🤔 Para Refletir :
"CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante."
- DougMR

Entrevista com o GameDev Dr.XGB

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
cMuSzxF.png

Este é um projeto de entrevista que busca homenagear os imprescindíveis parceiros dos desenvolvedores de games e outros. Um singelo tributo aos produtores de conteúdos. Boa leitura!

Bento: Dr.XGB, agradeço muito por aceitar o convite e compartilha seu grande conhecimento conosco! É muito satisfatório poder entrevistar alguém que admiro muito e por contribuir tanto com os desenvolvedores. Por favor, diga quem é o Dr Cenoura?

Dr.XGB:
Bem... O Dr. Cenoura (ou Dr.XGB, ou como a Nine me chamava antes, CenouraPower, como preferirem kkkkK!!!) é um cara que adora números e tecnologia desde a infância. Eu era aquela criança chata que enquanto a professora ainda nos ensinava adição e subtração, eu já estava querendo aprender exponenciação e radiciação na 2ª série. Hoje, com 29 anos, estou no último semestre da faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Esta é a minha 2ª formação, a primeira foi em Música onde me formei em 2013 e também é a profissão, na qual exerço como professor de Música neste momento.

Só que nesse meio tempo descobri que tem algo que eu gosto muito mais do que a música que, como eu disse no começo, é a programação e a matemática. Costumo dizer que eu sou casado com a Música, mas a minha amante é a Programação kkkkkk !!

Não me arrependo da minha primeira formação, aliás, é uma coisa que eu gosto muito também, porém a programação (precisamente de jogos) é a menina dos meus olhos.

Programo desde 2005, mas até pelo menos por volta de 2018 era apenas por hobby, nunca pensei que um dia levaria essa prática tão a sério como eu levo hoje em dia. Eu sempre fazia isso nas horas vagas e quando o tempo apertava eu parava pra voltar depois de alguns anos. Por conta disso eu não tenho tantos projetos prontos durante essa carreira, tive apenas 2 jogos prontos mas eu tenho tanta vergonha deles que eu nem conto como projeto porque eles ficaram bem fraquinhos e amadores porque a intenção era só pra fazer pela zoeira, pela diversão, mostrar para os amigos e só. Foi só agora que eu pude terminar algum projeto que eu possa chegar e falar "". Naquela época eu não tinha aquela vontade de publicar um jogo e, talvez até, monetizar com jogos. Hoje em dia eu vejo que a comercialização de jogos indies está ainda mais forte, com um mercado que cresce a cada dia. E isso é muito legal de se ver, é algo motivador.

Bento: Como conheceu as comunidades makers e o que chamou a sua atenção para frequentá-las?

Dr.XGB:
Foi em 2007. Estava eu desenvolvendo um dos meus jogos não finalizados chamado Guardas de Prisão e quando de repente queria implementar um sistema de esteira em meu jogo, porém não fazia a menor ideia de como fazer isso. Então joguei no Google e não encontrei ninguém que falasse sobre isso. Naquela época, o RPG Maker 2003 era bem falado pois a última versão lançada ainda era o seu sucessor, o RPG Maker XP, portanto o 2000 e o 2003 ainda era muito utilizado pela galera da época.

Todavia achei dúvidas de outras coisas totalmente nada a ver com a solução que procurava e o primeiro site que eu encontrei foi um fórum chamado JogosRPG (antigo Mundo RPG Maker, que descanse em pança... digo, em paz...). E lá eu encontrei muita coisa sobre RPG Maker e aquilo me deixou muito empolgado. Tipo, você podia falar com todo mundo lá dentro e, inclusive, tirar suas dúvidas. Foi aí que eu criei minha conta, criei o tópico, a galera montou uma solução e deu certo. A partir dali, comecei a participar mais ativamente, logo depois comecei a fazer uns tutoriais depois que comecei a pegar um domínio na ferramenta, até que um dia fui pra moderação (antes era Colaborador, os colaboradores só podiam moderar algumas seções do fórum. Já os Moderadores Globais poderiam moderar o fórum inteiro) e fiz muitas amizades por lá: Paoa, JonnySC, RdJpb, Crixus (que está ativo até hoje como DevWithCoffee) são alguns dos que fiz amizade e que os admiro muito. Acredito que dos que eu citei só Crixus está ativo por aqui, o Jonny abriu uma empresa e hoje se dedica 100% a ela e os demais nunca mais ouvi falar.

Então foi assim que eu conheci esse universo dos fóruns. Depois que o JogosRPG mudou para Mundo RPG Maker, também cheguei a participar da equipe e em 2013 eu cheguei a trabalhar na coordenação do fórum ao lado de CristianoForce e Keven. Em 2015 conheci o Condado Braveheart mas não participava muito, confesso, normalmente eu sempre repostava aqui o que eu postava no MRM e hoje o Condado é o meu fórum principal, juntamente ao Centro RPG.

Bento: Acredito que a sua especialização seja o RPG Maker 2000 e 2003. O Destiny Patch feito em Assembly torna a programação mais completa ao RPG Maker 2000? Fale sobre ele?

Dr.XGB:
Sim, até tentei mexer nos RM's mais modernos, mas eu não gostei muito não kkkkk !!

O Destiny Patch, na verdade foi uma mistureba de linguagens, entretanto o núcleo dele foi desenvolvido em Assembly. De acordo com a documentação que o criador fez no código-fonte que ele disponibilizou na época que seu site ainda estava no ar, o Destiny foi feito em Assembly, porém os códigos foram pré-processados com PHP e sua DLL foi feita em C++, que faz uma ponte com o código Assembly através da diretiva_asm no C++, onde você coloca instruções de baixo nível dentro de um bloco.

O Destiny Patch é uma extensão para o interpretador do RPG Maker 2000 (RPG_RT.exe) onde você pode inserir blocos de códigos na caixa de comentário do RM. Para você chamar o interpretador do Destiny (destiny.dll), basta começar a caixa de comentário inserindo um $ na primeira linha. O que estiver dali pra frente, o RPG_RT vai ler todas as instruções e vai interpretá-las da mesma forma que ela faz com os eventos nativos do RPG Maker.

O que chamou a atenção neste patch é que ele te permite a acessar a maioria das classes do banco de dados do projeto, alguns comandos de evento, algumas propriedades dos mapas, e principalmente as Pictures. Porém o que torna o Destiny, de fato poderoso, é sua possibilidade de abrir um servidor ou fazer requisições com algum servidor já existente na rede, o que te permite a tornar seu jogo online. SIM, um RPG Maker 2000 ONLINE! Embora este recurso ainda não esteja funcionando 100%, tem muita coisa a ser melhorada, segundo o próprio criador, ele já atende muito bem se for fazer uma rede pequena, por exemplo.

O Destiny não se limita só nisso, nele você consegue manipular também arquivos externos para leitura e escrita, acessa a paleta dos gráficos dos eventos (que mais pra frente à gente descobre que, na verdade, essas imagens são instâncias de uma classe chamada AuroraSheet, que funciona como se fosse um BufferedImage lá no Java com a biblioteca AWT), tem suporte a strings e valores com ponto flutuante (double, mas no Destiny ele é simplesmente chamado de float, mas ele é um tipo double), e por aí vai.

Estamos falando de um artista talentoso não compreendido kkkkkk!! É um patch com um baita potencial porém não teve o devido reconhecimento pelo fato de ter sido feito para o RPG Maker 2000 e na época o pessoal só queria saber do VX.

Por conta disso, o projeto está engavetado, tanto que o site oficial já não existe mais, infelizmente. Acredito que o criador não tem mais tempo para mexer no projeto e largou mão. Mas ainda penso um dia, tentar contato com ele caso ele ainda trabalhe com programação e com RPG Maker 2000. Eu gostaria de tocar o projeto dele pra frente em uma situação futura pois é um patch muito promissor e, quem sabe a Degica libera o uso do Destiny na versão oficial do RPG Maker 2000, assim como fizeram com o DynRPG lá no RPG Maker 2003.

Tenho me esforçado muito para estudar o código-fonte dele pois, o Bananen-joe é alemão e os documentos estão todos no idioma nativo dele. Deu-me até vontade de fazer um curso de alemão pois é um idioma que eu acho muito da hora. Ele deixou muita coisa registrada, até mesmo um checklist de futuras melhorias para a versão 2.1 tinha lá.

A minha sorte foi que eu tive acesso ao código-fonte antes do site cair senão seria mais um grande patch caindo no esquecimento :(

Bento: Fale sobre o seu canal do YouTube. De onde surgiu a ideia de criá-lo e o motivo de promover cursos gratuitos?

Dr.XGB:
Antigamente o meu canal foi feito mesmo só para mostrar os sistemas que eu monto. Só que nesse meio tempo, o meu amigo AvengerB7 perguntou pra mim: "Por que você não cria um curso de Destiny?" e aí veio à ideia de criar um curso. De início o curso seria pago e distribuído na Udemy. Porém por conta dos direitos de uso onde o RPG Maker 2000 não te permite modificar o interpretador com patches, resolvi mudar para o YouTube mesmo e distribuir de graça mesmo para evitar problemas futuros.

Outro problema é a questão da relevância da ferramenta. Hoje com o lançamento do MZ, quase mais ninguém quer saber do RPG Maker 2000. Então a ideia do canal agora é tentar resgatar esses bons tempos e mostrar que o RM2000 ainda pode ser mais uma opção para uma boa ferramenta para desenvolvimento de jogos e provar que ele pode possuir suas limitações, mas é possível desenvolver excelentes sistemas para seus jogos.

Então nesse meio tempo eu acabei gostando dessa experiência e quero continuar não só com os cursos, mas quem sabe desenvolver sistemas e futuramente fazer umas lives desenvolvendo alguma coisa ou fazendo um aulão, que hoje em dia tem sido tendência na internet à promoção desses aulões. Só que para isso me resta ainda mais engajamento e o curso do 2000 finalizado pois ele será referência de pesquisa o tempo todo para esses tipos de vídeos.

Bento: Quais são os seus planos em relação ao RPG Maker ou outras ferramentas de criação de jogos para o seu canal?

Dr.XGB:
Acho que eu respondi um pedaço da pergunta sem querer na questão anterior, kkkkkkk!! Mas complementando o que eu disse, não pretendo me limitar somente ao RPG Maker, estou estudando outra ferramenta chamada Godot, que é uma engine argentina que está fazendo maior sucesso e neste momento sua distribuição é gratuita e de código aberto. É uma excelente opção pra quem acha que o Game Maker Studio tá meio salgado e ainda não comprou. Não sei se devo levar para o canal pois eu ainda não me sinto preparado para ensinar esta engine, para isso preciso ter um domínio maior.

Não só isso, mas também tenho vontade de montar minha própria engine. Ainda não sei se farei em Java ou em C++ ou para os dois. O Java eu enfrento o problema dele ser tão alto nível que eu não consigo trabalhar diretamente com o processador e com a memória da máquina, o que é compreensível já que o Java não é uma linguagem 100% compliada, ela precisa da JVM para interpretar os byte codes para enfim executar. Isso torna a sua aplicação totalmente portável.

Por outro lado, o C++ possuem bibliotecas e diretivas que te permitem acesso direto ao hardware por ser uma linguagem totalmente compliada, porém a portabilidade da sua aplicação será um pouco mais trabalhosa. Portanto fico nesse dilema.

E então quando a engine estiver pronta, pretendo lançá-la e produzir vídeos com ela. Esse formato eu me inspirei em um canal britânico chamado OneLoneCoder, onde ele desenvolveu sua própria engine em C++ e monta vários exemplos de jogos e sistema que você consegue fazer. Isso foi uma coisa que me deixou muito animado e creio que o pessoal vai curtir muito também.

Mas para eu começar todos esses projetos, preciso terminar o curso de RPG Maker 2000 para não embaralhar muito as coisas. Ao menos que dê a louca em mim e começo a trazer conteúdo que não seja RPG Maker pois a intenção do canal é não me prender somente ao RPG Maker 2000 mas no desenvolvimento de jogos em geral.

Bento: Incrível! Como você enxerga o cenário de desenvolvimento de jogos Indies no momento em promove um excelente curso no YouTube? Poderia comparar passado e presente, pois sei que há muitas histórias?

Dr.XGB:
Hoje em dia o cenário indie está bem forte. GameJolt e Itch.io estão aí para provar isso. Acredito que o meu curso, embora talvez não seja tão relevante, mas com aquela intenção de resgatar o gosto pela engine e termos mais uma opção de ferramenta para desenvolvimento de jogos, possa contribuir e formar novos desenvolvedores de jogos para fortalecer ainda mais esse mercado que vem crescendo a cada dia.

Antigamente, tínhamos aqueles sites tipo UOL Jogos, Casa dos Jogos, etc. E a internet não era algo muito acessível. O pessoal jogava mais nos consoles e quando jogavam pelo computador só podia jogar o que vendia nas lojas e nas bancas. Vira e mexe aparecia uma revista com um CD com vários jogos indies, muita das vezes clones de Mario, Sonic e The Legend of Zelda, mas éramos o que a gente tinha na época. Sem falar que as game engines não eram muitas na época. O pessoal usava mais o The Games Factory, Multimedia Fusion, quando não faziam no Flash. Antigamente as coisas eram mais obscuras e criar jogos parecia ser a coisa mais difícil do mundo. Achava que teria que ser, no mínimo um engenheiro ou trabalhar em empresas grandes de desenvolvedoras de jogos para produzir um game. E hoje a gente vê que não é bem assim, que podemos desenvolver um jogo direto do conforto da nossa casa sem precisar de uma equipe. É claro que isso vai exigir outras habilidades, mas é possível produzir um jogo sem equipe.

Bento: Conte um pouco sobre seus jogos?

Dr.XGB:
Embora eu tenha 15 anos de experiência, não tive muitos jogos prontos. Meus 2 primeiros projetos decidi colocar no esquecimento de tão ruim que ficaram e daí para frente somente projetos inacabados que tenho vontade de ressuscitá-los aos poucos. Fora esses, temos aqueles jogos rápidos que fazíamos para participar de concursos e JAMs, esses sim saíram bons.

Tenho o Guardas de Prisão, que se trata de um jogo de RPG com tiro. Comecei em 2007 e usei o RPG Maker 2003 na época pois eu queria ter acesso a mais teclas além do Z e X que o 2000 oferece. Nessa época não tinha conhecimento do Destiny senão teria feito no 2000. Acho que esse foi o projeto que eu mais botei fé, fiquei 2 anos produzindo esse jogo até que um dia resolvi cancelá-lo porque começou a fugir um pouco do contexto que eu queria e uma penca de bugs que acabou me desanimando. Eu gostei muito de fazer esse projeto porque foi nele que eu pude praticar e aprender muita coisa sobre o RPG Maker pelo fato de não ser um RPG simples mas sim no padrão RPG Ação, o que na época era bem complicado de se fazer por eventos. Mas esse eu pretendo refazê-lo futuramente ou, quem sabe, logo menos. Quem tiver curiosidade de conhecer, aqui no fórum tem o tópico dele para vocês baixarem. Ele está inacabado pois deixei aberto para o pessoal ver como ficou e até onde eu o produzi, não pretendo mexer mais nesse projeto. Se eu voltar a mexer vou começar tudo do zero com outra história e com outra mecânica de jogo.

Depois dele fiquei mais tempo desenvolvendo sistemas do que criando jogos em si, embora eu tentasse criar diversos projetos nesse meio tempo mas acabou não virando muito e aí eu cancelava muito antes de pensar em publicar alguma devlog. Acho que o melhor sistema que já fiz foi XGB's Message Box, que te permite usar uma caixa de texto personalizada. Esse sistema teve reconhecimento na gringa lá no RMN e inclusive foi notado pelo Senpai Kazesui.

Em 2013 participei do concurso Medo do Escuro promovido no Mundo RPG Maker, onde eu criei o Cárcere Tenebroso, um jogo de click n' point com puzzles que o jogador precisa desvendar para finalizá-lo. Neste ano eu fiz o relançamento do jogo e oficializei como um projeto pronto que se encontra disponível na GameJolt e na Itch.io. Aproveito o ensejo e convido todos vocês a conhecerem o meu projeto lá e dar aquele apoio. É um jogo que eu tenho muito orgulho, eu o desenvolvi com muito carinho e também porque posso dizer que esse foi o meu primeiro jogo lançado oficialmente.

Em 2015 tentei voltar com os projetos e criei o Metal Tactics, que no momento está passando por uma repaginação. Este é um jogo de estratégia no estilo Advance Wars, que foi lançado para GBA. Foi um projeto também que trabalhei firme enquanto pude, mas os problemas pessoais me impediram de tocar o projeto pra frente e só agora que eu resolvi mexer nele de novo. Quem quiser conhecer, eu cheguei a lançar um Alpha, também está disponível aqui no fórum mas tenham ciência de que o jogo vai mudar muita coisa nessa nova versão.

Também nesse período fiz o Hell-O, que foi 3º colocado na Makers JAM de 2015, que se trata de um jogo de tiro onde você estava em um projeto de desenvolvimento de uma máquina do tempo, mas as coisas deram errado e a máquina te transportou para o inferno e lá você teria que derrotar o tinhoso para voltar pra casa. Foi um jogo bem rápido, acho que você termina em torno de 15 minutos pois foi feito em 3 dias, se eu não me engano. Ele também teve sua repaginação esse ano e lançado na GameJolt e Itch.io, esse não tiveram mudanças sérias como o Cárcere Tenebroso, esse só houveram correções de bugs mesmo.

Bento: Meu jogos preferidos são os Tactics – adoro o Advance Wars e Fire Emblem. Poderia recomendar jogos, livros, documentários dentre outros relacionado ao desenvolvimento de games?

Dr.XGB:
Olha, nesse quesito de desenvolvimento de jogos o meu aprendizado se resume muito mais na vivência mesmo. Eu gostaria de indicar alguns jogos que usei para estudo mas não sei se eles ainda se encontram disponível na internet, que são: Destined, Bob's Complete Saga, Legion Saga (esse é clássico mas vale a pena mencionar), Jay's Journey (uma versão gringa do Robercleiton, mas não chega nem aos pés do Robercleiton) e Rygar contra o império da Mal (pra dar aquela nostalgia). A minha vontade é um dia fazer um site para fazer um acervo desses jogos clássicos que estão aqui guardados na minha máquina até hoje também com o objetivo de resgatar esses tempos nostálgicos que tivemos com o RPG Maker 2000 e 2003.

E os canais que eu recomendo nesse quesito de jogos é o OneLoneCoder que mencionei antes e também o canal do Leo Ono, ele é brasileiro e ele sempre mostra alguma zueira que ele faz tanto no Java quanto no Assembly. Eles têm muito a agregar, vale a pena dar uma conferida!

Bento: Essa é de praxe, mas sempre faço essa pergunta aos meus entrevistados. Como professor, jogador e aspirante a desenvolvedor, acredito que os Games podem ser usados como ferramentas educacionais, especialmente em metodologias relacionadas à tecnologia da informação, como um grande apoio para a aprendizagem. Acredita que isso seja possível? Jogou algum game educacional? Já pensou em desenvolver algum jogo com temática educacional?

Dr.XGB:
Eu também acredito que o jogos educativos também ajudam muito para apoiar a aprendizagem. Não somente os educativos mas os jogos em geral eles podem te ensinar algo de forma indireta, por exemplo, eu adquiri uma boa base no inglês jogando Donkey Kong's Country 3 quando era criança. Tinha um dicionário de inglês lá e toda palavra que eu lia nos textos eu procurava saber o que aquilo significava.

Não me lembro se eu joguei algum jogo educacional anteriormente, provavelmente já. Se aquele joguinho do Google de Tower Defense onde você derrota os hackers respondendo questões sobre segurança digital contar então acho que sim, kkkkk !!

No momento não pretendo lançar jogos educacionais. O que eu costumo fazer é pegar projetos inacabados e publicar para que as outras pessoas possam estudar o meu código, mas aí é uma educação voltada somente para os desenvolvedores e não para um âmbito geral.

Bento: Agradeço muito pela oportunidade e deixo em aberto para mencionar alguma novidade sobre o seu canal ou mesmo um recado ou conselho que gostaria de passar adiante?

Dr.XGB:
Eu que agradeço o convite, meu irmão! Foi muito legal poder participar deste quadro e poder compartilhar um pouco de nossas experiências e mostrar que se você pensa que fracassou só porque tinha um projeto e cancelou, você pensou errado. O que a gente mais faz nessa carreira de desenvolvedor é cancelar projetos. Olha o meu caso: 15 anos de experiência e foi oficializar a publicação de um jogo só agora.

Isso quer dizer que nunca devemos desistir, cedo ou tarde a gente consegue montar um projeto bem legal. A dica que eu dou (coisa que não fiz antes) é: comece com projetos simples. Começa com um clone de Pong, Breakout, coisas simples, para depois você partir para algo complexo. No caso do RPG Maker você pode começar com pequenas quests, um jogo rapidinho, ou até mesmo fazer igual o Bendy and the Ink Machine: divida seu jogo em capítulos. Se até Duke Nukem fez isso antigamente, por que você não pode fazer? Quando a gente trabalha aos poucos, temos tempo suficiente para instigar tudo àquilo que aprendemos e às vezes não ficamos presos naquele projeto com aquela auto cobrança de ter que terminar o jogo logo, tornando a experiência cansativa, e aí a gente desiste e cancela o projeto, digo por experiência própria. Quis começar fazendo um jogo enorme com um monte de recursos e no meio do caminho eu desisti porque eu não comecei do começo. Ultimamente as pessoas não tem muito tempo para jogos longos, então você fazendo algo que seja rápido, se o pessoal gostar, você continua o projeto.

Aproveito o espaço também para convidar vocês a se inscrever no meu canal, onde temos um curso de RPG Maker 2000 completão. O segundo módulo começará este mês, já gravei a primeira aula que será sobre o RTP. ele vai acontecer paralelamente com o meu quadro de Dicionário de Eventos, onde eu abordo com detalhes cada um dos 90 comandos que o RPG Maker 2000 lhe oferece.

E se você não curte RPG Maker, não faz mal, se inscreve mesmo assim pois o canal não será voltado somente ao RPG Maker, ainda tem muita novidade surgindo aí! =D Muito obrigado mais uma vez, Bento, pelo convite e vejo vocês no YouTube e aqui no Condado Braveheart!

Última edição:
Olha eu aí!
Muito Obrigado pelo convite, Bento!
Bate-papo dahora demais. Foi uma honra participar =D

Dr Cenoura não pude justificar o texto, pois foi no limite kkkkkkkkkkkk!!!!
:bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:

Tenho me esforçado muito para estudar o código-fonte dele pois, o Bananen-joe é alemão e os documentos estão todos no idioma nativo dele. Deu-me até vontade de fazer um curso de alemão pois é um idioma que eu acho muito da hora. Ele deixou muita coisa registrada, até mesmo um checklist de futuras melhorias para a versão 2.1 tinha lá.

Não só isso, mas também tenho vontade de montar minha própria engine. Ainda não sei se farei em Java ou em C++ ou para os dois. O Java eu enfrento o problema dele ser tão alto nível que eu não consigo trabalhar diretamente com o processador e com a memória da máquina, o que é compreensível já que o Java não é uma linguagem 100% compliada, ela precisa da JVM para interpretar os byte codes para enfim executar. Isso torna a sua aplicação totalmente portável.

Por outro lado, o C++ possuem bibliotecas e diretivas que te permitem acesso direto ao hardware por ser uma linguagem totalmente compliada, porém a portabilidade da sua aplicação será um pouco mais trabalhosa. Portanto fico nesse dilema.

E então quando a engine estiver pronta, pretendo lançá-la e produzir vídeos com ela. Esse formato eu me inspirei em um canal britânico chamado OneLoneCoder, onde ele desenvolveu sua própria engine em C++ e monta vários exemplos de jogos e sistema que você consegue fazer. Isso foi uma coisa que me deixou muito animado e creio que o pessoal vai curtir muito também.

Que exemplos sensacionais @Dr.XGB
Muito obrigado por proporcionar relatos e ideais motivadores para todos. Muito sucesso!

Voltar
Topo Inferior