isso não é uma animação, o que você vê são pequenas partículas com 4 pixels² que ficam se teletransportando para lugares diferentes ao redor do jogador
Passo 1: Crie um evento em processo paralelo... vai dizer que não sabe como faz?
Passo 2: crie duas variaveis para armazenar as coordenadas do evento desejado
Para a variável armazenar posições de um evento ou do próprio jogador, você precisa fazer o seguinte
1 - substituir o valor da variavel ai depois marque "informação" e clique no retângulo branco duas vezes
2 - Faça uma variável para a coordenada "Tela X" e outra para a coordenada "Tela Y"
Pra quem não sabe, lá na escola você aprende sobre plano cartesiano, onde X é Horizontal (-) e Y é vertical (|)
Passo 2: Adicione valores aleatório para as duas variáveis
Passo 3 (ultimo): Você tem que usar o comando mostrar imagem e utilizar as variáveis que você criou como coordenadas para ela aparecer (e desaparecer logo em seguida para aparecer em outro lugar)
Mas essa partícula fica mudando de lugar muito rápido!
é só colocar um "esperar" em qualquer lugar do evento que ela fica mais lenta
Eu quero mais de uma particula!
é só fazer 2 novas variáveis e repetir o processo, pode até colocar no mesmo evento se quiser