🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..." - Rafael_Sol_MAKER

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  Eu estava um pouco de saco cheio de trabalhar nas artes do meu projeto, então, resolvi desenhar coisas diferentes. E já faz algum tempo que não reverencio alguma obra que gosto.


Fanart da personagem Mirai Kuriyama de "Kyoukai no Kanata":

rRCrkqc.png

Fanart da personagem Spike Spiegel de "Cowboy Bebop". Nessa arte eu quis fazer algo diferente, optei por uma estética retro-futurista na escolha das cores e dos efeitos. Vaporwave feelings.

p5pdwXF.png
 
GATO FALANTE, VOCÊ É UM DEOSO!!
Que artes profissionais!
Você realmente é bom no que faz por favor faz a Neliel, de Bleach!

  Opa! Obrigado pelo elogio, eu procuro dar o meu melhor. Não assisti Bleach, mas darei uma olhada na personagem, quem sabe não faço uma fanart... rs​

MEU DEUS DO CÉU OLHA ESSA FANART DO COWBOY BEBOP BIXO  :eek:hyes:

  Eu gostei muito dessa fanart, é a que eu mais gostei de fazer (violeta é minha cor predileta) e a que deu mais trabalho, não só pela paleta de cores diferente (eu nunca tinha trabalhado com essa estética retro-futurista), mas pelos efeitos. Cowboy Bebop é uma obra de arte, tinha que fazer uma arte à altura. :)

Caraca! Simplesmente maravilhoso!

  Obrigado, meu caro! Contente de que tenhas apreciado. ^-^​
 
Eu vou ser a do-contra aqui, porque alguém precisa assumir esse papel :p

Então, eu achei ambas as artes bem bonitas, mas não acho que estejam exatamente "profissionais". Tem alguns detalhes que meio que denunciam que são artes amadoras.
Na primeira, eu vou chamar atenção para esses problemas aqui:
- Sombreamento. Ele não está fazendo muito sentido. Eu assumo que era para a luz vir do canto superior direito (que é onde está mais claro), só que em alguns lugares a sombra dá a entender que a luz vem diretamente de cima, às vezes de frente, e em algumas mechas do cabelo parece até que vem do canto inferior! Enfim, se não fosse pelo brilho da direita, eu não saberia dizer onde está a fonte de luz só julgando pelas sombras.
- Anatomia. Os ossinhos da clavícula estão muito separados, eles normalmente são bem juntinhos (pode observar em si mesmo). O comprimento dos dedos está bem estranho, o mindinho era pra ser bem mais curto que isso. E o braço/ombro também (dessa mão) está meio estranho; normalmente o pulso ficaria abaixo do ombro (o antebraço é mais curto que o braço), a não ser que o cotovelo estivesse mais levantado e consequentemente a mão estivesse mais dobrada. Do jeito que está, o antebraço me parece mais longo que o normal. É complicado descrever isso, mas nessa situação eu sugiro duas coisas pra te ajudar:
  1) Fazer o resto do desenho, até onde estaria o cotovelo. É importante imaginar a pose toda, não só a parte que estará visível no desenho, para saber se ela faz sentido. E também desenhar o braço sem o suéter para saber a posição do pulso e a curvatura da mão (não sei se você fez isso no rascunho; se não fez, faça).
  2) Se colocar na frente de um espelho com essa mesma pose, e observar como os membros se comportam. Essa pose é bem fácil também porque dá pra tirar uma selfie com a outra mão. Fiz esse trabalho para você, e o mais próximo que consegui dessa pose foi isso,  sendo que eu tive que forçar um pouco. Acredito que uma pose mais natural para o que você quer seria algo tipo essa.
- Dobras das roupas. A dobra da manga do suéter parece meio sem lógica, e o sombramento também não ajuda. Eu particularmente acho MUITO difícil desenhar dobra de roupa, então não sei dizer como deveria ficar (se fosse eu desenhando, só deixaria sem dobra mesmo). Talvez usar uma referência seja a melhor opção. Aproveita e na sugestão 2) do item anterior já tira a foto usando um suéter pra ver como ficam as dobras XD (talvez você também encontre boas referências pesquisando por "sweater paws" no google imagens).

No segundo desenho, não há muito o que reclamar, com exceção de alguns detalhes: pode ser que isso seja só bias do meu estilo de arte, mas se eu fosse mudar algo, eu deixaria o corpo mais longo ou menos largo. A vontade que eu tenho ao olhar pro desenho é de selecionar do pescoço pra baixo e esticar, tipo assim XD Os ossinhos da clavícula dele também parecem um pouquinho separados demais.
E só mais um pequeno nitpick: a costura da manga de blazers normalmente vai da axila até a quina do ombro.
 
Então, eu achei ambas as artes bem bonitas, mas não acho que estejam exatamente "profissionais". Tem alguns detalhes que meio que denunciam que são artes amadoras.

  E são mesmo, estou bem longe de ser profissional... hahahaha...


Na primeira, eu vou chamar atenção para esses problemas aqui:
- Sombreamento. Ele não está fazendo muito sentido. Eu assumo que era para a luz vir do canto superior direito (que é onde está mais claro), só que em alguns lugares a sombra dá a entender que a luz vem diretamente de cima, às vezes de frente, e em algumas mechas do cabelo parece até que vem do canto inferior! Enfim, se não fosse pelo brilho da direita, eu não saberia dizer onde está a fonte de luz só julgando pelas sombras.
- Anatomia. Os ossinhos da clavícula estão muito separados, eles normalmente são bem juntinhos (pode observar em si mesmo). O comprimento dos dedos está bem estranho, o mindinho era pra ser bem mais curto que isso. E o braço/ombro também (dessa mão) está meio estranho; normalmente o pulso ficaria abaixo do ombro (o antebraço é mais curto que o braço), a não ser que o cotovelo estivesse mais levantado e consequentemente a mão estivesse mais dobrada. Do jeito que está, o antebraço me parece mais longo que o normal. É complicado descrever isso, mas nessa situação eu sugiro duas coisas pra te ajudar:
  1) Fazer o resto do desenho, até onde estaria o cotovelo. É importante imaginar a pose toda, não só a parte que estará visível no desenho, para saber se ela faz sentido. E também desenhar o braço sem o suéter para saber a posição do pulso e a curvatura da mão (não sei se você fez isso no rascunho; se não fez, faça).
  2) Se colocar na frente de um espelho com essa mesma pose, e observar como os membros se comportam. Essa pose é bem fácil também porque dá pra tirar uma selfie com a outra mão. Fiz esse trabalho para você, e o mais próximo que consegui dessa pose foi isso,  sendo que eu tive que forçar um pouco. Acredito que uma pose mais natural para o que você quer seria algo tipo essa.
- Dobras das roupas. A dobra da manga do suéter parece meio sem lógica, e o sombramento também não ajuda. Eu particularmente acho MUITO difícil desenhar dobra de roupa, então não sei dizer como deveria ficar (se fosse eu desenhando, só deixaria sem dobra mesmo). Talvez usar uma referência seja a melhor opção. Aproveita e na sugestão 2) do item anterior já tira a foto usando um suéter pra ver como ficam as dobras XD (talvez você também encontre boas referências pesquisando por "sweater paws" no google imagens).

  Concordo com tudo o que foi dito. E sim, eu fiz o braço no esboço... rs... mãos ainda são o meu ponto fraco. A questão dos dedos eu notei logo depois de concluir o desenho.​

No segundo desenho, não há muito o que reclamar, com exceção de alguns detalhes: pode ser que isso seja só bias do meu estilo de arte, mas se eu fosse mudar algo, eu deixaria o corpo mais longo ou menos largo. A vontade que eu tenho ao olhar pro desenho é de selecionar do pescoço pra baixo e esticar, tipo assim XD Os ossinhos da clavícula dele também parecem um pouquinho separados demais.

  Curiosamente, a primeira versão o corpo era menos largo e mais esticado, mas acabei mudando por puro gosto e arbitrariedade... rs...​

E só mais um pequeno nitpick: a costura da manga de blazers normalmente vai da axila até a quina do ombro. E a propósito das clavículas, [member=28]Pretty-Belle[/member] , que achas da altura delas relativamente à base do pescoço? Eu sei que elas fazem como que um arco para baixo, por ligarem-se com a ossatura dos ombros, mas sempre tive uma certa dúvida.

  Sim, eu literalmente esqueci-me de traçar a linha da costura antes de finalizar. O desenho do Spilke é de um ano atrás, quando passei para o digital e fiz as correções, deixei isso passar.  :/​




 
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