Quid ita serius?
Afinal, estamos na última semana antes do Natal. Quem estava o ano todo esperando pelas festas de fim de ano, pode começar a ficar feliz! Eu gostaria de aproveitar que tenho a atenção de seus olhares e desejar a todos ótimas festas.
Hoje venho mostrar pra vocês o trabalho engenhoso de um grupo de pessoas: a Fellowship of the Game.
Fellowship of the Game (doravante FoG), como é conhecido, é um grupo de extensão da USP de São Carlos formado por cerca de 74 estudantes e colaboradores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), que se reúnem com um mesmo propósito: o de FAZER e ENSINAR a fazer games. Sem fins lucrativos, o objetivo é aplicar os conhecimentos adquiridos em graduação em jogos eletrônicos divertidos e integrá-los às tecnologias disponíveis. Semestralmente, são produzidos cerca de 7 a 9 games.
Tudo começa com um grande brainstorm, que gera os grupos de trabalho de cada game, já que os membros se alinham de acordo com o projeto que mais gostam. A partir daí, cada grupo cria um cronograma, que será acompanhado pela coordenação durante todo o processo até o jogo ficar pronto e ser publicado ao fim do semestre. Desde 2004, quando foi criado o FoG, muitos jogos já foram lançados. É possível encontrar 50 deles no itch.io oficial do grupo.
Alguns games produzidos por eles:BixoVentures
Desenvolvido para mostrar o campus e dar dicas aos calouros com uma ambientação de suspense e aventura.
Stick Love
O jogador poderá viver a vida de um universitário em busca de um grande romance, fugindo de relacionamentos abusivos.
CANAL NO YOUTUBE
O FoG tem um canal no YouTube com vários minicursos. Se você gostou do trabalho dessa galera, é a sua chance de aprender com eles e fazer os seus jogos também.
E aí, você já conhecia o Fellowship of the Game?