🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

Fix Picture por Eventos

RyanKamos

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Eae pessoal, venho com mais um sisteminha pra vocês! HEHE
Bem, fiquei indignado por não ter um sistema por eventos para Fixar Pictures,
então, decidi criar um pra vocês bem fácin. Está na hora de maker começarem
a ter menos preguiça de usar apenas scripts e botar mão na massa!
O sistema tem 2 modos, com comandos de scripts e sem, vocês escolhem!

- O sistema (Com Comandos de Script) -

O sistema envolve:

2 Variáveis
1 Switch
1 Evento Comum


Primeiramente devemos criar o Evento Comum e nele definir as variáveis.
Vá no Controle de Variáveis e com a sua variável criada vá na parte de script
e coloque: -$game_map.display_x .
(Então, esta variável será a coordenada X)

Agora, criaremos outra variável e seguiremos o mesmo passo acima, porém
colocando o script: -$game_map.display_y .
(Então, esta variável será a coordenada Y)

Feito isso, vá novamente no Controle de Variáveis e defina as variáveis assim:

Variável 1 será multiplicada por 32 e Variável 2 será multiplicada por 32.

Para terminar, crie agora sua imagem e especifique o valor X e Y
pelas variáveis criadas acima.
Depois coloque tudo dentro de um ciclo e ao início do ciclo
coloque para esperar 1 frame.
Logo após o 1 Frame adicione uma condição para
caso a Switch utilizada para ativar o evento comum esteja OFF rompe o ciclo.
(Para deletar a imegm será necessário ser feita a mão, junto ao evento quando desativar a switch).

Lembre-se de colocar este evento comum como "PARALELO" e atiavdo
por 1 switch desejada.


idwhIrC.png


EXTRA

Como todos aqui utilizarão o sistema, não apenas uma vez, teremos que modificar
umas coisinhas para melhorar ainda mais.

Após a configuração das variáveis feitas anteriormente,
adicione uma condição para cada imagem que utilizará (no caso de mapas diferentes).
(Você terá que criar mais uma variável para diferenciar as imagens.)

Na condição selecione sua variável e deixe "Igual a ... 1" e
dentro da condição adicione a imagem que irá mostrar.

A cada imagem que será mostrada faça uma condição igual a feita
anteriormente porém mude o valor 1 para o próximo e assim por diante.
(Lembre-se de na condição em que rompe o ciclo deve deletar a imagem).

RBM2v94.png

- O Sistema (Sem Comando por Script) -

O sistema envolve:

2 Variáveis
1 Switch
1 Evento Comum

1 Evento

Primeiramente você deve deixar oevento do seu mapa sendo o
para iluminação (Deve ser criado no local X=0 e Y=0 , o primeiro quadradinho).
Após criar ele, vá na aba de Eventos Comuns
e crie uma variável para a coordenada X da tela do Mapa.
Vá em Controle de Variáveis e coloque a variável criada, depois vá na opção
Informação > Personagem (Este será o evento criado) e o valor TELA X

Agora, criaremos outra variável e seguiremos o mesmo passo acima, porém
será colocado o valor TELA Y.

Feito isso, vá novamente no Controle de Variáveis e defina as variáveis assim:

Variável 1 será subitraída por 16 e Variável 2 será subitraída por 28.
(Estes valores deixam a imagem no local exato).

Para terminar, crie agora sua imagem e especifique o valor X e Y
pelas variáveis criadas acima.
Depois coloque tudo dentro de um ciclo e ao início do ciclo
coloque para esperar 1 frame.
Logo após o 1 Frame adicione uma condição para
caso a Switch utilizada para ativar o evento comum esteja OFF rompe o ciclo.
(Para deletar a imegm será necessário ser feita a mão, junto ao evento quando desativar a switch).

Lembre-se de colocar este evento comum como "PARALELO" e atiavdo
por 1 switch desejada.


XFzxYsQ.png



EXTRA

Como todos aqui utilizarão o sistema, não apenas uma vez, teremos que modificar
umas coisinhas para melhorar ainda mais.

Após a configuração das variáveis feitas anteriormente,
adicione uma condição para cada imagem que utilizará (no caso de mapas diferentes).
(Você terá que criar mais uma variável para diferenciar as imagens.)

Na condição selecione sua variável e deixe "Igual a ... 1" e
dentro da condição adicione a imagem que irá mostrar.

A cada imagem que será mostrada faça uma condição igual a feita
anteriormente porém mude o valor 1 para o próximo e assim por diante.
(Lembre-se de na condição em que rompe o ciclo deve deletar a imagem).

qqV2UMx.png


- Palavras Finais -

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, só comentar.
Até o próximo sistema ^^'
- Créditos -

RyanKamos​
 
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