um fã do jogo tente basear o estilo do seu jogo inteiramente nele, a probabilidade de se tornar uma "cópia" é menor, pois um CETERPG se baseia nas filosofias, visões, e críticas do criador em relação ao mundo, que é uma coisa praticamente impossível de se copiar, levando em consideração que cada ser humano pensa de uma forma diferente. Como CETERPG é um "meio caminho" entre os RPGs antigos e os atuais, as chances de alguém que prefira RPGs oldschool e alguém que prefira os atuais gostarem é a mesma.
Posso estar sendo chato por isto, mas vou usar Earthbound novamente como exemplo. Eu considero Earthbound um CETERPG, apesar de ter sido a fonte de inspiração para a grande maioria dos RPGs da atualidade. Shigesato Itoi não fugiu completamente da fórmula dos RPGs dos anos 90 e ao mesmo tempo deixou sua visão de mundo marcada no jogo de uma forma tão implícita que até hoje as pessoas fazem teorias, desde uns dizendo que o jogo é uma analogia ao autismo, até outros que dizem que o jogo é uma sútil crítica ao capitalismo.
Você que está lendo tem algo a dizer sobre isso? Tem alguma concordância, discordância ou apenas quer acrescentar algo do que foi escrito?
Isso é tudo!
Eu sei que você que está lendo não faz ideia do que é um CETERPG, então vou iniciar este tópico definindo o significado deste termo recém-criado por mim.
CETERPG: Vem da junção da palavra grega ceterum, que significa hidra, e da sigla RPG, que significa Role-Playing Game. É um tipo de RPG que foge do estilo dos RPGs Indies atuais, tendo influências dos RPGs dos anos 80 e 90, porém que não se fecha à temas ou ideias da época. CETERPGs apresentam, de forma implícita, filosofias, linhas de pensamentos, cosmovisão e/ou críticas do criador.
Em primeiro lugar, eu gostaria de esclarecer que eu não odeio ou acho um jogo ruim por ele seguir a fórmula atual de RPGs Indies, mas acho um tanto quanto ruim o quanto eles estão dominando a Fanbase dos RPGs atuais. Por que isso é ruim? Quando temos a popularização de um certo produto no mercado, a oferta desse produto se tornará comum, ou seja, será comum vermos qualquer fabricante produzindo. Isso quer dizer que desde a mais talentosa até a menos talentosa irá produzir. Isso quer dizer que com a popularização do estilo de RPG atual, seriam feitos tanto jogos ótimos quanto jogos péssimos. E qual é o problema? Levando em consideração que existem jogos bons e ruins de todos os temas e gêneros. A saturação de um estilo diminui a capacidade crítica daquele que ama o estilo, logo o indivíduo fará menos críticas ou nenhuma. O que acontece quando um jogo não recebe críticas? Os próximos jogos do criador tendem a ser do mesmo nível ou piores que o anterior, sendo que o objetivo das críticas e fazer o criador melhorar. Além de que, com a extrema saturação de RPGs nos moldes atuais e uma possível decadência do estilo, os jogadores que preferem JRPGs nos moldes oldschool se privariam de qualquer RPG atual e jogadores que preferem o estilo atual não conseguiriam jogar um JRPG oldschool pela grande diferença de jogabilidade, tema, entre outros.
Por que CETERPG seria uma boa resposta pra essa situação? CETERPG, de forma super resumida, é um "meio caminho" entre os JRPGs antigos e os RPGs atuais. Ele, ao mesmo tempo que não tenta ser uma desconstrução do gênero como Undertale, não se prende aos temas e às ideias dos JRPGs como os de SNES. Mas se os CETERPGs se popularizassem, eles não iriam acabar como o exemplo dado antes? Não, pois diferente dos JRPGs antigos e RPGs desconstruídos, os CETERPGs têm como uma das principais características o individualismo do criador. Mesmo que alguém faça um CETERPG e um fã do jogo tente basear o estilo do seu jogo inteiramente nele, a probabilidade de se tornar uma "cópia" é menor, pois um CETERPG se baseia nas filosofias, visões, e críticas do criador em relação ao mundo, que é uma coisa praticamente impossível de se copiar, levando em consideração que cada ser humano pensa de uma forma diferente. Como CETERPG é um "meio caminho" entre os RPGs antigos e os atuais, as chances de alguém que prefira RPGs oldschool e alguém que prefira os atuais gostarem é a mesma.
Posso estar sendo chato por isto, mas vou usar Earthbound novamente como exemplo. Eu considero Earthbound um CETERPG, apesar de ter sido a fonte de inspiração para a grande maioria dos RPGs da atualidade. Shigesato Itoi não fugiu completamente da fórmula dos RPGs dos anos 90 e ao mesmo tempo deixou sua visão de mundo marcada no jogo de uma forma tão implícita que até hoje as pessoas fazem teorias, desde uns dizendo que o jogo é uma analogia ao autismo, até outros que dizem que o jogo é uma sútil crítica ao capitalismo.
Você que está lendo tem algo a dizer sobre isso? Tem alguma concordância, discordância ou apenas quer acrescentar algo do que foi escrito?
Isso é tudo!