🤔 Para Refletir :
"Reduz o tamanho desse jogo aí... não tenho espaço... *snif*"
- Delayzado

[ESTUDO] Perspective Mapping

lem4fia

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Março de 2017
Postagens
68
Bravecoins
0
Olá companheiros, estou estudando formas de elaborar mapas com tecnicas de desenho em perspectiva para dar aquele tom de profundidade no cenário, comecei com um estudo tentando fazer um cenário com uma escada, sei que não está muito bonito mas foi mais pra testar mesmo. Alguém ja pensou em algo parecido antes?
Primeiro criei um esboço da escada:
moldeescada.png

Depois fui tentando mapear a escada:
escada.png

Entao fui fazendo o resto do mapa:
mapacomescada.png

E o cenário "finalizado":
mapacompleto.png

Opiniões?

Interessante, me parece ser um método de composição bem original e os resultados estão bons. A princípio achei que você queria fazer algo isométrico, mas me enganei, realmente é usado tiles 2D para simular a dimensão de perspectiva, exatamente o que falta no isométrico.

Isso em matemática aumenta drasticamente o número de cálculos e matrizes para chegar no resultado (já estudei o 3D a fundo do ponto de vista matemático), e você conseguiu desafiar isso com técnicas de desenho em perspectiva. Estou surpreso!

Claro, seria dificil usar no RPG Maker, talvez em sistema 2D/3D misto como usavam nos jogos de PS1 talvez funcione bem, já que por sprites nunca ficaria bom fazer um corredor assim, um vão com tanta coordenada z, se me entende.

Aconselho também deixar o contorno dos objetos, principalmente construções, o mais nítido o possível. Um efeito tipo Oclusão de Ambiente (Essas sombras em volta dos objetos os destacando) teria que ser aplicado com muito mais cuidado, e as sombras, principalmente se tiver que projetá-las em ângulo (seria o ideal, Sombras Volumétricas), seria essenciais para dar mais sensação de realidade.