♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Ferramenta "Teste"
Nos RPG Maker anteriores, nós sempre fazemos vários diálogos/sistemas dentro da estória no nosso projeto RPG (ou seja lá o que for o gênero do seu projeto) e quando nós testamos, precisariamos chegar até a cena do diálogo/sistema que queremos para ver se está tudo certo, e isso enchia nosso saco de ter que passar por todo aquele progresso da sala "X" e chegar lá ou posicionar o boneco na sala "X" para encurtar o trabalho e SIM, entediava!
Desde que lançou o RPG Maker MV, há grandes novidades que a nova engine trouxe para os desenvolvedores e que facilitou muito o trabalho deles na programação, de ferramentas novas ou melhoradas, etc. Só que algumas ferramentas não são utilizadas frequentemente pois podem estar ocultos ou não foram apresentadas pelos próprios desenvolvedores da Engine.
Por isso, o objetivo desse tópico é trazer uma dessas ferramentas que não é QUASE usada pelos desenvolvedores de jogos do RPG Maker (RPG Makers)
Enfim, vamos ao que interessa.
A ferramenta "Teste" é uma ferramenta que testa os comandos de um evento em uma janela privada.
Como funciona: Primeiramente você seleciona uma lista de comandos para serem testados, após selecionarmos vamos ativar a ferramenta, quando ativada, abre uma janela do seu projeto onde é criado um mapa vazio e nesse mapa será reproduzido automaticamente TODOS OS COMANDOS QUE VOCÊ SELECIONOU na lista de comandos do evento na ordem de CIMA PARA BAIXO, assim terminando de processar e não aparecer mais nada a não ser somente o herói na tela num mapa vazio.
Assim é mais fácil testar eventos em uma janela improvisada do que carregar completamente o jogo para poder chegar onde queremos.
Agora vamos à PRÁTICA!
1. Como teste, vamos usar um texto, como mostra a imagem abaixo.
2a. Selecione o texto e aperte em seu teclado CONTROL (CTRL) + R
OU
2b. Clique com o botão direito do mouse sobre o texto selecionado e clique em "Teste" como na imagem abaixo.
Espere abrir a janela, assim que carregar ela já vai estar executando os comandos selecionados. Veja:
Assim como podem ver, abriu a janela, o jogador está em um mapa vazio porque a unica coisa que está sendo reproduzida naquele mapa é o evento.
Veja alguns pontos positivos e negativos para o uso dele:
POSITIVO
[okay]Facilita em testes de diálogos com o jogador e um NPC.[/okay]
[okay]Facilita em testes de sistemas criados por você.[/okay]
[okay]Acesso do teste em 2 passos[/okay]
NEGATIVO
[error]O evento só processa ele mesmo, ou seja, ele não poderá ativar outros eventos para serem processados junto com ele.[/error]
[error]Não aparece o character do evento.[/error]
[error]Não é possível o evento processar suas próprias páginas, por exemplo, se você selecionou um comando de Controle de Switch Local A (ou Controle de Switch Normal ou de Variável) que ativa uma outra página do evento que há de ser executada automaticamente quando chegar a esse comando, não vai funcionar.[/error]
É isso, espero que vocês gostem dessa ferramenta. Até mais!