🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

EMULAR JOGOS É ILEGAL? SABE O QUE É ABANDONWARE?

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá Condado!
Assisti o canal do Velberan Games com o tema: EMULAR JOGOS É ILEGAL?
E achei legal escrever este post para debatemos sobre o tema.
Não vou mentir já usei emulação e ainda continuo utilizando, por exemplo, a Capcom não possui mais os direitos do famigerado game de Arcade/Fliperamas Cadillacs and Dinosaurs que é somente um dos muitos jogos que na época traziam legiões de contagiados à frente dos Arcades. O jogo é da autoria da velha Capcom, e chegou aos fliperamas em 1993. Foi baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales, do autor Mark Schultz, amplamente publicado no exterior entre os anos de 1986 e 1987. Um beat ‘em up (briga de rua) dos mais caprichados e divertidos em todos os tempos, que ainda lhe permitia jogar em trio com amigos (isso nas poucas máquinas brasileiras que apresentavam o gabinete correto – na maioria dos lugares era somente em dois jogadores mesmo) tão querido por mim. Portanto, está abandonado, ou seja, trata-se de um Abandonware.
MJHh3y0.jpg

Abandonware é um software (programa de computador) cujo desenvolvimento, distribuição e comercialização foram, por algum motivo, descontinuados. Esse motivo pode ser o fim do direito de exploração da propriedade intelectual, ou o desinteresse pela exploração econômica deste direito.
Na maioria dos casos, softwares classificados como abandonware não estão em domínio público, já que nunca tiveram seus direitos autorais revogados e algumas empresas podem ainda possuir direitos exclusivos sobre os mesmos. Portanto, o download do software é geralmente considerado violação desses direitos autorais, embora os detentores de direitos autorais na prática raramente fazem valer os seus direitos autorais sobre abandonware.
O que vocês acham do Abandonware?

Emuladores me tornaram o jogador de videogames que eu sou hoje, tanto que, assim como você, jogo eles até hoje, e negar sua importância, especialmente no Brasil, é ser, no mínimo, hipócrita.

E esse negócio de direito sobre propriedade abandonada é tipo aquele colega egoísta que te proíbe de pegar o brinquedo dele, mesmo que ele já tenha enjoado há anos, com a desculpa "e daí que eu não brinco mais? O brinquedo é meu e eu não vou te emprestar! >:P". A parte mais engraçada da analogia é que ao pegar emprestado o brinquedo, você está, de fato, subtraindo uma unidade daquele item, no entanto, quando você baixa uma rom da internet, você está fazendo uma cópia dele, logo ninguém perde absolutamente nada.

E pra finalizar, vou deixar aqui um dos meus memes favoritos (em inglês), apesar de já ter morrido:
1596741004273.png

Baixar o jogo pirata para saber se ele merece ser comprado > baixar jogo ruim e se orgulhar por ter perdido R$150 fazendo o "bem" pro mercado.

Pegando um pouco de carona com o que foi comentado pelo @Douglas12ds, não vejo emulação como algo ruim de forma alguma, desde que não seja de consoles que ainda estão em atividade ou games que ainda são produzidos, nesse último caso sim concordo com as empresas reivindicarem seus direitos autorais.
Agora, vamos parar um pouquinho para analisarmos a seguinte questão: Será que a emulação não foi um dos motivos que desencadearam o interesse das empresas desenvolvedoras em disponibilizarem versões demos de seus jogos?
Porque, vejam bem, usando um exemplo antigo e famoso do passado que, certamente, nosso grande professor @BENTO deve recordar bem: Street Fighter II - The World Warrior

"Mas o que tem a ver esse game, tia Jully?"

Então...
Quem fizer uma breve pesquisa, irá notar que existem diversas versões do game e nem estou me referindo aos sistemas, mas do game mesmo, como Champion Edition, Super e Super X, sendo que todas essas foram lançadas em um curto espaço de tempo (se não estou enganada, coisa de 2~3 anos).
Ao portar todas essas versões para os consoles, a CAPCOM obrigava o consumidor a ter de comprar todas ou acreditar no que era visto em revistas para saber qual seria a mais indicada para o gosto pessoal.
Ainda no final dos anos 90, a emulação tornou-se algo famoso e logo foi espalhando-se pelo mundo, sendo uma forma de conhecer o game mesmo antes de tê-lo comprado (embora a emulação da época não fosse tão precisa como é hoje em certos casos). Óbvio que as empresas sabiam disso e, aos poucos, tornaram-se mais coerentes em seus lançamentos, já que os jogadores teriam como avaliar se valia ou não a pena adquirir um game. Hoje, temos diversos jogos online "grátis" (com compras dentro do próprio jogo) e nesses, que são a tendência desta geração, não é nada viável uma "emulação" e versões demonstrativas podem ser liberadas sem restrições antes do lançamento. Claro, tudo isso é só paranoia desta tsundere que vos fala, não levem nada disso muito a sério hahahá!
Assunto bem interessante, parabéns professor!

Pegando um pouco de carona com o que foi comentado pelo @Douglas12ds, não vejo emulação como algo ruim de forma alguma, desde que não seja de consoles que ainda estão em atividade ou games que ainda são produzidos, nesse último caso sim concordo com as empresas reivindicarem seus direitos autorais.
Agora, vamos parar um pouquinho para analisarmos a seguinte questão: Será que a emulação não foi um dos motivos que desencadearam o interesse das empresas desenvolvedoras em disponibilizarem versões demos de seus jogos?
Porque, vejam bem, usando um exemplo antigo e famoso do passado que, certamente, nosso grande professor @BENTO deve recordar bem: Street Fighter II - The World Warrior

"Mas o que tem a ver esse game, tia Jully?"

Então...
Quem fizer uma breve pesquisa, irá notar que existem diversas versões do game e nem estou me referindo aos sistemas, mas do game mesmo, como Champion Edition, Super e Super X, sendo que todas essas foram lançadas em um curto espaço de tempo (se não estou enganada, coisa de 2~3 anos).
Ao portar todas essas versões para os consoles, a CAPCOM obrigava o consumidor a ter de comprar todas ou acreditar no que era visto em revistas para saber qual seria a mais indicada para o gosto pessoal.
Ainda no final dos anos 90, a emulação tornou-se algo famoso e logo foi espalhando-se pelo mundo, sendo uma forma de conhecer o game mesmo antes de tê-lo comprado (embora a emulação da época não fosse tão precisa como é hoje em certos casos). Óbvio que as empresas sabiam disso e, aos poucos, tornaram-se mais coerentes em seus lançamentos, já que os jogadores teriam como avaliar se valia ou não a pena adquirir um game. Hoje, temos diversos jogos online "grátis" (com compras dentro do próprio jogo) e nesses, que são a tendência desta geração, não é nada viável uma "emulação" e versões demonstrativas podem ser liberadas sem restrições antes do lançamento. Claro, tudo isso é só paranoia desta tsundere que vos fala, não levem nada disso muito a sério hahahá!
Assunto bem interessante, parabéns professor!
Pegando a bola de volta, a @Jully Anne citando os jogos """"""grátis"""""" atuais e questão da emulação deles me fez elucubrar sobre uma coisa: foi graças a emulação que jogos como Earthbound, Sunset Riders, Top Gear, Xenogears e diversos outros se estabeleceram como clássicos tão amados que não só são jogados ainda nos dias de hoje, como também têm uma fanbase bastante fiel e ativa. Mas voltando aos famosos jogos atuais, quando os servidores destes caírem, eles ficarão para sempre esquecidos, como aconteceu com jogos como Dead Island e Titanfall (principalmente)?

Como a visão do mercado mudou muito hoje, eu vejo as pessoas comprando realmente os jogos originais, seja via plataforma digital ou mídia, então não vejo motivos pras produtoras originais não portarem seus títulos pra mobile como a SEGA e faz, a Square também fez com alguns títulos, inclusive trouxe o Chrono Trigger pra PlayStation, Nintendo DS, iOS, Android, Windows (Via Steam), entre outras.

Mesmo que não dê todo lucro que deveria ainda sim é alguma coisa, não sei se estou 100% certo nas informações, mas acho que é isso.

Eu tenho um desses emuladores Android que a empresa que eu trabalhava me deu de presente de Natal no fim de 2019, rapaz, ô controles ruins, tem uns equipamentos bem legais, mas enfiam a faca pra algo piratex, e garanto que a durabilidade não é lá essas coisas, o meu ex-patrão pagou caro em um que era com controle de ARCADE e não durou um ano.

Última edição:
Muito Obrigado pelos comentários @Douglas12ds @Jully Anne @Alkemarra

Afinal, emulador é pirataria?

Acho que depende. Assim como os mods, tudo depende da visão da empresa detentora dos direitos sobre o seu produto. Existe uma grande discussão a respeito da ilegalidade do emulador. Porém, algumas empresas detentoras dos direitos sobre jogos antigos já estão licenciando seus direitos para uso em emuladores específicos, ou seja, agora eles estão emulando? Mas temos que pagar, mesmo que você tenha o cartucho original... Eles alegam que é OUTRO PRODUTO.

Até mesmo emular jogos que já saíram de circulação pode ser considerado pirataria?

Se a empresa não distribui mais/descontinuou, tem que ser emulado.
É injusto com quem tá começando no mundo dos games, ter que ficar correndo atrás de raridades(muitas vezes caras) pra poder ter alguma experiência com aquilo.

Concordo com você @Alkemarra

Apesar disso, boa parte dos emuladores ainda habita a zona que pode ser afetada pelas leis de direitos autorais. Até mesmo emuladores que funcionam apenas com a BIOS de um console e mídia física original podem ser considerados pirataria, caso a empresa que possua os direitos do game queira reinvidicá-los e encontre brechas para isso. "Se a empresa titular dos direitos sobre o jogo não inserir a informação na capa do jogo autorizando o uso em emuladores, é possível que ela possa reivindicar a exclusividade sobre os seus direitos. Quando emulador é pirataria? Se o conteúdo está protegido pela Lei dos Direitos Autorais e a empresa detentora diz que sim, é pirataria

Quando emular games não é pirataria? Se a empresa permitir o uso do software e licenciá-lo, não é pirataria.

Já ouvi que emuladores não são considerados pirata, mas as Roms e ISO são, mas qual "Gamer" irá instalar um emulador sem poder jogar seus jogos.

Gostei do meme @Douglas12ds

Gostei do seu ponto de vista @Jully Anne

Muito obrigado pelo comentário @Temporario

Como a visão do mercado mudou muito hoje, eu vejo as pessoas comprando realmente os jogos originais, seja via plataforma digital ou mídia não vejo motivos pras produtoras originais não portarem seus títulos pra mobile como a SEGA e faz, a Square também fez com alguns títulos, inclusive trouxe o Chrono Trigger pra PlayStation, Nintendo DS, iOS, Android, Windows (Via Steam), entre outras.

Sim, mas como já mencionado há muitos jogos Abandonware que, por enquanto só via emulação.

Última edição:
Isso mesmo, professor!
Segundo as "regras" atuais, se a pessoa tem a mídia original ela pode emular.
PORÉM, tem as mídias que já são inacessíveis.

Agora, emular Zelda Breath of the Wild no PC já é outra história, não tem nem condições de defender a pessoa que faz isso. Porque a mídia tá recente, apesar de cara. Mas aí já envolve os impostos imbecis exigidos por nosso maravilhoso governo.

@BENTO mas é justamente isso, o título está lá jogado em algum baú dos detentores dos direitos e talvez por qualquer motivo eles não fazem o porte.

A SEGA lançou esse que eu nunca imaginei ter acesso no console: Beyond Oasis Classic - Apps on Google Play

A própria Capcom fez portes de jogos antigos, acredito que o Cadillac deve ter sido por algum problema, por que eles publicam jogos na Steam, PlayStore e AppleStore.

EDIT:
E a esperança é a última que morre: Capcom Plans to Release Multiple 'Major' Games Before April 2021

Até onde sei não é ilegal emular um jogo desde que a emulação seja feita a partir de uma mídia original de sua propriedade. Isto é nã adianta você baixar uma ROM do Sonic 3 na internet e rodar no seu emulador de mega drive achando que você está "ok" só por que possui um cartucho do Sonic 3. A ROM deve ser necessariamente feita a partir do seu cartucho. Se a ROM não foi feita a partir do cartucho que você possui, você está ferindo os direitos da SEGA sobre este jogo.

Voltar
Topo Inferior