🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

FINAL : [FESTIVAL] JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL

Dobberman

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29 de Março de 2017
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Queridos amigos Condadenses,

É com prazer (e com tristeza) que venho anunciar oficialmente o encerramento do festival JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL.

O festival chegou ao fim, e queremos parabenizar todos os 13 participantes que dedicaram seus últimos 45 dias para embarcar nessa jornada criativa e finalizar seu projeto em tempo, os quais entregaram 14 projetos novos! Foi incrível ver tantas ideias ganhando vida, com dedicação e paixão pela criação de jogos. Um enorme obrigado a todos que participaram, testaram e acompanharam o evento. Mesmo que você não tenha conseguido finalizar seu jogo em tempo, saiba que cada minuto, cada gambiarra e cada ideia esboçada já são uma vitória. O importante é aprender, evoluir e, acima de tudo, se divertir no processo.​

Segue a lista de todos os participantes por ordem de publicação do tópico.
(As recompensas serão enviadas nos próximos dias, assim que a staff terminar com a avaliação dos projetos)​
Esperamos, de coração, que vocês tenham se divertido tanto quanto eu me diverti.

Sabemos o quanto é difícil e que nem tudo sai perfeito, ainda mais dentro do tempo limitado do evento. Alguns jogos foram entregues com bugs, outros precisaram de cortes no conteúdo planejado, e muitos de vocês sentiram que precisavam de "só mais um tempinho" para deixar o projeto perfeito. Mas isso faz parte do processo! Criar um jogo é um desafio, e cada linha de evento, cada mapa e cada mecânica testada (ou não) representam aprendizado e progresso.

Agora que o festival acabou, vocês estão livres para polir, corrigir e expandir seus jogos sem pressa, sem pressão e sem limites. O que começou como um protótipo pode — e DEVE — se tornar algo ainda mais especial. Se seu jogo ficou bugado, veja isso como um ponto de partida para botar a mão na massa e voltar ao gamedev. Caso não tenha entregue no tempo, sua ideia ainda tem valor e merece ser finalizada. Só o que não pode acontecer é você deixar a chama e o amor pelo desenvolvimento de jogos morrer no seu interior.

Mais importante do que as limitações do festival ou a deadline, foi o aprendizado, a experiência e o entusiasmo que cada um de vocês demonstrou e colocou no evento. Continuem criando, experimentando e, acima de tudo, divertido-se!


MAS ISSO NÃO É TUDO!


Cada jogo entregue, seja completo, bugado ou ainda em desenvolvimento, é um reflexo do esforço e paixão de seus criadores. Agora, chegou a hora de celebrar esse trabalho de uma maneira especial: com gameplays!

Gostaríamos de agradecer imensamente aos streamers
( @Dr.XGB e @Ricky O Bardo ) que dedicarão seu tempo para jogar, testar e compartilhar essas criações com a comunidade! Vocês também são uma parte essencial da experiência deste festival, ajudando a dar visibilidade aos projetos, trazendo risadas com os bugs mais inesperados e destacando as ideias geniais que surgiram durante o evento.

Seja para receber feedback, ver as reações do público ou simplesmente curtir o resultado desse festival, essa etapa é um momento incrível para todos. Então fiquem ligados, prestigiem as transmissões e aproveitem para ver seus jogos ganhando vida nas mãos (e vozes) dos nossos amigos.​

Sigam os streamers e não percam as lives:




A DIVERSÃO AINDA NÃO ACABOU!



Os jogos foram criados, os desafios enfrentados e agora é a hora de jogar, compartilhar e celebrar tudo o que esse festival nos trouxe!

Cada jogo é um mundo que precisa ser salvo, é uma história que precisa ser contada e possui desafios que precisam ser vencidos. Cada jogo carrega o esforço e a criatividade de seus desenvolvedores, dê uma chance para cada um, descubra histórias inesperadas e mecânicas criativas; surpreenda-se!

Ainda que não tenha participado desse festival, seu comentário pode fazer toda a diferença entre um projeto arquivado definitivamente e um projeto expandido e finalizado. Se um jogo lhe surpreendeu, divertiu ou até mesmo bugou de um jeito engraçado, conte ao criador com um comentário no tópico do projeto (ou até por aqui mesmo). A comunidade não é feita apenas dos desenvolvedores, mas também dos jogadores. Sim, esses jogos foram feitos para VOCÊS, jogadores! O apoio da comunidade incentiva melhorias e novas ideias, assim como novos eventos como esse.

E vocês GameDevs, vocês também são jogadores! Ainda que não exerçam com tanto dedicação esse lado, aproveitem, experimentem os projetos alheios, comentem, veja como os demais desenvolvedores lidaram com as mesmas limitações que você, aprenda com eles e evolua.

Quer seguir o exemplo do Bardo e do Cenourão e fazer gameplay dos jogos desse festival? Se você gostou de um dos projetos, que tal gravar um vídeo, fazer um post ou até mesmo nomear seu cachorrinho com o nome de um dos projetos? Pequenos gestos ajudam a manter viva a criatividade e a chama incessante de fazer do mundo gamedev um lugar melhor.

Aproveitem também para comentar sobre o festival. Gostaram? Possuem algum comentário favorável ou crítica? Tem alguma sugestão? Comentem para que possamos (nos, da staff) ouvir vocês e continuar investindo e nos dedicando.


A JAM pode ter acabado, mas esses jogos ainda têm muito a oferecer!
Continuem criando, jogando e incentivando a comunidade... e até a próxima!
 
Parabéns pelo sucesso da Jam! 🥳

Sou novo por aqui, e esse evento foi perfeito para que eu pudesse finalmente quebrar a maldição e concluir um projeto, além de poder ficar mais por dentro da comunidade br de rpg maker!

Embora não seja a minha engine preferida, ela foi a que mais usei para aprender as bases do desenvolvimento, antes de migrar para o mv, então foi uma experiência interessante revisitar o vx ace, ainda mais com o desafio de apenas usar o RTP. Adorei ter participado do evento.

Parabéns a todos os devs que conseguiram dar vida a sua ideia!

Obrigado a @Dobberman e toda a staff envolvida na criação do evento! 🙏
 
Eu to apaixonado pela organização desse post. Textos, tabelas e posicionamentos tão satisfatórios. O evento foi incrível e eu amei participar. Quando tiver mais, participarei mais vezes. Eu gosto desses desafios e esse caiu como uma luva bem maaaaaaacia. Foi a única vez em que usei o Vx Ace (só tenho pelos assets), e foi uma delicinha. Vocês são demais!
 
Este evento foi muito gostoso de participar e gostei bastante, hoje estou vendo se corrijo uns bug do meu projeto que teve uns bug que até achei engraçado e dei risada ao ver o Dr. Jogando rs. Fora , isto joguei o jogo dos outros participantes e gostei bastante de ver a idéia de todos é bem legal ver que um rtp pode gerar tantas coisas diferentes , idéias diferentes e trazer diversão. eu nunca mexi no VX Ace e me surpreendi como o rtp dele é bacana. Espero que futuramente tenha mais eventos assim.
 
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