🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..."
- Rafael_Sol_MAKER

GB Studio: a engine que faz jogos para Game Boy

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
PpoT9QQ.jpg

Todos nós aqui gostamos de uma boa engine, não é mesmo? Mas e quando a engine, além de ser boa, nos faz ter uma baita nostalgia? Esta é a GB Studio (Game Boy Studio)! Disponível para Windows, Mac e Linux, o programa nos permite desenvolver jogos compatíveis com o Game Boy, com eles podendo ser executados tanto por um emulador quanto no próprio portátil através de um cartucho Flash.

iE1%2BWc.jpg

Além de ser gratuito, um dos principais recursos de GB Studio é o fato dele dispensar a programação, permitindo ao desenvolvedor criar os seus jogos apenas arrastando e soltando, de forma visual e intuitiva. Vale dizer que a engine recebe atualizações frequentes, sempre implementando novas funcionalidades e ampliando ainda mais a capacidade de criação da mesma. Confira abaixo um vÍdeo destacando algumas novidades da versão 2.0.0 (beta):

Aceitando imagens PNG e exportando os jogos tanto como uma ROM de Game Boy quanto como HTML5, o programa traz consigo ainda o Untitled GB Game, projeto que poderá ser utilizado para estudarmos e entender mais facilmente como o GB Studio funciona. Quem conhece programação ou já se aventurou na criação de algum jogo provavelmente achará a ferramenta muito simples, mas para aqueles que apenas procuravam uma maneira fácil de transformar uma boa ideia num game, esta pode ser uma boa solução.

20190422gbstudio.gif

Você pode fazer o download da engine no itch.io do próprio desenvolvedor.

E aí, você já conhecia essa engine? Já criou alguma coisa com ela? Deixe aqui sua opinião.[/hr]

Acho que ferramentas convidativas como essa são sempre bem vindas, não só por serem gratuitas, mas por servirem de ponto de partida para futuros desenvolvedores profissionais.
Claro, é algo que tem suas limitações (estamos falando de produzir games para um hardware de 1989...), mas incentiva, e muito, o lado criativo do desenvolvedor(a).
Muito bom achado sério mesmo, sem palhaçada @Eliyud!

Cara... meu eu de 2002 ia chorar MUITO vendo uma coisa dessas.
Eu não sei se atualmente eu usaria a engine, mas já tá aqui na máquina, pelo menos pra sentir o sabor de fazer algo pra um portátil que tanto me fez feliz em seus tempos.

Voltar
Topo Inferior