🤔 Para Refletir :
"Quer ouvir um paradoxo? Desenvolvedores que fazem jogos envolventes."
- InterPlay

Games na Educação

BENTO Masculino

Coração Valente
Membro
Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
1.726
Bravecoins
468
Olá meus amigo como vão!

8jZTyAm.jpg

Atualmente, o uso de computadores está se tornando cada vez mais frequente nas Escolas Estaduais devido à implantação de laboratórios de informática. Entretanto a implementação dessas tecnologias da informação (TI) na escola apresentam muitas dificuldades, dentre as quais posso citar: falta de formação, tanto técnicas quanto pedagógica, por parte de professores, no uso apropriado dos softwares, péssima infraestrutura, além das necessidades e pouca disponibilidade de material didático que utilize essas tecnologias e também receio por parte da direção que não confiam nos alunos em preservar o equipamento. Essas dificuldades apresenta grande impacto sobre a eficácia do uso de tecnologia como ferramenta de auxílio e melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os softwares utilizados em educação, os Jogos Educativos podem ser um meio de passar por esses problemas, assumindo um importante papel na plena utilização das possibilidades educacionais do computador. No entanto como afirmou Luciano Meira, professor de psicologia da UFPE (universidade Federal de Pernambuco) "Os jogos educacionais oferecem um cenário muito interessante para a construção de aprendizagem, mas se a tentativa é usar os jogos só para ensinar ele vira uma coisa chata. O aluno joga uma vez e não joga mais”.

Com o lançamento do jogo Yuru Yuri – Perfect Math no site do amigo [member=426]Bruce Azkan[/member]  no dia 15 de outubro (dia do professor) em que o mesmo proporcionou uma grande e bela homenagem aos professores, além disso, harmonizou um evento onde muitos (professores, alunos, responsáveis, desenvolvedores dentre outros) se sentissem acolhidos para expor seu ponto de vista sobre games na educação!

Gostaria de agradecer pela magnifica e benevolente contribuição em fornecer um local para promover e fomentar uma discussão em torno de um assunto pouco debatido pela sociedade e principalmente pelos governantes de nossa nação.

Y061CNO.jpg
Total de comentários até o momento em que escrevo este tópico

Para os membros que se interessam pelo assunto deixo o link do site para uma eventual visita:

http://azkan.net/

Dale, professor!
Eu queria poder ajudar mais, com um portal mais bem elaborado pra isso, mas fico feliz com os resultados. Deu uma boa movimentada ali no post, sendo perceptível a intenção de debate do assunto por parte da galera.

Com relação à jogos educativos, eu sinceramente fico até meio triste. E dessa vez eu nem falo sobre incentivo de governo e líderes sociais.
Você citou Laboratórios de Informática nas escolas. Esse foi o ponto que me fez lembrar umas coisas.

Eu fiquei como instrutor de informática em uma escola, por volta de 2011-2013. Na boa? Deplorável a situação.
Quando cheguei, as máquinas já estavam bem castigadas. Configuração mínima e desempenho horrível.
Acessei a parte educacional do sistema, que era uma plataforma Linux voltada pra educação, e o desânimo bateu de vez.
Os entitulados "jogos educacionais" ali eram uma coisa massante, chata, sem apelos visuais que prendessem os alunos. Tinham váaarios títulos, que abrangiam várias áreas do conhecimento, em diversos níveis, mas nada cativantes.

Mas dava pra ver que era falta de alguém ali dando uma instrução legal pro bom uso do laboratório. Lembro que um dia consegui tirar a sina deles por ClickJogos e abrirem um arquivo .TXT.

Assim que entenderam que eles poderiam escrever algumas coisas em HTML na tela, os bichinhos ficaram fissurados. Eu tive até dificuldades depois, porque eu não tinha taaaanto conteúdo assim sobre o assunto pra passar.
Mas me mostrou que os alunos têm sim interesse, basta ser dado o insight correto.

Sucesso em seus projetos, professor!

Com relação à jogos educativos, eu sinceramente fico até meio triste. E dessa vez eu nem falo sobre incentivo de governo e líderes sociais.
Você citou Laboratórios de Informática nas escolas. Esse foi o ponto que me fez lembrar umas coisas.

Eu fiquei como instrutor de informática em uma escola, por volta de 2011-2013. Na boa? Deplorável a situação.
Quando cheguei, as máquinas já estavam bem castigadas. Configuração mínima e desempenho horrível.
Acessei a parte educacional do sistema, que era uma plataforma Linux voltada pra educação, e o desânimo bateu de vez.
Os entitulados "jogos educacionais" ali eram uma coisa massante, chata, sem apelos visuais que prendessem os alunos. Tinham váaarios títulos, que abrangiam várias áreas do conhecimento, em diversos níveis, mas nada cativantes.

Mas dava pra ver que era falta de alguém ali dando uma instrução legal pro bom uso do laboratório. Lembro que um dia consegui tirar a sina deles por ClickJogos e abrirem um arquivo .TXT.

Assim que entenderam que eles poderiam escrever algumas coisas em HTML na tela, os bichinhos ficaram fissurados. Eu tive até dificuldades depois, porque eu não tinha taaaanto conteúdo assim sobre o assunto pra passar.
Mas me mostrou que os alunos têm sim interesse, basta ser dado o insight correto.

Muito Obrigado pelo comentário [member=426]Bruce Azkan[/member]

Você e seus colegas tiveram muita sorte! Em escolas abandonadas pelo poder público os laboratórios são apenas fachadas... E hoje (espero que tenham membros, alunos de escolas pública para frisar o que estou falando) graça a incompetência tem um limite de tempo e o sistema é iniciado...Portanto, nada de salvar e começar novamente... No caso do jogo Yuru Yuri lancei até o momento em 1 escolas municipal e 2 particulares, mas como lição de casa  :Ahn:

Valeu mesmo pela força! 

Olá meus amigos como vão!

Para complementar o debate mencionado... Deixo duas reportagens que estão relacionadas com o tópico:

TV Cultura Digital - Games Educativos

Quando bem utilizados, os videogames podem auxiliar na aprendizagem:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=p1ZU1xon6PY[/youtube]​

Jogos eletrônicos como ferramenta de ensino para jovens e crianças.

Reportagem do programa Rede Educação sobre a parceria entre Comunidades Virtuais e o Centro Juvenil da SEC, mostrando os jogos desenvolvidos pelo grupo e como eles ajudam os jovens frequentadores do Centro na aprendizagem dos conteúdos escolares.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0CHt93a93x0[/youtube]​

Pra você ver como as coisas ficam meio tensas quando se trata de incentivo nisso. Mesmo com todo o esforço pra tentar passar uma imagem boa nas reportagens, dá pra sentir que ainda é muito fraco. As pessoas que ficam por conta de instruir os alunos não estão aprofundadas no assunto. Isso geralmente faz a situação cair naquilo que falei, laboratórios cheios de alunos jogando ClickJogos.

Mas não podemos parar! Continue dando o exemplo, professor!

Lendo os comentários lembrei do laboratório de informática da escola do meu curso... não que fosse inviável ter aula lá mas a situação dos PCs era triste aushuausuh

De qualquer forma, achei incrível o número de comentários que o post do Yuri Yuri chegou no site do Bruce, é encorajador!
Até mais :Okay_fix:

Pra você ver como as coisas ficam meio tensas quando se trata de incentivo nisso. Mesmo com todo o esforço pra tentar passar uma imagem boa nas reportagens, dá pra sentir que ainda é muito fraco. As pessoas que ficam por conta de instruir os alunos não estão aprofundadas no assunto. Isso geralmente faz a situação cair naquilo que falei, laboratórios cheios de alunos jogando ClickJogos.

Mas não podemos parar! Continue dando o exemplo, professor!

Muito Obrigado pelo comentário [member=426]Bruce Azkan[/member]  :Okay_fix:

Além disso, não há comentários sobres os vídeos (mesmos sendo de emissoras) no canal...

Lendo os comentários lembrei do laboratório de informática da escola do meu curso... não que fosse inviável ter aula lá mas a situação dos PCs era triste aushuausuh

De qualquer forma, achei incrível o número de comentários que o post do Yuri Yuri chegou no site do Bruce, é encorajador!
Até mais :Okay_fix:

Muito Obrigado pelo comentário [member=546]Uddra[/member]

E agradeço mais uma vez sua contribuição  :Okay_fix:

Com o lançamento do jogo Yuru Yuri – Perfect Math no site do amigo [member=426]Bruce Azkan[/member]  no dia 15 de outubro (dia do professor) em que o mesmo proporcionou uma grande e bela homenagem aos professores, além disso, harmonizou um evento onde muitos (professores, alunos, responsáveis, desenvolvedores dentre outros) se sentissem acolhidos para expor seu ponto de vista sobre games na educação!

Gostaria de agradecer pela magnifica e benevolente contribuição em fornecer um local para promover e fomentar uma discussão em torno de um assunto pouco debatido pela sociedade e principalmente pelos governantes de nossa nação.

Muito Obrigada de novo Bruce  :^-^:

Espero que surja mais criadores de jogos educativos com material exclusivo  :Okay_fix: gratuitos e comerciais, para contribui com essa nova geração.

Voltar
Topo Inferior