🤔 Para Refletir :
"O mais importante não é a história, mas como você conta ela."
- FL

Farlight

jhonblack0011 Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
08 de Fevereiro de 2017
Postagens
43
Bravecoins
26
Inserir um subtítulo.png

Farlight

Informações

Desenvolvedor: Black Gold Productions
Data de Criação: 01/12/2021
Gênero: RPG, simulação

Engine: RPG Maker VX ACE

Sobre o projeto

Introdução

“Bem-vindo ao planeta de Tycondera! Um mundo gigantesco, porém, misterioso contendo magia e monstros, mas com sua origem desconhecida. Cada pessoa neste mundo tem algum segredo que nunca foi revelado antes, reinos e cidades estão em expansão com poder militar ou domínio religioso. Quando em certa data um objeto desconhecido entra na atmosfera do planeta trazendo um estranho, que por azar do destino perdeu grande parte dos suprimentos na queda.”

Enredo

Farlight é um RPG de aventura e simulação envolvendo um rapaz que nasceu em um mundo super tecnológico em outra dimensão e foi caçado pelo espeço até cair em um buraco negro e coincidentemente cair em um planeta totalmente hostil aos seus olhos.
Nosso herói vai aprender mais sobre a história desse mundo enquanto avança em sua aventura e constrói seu próprio reinado!

Colete recursos, faça construções, recrute cidadãos para sua cidade, conheça outras pessoas, forge equipamentos, explore o mundo fora da história, e o mais importante, fique atento a todos os detalhes (você nunca sabe quando pode ser surpreendido!).

Game 3.png

Mecânicas do game

O jogo em sua fase inicial vai contar com os seguintes sistemas:
Sistema de cortar lenha
Sistema de mineração
Sistema de construção ordenado
Sistema de forja
Recrutamento de aldeões
Coleta de recursos

Acompanhe nosso projeto

Game 1.png
Game 2.png

download
EM BREVE

Mais sobre o projeto em:
Patreon

Não posso deixar de elogiar o mapeamento que, apesar do uso do RTP, está detalhado e caprichado! Espero que consiga lançar a DEMO do projeto em breve, boa sorte!
Meus sinceros agradecimentos Patrono, é uma grande alegria saber que o projeto de nossa pequena desenvolvedora conseguiu atrair olhares como os seus!!:^-^:
Faremos de tudo para atingir sua expectativa e contamos com você para nos ajudar a melhorar cada vez mais!!

Vale destacar algumas coisas aqui que eu não expliquei no tópico:

Estamos usando somente o RTP e tiles pegos gratuitamente na internet (por enquanto), fazer mapas com parallax fica muito mais profissional porém mais pesado.

O game vai contar com uma história bem grande e até mesmo a demo vai levar um tempo para ser zerada, tudo isso pensando no seu lazer.

Spoiler: O jogo não vai focar só na história principal do protagonista, também vai ser narrada a história do planeta (desconhecida pela herói), toda a história dos reinos, cidades, e religião do game, sem falar na história dos heróis que irão te seguir na sua aventura!

Há também os sistemas e novas mecânicas que estão por vir!

Como estamos começando um projeto profissional estamos bancando todos os custos dos nossos bolsos para criar um conteúdo de boa qualidade, esperamos contar com apoio até o fim deste ano ainda, ou pelo menos com alguma divulgação!
Assim, tendo um apoio pela Patreon ou outros métodos a gente consegue vender o jogo por um preço bem barato pois já estaremos com o custo do projeto pago!:okay:

Parabéns pelo projeto. Deu pra ver que esta sendo muito bem trabalhado. A história esta legal e os mapas bem mapeados.
Gosto de projetos que usam o RTP, tem uma simplicidade e um charme diferente.

Parabéns pelo projeto. Deu pra ver que esta sendo muito bem trabalhado. A história esta legal e os mapas bem mapeados.
Gosto de projetos que usam o RTP, tem uma simplicidade e um charme diferente.
Obrigado pelo incentivo Mufasa!!! Comentários como o seu é o que da animo a todos aqui nesse começo, contamos com você também quando lançarmos a primeira beta jogável para melhorar cada vez mais este projeto!!

E aí, @jhonblack0011 !
Beleza?

Estou passando aqui para fazer algumas observações sobre o seu projeto. Leve essas observações como informações que devem ser analisadas por você de forma a absorver o que é útil e ignorar o que não lhe serve, independente do quão técnico isso possa parecer.

HISTÓRIA

Baseando-se na introdução do seu projeto, ele só nos revela que é uma grande incógnita. O mundo em que o protagonista vai parar após fugir dos seus caçadores, é misterioso e desconhecido. Um planeta repleto de magia e monstros, cuja origem é desconhecida. Cada pessoa do mundo tem segredos desconhecidos. Tudo começa quando um objeto desconhecido (suponho ser o protagonista em sua nave) cai neste mundo, e a data do ocorrido também é desconhecida.

Manter as coisas ocultas para que sejam descobertas conforme se joga, não é ruim. O contrário: é o que nos incentiva a jogar e descobrir os segredos de tudo por conta própria. Entretanto, não existe um ponto de partida para o interesse em descobrir o que é desconhecido. O que quero dizer, é: o fato de saber que o jogo se trata de um personagem que caiu com sua nave em algum lugar, não é interessante o suficiente. Seria diferente se soubéssemos QUEM é este personagem e O QUÊ, exatamente, o levou a ser caçado, para que, em fuga, ele viesse a sofrer o acidente que o chamou para a aventura - daí inicia o game.

RECURSOS GRÁFICOS

Você está utilizando o RTP da engine para a composição dos seus mapas. Eu acho a ideia válida, pois viabiliza (e facilita) a construção do game sem a necessidade de se preocupar com coisas como identidade visual e coerência, já que todo o conteúdo seguem as mesmas características visuais. Entretanto, note que MESMO assim é preciso tomar cuidado para que algumas coisas não fujam dessa característica "RTPística", resultando em mapas menos atrativos e um game menos atraente. O exemplo que te dou é a aeronave do protagonista, que nos mostra explicitamente que não compartilha das mesmas características gráficas adotadas no resto do game. Uma solução que te dou para este caso, em específico, é a substituição da aeronave (gigantesca, por sinal) por esta, bem mais compacta e condizente com os gráficos do seu projeto (apesar de ser relativamente menor).

vjWM2CU.png

ZFx5DBd.png

(exemplo de como ficará no mapa)
MECÂNICAS E SISTEMAS DO GAME

Este ponto sim nos desperta muito interesse. Com essas mecânicas, o jogo tem tudo pra ser divertido. O que pode melhorar aqui, é um pouco mais de detalhes sobre como cada mecânica vai funcionar, ou até mesmo imagens.

Vou acompanhar o seu projeto.

E aí, @jhonblack0011 !
Beleza?

Estou passando aqui para fazer algumas observações sobre o seu projeto. Leve essas observações como informações que devem ser analisadas por você de forma a absorver o que é útil e ignorar o que não lhe serve, independente do quão técnico isso possa parecer.

HISTÓRIA

Baseando-se na introdução do seu projeto, ele só nos revela que é uma grande incógnita. O mundo em que o protagonista vai parar após fugir dos seus caçadores, é misterioso e desconhecido. Um planeta repleto de magia e monstros, cuja origem é desconhecida. Cada pessoa do mundo tem segredos desconhecidos. Tudo começa quando um objeto desconhecido (suponho ser o protagonista em sua nave) cai neste mundo, e a data do ocorrido também é desconhecida.

Manter as coisas ocultas para que sejam descobertas conforme se joga, não é ruim. O contrário: é o que nos incentiva a jogar e descobrir os segredos de tudo por conta própria. Entretanto, não existe um ponto de partida para o interesse em descobrir o que é desconhecido. O que quero dizer, é: o fato de saber que o jogo se trata de um personagem que caiu com sua nave em algum lugar, não é interessante o suficiente. Seria diferente se soubéssemos QUEM é este personagem e O QUÊ, exatamente, o levou a ser caçado, para que, em fuga, ele viesse a sofrer o acidente que o chamou para a aventura - daí inicia o game.

RECURSOS GRÁFICOS

Você está utilizando o RTP da engine para a composição dos seus mapas. Eu acho a ideia válida, pois viabiliza (e facilita) a construção do game sem a necessidade de se preocupar com coisas como identidade visual e coerência, já que todo o conteúdo seguem as mesmas características visuais. Entretanto, note que MESMO assim é preciso tomar cuidado para que algumas coisas não fujam dessa característica "RTPística", resultando em mapas menos atrativos e um game menos atraente. O exemplo que te dou é a aeronave do protagonista, que nos mostra explicitamente que não compartilha das mesmas características gráficas adotadas no resto do game. Uma solução que te dou para este caso, em específico, é a substituição da aeronave (gigantesca, por sinal) por esta, bem mais compacta e condizente com os gráficos do seu projeto (apesar de ser relativamente menor).

vjWM2CU.png

ZFx5DBd.png

(exemplo de como ficará no mapa)

MECÂNICAS E SISTEMAS DO GAME

Este ponto sim nos desperta muito interesse. Com essas mecânicas, o jogo tem tudo pra ser divertido. O que pode melhorar aqui, é um pouco mais de detalhes sobre como cada mecânica vai funcionar, ou até mesmo imagens.

Vou acompanhar o seu projeto.

Olá @Eliyud como vai???
Primeiramente eu gostaria de agradece-lo pelas criticas construtivas, ficamos felizes em saber onde e o que podemos melhorar em nosso jogo, e por acompanhar nosso projeto de perto também!!

Tem bastante coisas para levar em conta no seu comentário, temos alguns pros e contras que é importante destacar aqui sobre o projeto, vamos lá:

Sobre a história

É muito fácil escrever uma história no decorrer do game, mas o que você tem de facilidade para fazer na engine você tem de dificuldade para escrever em um post (sem revelar a história inteira do jogo)...

Nós aqui da desenvolvedora estávamos planejando esse game a muito tempo, porém não tínhamos o animo necessário para darmos inicio no projeto... Quando conseguimos ter animo para começar o projeto decidimos entrar de cabeça e começar a divulga-lo para juntar um financiamento para desenvolver o game, por fazermos isso muito rápido nossos tópicos ficaram com falta de informações, já que o game ainda não está nem com sua primeira faze pronta. (vou explicar melhor no final desta mensagem)

Sobre os gráficos

Contra:

Aqui fica uma duvida em relação ao RTP citado pelos membros, grande parte dos recursos gráficos são importados da internet, com "RTPístico" você quer dizer os tiles disponibilizados pela engine na instalação ou pelo método de mapear utilizado??(caso seja a primeira opção nós não utilizamos gráficos disponibilizados do RTP que são instalados juntos com a engine)

A nave: Aqui temos um ponto legal, grande parte dos nossos planos para este projeto e para os demais futuros é implementar mais realismo nos nossos games (sem gerar poluição visual),e tirar essa ideia de que os transportes e casas tem que ser do mesmo tamanho do personagem.
Com as naves utilizadas no game a gente destaca um pouco esse realismo (afinal uma pessoa do lado de um avião é totalmente diferente de outra do lado de um carro kkkkk), ainda há naves e barcos maiores no game.
Alguns pontos a favor da sua observação: é que realmente a nave parece ter um destaque no mapa (da para perceber que é um PNG com fundo transparente), vamos tentar arrumar isso com alguma iluminação e comandos de imagens.

A nave que mandou em anexo seria ótima para usarmos em outros dos nossos projetos, porém isso quebra um pouco da realidade já que a nave é só uns 4 tiles maior que o personagem, seria ótimo para fazer uma cutscene antes do personagem entrar no veiculo do mundo, mas ia ser meio estranho ver uma nave desse tamanho e ao entrar nela e ver um interior gigante. (nada fora do normal, quase todo jogo de RPG é assim kkkk fica um spoiler do que vai ter também!)

Sobre as mecânicas e sistemas:

Sem duvidas terá mais informações!!

Agora vou explicar um pouco melhor o que comentei no primeiro tópico... Nossa produção está com o projeto em andamento, começamos o tópico na internet antes de ter uma beta jogável e por isso a falta de informações e imagens.
Quando lançarmos a primeira beta teste jogável iremos atualizar o tópico com imagens, informações da história e personagens, e os sistemas presentes do game. Ainda antes disso vamos colocar uma barra de progresso para informar vocês do tempo que está levando para fazer cada parte do jogo.

Vamos cada vez mais melhorar o projeto, porém há algumas limitações para o que estamos planejando, como a limitação financeira... Como você mencionou, fazer uma nave que se adapte aos mapas seria o ideal, mas como estamos com muitas tarefas a fazer do game e não dispomos de recursos financeiros para pagar alguém nós usamos o que está disponível.

E aí! Voltei para responder os apontamentos!

Sobre a história: bom, o que posso dizer é que estou ansioso para ver o que vocês tem planejado. Estarei sempre de olho nas atualizações que fizerem ao tópico. Eu gosto bastante de jogos que envolvem o tema medieval, e o seu contorna isso com uma pitada de tecnologia. Isso gera uma expectativa.

Sobre os gráficos: trazer realismo aos jogos feitos no RPG Maker sempre foi um desafio. Eu compreendi que vocês estão caminhando em prol da proporção, ao máximo que podem, e estou torcendo pra conseguirem isso, mas não tem como não destacar que é um caminho árduo a se seguir. Sobre o uso de RTP, quis dizer a utilização do Runtime Package que acompanha a engine, mesmo. Apesar de os gráficos do seu jogo não serem inteiramente feitos de RTP, alguns assets são de lá. Fazem muitos anos que não uso o RPG Maker VX Ace, então não me lembro bem como é a aparência de todo o RTP da engine, mas a maioria dos assets eu lembro bem. Porém, também é evidente os rips e gráficos externos usados.

Peço que, quando surgir uma nova atualização para o projeto, comentem no tópico para que ele suba e possamos ver.

Boa sorte, meus amigos!

Sim com certeza, trazer um realismo muito grande para jogos 2D é algo muito complexo, vamos indo na medida do possível sempre aprendendo e implementando algo novo.

Em relação aos gráficos agora ficou mais claro... Sim, há alguns assets do RTP, geralmente quando baixo algum tileset novo alguns deles vem de brinde, uns iguais, outros mais trabalhados.

Pode deixar, assim que tivermos mais novidades vocês ficaram sabendo, vamos tentar deixar o tópico o mais atualizado possível!!

Voltar
Topo Inferior