🤔 Para Refletir :
"Um(a) Desenvolvedor(a) é do Mal... Quando desenvolve Demo e mais Demo... E no fim outra Demo."
- BENTO

Evolução do Criador - Legion Saga

HammerStrike Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Um dia eu termino. Oooouu será que não?
Juntou-se
13 de Novembro de 2016
Postagens
170
Bravecoins
101
Área
Pixel Art
Motor de jogo
RPG Maker VX Ace
[size=24pt]EVOLUÇÃO DO CRIADOR - LEGION SAGA

Olá leitor, escrevo esse pequeno texto com intuito de causar reflexão nos novos e antigos criadores de jogos que sempre estão por ai. Existe uma situação que me parece ser recorrente dentro do RPG Maker, a falta de curva de evolução de um criador, as vezes notamos uma pessoa que começou a criar jogos agora e em seguidas vimos que ela criou vários jogos que são todos iguais a sua primeira criação, um comodismo por parte de muito. Em outra ponta, temos os perfeccionistas que nunca fizeram nenhum jogo mas estão com projetos intermináveis, sempre sendo polidos cada vez mais. No meu ponto de vista as duas situações são problemáticas tanto para o criador quando para a comunidade, obvio que cada um faz o que quer e eu não sou dono da verdade mas como disse no inicio, estou propondo uma reflexão, e para mostrar o meu ponto de vista vou usar a series de jogos dividida em 3 partes, Legion Saga.

JFkkah8.png

Essa trilogia foi toda criada no RPG Maker 2000 pelo autor Kamau, os jogos tratam de intrigas politicas e militares que chegam a passar anos de conflito. Nesses jogos podemos observar bem a evolução do autor na hora da produção, jogando cada um dos jogos veremos melhores na parte visual, nas animações, cutscenes e enredo que vai ficando cada vez mais robusto ao passar dos jogos, inclusive seu save do primeiro jogo pode ser jogado em Legion Saga 2. Abaixo editei algumas imagens dos jogos Legion Saga 1,2 e 3 respectivamente para se ter uma ideia de os jogos foram melhorando.

04dWVvr.png

---
GvwX0Ny.png

---
zVVa10u.png

---​

Em todas os aspectos temos melhorias e em Legion Saga 2 e 3 existem mecânicas bem legais de game play que jogos de Maker atuais não tem coragem ou criatividade para fazer. Em Legion Saga 3 por exemplo podemos recrutar diversos membros para o grupo e ainda temos momentos muito marcantes como os duelos com os generais.

Curiosidades:
Legion Saga 1, 2 e 3 São respectivamente de 2001, 2002 e 2003. (Isso mesmo)

Outra coisa que acabei descobrindo é que o autor estava planejando dois spin off para a saga com "Legion Saga R" que se tratava de um remake do primeiro jogo e "Curse of Silence", sendo este ultimo um jogo de ação no estilo Zelda. Os dois jogos foram cancelados porque na época o autor estava se afastando de jogos de RPG 2D e começou a investir em jogos 3D. As demos ainda podem ser jogadas mas vale lembrar que não existe final nesses spin-off's.

Legion Saga MV

YkntVSh.png

Descobri no site rpgmakerweb.com que existe um novo projeto de remake de Legion Saga sendo feito por Arcmagik e com autorização do Matt/Kamau, o jogo está sendo refeito no RPG Maker MV com o título de Legion Saga MV. Algumas das características que chamam atenção é o fato de ele usar de recursos e personagens de Legion Saga 2 e 3 para agregar a historia do primeiro jogo, adicionando por exemplo o sistema de Duelo e o Castelo/Base dos Legionários, outra coisa interessante é a quantidade de personagens enorme que terá o game.​

CKFIasT.png

Curioso como está franquia tem muitos fãs até hoje no mundo do RPG Maker. Segundo o tópico parece que já existem planos para criar remakes também de Legion Saga 2 e 3, vamos torcer para que esse projeto continue firme até ser concluído.

Abaixo o link referente ao Legion Saga MV
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/legion-saga-mv.67553/

Dando uma olhada na internet eu achei alguns vídeos de gameplay desse clássico do RPG Maker 2000, vou deixar aqui em baixo pra quem quiser dar uma olhada.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jEdKnXwTlXo&t=269s[/youtube]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0riSFcqvPDo&t=324s[/youtube]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=j7f8vUzO0gk&t=137s[/youtube]​

Considerações Finais

Já estava afim de fazer esse post faz um tempo, já comentei sobre isso no CRM certa vez mas não tinha detalhado meu pensamento. Acredito que devemos nos espelhar também em outros autores de RPG Maker também, e não apenas em jogos das grandes empresas.

Se você tiver algum ponto diferente, outro forma de pensar diga o que acha. Obrigado por ler, até.

DOWNLOADS

Legion Saga 1,2 e 3:
https://mega.nz/#F!F4QHHLpT!UpeE5eiEZXVEScn_ZTb2Kw
Legion Saga R
http://www.mediafire.com/file/zl7v1je9zmavkb9/Legion+Saga+R.rar
Curse of Silence
http://www.mediafire.com/file/l3gdjtdc8rbb4m6/Curse+of+Silence.rar

Existe uma situação que me parece ser recorrente dentro do RPG Maker, a falta de curva de evolução de um criador, as vezes notamos uma pessoa que começou a criar jogos agora e em seguidas vimos que ela criou vários jogos que são todos iguais a sua primeira criação, um comodismo por parte de muito. Em outra ponta, temos os perfeccionistas que nunca fizeram nenhum jogo mas estão com projetos intermináveis, sempre sendo polidos cada vez mais. No meu ponto de vista as duas situações são problemáticas tanto para o criador quando para a comunidade, obvio que cada um faz o que quer e eu não sou dono da verdade mas como disse no inicio, estou propondo uma reflexão, e para mostrar o meu ponto de vista vou usar a series de jogos dividida em 3 partes, Legion Saga.

Excelente artigo [member=929]HammerStrike[/member]

Muito Interessante... Pode acontecer como no meu caso com o projeto educacional "Perfect Math", pois a proposta era apenas um jogo contendo o conteúdo do Ensino Fundamental II, no entanto preferi dividir em dois jogos... Mudando apenas os conteúdos e mantendo, músicas, efeitos sonoros, gráficos, cutscenes etc... Depende muito, mas realmente é um belo artigo para debater. Parabéns pela iniciativa!     

Legion Saga (os três) foram uns dos meus primeiros contatos com o Maker, lá em meados de 2003~04. Vinham como alguns jogos de exemplo em uma revista da digerati acompanhando o cd instalador do RPG Maker. Ótimo exemplo de produções antigas de qualidade!

A curva de evolução do criador é muito bacana de se observar, e realmente cabe a reflexão de como funciona a experiência de um Maker e sua evolução como criador. Mas antes de refletir sobre isso é bacana pensar que nem todo mundo mexe com o RPG Maker (ou outras ferramentas de criação de jogos indie) tem a pretensão de se profissionalizar na área, então muitas vezes justamente essa situação faz com que o criador de jogos "amadores" careça de buscar qualificação.

Eu mesmo sou um bom exemplo disso. Mexi muitos anos com o RPG Maker e na adolescência evolui muito em relação as necessidades que precisava suprir para elaborar um bom jogo. Mas não dei continuidade a essa busca por aperfeiçoamento. Tudo bem que o salto de Orca I para o Orca III (que já já sai, universo que me ouça, rsrsrs!) é bem grande, mas ainda assim, na minha vida profissional sou de uma área bem diferente da produção de jogos, o que me distanciou de qualquer qualificação em relação a muitos aspectos necessários em um jogo digital. Meu projeto de agora tem quase que sua totalidade de recursos originais, mas sou resoluto em dizer que, dentro dos meus limites, faço o possível e o impossível para trazer algo satisfatório. Ainda assim minhas habilidades com pixel art são limitadíssimas, não sei desenhar, compôr trilha sonora ou mexer com scripts, e muito provavelmente as habilidades que tenho hoje não passarão do que existe agora, pois são resquícios de um grande lazer na minha infância e adolescência, e hoje não tenho mais tempo livre para investir nessa evolução, por mais que desejasse trazer algo mais "meu" para os projetos atuais. O RPG Maker para mim se tornou um lazer, e até houve um momento da vida que pensei em seguir a carreira de desenvolvimento, mas não foi o caso, consequentemente minha curva de aperfeiçoamento se torna menos alavancada se comparado a esses meninos que já estão até levando projetos para grandes feiras de jogos (o que por sinal, é muito lindo de se ver! Antigamente não se via esse tipo de coisa nas comunidades de RPG Maker!). Acho que a questão que levantei vale para mais pessoas que, como eu, tem o Maker, hoje, como um lazer e não como um start na vida profissional... Aí vemos os projetos muito parecidos sem grandes aperfeiçoamentos técnicos. Nem certo nem errado, só uma situação particular de quem encontra em algo como o RPG Maker outros objetivos, como a tentativa de contar uma história, ou uma válvula da correria do cotidiano.

Ainda que por lazer, sou a favor de buscar conhecimento, eu mesmo sempre faço o possível para me aproximar como posso dos grandes projetos que acompanho por aí, onde é perceptível o comprometimento e a seriedade dos criadores independentes. Para mim, ainda que seja um lazer, acredito que se fazemos um jogo e queremos que ele seja apreciado precisamos ao menos trazer um conteúdo desejável ao público. Então, creio que a curva de experiência sobe na medida em que o maker percebe que, com conteúdo de maior qualidade, será ouvido por mais pessoas. E se for o caso de se profissionalizar na área, creio que o patamar de qualidade suba além do esperado nas comunidades amadoras. Esse tipo de discussão não se via há uns 10 anos atrás aqui no Brasil. Era mais comum encontrar jogos totalmente RTP, produzidos em massa pela simples vontade de fazer um jogo como os dos Videogames. A comunidade maker deu uma diminuida enorme, ao mesmo tempo, vejo mais projetos levados bem mais a sério agora do que na época do grande boom da ferramenta.

Gostei da reflexão, tópico bem bacana!

Abraços! :)

O caso da evolução nessa trilogia me lembra outra que foi clássico do RPG Maker brasileiro, os Saiyajins 1, 2 e 3, do MtsPower.

Matt RvdR comentou:
Esse tipo de discussão não se via há uns 10 anos atrás aqui no Brasil. Era mais comum encontrar jogos totalmente RTP, produzidos em massa pela simples vontade de fazer um jogo como os dos Videogames
Eu acho que isso é o mais importante: Fazer jogos que divirtam as pessoas, independente de ser um jogo toscão e lotado de defeito, como os primeiros do MtsPower, ou que seja algo super-profissional feito por estúdios experientes. Há cerca de uma década e ainda hoje eu almejo ser como esses Makers de sucesso, como o [member=916]Matt RvdR[/member] e o MtsPower.

Por isso que sou bastante contra a profissionalização e/ou a Steam serem os objetivos obrigatórios de todos esses Makers da nova era, especialmente quando eles resolver cobram para jogar seus jogos, já que isso cria barreiras para muita gente aproveitar vários jogos Maker.

Ah, como eu queria pegar uma máquina do tempo e voltar para a era dourada do RPG Maker...

[member=929]HammerStrike[/member] , gostaria de parabenizá-lo. O artigo está de ótima qualidade e aborda uma questão que aparentemente, parece não nos incomodar, mas que pode acabar causando um ou outro problema na produção. Bem observado, como sempre.

Hammer mandando ver na discussão e dando um tapa na cara dos enrolados! haha
Você levantou dois pontos extremos e dominantes na área maker: Os que terminam vários e não evoluem nada, e os que nunca terminam o polimento e acabam desistindo do projeto. No centro desse caos existem os raros, que terminam um projeto, num ponto de equilíbrio entre o polimento e o tempo de entrega.

A série que você trouxe aí com os 3 jogos mostra bem isso. Eu nunca joguei, mas dei uma olhada nos gameplays de ontem pra hoje. De fato a melhoria é visível. Eu só fiquei com uma dúvida, [member=929]HammerStrike[/member]. Você tem informação de quanto tempo ele gastou em cada projeto? ou pelo menos a data de lançamento de cada um?

Bruce Azkan comentou:
Hammer mandando ver na discussão e dando um tapa na cara dos enrolados! haha
Você levantou dois pontos extremos e dominantes na área maker: Os que terminam vários e não evoluem nada, e os que nunca terminam o polimento e acabam desistindo do projeto. No centro desse caos existem os raros, que terminam um projeto, num ponto de equilíbrio entre o polimento e o tempo de entrega.

A série que você trouxe aí com os 3 jogos mostra bem isso. Eu nunca joguei, mas dei uma olhada nos gameplays de ontem pra hoje. De fato a melhoria é visível. Eu só fiquei com uma dúvida, [member=929]HammerStrike[/member]. Você tem informação de quanto tempo ele gastou em cada projeto? ou pelo menos a data de lançamento de cada um?

Boa Pergunta [member=426]Bruce Azkan[/member] ! Dei uma pesquisada e descobri a data dos jogos, Legion Saga 1, 2 e 3 São respectivamente de 2001, 2002 e 2003. (Isso mesmo)

Outra coisa que acabei descobrindo é que o autor estava planejando dois spin off para a saga com "Legion Saga R" que se tratava de um remake do primeiro jogo e "Curse of Silence", sendo este ultimo um jogo de ação no estilo Zelda. Os dois jogos foram cancelados porque na época o autor estava se afastando de jogos de RPG 2D e começou a investir em jogos 3D. As demos ainda podem ser jogadas mas vale lembrar que não existe final nesses spin-off's.

Legion Saga R
http://www.mediafire.com/file/zl7v1je9zmavkb9/Legion+Saga+R.rar
Curse of Silence
http://www.mediafire.com/file/l3gdjtdc8rbb4m6/Curse+of+Silence.rar

Em breve irei adicionar essas informações lá em cima.

Cara, olha isso. É um jogo BEM FEITO por ano. Concluído, lançado, nada de projeto só com demo. E ainda com o diferencial que, pelo que vi nos vídeos, ele saia da zona de conforto e conseguia evoluir no desenvolvimento.

O que você encontrou sobre ele ter partido pro desenvolvimento 3D deixa isso claro. Muito bom, um exemplo e tanto. Eu tô baixando os 3 aqui e se eu realmente gostar dos jogos vou dar uma olhada nas demos, que com certeza mostram ainda mais evolução.

Projetos assim inspiram a gente. Obrigado por trazer esse conteúdo pra cá, Hammer!

Legion Saga MV
Oi pessoal, venho complementar o texto com novas informações sobre Legion Saga! Também vou adicionar essas infos no tópico principal.

YkntVSh.png

Descobri no site rpgmakerweb.com que existe um novo projeto de remake de Legion Saga sendo feito por Arcmagik e com autorização do Matt/Kamau, o jogo está sendo refeito no RPG Maker MV com o título de Legion Saga MV. Algumas das características que chamam atenção é o fato de ele usar de recursos e personagens de Legion Saga 2 e 3 para agregar a historia do primeiro jogo, adicionando por exemplo o sistema de Duelo e o Castelo/Base dos Legionários, outra coisa interessante é a quantidade de personagens enorme que terá o game.

CKFIasT.png

Curioso como está franquia tem muitos fãs até hoje no mundo do RPG Maker. Segundo o tópico parece que já existem planos para criar remakes também de Legion Saga 2 e 3, vamos torcer para que esse projeto continue firme até ser concluído.

Abaixo o link referente ao Legion Saga MV
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/legion-saga-mv.67553/

Cara, eu tinha pensado nisso enquanto lia este tópico da primeira vez. "Esse jogo merece um Remake, pena que eu só tenho dois braços e 4 horas de sono". Mas nem me dei ao trabalho de pesquisar pra ver se já estavam pensando em algo.

Eu acho que é um desafio e tanto, ainda mais pelo fato de ele estar aproveitando muita coisa do original.

Eu vi que ele citou estar usando plugins do [member=1152]Hudell[/member], será que foi só encontrado ou eles se conhecem? XD

Hudell comentou:
Bruce Azkan comentou:
Eu vi que ele citou estar usando plugins do [member=1152]Hudell[/member], será que foi só encontrado ou eles se conhecem? XD
Nope.

Poxa, achei que você ia poder trazer mais um amiguinho maker pra gente! Os projetos dele são muito bons. E pelo tempo de casa lá no fórum oficial deve ter muito a compartilhar.

Bruce Azkan comentou:
Hudell comentou:
Bruce Azkan comentou:
Nope.

Poxa, achei que você ia poder trazer mais um amiguinho maker pra gente! Os projetos dele são muito bons. E pelo tempo de casa lá no fórum oficial deve ter muito a compartilhar.

Seria legal né. Vai que alguém resolver fazer a versão BR.

Voltar
Topo Inferior