🤔 Para Refletir :
"Não force a criatividade, liberte a sua mente e a criatividade virá."
- Frank

Gaiah RPG

JuanCollin

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
23 de Março de 2017
Postagens
7
Bravecoins
0
Fala pessoal, sou um membro antigo aqui na Condado Braveheart mas saí um pouco da área Maker depois que comecei a trabalhar com iOS, porém após alguns estudos de geolocalização tive a ideia de unir o mapa do mundo real com elementos de RPG de Mesa.

O projeto foi tomando forma e passei a enxergar com outros olhos, então resolvi sentar, definir um escopo e tonar o jogo algo sério. Então fiz um financiamento coletivo para arrecadar os valores necessários para as artes e sons do jogo.

Vou postar aqui o vídeo explicativo do jogo e do financiamento e deixar o link do crowdfunding logo abaixo.

[youtube]https://youtu.be/AdDh4McJ4Rw[/youtube]​

Link do financiamento: https://www.catarse.me/gaiah_rpg_5872?ref=project_link
Link da página do facebook: https://www.facebook.com/gaiahRPG

Tópico:

O_projeto.jpg

Já pensou encontrar um dragão na frente da sua casa? Gaiah é um RPG na vida real. Você é um aventureiro e encontra diversos monstros espalhados pelo mapa.

O_jogo.jpg

Gaiah simula monstros dos fantásticos mundos de RPG no mapa do mundo real, ou seja, você pode encontrar monstros para batalhar na sua rua, no shopping, em praças, etc.
Você cria seu personagem, escolhe raça e classe, distribui pontos em atributos e já pode se tornar um aventureiro. Você encontrará diversos tipos de monstros no qual poderá batalhar, contando com a rolagem de dados e suas características para vencer.
Como todo bom RPG, o Gaiah traz um sistema de progressão através de níveis, onde você evolui seu personagem com pontos de atributos, itens e habilidades passivas. Além de contar com compra e coleta de itens, loja, inventário e um bestiário com detalhes de cada monstro.

A_mecânica.jpg

Gaia é inspirado no RPG de mesa, então o jogo é baseado no sistema D20. Os personagens possuem 4 atributos base que determinam diversos fatores. São eles:

Força: Aumenta o dano;
Destreza: Aumenta iniciativa, evasão e precisão;
Resistência: Aumenta sua vida máxima e defesa;
Sorte: Aumenta o percentual do ganho de XP, ouro, chance de crítico, bônus de evasão e bônus de precisão.

Além dos 4 atributos base, existem os atributos secundários, listados abaixo:
HP: Os pontos de vida do seu personagem;
Defesa: Pontos que são subtraídos dos ataques inimigos;
Precisão: Sua capacidade de atingir o inimigo;
Dano: O dano que você dá caso acerte o inimigo;
Evasão: É sua capacidade de desviar de golpes.

BATALHA.jpg

Para explicar como funciona a dinâmica da batalha, primeiro preciso explicar o que são os dados no RPG.
Os dados definem de forma randômica resultados para qualquer tipo de ação, seja uma tentativa de ataque ou o cálculo de um dano. Eles são representados pela letra ‘d’ + ‘nº de faces’, por exemplo temos o ‘d20’ que é o dado de 20 lados, com resultado de 1 até 20. Em Gaiah usamos o d4, d6, d8, d10, d12 e d20.

A batalha é dividida em turnos, onde no seu turno você pode executar uma ação, assim como seu inimigo. A ação básica é o ataque (mas existem outras, como tomar uma poção). Para saber quem inicia o primeiro turno, você clica no ícone de d20. Quem tiver a maior destreza, inicia atacando.

Ao iniciar o ataque, o d20 é jogado e somado com sua precisão, se o resultado for maior ou igual a evasão do inimigo, você acertou! Do contrário, você errou e é a vez do inimigo. O dano é calculado da seguinte forma:

O dano da arma é representado por dados e um bônus, por exemplo, uma ‘Espada de Madeira’ causa 1d10+2, então é jogado o d10 e somado com os ‘+2’, este é o dano de sua arma. Ainda adicionamos o valor de sua força ao dano. Porém, o seu dano ainda é descontado pela defesa do inimigo.

Para exemplificar, suponhamos que seu personagem tenha uma força igual a 3. Ao tentar dar um ataque com a espada de madeira você tirou 6 no d10, somamos então com os ‘+2’ da própria espada e ‘+3’ da sua força, assim temos dano 11. Mas, o inimigo possui defesa 4, então subtraindo, seu dano final foi 7. O ataque do inimigo contra você acontece da mesma forma.

CONTEUDO.jpg

O jogo base possuirá o seguinte conteúdo:

04 raças;

04 classes;

54 monstros (com 4 tipos de animação e efeitos sonoros);

11 terrenos com sons ambiente;

50 itens (entre armas, armaduras e acessórios);

Suporte até o level 30.

Raças

Anões: Abrigados em cidades escavadas nos corações de majestosas montanhas, são ferozmente determinados a repelir as invasões de raças selvagens como orcs e goblins. Anões são resistentes e sábios, mas também um pouco rudes.

dwarf-1.png

Elfos: Os longevos elfos são prole do mundo natural, superficialmente similares às fadas, ainda assim, bem diferentes. Elfos são hábeis, fisicamente e mentalmente, porém são frágeis.

elf-1.png

Hobbits: Otimistas e alegres por natureza. Abençoados com uma sorte surpreendente e guiados por uma poderosa e constante vontade de viajar, Hobbits compensam sua pequena estatura com fanfarronice e curiosidade em abundância. Hobbits são ágeis e possuem muita força de vontade, mas sua baixa estatura os torna mais fracos que os membros de outras raças.

hobbit-1.png

Humanos: Possuem uma motivação excepcional e uma grande capacidade de evolução; por isso, esta é a raça dominante no mundo atualmente. A curiosidade e a ambição humana geralmente triunfam sobre sua predileção por uma vida sedentária, e muitos deixam seus lares para explorar os inúmeros cantos esquecidos do mundo ou paral liderar exércitos e conquistar seus vizinhos, simplesmente porque eles podem.

human-1.png

Classes

Bárbaro: Os bárbaros são guerreiros ferozes vindos de além das fronteiras das terras civilizadas. São combatentes exímios que possuem capacidade militar e fortitude para enfrentar inimigos que aparentemente são muito superiores a eles.

Guerreiro: Corajosos e vigorosos, os guerreiros são mestres absolutos em todos os tipos de armas e armaduras. Guerreiros se destacam em combate: derrotar inimigos, controlar o fluxo da batalha, e sobreviver às missões em si. Poucos podem se igualar aos guerreiros em proezas de batalha.

Ladino: Os ladinos são ladrões e batedores, oportunistas e capazes de desferir golpes brutais contra inimigos desatentos. Ladinos são exímios em se deslocar de forma discreta e em pegar seus inimigos de surpresa, e tendem a evitar o combate direto.

Patrulheiro: Os patrulheiros são rastreadores e caçadores, criaturas das selvas que sabem rastrear e caçar seus inimigos. São hábeis em combate, tanto no corpo a corpo ou à distância, capazes de habilmente entrar e sair da batalha.

monstros.png

SOBRE_MIM.jpg

Meu nome é Juan Collin, tenho 21 anos e sou estudante de Engenharia de Software na PUCRS. Trabalho com desenvolvimento iOS a aproximadamente 1 ano e meio.
Eu sempre fui apaixonado por jogos de RPG e desde cedo me envolvi com o desenvolvimento de diferentes tipos de jogos. Este projeto começou com um estudo de geolocalização de dispositivos mobile e tive a ideia de inserir elementos de RPG espalhados pelo mapa.
O projeto foi tomando forma e passei a enxergar com outros olhos, então resolvi sentar, definir um escopo e tornar o jogo algo sério. O Crowdfunding é a forma que tenho de viabilizar este projeto.

O projeto parece bem estruturado e a mecânica base de usar geolocalização é simples mas bem bacana. Tem muito potencial pra dar certo, mas meu receio é que ele tenha os mesmos problemas que Pokemon GO em seu início: mecânicas complementares pouco desenvolvidas (problemas com PvP, falta de interação com outros players) e gameplay repetitiva - fatores que causaram um rápido declínio na playerbase logo depois que o jogo foi lançado.

Aproveite a base sólida que você criou e vá adicionando mais coisas em cima para diversificar a jogabilidade - algum sisteminha de quests, interação básica com outros jogadores, bosses fortes para serem combatidos em coop, algum tipo de metanarrativa... As possibilidades são muitas, e são esses detalhes a mais que manterão os jogadores interessados em andar por aí caçando os mesmos monstros mesmo depois de várias semanas.

Do mais, desejo muito sucesso no projeto e na campanha! Quando lançar o game não esqueça de avisar a gente por aqui também, eu com certeza vou querer experimentar  :Okay_fix:

(Ah, e por favor considere um port pra Android mesmo se a meta extendida não for alcançada! É um trabalho a mais, mas são muitos players potenciais pra deixar de fora :p)

Gostei da idéia, parece promissor agora, você podia colocar algum gameplay d básico tipo uma demo,
porque ficou muito no ar de como seria a jogabilidade, só comparando com pokémon GO.

Lord Wallace comentou:
O projeto parece bem estruturado e a mecânica base de usar geolocalização é simples mas bem bacana. Tem muito potencial pra dar certo, mas meu receio é que ele tenha os mesmos problemas que Pokemon GO em seu início: mecânicas complementares pouco desenvolvidas (problemas com PvP, falta de interação com outros players) e gameplay repetitiva - fatores que causaram um rápido declínio na playerbase logo depois que o jogo foi lançado.

Aproveite a base sólida que você criou e vá adicionando mais coisas em cima para diversificar a jogabilidade - algum sisteminha de quests, interação básica com outros jogadores, bosses fortes para serem combatidos em coop, algum tipo de metanarrativa... As possibilidades são muitas, e são esses detalhes a mais que manterão os jogadores interessados em andar por aí caçando os mesmos monstros mesmo depois de várias semanas.

Do mais, desejo muito sucesso no projeto e na campanha! Quando lançar o game não esqueça de avisar a gente por aqui também, eu com certeza vou querer experimentar  :Okay_fix:

(Ah, e por favor considere um port pra Android mesmo se a meta extendida não for alcançada! É um trabalho a mais, mas são muitos players potenciais pra deixar de fora :p)

Pra mim, o principal problema do Pokemon GO é que a progressão é MUITO fraca, pra mim, praticamente nula. A única coisa que prendia os usuários é pois a marca é absurda e a idéia de ficar pegando os pokemons para completar a Pokédex.

No Gaiah temos uma progressão de rpg mesmo, com pontos de atributos, habilidades passivas e itens. Ou seja, a cada nível, fica cativante o usuário sempre querer chegar no próximo nível, para ficar mais forte e enfrentar outros monstros. Além de ter um bestiário no estilo da Pokédex (Pokédex é um bestiário na verdade).

Fora isso, ja tenho no meu quadro de idéias fazer um sistema de dungeon por nível, onde o jogador entra numa dungeon e enfrenta uma horda de monstros e vai subindo o estágio e no final é recompensado por quão longe chegou, um sistema de forja, um sistema de mercado, onde o jogador pode vender seus itens pelo valor desejado ao invés de vender à npcs.

Questão do multiplayer também está na pauta, os 3 sistemas principais são, amizade, troca e batalha 1v1.

Estas são algumas ideias que ja estão na pauta para depois do MVP.

Cristiano Sword comentou:
Gostei da idéia, parece promissor agora, você podia colocar algum gameplay d básico tipo uma demo,
porque ficou muito no ar de como seria a jogabilidade, só comparando com pokémon GO.

Vou trabalhar em um vídeo demonstrativo da batalha e demais fluxos.

Obrigado aos dois por comentarem!

Bem interessante a ideia, parece promissor. Essa ideia pode trazer bastante fruto se conseguir fazer o que a concorrência não fez e da para ganhar uma boa grana com isso, se esse for seu intuito.

Tenho só um questionamento, você chegou a verificar se a palavra Hobbit é de domínio público (Como Drácula, por exemplo). Pois caso não seja, você não poderá usá-la em um projeto aonde ganhará dinheiro (Nem mesmo para financiamento). Caso não tenha verificado, da uma pesquisada nisso para se respaldar, pois isso pode dar processo e causar a derrubada do seu jogo, agora se for domínio público ta valendo, segue o jogo :)

Boa sorte no desenvolvimento!!!

Muito interessante sua iniciativa, não sou muito fã de jogos de android e muito menos com temáticas de RPG "americanas digamos assim kkkk" mas pra quem curte tenho certeza que vai ser um prato cheio :)

Hizashi_Brum comentou:
Bem interessante a ideia, parece promissor. Essa ideia pode trazer bastante fruto se conseguir fazer o que a concorrência não fez e da para ganhar uma boa grana com isso, se esse for seu intuito.

Tenho só um questionamento, você chegou a verificar se a palavra Hobbit é de domínio público (Como Drácula, por exemplo). Pois caso não seja, você não poderá usá-la em um projeto aonde ganhará dinheiro (Nem mesmo para financiamento). Caso não tenha verificado, da uma pesquisada nisso para se respaldar, pois isso pode dar processo e causar a derrubada do seu jogo, agora se for domínio público ta valendo, segue o jogo :)

Boa sorte no desenvolvimento!!!

É, a ideia é realmente trazer o espírito de rpg pra esse tipo de jogo e fazer uma progressão bem mais atrativa.
O Gaiah será gratuito, porém com compras dentro do aplicativo, sem se tornar Pay to win, pois tudo poderá ser conseguido com o dinheiro do próprio jogo. Com excessão de itens especiais como, reset de pontos de atributos, pergaminhos de bonus de xp, etc.

Sobre os nomes, o Hobbit não vi, mas provavelmente não seja público, nem ele e o beholder. Se não me engano, o Tibia teve que trocar o nome do Beholder na época, mas sem processo, os caras só pediram. Vou pesquisar mais a fundo isso antes do lançamento.​

Cross Maker comentou:
Muito interessante sua iniciativa, não sou muito fã de jogos de android e muito menos com temáticas de RPG "americanas digamos assim kkkk" mas pra quem curte tenho certeza que vai ser um prato cheio :)

Po, o rpg raiz, tudo que existe hoje vem do rpg de mesa haha.

Muito obrigado pelo apoio de vocês pessoal!

Não esqueçam de apoiar no financiamento para que o jogo fique completo: https://www.catarse.me/gaiah_rpg_5872?ref=project_link

Voltar
Topo Inferior