🤔 Para Refletir :
"As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela."
- Yonori Akari

Geração dos Palpiteiros

Irineu Masculino

Conde
Membro
Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Juntou-se
26 de Agosto de 2017
Postagens
327
Bravecoins
142
Olá, pessoal!

Já vou avisando que este tópico se baseia na minha visão sobre este assunto (Na verdade é uma espécie de desabafo), não há problema em discordar do que foi falado aqui, mas explique porque de você não concordar.

O que eu me refiro quando digo "palpiteiro"? Uma pessoa que está frequentemente fazendo especulações? Uma pessoa que quer ficar o tempo todo dando dicas? Não. Quando eu falo "palpiteiro", me refiro ao que alguns chamam de "achista", uma pessoa que quer ter opinião formada sobre tudo, que tudo que essa pessoa diz se baseia na própria opinião.
O que há de errado nisso? Eu sou contra a liberdade de expressão? Não, eu não sou contra a liberdade de expressão, mais abaixo eu vou explicar porque isso me incomoda tanto.

Uma coisa que me deixa meio triggered são os jovens de hoje em dia (Apesar de que eu sou bem mais novo do que você que está lendo acha), há vários motivos pra isso, mas um deles é o que vou dito antes, eles querem ter opinião formada sobre tudo. Esse é um dos motivos pelo qual o número de pessoas formadas na área de humanas está aumentando e a de exatas diminuindo, não estou querendo diminuir as matérias da área de humanas, pelo contrário, eu gosto muito de sociologia e literatura. Pense comigo, quantas pessoas no mundo você acha que falariam "Na minha opinião, 10 x 3 - 18 = 4"? Exatamente nenhuma. Mas por que isso? Simples, o próprio nome já diz, "Exatas", todas as questões nessa área tem uma resposta exata. Não sei se vocês perceberam, mas as pessoas estão relativizando muito questões relacionadas à área de humanas, quantas vezes você já ouviu de alguém "Não existe uma resposta certa, isso depende ponto de vista de cada pessoa". Isso deixa um brecha gigantesca pra não só jovens, mas também adultos metralharem suas opiniões baseadas nos seus achismos.

Eu já me incomodava com isso há um bom tempo, as pessoas a minha volta costumam pedir minha opinião em assuntos que eu não me importo ou que eu não tenho nenhum conhecimento, mas a gota d'água foi em um comentário de um vídeo no Youtube. Em um comentário meu, eu estava falando o quanto era errado basear seu argumento em utilitarismo quando a ética está envolvida no assunto e bla bla bla... Daí um sujeito respondeu meu comentário dizendo "ética é relativa" entre outras coisas e ainda disse que eu dava "respostas prontas" (Quando eu geralmente costumo fazer comentários longos).  Aparentemente ele disse isso, porque minha visão é praticamente a mesma que um certo grupo (Libertários mais especificamente). Não vou tentar criar um debate sobre isso aqui, mas dude... Se você não tem um conhecimento amplo em assunto, tentar estudar mais esse assunto ou apenas não fale sobre ele!

Assuntos onde tentar palpitar é aceitável são assuntos mais focados no lazer. Por exemplo, eu não gostei do filme por motivos X, Y e Z. Nada demais, as pessoas que discordam provavelmente vão mostrar sua visão e vai ficar só nisso mesmo. Agora, palpitar em assuntos mais complexos, que requerem um grande nível de estudo, é uma coisa bem idiota.

Isso é tudo!
 
Sempre, eu disse (escrevi kk) sempre, haverá um especialista
que não é especialista em determinados assuntos, dando seus
esclarecimentos, palpites, explicações, opiniões e etc...

Desde que o mundo é mundo, isso sempre aconteceu, eu,
infelizmente, tenho dois amigos, que por vezes, agem assim,
como já os conheço, sei como lhe dar com a situação, que,
sinceramente, é muito chata, e as vezes até constrangedora.

O pior disso tudo, é que algumas pessoas fazem isso para
"diminuir" outras, simplesmente para ver o mau de terceiros, ou
pior, porque isso gera uma satisfação pessoal nelas, porque se sente
melhor com isso, ou simplesmente porque são babacas.

Enfim, por mais que você corra disso, nunca escapará, essa é a
realidade.

Eu costumo dizer "Se for pra falar besteira, é melhor ficar quieto".
E como disse Seu Madruga "Quando ninguém pedir sua opinião,
fique calado, e quando alguém pedir sua opinião, também fique
calado".

 
Cara, dando um palpite aqui rapidinho... :XD:

Eu acho muito gostoso quando encontro alguém pra discutir sobre assunto x ou y. Desde que a opinião da pessoa vá acrescentar algo na discussão. E isso é necessário pra evolução do ser humano. Muitas vezes você pode encontrar alguém que vai te abrir os olhos pra algo que nunca enxergou antes.

Mas... Infelizmente, seu desabafo também é o meu.

Você não encontra ninguém interessado em acrescentar nada. Só gente babaca querendo mostrar que sabe mais pra dar uma lacrada e massagear o ego.

Lugares como Facebook, Twitter, Youtube, nem perco o tempo de comentar nada profundo. Por que se eu for falar algo, vai ser baseado no que já estudei, e aí vai aparecer um murrinha qualquer que nunca estudou nada sobre o assunto pra "desfalar" o que eu disse e impor sua opinião goela abaixo. Contra argumentar é inútil, afinal, o murrinha sofre do complexo do pombo enxadrista.

Forums, ainda são (mas nem sempre) o melhor lugar pra debater algo.
 
Sei bem o que é isso cara mas se me permite quero fazer breves comentários a respeito deste assunto.

De fato nós humanos não temos todas as respostas para o mundo, isso é natural, o ramo de exatas é uma área que não é muito debatida pelo simples fato de não se ter como ter diversas opiniões sobre o assunto (até tem mas são muito poucas se comparar a outros ramos de estudos) O fato é que a área de humanas é de fato bastante subjetiva e debatida, no entanto ela não abre de forma alguma brechas para achismo e eu vou explicar o porque.

Matérias como Psicologia apenas estudam o ser humano como um todo e tenta encontrar respostas sobre seus comportamentos. Mesma coisa Sociologia e Antropologia não se importam em dizer o que é certo e o que é errado na sociedade, eles apenas estudam a sociedade como um todo. O que fazem um grupo social, porque fazem isso, e como foram levados a isso.

Mas acho que a cereja do bolo pelo qual vc esteja falando é relacionado na parte do "porque fazem isso, e como foram levados a isso" essa é sempre a parte em debates sociais que pega todo mundo, como são muitos fatores que levam a tais resultados, logo as pessoas volta e meia querem provar com todas as forças que suas opiniões são as corretas porque determinados fatores mostram que isso e aquilo é errado, e isso não é achismo, isso são opiniões com embasamentos que PODEM (e detalhe nesta palavrinha) comprovar a ideia da pessoa, ou seja é uma opinião com embasamentos mas que não provam definitivamente seu ponto e é ai que a coisa pega mal. A partir do momento em que você não pode provar com definitiva certeza a sua afirmação isso se torna um puta problema, vou dar um exemplo fácil.


Alguém faz a afirmação de que : TODOS OS GANÇOS DO MUNDO SÃO BRANCOS. Pra você refutar esta ideia vc não precisa procurar por todos os ganços do mundo pra fazer esta contagem. Basta você encontrar um ganço com cor diferente pra vc refutar este argumento, da mesma forma debates onde as pessoas fazem declarações políticas do tipo: A direita é o melhor caminho porque tem vários países desenvolvidos que aderem ela.e o outro diz: Não a esquerda que é o melhor caminho porque existem estes países que foram evoluídos. São debates que não levam a nada pois cada país possuí MILHARES de fatores históricos ao longo de centenas ou até milhares de anos para chegar ao resultado que chegou, por isso é quase que impossível tu tentar definir um modelo político ao mundo visto que a questão é muito mais ampla do que parece. Obviamente que dados ajudam a reforçar teu ponto mas não são eles que definem uma certeza, eu mesmo creio que o capitalismo é o melhor caminho para o desenvolvimento dos países por N fatores mas também sei dos problemas que ele pode acarretar se não for bem aplicado, da mesma forma que a esquerda (que apesar de eu achar que mais prejudica do que ajuda) sei que pode acarretar em resultados magníficos a sociedade se for bem aplicado

RESUMINDO: Antes de qualquer afirmação é preciso ouvir opiniões que discordem de seu ponto (opiniões com dados e fatos que reforcem a ideia) rotular sistemas e padrões segundo suas concepções usando alguns exemplos que favorecem suas ideias deixando de lado exemplos que provam o contrário delas é meramente ignorar os fatos e a realidade.​
 
Cross Maker comentou:
De fato nós humanos não temos todas as respostas para o mundo, isso é natural, o ramo de exatas é uma área que não é muito debatida pelo simples fato de não se ter como ter diversas opiniões sobre o assunto (até tem mas são muito poucas se comparar a outros ramos de estudos) O fato é que a área de humanas é de fato bastante subjetiva e debatida, no entanto ela não abre de forma alguma brechas para achismo e eu vou explicar o porque.
Opinião é uma forma de julgamento pessoal que varia de pessoa para pessoa que surge do senso comum. A área de exatas não é muito debatida, porque aparentemente já chegamos na verdade absoluta na maioria de suas questões e como foi dito, o número de pessoas formadas na área de exatas está bem menor do que na de humanas, então o número de pessoas que tentam refutar as teorias de Einstein, Newton, Lavoisier entre outros é escassa, pois essas teorias foram provadas corretas até então.

Matérias como Psicologia apenas estudam o ser humano como um todo e tenta encontrar respostas sobre seus comportamentos. Mesma coisa Sociologia e Antropologia não se importam em dizer o que é certo e o que é errado na sociedade, eles apenas estudam a sociedade como um todo. O que fazem um grupo social, porque fazem isso, e como foram levados a isso.
Um adendo, apesar de psicologia ser uma matéria da área de humanas, ela possui teses derivadas da biologia e até química, já que o próprio pensamento humano é fruto de reações químicas.

Mas acho que a cereja do bolo pelo qual vc esteja falando é relacionado na parte do "porque fazem isso, e como foram levados a isso" essa é sempre a parte em debates sociais que pega todo mundo, como são muitos fatores que levam a tais resultados, logo as pessoas volta e meia querem provar com todas as forças que suas opiniões são as corretas porque determinados fatores mostram que isso e aquilo é errado, e isso não é achismo, isso são opiniões com embasamentos que PODEM (e detalhe nesta palavrinha) comprovar a ideia da pessoa, ou seja é uma opinião com embasamentos mas que não provam definitivamente seu ponto e é ai que a coisa pega mal. A partir do momento em que você não pode provar com definitiva certeza a sua afirmação isso se torna um puta problema, vou dar um exemplo fácil.


Alguém faz a afirmação de que : TODOS OS GANÇOS DO MUNDO SÃO BRANCOS. Pra você refutar esta ideia vc não precisa procurar por todos os ganços do mundo pra fazer esta contagem. Basta você encontrar um ganço com cor diferente pra vc refutar este argumento, da mesma forma debates onde as pessoas fazem declarações políticas do tipo: A direita é o melhor caminho porque tem vários países desenvolvidos que aderem ela.e o outro diz: Não a esquerda que é o melhor caminho porque existem estes países que foram evoluídos. São debates que não levam a nada pois cada país possuí MILHARES de fatores históricos ao longo de centenas ou até milhares de anos para chegar ao resultado que chegou, por isso é quase que impossível tu tentar definir um modelo político ao mundo visto que a questão é muito mais ampla do que parece. Obviamente que dados ajudam a reforçar teu ponto mas não são eles que definem uma certeza, eu mesmo creio que o capitalismo é o melhor caminho para o desenvolvimento dos países por N fatores mas também sei dos problemas que ele pode acarretar se não for bem aplicado, da mesma forma que a esquerda (que apesar de eu achar que mais prejudica do que ajuda) sei que pode acarretar em resultados magníficos a sociedade se for bem aplicado
Sua afirmação sobre o ganço está meio-certa, vou explicar o porquê... Sim, vc pode refutar essa afirmação mostrando um ganso de cor diferente, mas por que aquele ganso tem uma tonalidade? O certo seria vc refutar a afirmação de todos gansos serem brancos com argumentos científicos, ou seja, você teria que provar que as reações presentes no aparecimento das penas não filtram a possibilidade única delas serem brancas.
Nesse outro exemplo que você citou sobre direita e esquerda, ambas as afirmações não são achismos, porque elas apresentaram um argumento, apesar de serem baseadas em utilitarismo. O grande problema nessa sua afirmação é que você argumenta as teses de ambos os lados se baseando no quanto as ideias de determinado lado são eficientes ao invés de se basear se aquela ideia é certa ou errada/ética ou antiética, ou seja, utilitarismo. O grande problema das discussões políticas atuais é que elas viraram um jogo de opiniões ao invés de uma discussão sobre o que é certo e o que é errado na sociedade.

RESUMINDO: Antes de qualquer afirmação é preciso ouvir opiniões que discordem de seu ponto (opiniões com dados e fatos que reforcem a ideia) rotular sistemas e padrões segundo suas concepções usando alguns exemplos que favorecem suas ideias deixando de lado exemplos que provam o contrário delas é meramente ignorar os fatos e a realidade.
Nesse caso, acho que você confundiu os significados das palavras"opinião" e "argumento". Por exemplo, se eu disser "Eu não gosto de jogos de esporte", é uma opinião e não um argumento, ou seja, eu não estou tentando provar que jogos de esporte são ruins, eu simplesmente afirmei que não gosto. Isso que vc disse acima se aplica à argumentos, mas sem sempre em opiniões.
 
Irineu comentou:
Opinião é uma forma de julgamento pessoal que varia de pessoa para pessoa que surge do senso comum. A área de exatas não é muito debatida, porque aparentemente já chegamos na verdade absoluta na maioria de suas questões e como foi dito, o número de pessoas formadas na área de exatas está bem menor do que na de humanas, então o número de pessoas que tentam refutar as teorias de Einstein, Newton, Lavoisier entre outros é escassa, pois essas teorias foram provadas corretas até então.

Tente explicar isso para os Terraplanistas rsrsrs

Todos tem direito de ter seu achismo e opinião própria (e tendência a isso). Como hoje as pessoas tem acesso a informação de forma fácil é difícil evitar esse excesso de achismo. Não é algo que ache que vá mudar tão cedo.
 
Voltar
Topo Inferior