Uma jogabilidade que o diferencie dos demais, e se possível (não é exatamente uma regra) que tenha gráficos originais, caso isso não seja possível ao autor ele deve oferecer uma proposta muito boa que não o torne um jogo genérico de RPG Maker
Por mais impressionante que isso possa parecer, é bem difícil encontrar jogos de RPG Maker cujo começo é mais fácil que o final. Geralmente acontece do o jogo todo ter progressão de dificuldade mínima ou inexistente, possuído um desafio constante (muito fácil ou muito difícil) ou o começo é a parte mais difícil que o restante da aventura (por mais bizarro que aparente ser, isso acontece com uma certa frequência).
Personagens e NPCs com alguma história de fundo. Isso ajuda a tornar a jogatina menos "robótica", tipo, você entra em uma loja e o vendedor só diz "Bom dia! O que deseja?" e depois "Volte sempre!", coisas do tipo tendem a deixar a interatividade meio repetitiva/previsível.
Um "game fechado", não precisa ter exageros, basta um enredo, mapa, jogabilidade e sonoplastia fechadas, ou seja, unidas, de modo que tudo se complete.
Uma boa história (ou mecânicas inovadoras - o que é muito mais difícil).
Queira ou não, os jogos de RPGMaker sempre têm mecânicas muito parecidas, mesmo quando não usam o sistema padrão de JRPG. Usar um ABS ou plugin qualquer e achar que vai ser inovador e deixar tudo diferente geralmente não funciona, então o que eu acho mais fácil é caprichar no enredo e nos personagens para se destacar mesmo com as semelhanças na jogabilidade e/ou gráficos (que é o que os jogos de RPGMaker mais famosos costumam fazer).
Um bom roteiro e personagens com os quais eu possa me envolver. Apesar da experimentação ser muito bem-vinda, não me importo de o game valer-se de mecânicas simples de RPG Maker, desde que apresente uma história que valha a pena ser ouvida.
Na atual situação da comunidade maker, pra mim o essencial é ele estar completo, ser curto e ter personagens cativantes (principalmente os NPCs), sei que é difícil se aprofundar no background dos personagens em um jogo curto. Mas por exemplo pode ser uma missão só com poucos NPCs, faça seu jogo em sistema de capítulos e avançando aos poucos.
Falando sério, o JPA conseguiu criar um verdadeiro RPG clássico no Rygar 3. É disso que sinto falta em jogos de RPG Maker no geral. RPGs seguindo os moldes dos clássicos de verdade.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar seu conteúdo e deixar você logado caso se registre.
Ao continuar usando o site, você concorda com o uso de cookies.