🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

Existem pérolas feitos em RPG Maker?

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá condado!
Faz tempo que não provoco os moradores do condado com um debate.​
Muito bem, vamos começar com: Existem as pérolas do RPG Maker?​
Se sim quais são elas e o porquê podemos considerara-los como perolas?​
O RPG Maker é berço de ótimos jogos, conhecidos por todos, e de grandes pérolas, que são conhecidas por quase ninguém, mas que valem a pena serem jogados. Será?​
Eu considero o Cálice Sagrado desenvolvido pelo Hector MG. Barbossa um grande clássico, mas ele é uma pérola?
Diga lá! Quais jogos que vocês considera uma pérola?

Última edição:
Em toda essa minha longa passagem pelas comunidades makers, eu vi muitos projetos sendo desenvolvidos. A maioria, infelizmente cancelados ou com o seu desenvolvimento deixado em hiato eterno. Dentre eles, vale destacar um grande projeto que tinha tudo pra ser uma lenda, caso fosse concluído:

Rise of the Dragon Souls - sinchross

O projeto estava sendo desenvolvido no RPG Maker VX Ace, e conta com um visual que era fora do padrão para a época (ainda o é hoje, considerando as limitações da engine). De tudo, o capricho foi o que mais fez o projeto ser tão bonito.

Stray Cat Crossing é um jogo feito no Vx Ace que eu acompanhei desde o começo do desenvolvimento, tem uma arte muito linda, e a história tem um plot twist no final que você fica "woow".

É um jogo que eu considero uma pérola do Maker, recomendo a todo mundo que goste de uma trama de suspense com um pouco de terror e puzzles bem pensados.
Ha, e a OST do jogo é maravilhosa.

Não precisa ir longe para falar de um que tenho, ganhei vários anos atrás na Steam, comecei a jogar e estou achando muito bom: To the Moon.

Ele é um jogo de RPGXP com um nível de acabamento fora do comum, e uma história muito emocionante e bem escrita. Acredito que ele seja muito bem reputado entre os jogos indies, realmente é algo que salta às vistas.

Há vários outros (muitos citados pela revista na edição 2), mas o principal problema que eu vejo é que por excesso de ambição muitos bons projetos que tinham tudo para ser épicos, são cancelados ou colocados em hiato eterno.

Muito obrigado pela contribuição @Eliyud

Cara não conhecia esse projeto Rise of the Dragon Souls. Não saberia dizer que estava sendo desenvolvido no RPG Maker VX Ace. Excelente!

Também não conhecia Stray Cat Crossing muito obrigado pela contribuição @Dr@gon!

Esse sim eu conheço e joguei. Muito obrigado pela contribuição @Rafael_Sol_MAKER

Há vários outros (muitos citados pela revista na edição 2), mas o principal problema que eu vejo é que por excesso de ambição muitos bons projetos que tinham tudo para ser épicos, são cancelados ou colocados em hiato eterno.

Muito interessante sua observação, já vejo uma coluna com esse tema.

Eu posso fazer um texto gigante sobre isso, existem inúmeras pérolas feitas no Rpg Maker, como os jogos: OFF, Space Funeral, Hylics, Middens, a lista é grande. Mas um jogo se destaca na minha opinião.

Lisa The Pointless pra mim é o melhor jogo de RPG Maker já feito, o jogo usa muito bem a engine, sabendo as suas limitações. O acabamento é incrível, gráficos bons, ambientação excelente e uma trilha sonora bem diferente, mas que funciona bem com o jogo.
Pode parecer ser puxação de saco, mas de fato é um jogo que me surpreendeu muito, e serve como minha maior inspiração. E isso tudo ainda vai melhorar, o jogo está perto de receber uma atualização que refina ele completamente.
2046668-pdcqx97x-v4.jpg

2046671-kqvynp5r-v4.jpg

Em toda essa minha longa passagem pelas comunidades makers, eu vi muitos projetos sendo desenvolvidos. A maioria, infelizmente cancelados ou com o seu desenvolvimento deixado em hiato eterno. Dentre eles, vale destacar um grande projeto que tinha tudo pra ser uma lenda, caso fosse concluído:

Rise of the Dragon Souls - sinchross

O projeto estava sendo desenvolvido no RPG Maker VX Ace, e conta com um visual que era fora do padrão para a época (ainda o é hoje, considerando as limitações da engine). De tudo, o capricho foi o que mais fez o projeto ser tão bonito.
Nossa, realmente os projetos do Sinchross sempre me estigaram muito, alem do Rise of the Dragons souls, ele "fez" a prequel que seria o darkness ascension, e tbm chegou a desenvolver o "the Hollow" todos com a mesma pegada do "rise", infelizmente ele desistiu de todos, essa infelizmente é a sina da maioria dos bons projetos, mas jogos bons, não precisam de fato serem revolucionários, minha lista de jogos favoritos do rpg maker, são relativamente simples.

vou colocar o link pra comprar caso exista ok.

1° Helen's Mysterious Castle

2° Atonement

3° Echoes of Aetheria

4° Violated Heroine (H-game)
Embora seja um jogo hentai, o jogo é extremamente bem feito.

5°Shygirls (vale a menção a Erinye, do mesmo criador, porem ele nunca terminou)

Estes são jogos que considero perolas pra mim, embora vários outros forma memoráveis, estes me marcaram de forma significativa.

OPA OPA ALGUEM AI FALOU DE PEROLA MAKER? UEHUEHUEHUEH

Bem eu poderia citar aqui uma enxurradas de projetos promissores que entraram em falência no maker. Mas sinceramente particularmente para mim perolas são aquelas que terminaram e foram até o final com seus projetos (que por sinal são otimos) mas bora pra listinha e detalhe que aqui vou citar jogos free nada de pagar ueheuh.

TRILOGIA ORCA: criado por MattRvdr Orca (pelo menos até onde me recordo) é a maior referencia de jogo Brasileiro de excelente qualidade feito pelo maker. Muita gente da era de ouro tem uma enorme admiração por matt, por não só terminar um projeto e faze-lo bem feito e inovador, mas chegar a concluir 3 JOGOS!! Fazendo assim um dos poucos games makers que possuí sequencias de jogos lançadas. To deixando ai uma gameplay do game mais conhecido e amado da franquia pela galera no geral (e pelo autor tbm hehe)

OFF: Criado por um belgico com o nick name de Mortis Ghost, OFF com a passagem do tempo acabou se tornando uma das maiores referencias de jogos feitos pelo maker no mundo todo, tendo tido até mesmo traduções em diversas linguas para quem quisesse jogar em sua linguá (incluindo portugues hehe) Varias fã games foram criadas em cima deste jogo (SIM FÃ GAMES DE JOGOS MAKERS!!) além de vários outros jogos indies que vieram depois terem se inspirado nele, o autor até teve uma entrevista na Make the RPG (atual Make the Game) comigo na 18º edição ksks

E por fim mas não menos importante o game que pra mim é o maior exemplo de jogo maker da historia da comunidade. Nocturne Rebirth foi criado por um japa em parceria a Ruruga (um dos maiores artistas de recursos graficos de RPG Maker já conhecidos) para fazerem um jogo gratuito do maker de EXTREMA QUALIDADE. O que mais me encanta neste game é que fora os combates o game é praticamente todo feito com gráficos estilo RTP. E é lindo de ver pois os personagens apesar de serem o padrão generico de RTP (tanto como os cenários) eles tem animações de sprites, onde eles abaixam a cabeça, sacam a espada (tudo com gráficos em RTP) é até lindo de ver o quanto o criador explorou ao máximo o RTP utilizou ele pra fazer algo novo e original. É um game que com toda certeza faz vc enxergar os graficos do RTP com outros olhares. vou deixar uma palinha das batalhas pra quem quiser conhecer um pouco mais do game rsrs

PS: alguem ai citou Helen's Mysterious Castle??? pqp esse jogo é uma perola das mais profundas raizes makers. Conheço o autor deste game, ele tem uma conta no site da pixiv. O cara é um profissional nato, se não me engano ele fazia parte da comunidade VIPRPG o pessoal de la admira muito ele e tem como uma das maiores referencias de criadores de jogos por la :3

Última edição:
Pérola pra mim é aquele "Vila do Nevoeiro", foi feito pra simular um 3D semelhante aos primeiros The Sims de PC, mas com visual de Terror lembrando muito Silent Hill, foi criado no Rpg Maker XP por Triskal/RS, aqui tem um vídeo:

Eu ainda possuo o jogo, é bem grande, na verdade boa parte dos recursos poderiam pesar menos, mas na época que falei com o Triskal não consegui ajudar por causa da velocidade da minha internet Speedy da telefônica/Vivo de 275kb/s, em pensar que hoje em dia uso 127Mb/s e ainda tem gente na minha familia que reclama...

Voltar
Topo Inferior