Não acho que a ideia de Crowdfunding seja tão simples quanto você tenta passar, e nem que funcione muito bem para jogos (sejam de RPG Maker ou de Indie). Não vou me alongar demais, então serei bem breve e tentarei colocar os pés no chão.
A primeira razão é óbvia:
a ideia de um crowdfunding é financiar um projeto, não "ganhar dinheiro" com isso. O que eu quero dizer é que o dinheiro existe para só e somente tirar o projeto do papel - em geral, pagando funcionários (e a si mesmo) ou afins; se você for tentar se capitalizar com isso, o custo do projeto tende a ficar exacerbadamente elevado e, assim, suas chances de atingir a meta caem drasticamente.
A ideia de que todo o dinheiro arrecadado "vai para você" é bem falha simplesmente porque existe algo chamado "qualidade". As pessoas que financiam não querem algo de qualidade duvidosa, de forma que, a não ser que você seja alguém com talentos excepcionais para música, desenho e programação (o que é bem improvável), muito provavelmente você acabará usando boa parte do dinheiro para pagar outras pessoas (freelancers ou não) ou comprando assets (composições, gráficos, etc).
Próximo ponto:
a não ser que seu projeto seja bastante ambicioso, você necessitará ter um nome na praça. Cá entre nós, quem diabos financia um joguinho mediano de RPG Maker de um Zé Ninguém? O
Oculus Rift era extremamente ambicioso em seu conceito e muitos decidiram apostar, mesmo que, na época, tenha sido anunciado por pessoas desconhecidas. No outro extremo, temos projetos como
Bloostained: Ritual of the Night e
Might No.9 que estão longe de ser jogos Triplo-A (principalmente no tocante aos gráficos), mas por possuírem nomes de peso como Koji Igarashi (Castlevania) e Keiji Inafune (Rockman) chamaram atenção o suficiente para serem financiados. Tendo em vista a situação dos desenvolvedores de jogos do país, eles muito provavelmente terão que se situar em um desses extremos para conseguir algo. É possível financiar coisas medianas, mas provavelmente não dentro do RPG Maker.
Terceiro ponto:
os valores reais para um desenvolvimento de jogo são bem altos. Quem participa de projetos assim provavelmente "não depende da mãe" e tem contas a pagar, vivendo exclusivamente pelo projeto. Mesmo que o projeto seja só você (coloque 1000 reais de pagamento por mês, o que é uma merreca, e multiplique pela quantidade de meses que o jogo vai levar a ser desenvolvido e pelo número de "funcionários" que você terá) e a cifra já se torna bem alta para os padrões indie. Outra coisa interessante que se tem comentado ultimamente é sobre o fato de
grandes "jogos indie" estarem "matando" os jogos indies de fato. Aqueles dois jogos que mostrei acima arrecadaram a meta de milhões, mas aquilo não é o custo real do jogo! Mesmo Shenmue 3, que arrecadou 3 milhões de dólares em algumas horas, não tem aquele custo todo anunciado no Kickstarter, é muito maior. Não vou me alongar com isso, mas a percepção que os backers tem sobre o dinheiro pedido a cada projeto está mudando (sugiro ler o link acima).
Quarto ponto: a cultura de financiamento coletivo no Brasil, principalmente quanto a jogos eletrônicos, ainda é fraquíssima (não diria o mesmo para quadrinhos - basta ver o sucesso do livro do Fábio Yabu ou do Will Leite). É interessante reparar que praticamente todos os jogos no Catarse são de tabuleiro ("físicos") ou, quando não, tem algum nome importante por trás (algum youtuber, uma empresa, etc). Além disso, muitos dos jogos que você mostrou não atingiram a meta ou tem metas muito baixas, o que não é interessante.
Meu objetivo aqui era só explicar porque o Crowdfunding não funciona muito bem para isso, mas depois posso escrever algo como ganhar dinheiro de verdade com jogos no Brasil (independente de ser RM ou não). Existem desenvolvedoras brasileiras que receberam investimento e que conseguem andar com seus próprios pés; basta ver os editais do Ministério da Cultura e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (muitos tem recorrido a isso, pelo que vi); existem muitos institutos e universidades com incubadoras também, a possibilidade de financiamento por parte do BNDES, Lei Rouanet, etc.
Abraços~~~