🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

Eventos que caçam o jogador e interagem entre si (igual o sistema de Mount & Blade)

Linkmain22 Masculino

Novato
Membro
Membro
Muito Real
Juntou-se
08 de Janeiro de 2021
Postagens
10
Bravecoins
37
Tive e essa ideia e não sei como executá-la.
Basicamente, nesse jogo teriam grupos que poderiam ser inimigos ou neutros em relação ao jogador, que dependendo da sua relação com a facção da mesma, perseguisse ou ignorasse o jogador (meu problema é criar o sistema de movimento e interação, não o sistema de facções). Esses grupos que ficam no mapa também iriam interagir entre si, como por exemplo, um grupo de bandidos persegue uma caravana de comércio, mas foge de exército real. Uso o RPG MAKER MV.
Agradeço a atenção de todos.

Isso não é tão difícil de se fazer não. O que seria necessário é saber exatamente que tipo de interações se deseja que os eventos realizariam. Outra coisa a se ter em mente é que se o número de eventos for muito grande isso pode causar alguma lentidão no jogo (muitos processos paralelos geralmente causam alguma lentidão).

Na verdade eu uso um script que faz algo um pouco parecido com isso que vc mencionou (de forma simplificada). Na verdade são cerca de três scripts que combinados fazem isso no meu jogo "A busca pelas Guerreiras Mágicas". Se você não tiver muita pressa podemos voltar a conversar sobre isso assim que eu publicar a edição revisada deste jogo.

Isso não é tão difícil de se fazer não. O que seria necessário é saber exatamente que tipo de interações se deseja que os eventos realizariam. Outra coisa a se ter em mente é que se o número de eventos for muito grande isso pode causar alguma lentidão no jogo (muitos processos paralelos geralmente causam alguma lentidão).

Na verdade eu uso um script que faz algo um pouco parecido com isso que vc mencionou (de forma simplificada). Na verdade são cerca de três scripts que combinados fazem isso no meu jogo "A busca pelas Guerreiras Mágicas". Se você não tiver muita pressa podemos voltar a conversar sobre isso assim que eu publicar a edição revisada deste jogo.
A interação que me refiro é o comportamento de perseguir e fugir, e quando dois NPCs se encontram, ficam parados um na frente do outro "lutando", basicamente ficam estáticos e um "auto resolve" decide quem ganha. Vou dar um exemplo do M&B, suponhamos que tenha um grupo de 22 mountain bandits e a party do player com 5 swadian recruits, naturalmente os bandidos vão começar a perseguir o player. Pro azar deles aparece ninguém menos que o rei Harlaus e seu exército de 170 soldados, que é neutro em relação ao player, mas naturalmente inimigo dos bandidos, então o exército swadiano iria persegui-los, que por sua vez iriam desistir de seguir o player e fugir. Se forem pegos, vai ter o "auto resolve" que vai decidir as casualidades, nesse exemplo, se desse muito azar, Harlaus perderia 2 ou 3 de seu soldados, mas normalmente sairia com seu exército ileso.
Basicamente, a "interação" é perseguir, fugir e iniciar batalhas.
Tenho todo o tempo do mundo, esse meu projeto não é um jogo comercial, patrocinado ou algo do tipo, é só uma coisa que comecei a fazer num dia que bateu aquela inspiração.
Agradeço pela sua disposição em me ajudar, retribuirei de alguma maneira.

Eu devo terminar minhas tarefas em uns 10 dias. Dai to livre pra matutar a respeito dessa questão. Achei interessante essa sua ideia, se a gente conseguir fazer algo próximo disso seria bem legal. Acho que não custa tentar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho que então o que vc precisa é simular uma batalha entre duas ou mais tropas correto?
Vamos pensar assim:

Vamos chamar cada evento /personagem de "unidade". Um evento = 1 unidade.
Cada tropa é composta por 1 ou mais unidades.

Então poderíamos ter 2 tropas inimigas entre si. Só pra começar a pensar em como modelar esse simulador. Nesse exemplo cada tropa contém 3 unidades.

Pergunta 1: Você quer que as tropas atuem sozinhas ou quer que elas obedeçam aos comandos do jogador?

Acredito que a primeira coisa a fazer éconseguir que cada unidade reconheça quem são seus aliados e quem são seus inimigos. Se for assim é preciso definir um alcance para que cada unidade "enxergue" outra unidade.

Seu problema foi resolvido no RPG Maker XP. Porém, como o vídeo mostra, vai ficar travado. RPG Maker não foi feito pra batalhas dinâmicas. Se quiser aproveitar ao máximo este estilo, a Unity é logo ali.

Versão no MV. Download Atualizado

Cara, isso é muito maneiro.... Não baixei o plugin mas só de ver o vídeo já da pra se empolgar!

Pergunta 1: Você quer que as tropas atuem sozinhas ou quer que elas obedeçam aos comandos do jogador?
As tropas teriam 100% de autonomia, o único controle que possivelmente teria no jogo, seria se eu colocasse um sistema que permitisse o player ser rei e comandar os vassalos, o que realmente não é algo que necessariamente vai estar no jogo.
Acredito que a primeira coisa a fazer éconseguir que cada unidade reconheça quem são seus aliados e quem são seus inimigos. Se for assim é preciso definir um alcance para que cada unidade "enxergue" outra unidade.
Sim e eu não tenho a minima de idéia de como vou fazer isso. Outra coisa que eu também não estou conseguindo achar solução é geração aleatória de tropas, não necessariamente aleatória poderiam ter umas 50 variações da party de bandidos por exemplo, mas se é possível "spawnar" eventos no mapa então é pura ignorância minha.

Última edição:
Seu problema foi resolvido no RPG Maker XP. Porém, como o vídeo mostra, vai ficar travado. RPG Maker não foi feito pra batalhas dinâmicas. Se quiser aproveitar ao máximo este estilo, a Unity é logo ali.

Versão no MV. Download Atualizado
Planejo fazer um sistema clássico de RPG, mas tenho que admitir que depois de ver esses videos deu aquela vontade de implementar os plugins. Obrigado pela ajuda aliás.

Eu andei pensando em como fazer isso. Cheguei a rascunhar alguma coisa "pra começar" e acho que ficou bom. O que fiz até então foi:

1) Você pode criar uma lista de facções;
2) Pode classificar cada evento do mapa como pertencente a uma dessas facções.

O próximo passo será fazer com que cada unidade da tropa possa diferenciar outras unidades da mesma tropa, e unidades de uma tropa diferente. Acho que depois que eu conseguir isso já osso postar algum resultado pra vc dar uma olhada e poder opinar no que fazer a seguir.

Eu andei pensando em como fazer isso. Cheguei a rascunhar alguma coisa "pra começar" e acho que ficou bom. O que fiz até então foi:

1) Você pode criar uma lista de facções;
2) Pode classificar cada evento do mapa como pertencente a uma dessas facções.

O próximo passo será fazer com que cada unidade da tropa possa diferenciar outras unidades da mesma tropa, e unidades de uma tropa diferente. Acho que depois que eu conseguir isso já osso postar algum resultado pra vc dar uma olhada e poder opinar no que fazer a seguir.
Cara vc não sabe o quanto vc tá me salvando, de todas as ideias que eu tive pra colocar no jogo, essa foi a unica que eu não tinha nem uma pequena noção de como colocar em prática.

Relaxa ... Eu só não pego pra fazer já pq preciso mesmo temrminar outras coisas. Mas na medida do possível vou desenvolvendo essa ideia. Só não tenha esperança de ficar um negócio topzera que nem o plugin que o colega aí postou. Eu não sou programador, apenas "dou meu jeito".

- Nossa esse plugin de "RTS" ficou muito interessante, o desenvolvedor parece Chinês, talvez fazer um RTS ao pé da letra não seja tão viável por conta das limitações da Engine, mas para quem sabe momentos de outro game maior, controlar esquadrões ficaria bem daora!

Relaxa ... Eu só não pego pra fazer já pq preciso mesmo temrminar outras coisas. Mas na medida do possível vou desenvolvendo essa ideia. Só não tenha esperança de ficar um negócio topzera que nem o plugin que o colega aí postou. Eu não sou programador, apenas "dou meu jeito".
Só é necessário um sistema pra controlar os grupos de inimigos no overworld, o sistema de batalha vai ser um de turnos mesmo, quanto mais bagunçada, sem sentido e difícil de aplicar for sua solução, mais parecida com o resto do jogo ela vai ser, então não precisa polir muito não, qualquer coisa eu me viro pra aprender o que for preciso.

Voltar
Topo Inferior