🤔 Para Refletir :
"Medo de usar script calls e plugins? Isso existe?"
- Delayzado

Gincana [FESTIVAL] JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL!

Dobberman

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29 de Março de 2017
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🚨 ATENÇÃO, MAKERS! 🚨
ESTÁ ABERTA O FESTIVAL CONDADO JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL!

(Porque nomes longos chamam mais atenção... não é verdade?)



Saudações, Corações Valentes!

Já sonhou em fazer um jogo incrível, mas percebeu que sua biblioteca de assets parece o cofrinho de um aventureiro nível 1? Seus problemas acabaram (ou começaram, depende do seu ponto de vista)! Apresentamos a JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL!, onde o desafio é criar um jogo usando apenas os recursos padrão do RPG Maker VX ACE – sim, aquele pacotão de assets que todo mundo já viu umas 437 vezes, mas que sempre dá pra reaproveitar com criatividade!

E se você ainda não possui o RPG Maker VX ACE, aproveite que, neste momento, a Steam está disponibilizando gratuitamente a engine por tempo limitado:



❓ O que é uma JAM?


Para quem ainda não sabe, Game JAM é um concurso de desenvolvimento de jogos onde você e sua equipe desenvolvem um jogo dentro de um tema pré-estabelecido pelos organizadores no período e concorre com outros desenvolvedores para conseguir conquistar o pódio.​



⁉️ Por que isso?


Porque queremos ver até onde sua imaginação vai quando você tem os mesmos recursos que todo mundo! Afinal, um verdadeiro mestre do RPG faz um épico até com um aldeão genérico e um som de porta abrindo.​



⛰️ O desafio


  • Criar um jogo com SOMENTE o RTP do RPG Maker VX ACE!
  • Jogos/projetos iniciados antes do anúncio do evento não poderão participar.
  • Nada de scripts milagrosos ou assets de fora – aqui é puro suor de desenvolvedor raiz;
  • Nem mesmo um Call Script será permitido;
  • O jogo pode ser de qualquer gênero, mas as diretrizes da comunidade também se aplicam;
  • O jogo deverá ser feito no RPG MAKER VX ACE e só com o RTP;
  • Edições do RTP não serão admitidas, nem mesmo o Criador de Personagens que vem com a engine;
  • Será admitido a inclusão de logos e marcas identificadoras dos criadores em créditos ou na tela de inicio do jogo;
  • Será permitido apenas alterar o script "Vocab" para modificar as mensagens de interface do jogo, sem contudo modificar qualquer outro aspecto do script.



✅ O que vale pontos?


A criatividade é o ponto central aqui. Você é livre para contar a história que quiser com o uso dos assets do RTP do VX ACE. Use a ferramenta até o seu limite sem ter que se valer de outros recursos que não aqueles já inclusos no programa base (isso vale para os scripts também). A duração também é subjetiva, você precisa entregar um jogo com começo, meio e fim. Não precisa ser um jogo com 30 horas de conteúdo, mas precisa ter uma jogabilidade agradável (psiu... caso esteja sem muitas ideias, busque inspiração nos RPGs pré-históricos como Final Fantasy I).



🛑 O que NÃO vale pontos?


  • "Ah, mas eu só adicionei uma coisinha extra de outro pack..." NÃO! É RTP ou nada!
  • "Mas eu só queria adicionar esse personagem do RTP em uma posição diferente ou com uma cor diferente". Não pode.
  • "Tô com vontade de criar meu próprio personagem pelo criador de personagens da engine". Também não pode, use só os que vêm de fábrica.
  • Música externa? Nem pensar! Quer trilha nova? Cante você mesmo e poste no Discord.
  • Scripts? Aqui é tudo no event system!



🕒 Tempo da JAM: 45 dias (iniciando em 06/02/2025 e encerrando em 23/03/2025)

🎮 Para participar: Crie um tópico na área de Jogos Completos e poste o link aqui nesse tópico.


💰 E as recompensas?


As recompensas para o evento serão cumulativas e dependem exclusivamente da quantidade de pessoas que participarem do evento.

NÚMERO DE PARTICIPANTESRECOMPENSAS
5 ou mais50 Bravecoins
10 ou maisMedalha exclusiva do evento para os participantes
20 ou mais???
40 ou mais???
80 ou maisNova edição da Make the Game!?




Se acha que tem o que é preciso para criar uma obra-prima sem nenhum asset extra, venha provar seu valor na JAM DO RTP! 🚀

Que comecem os eventos paralelos e os diálogos dramáticos com NPCs genéricos!
 
Última edição:
Uma pequena questão sobre a nossa Gincana. Os projetos serão cedidos em versões abertas para estudo de outros Makers e para o pessoal poder conferir que realmente não houve nenhuma script call no projeto ou será enviado de fato uma versão fechada pro projeto e depois os jurados poderão pedir uma pequena revisão para checar se realmente não houve modificações ou script calls no projeto? (Eu acho que a versão Steam do RPG Maker VX Ace até permite você fazer esse compartilhamento!)

No mais, adorei a iniciativa. Já quero participar dessa iniciativa e espero, de coração, que tenhamos muitos outros participantes engajando. Abraços e vamos criar projetos incríveis!
 
Uma pequena questão sobre a nossa Gincana. Os projetos serão cedidos em versões abertas para estudo de outros Makers e para o pessoal poder conferir que realmente não houve nenhuma script call no projeto ou será enviado de fato uma versão fechada pro projeto e depois os jurados poderão pedir uma pequena revisão para checar se realmente não houve modificações ou script calls no projeto? (Eu acho que a versão Steam do RPG Maker VX Ace até permite você fazer esse compartilhamento!)

No mais, adorei a iniciativa. Já quero participar dessa iniciativa e espero, de coração, que tenhamos muitos outros participantes engajando. Abraços e vamos criar projetos incríveis!
Boa pergunta.

Considerando o tema, acredito que seria de bom tom que todos os jogos fossem publicados abertos para essa conferencia por todos os participantes.​
 
Tava em dúvida se ia participar, mas tive uma ideia até q legal e quero ver como vou colocá-la em prática com essas limitações...
Me aguardem! :^)
 
Olá pessoal, óia eu aqui hahaha 😅! Eu fiquei só com uma dúvida. No caso então não se pôde criar imagens para colocar no jogo, imagens que são aquelas tipo, uma imagem para demonstrar um item na tela, um possível cartais de procurado ou um próprio hud simples em si, sem scripts claro? Faço essa pergunta porque eu em particular gosto muito de personalizar e criar coisas pra meus jogos serem diferentes e chamarem atenção merecida, não estou dizendo que sou ou que quero ser melhor que ninguém tá, só achei que se essa for mesmo a regra, eu acho que todos, ou quase todos os jogos serão relativamente iguais, e se parar pra pensar, a única coisa que será diferente nos jogos, será as histórias 😐 e até mesmo possivelmente, também as mecânicas, então na minha humilde opinião, deixar se usa coisas diferentes com um determinado limite e não, não estou falando em deixar usar scripts, mas sim algumas limitações visuais, acho que alimentaria a variedades de projetos, visualmente falando. Entretanto, vou tentar participar e tudo que falei aqui é só uma humilde opinião blz, não tenho nada contra assim como ninguém é obrigado a participar né 😅 ✌️😁😊. Obrigado por ler!
 
[...] No caso então não se pôde criar imagens para colocar no jogo, imagens que são aquelas tipo, uma imagem para demonstrar um item na tela, um possível cartais de procurado ou um próprio hud simples em si,[...]
Olá, EdinaldoCicero/AtomoGames.


Primeiramente, obrigado por demonstrar sua intenção de participar e por enviar a sua opinião. Eu li, reli e acredito que entendi o seu ponto, que é válido, mas para esse evento a ideia é simplificar ao máximo para evitar a paralisia de ação ao ficar preso na escolha eterna de quais recursos utilizar no projeto.

Eu, particularmente, também adoro dar um toque pessoal sempre que inicio um novo projeto. Seja com os ícones, com os charaset, e muitas vezes desperdiçando três horas para desenhar um objeto que vai aparecer por 10 minutos em uma cena.

Contudo, para esse evento, não se pode usar nada além do RTP. Isso significa que não pode desenhar um cartaz de procurado ou até mesmo mudar a cor dos personagens.

Quanto a questão de que "todos os jogos ficarão iguais", eu tenho que discordar. O RTP tem bastante conteúdo para ser utilizado de formas diferentes. É claro que se todo mundo quiser usar as configurações e o banco de dados padrão, e mapear usando apenas os "sample maps" os jogos vão ficar igual mesmo. A minha dica é não utilizar isso, mudar completamente o banco de dados e ser criativo utilizando os recursos do RTP para dar uma cara diferenciada para o seu projeto.
Claro que ninguém vai te impedir de após o evento você fazer uma versão do projeto 2.0 com as alterações que você quiser (eu até recomendo fortemente fazer isso) :P


Boa sorte no seu projeto.
Abraço.​
 
Última edição:
Olá, EdinaldoCicero/AtomoGames.


Primeiramente, obrigado por demonstrar sua intenção de participar e por enviar a sua opinião. Eu li, reli e acredito que entendi o seu ponto, que é válido, mas para esse evento a ideia é simplificar ao máximo para evitar a paralisia de ação ao ficar preso na escolha eterna de quais recursos utilizar no projeto.

Eu, particularmente, também adoro dar um toque pessoal sempre que inicio um novo projeto. Seja com os ícones, com os charaset, e muitas vezes desperdiçando três horas para desenhar um objeto que vai aparecer por 10 minutos em uma cena.

Contudo, para esse evento, não se pode usar nada além do RTP. Isso significa que não pode desenhar um cartaz de procurado ou até mesmo mudar a cor dos personagens.

Quanto a questão de que "todos os jogos ficarão iguais", eu tenho que discordar. O RTP tem bastante conteúdo para ser utilizado de formas diferentes. É claro que se todo mundo quiser usar as configurações e o banco de dados padrão, e mapear usando apenas os "sample maps" os jogos vão ficar igual mesmo. A minha dica é não utilizar isso, mudar completamente o banco de dados e ser criativo utilizando os recursos do RTP para dar uma cara diferenciada para o seu projeto.
Claro que ninguém vai te impedir de após o evento você fazer uma versão do projeto 2.0 com as alterações que você quiser (eu até recomendo fortemente fazer isso) :P


Boa sorte no seu projeto.
Abraço.​
Certo, certo obrigado por responder e por mim entender, valeu mesmo vou tentar participar mesmo assim 🙂 e ver aonde posso chegar 🙂
 
No caso, é uma solo jam, dobb? Ou pode ser feito em equipe mas com algum limite de participantes, algo assim?

Parabéns pela proposta, achei super legal! Acho que não conseguirei participar, mas me chamou muita atenção ^^
 
No caso, é uma solo jam, dobb? Ou pode ser feito em equipe mas com algum limite de participantes, algo assim?

Parabéns pela proposta, achei super legal! Acho que não conseguirei participar, mas me chamou muita atenção ^^
Olá, Jazz.


Pode participar em equipe sim.

É uma pena que você não vá conseguir participar, o prazo da JAM é longo, pensa com carinho; vai que desperta o espírito de Maker adormecido ai dentro.


Abraços.
 
Gente, que notícia daora, hein! rs
Estava há meses parado por conta da correria do dia a dia, nada melhor do que uma jam para animar de brincar um pouquinho. De bônus ainda com o RTP ❤️ (e o do VX Ace é um dos melhores, na minha opinião)
Animado para ver o que a galera vai construir. Espero conseguir entregar o meu também :)
 
Sarve! :^)
Acabo de finalizar meu projetinho para a jam, espero que deem uma olhadinha e divirtam-se jogando como eu me diverti fazendo!
\o/


 
Imagino que pegar um battleback do RTP e usar como Picture ou coisa do tipo tbm seja contra as regras, correto?

Parabéns aos organizadores, uma Jam sempre pode revitalizar o espírito da comunidade :)
Exatamente.
Não é permitido editar nenhuma imagem do RTP.

Sarve! :^)
Acabo de finalizar meu projetinho para a jam, espero que deem uma olhadinha e divirtam-se jogando como eu me diverti fazendo!
\o/


Parabéns,

Temos o nosso primeiro projeto da JAM!

Abraços!
 
Bom dia, @misterdovah !


1. Estou editando as animacoes de frame para criar animacoes de mapa. Nada externo, apenas mexendo no editor do database com o que vem no RTP diretamente no maker. Nao pode?
Liberado. Você pode modificar o database ao seu bel prazer, desde que não edite nenhuma das imagens do RTP; isso significa que você pode criar quantas "animações de batalhas" quiser desde que use apenas as imagens de "animações" do RTP. E as "animações de batalhas" não precisam ser usadas apenas em batalhas, a criatividade é o que manda nesse ponto.​


2. Sobre o database, editar os ataques, criar itens, criar armas... pode?
Sim. Pode editar o database como quiser, retirar os personagens, itens, inimigos e todo o resto, mas precisa utilizar das imagens do RTP para preenche-lo novamente. Você não precisa se ater as informações já preenchidas no database quando inicia um novo projeto, mas você precisa usar apenas o RTP para preencher o database.


Espero ter esclarecido mais do que deixado dúvidas.
Abraços.​
 
Adicionei o # em uma única linha no Script Vocab (só pra deixar de mostrar uma linha de texto).

Tudo bem?

Edit: já chequei nas regras. Favor desconsiderar :)
 
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