🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho."
- Rafael_Sol_MAKER

GG Maker/001 Engine Tutorial#1:Montando Sprites

Mephistopheles

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Dezembro de 2015
Postagens
44
Bravecoins
0
e aeewwwww

existem poucos usuarios de gg maker/001, muitos dizem ser pela falta de recursos padrão(mas os mesmos reclamam de quem usa o rtp)

uma duvida de muitos é: Como boto meu sprite no jogo?
irei demonstrar a forma mais fácil de colocar seu char no jogo, passo a passo!

Passo#1:Criando o Jogo
abra o GG Maker, crie um novo jogo no genero Plataforma(escolhi este por ser o mais "complicado", se dominar esse será fácil mecher com 45(rpgs),

Passo#2:Trocando a Ferramenta de Edição Gráfica
entre em ferramentas/opções, lá vai estar assim:
do2pg5.jpg

desmarque a opção de "Usar Embutidos" no editor grafico, e depois selecione a ferramenta de edição de imagens aonde vocé é mais acostumado, eu recomendo o paint xp por ser simples e pratico, é o que irei usar no tutorial, devera ficar assim:
2rxfh9c.jpg



Passo#3:Fazendo o Sprite
abra a janelinha de sprites
ot3q09.jpg


na janelinha que vai abrir, crie uma nova pasta: "Chars"(que é aonde colocará todos os personagens do seu jogo(para ficar organizado))
jfu9g8.jpg
e um sprite, irei utilizar um sprite do megaman x(snes) como exemplo então irei nomea-lo assim.(clique na sua pasta, escolha "none").

Passo#4:Montando Animações
antes de tudo, confira este topico:
http://espacorpgmaker.umforum.net/t313-pixel-tuto-basico3-animacao-pt-1

depois, no seu sprite selecione o "Parado", q é a primeira animação que iremos fazer, depois ponha adicionar animação(deixe em modo de loop)
23rnvcy.jpg

depois coloque "adicionar imagen em branco", o parado do megaman x tem 3 miseros frames de parado então coloque 4(para fazer loop), depois clique com o botão direito na primeira imagem e ponha "Editar(sem alpha)"
2qjlpqr.jpg

para começar vamos fazer um quadro de animações, ele tem q ser grande o suficiente para cobrir todas as animações(mas não exagere no tamanho xP)

imagem com zoom:
1z2dkc0.jpg

o personagem tem q ficar bem centralizado.
agora vamos aos outros frames, agora pegue a imagem anterior e cole no proximo quadro ou em uma imagem do paint separado(não usem o copiar do 001,entrem na imagem usando "Editar(sem alpha)" e copie), e... cole o proximo frame por cima do seu sprite!, ja montado tem q ficar no mesmo eixo do anterior, ja q o megaman só meche as palpebras será bem fácil
35n8qrq.jpg

agora para fazer loop o segundo frame tbm será o ultimo então apenas copie ele!
para quem não sabe, loop significa ligar o inicio ao fim, sendo assim deixar a animação ir e voltar!, então só falta um frame(o 3º), é só fazer o q eu ja disse.

nota: tbm da pra fazer o seguinte,se quiser editar todos os frames ao mesmo tempo, selecione todos os quadros e com o clique direito do mouse sobre os frame, selecione "Editar (sem alpha)"

Passo#5:Regulando tempo,tamanho e posição do sprite
o tamanho do sprite é ao seu criterio mas é aconselhado 200 (ou 300 dependendo se o sprite for muito pequeno). agora vamos lá!

ao mexer com tamanho ou posição mexa apenas no primeiro frame se mexer nos demais irá estragar sua animação!
então, clique duas vezes na telinha aonde mostra seu personagem.

isso é o que deve aparecer:
k4e1ow.jpg

observando a colisão do personagem está muito maior que ele, mas antes de arrumar isso vamos alterar o tamanho do sprite de 100 para 200

clique em animação, vai em maginificação do nó e troque os primeiros dois "100s" para 200
botamos o sprite bem no centro e puxando as pontinhas da colisão ajuste até aonde vc quer que tenha colisão nele:
rkphlf.jpg
após isso vamos arrumar a velocidade da animação!:

eu não quero que ele pareca q tenha algum problema piscando toda hora feito maluco então eu vou acelerar os três ultimos frames e deixar o primeiro frame mais demorado(infelismente não posso fazer gifs agora então será só vendo pra crer)
winkhi.jpg

como podem ver são todas "0,1s", vamos deixar, vejamos... o primeiro "1" inteiro e o resto "0,05", para alterar estes numeros façam assim, clique na primeira imagem e subistitua o 0,1 por 1 como eu fiz:
fnebzs.jpg

selecione todo o resto e troque o numero para 0,05!:
8ys0v4.jpg


o tempo varia de animação para animação, tente colocar varios numeros e veja o que fica mais fluido!

tem q saber um pouco de fração/numero decimal para mecher com tempo.

siga os passos e sua animação deve fica boa!
 
Ooooh, engine desconhecida xD Na verdade eu até já tinha testado ela um pouco, só desanimei porque notei que não existe tanto suporto no mundo afora (como a série de RPG Maker ou o Unity). Gostei do pequeno tutorial, serve no mínimo como divulgação de uma opção a mais para engine de criação de jogos. Você já é veterano nela? Se for, pode me tirar umas dúvidas? :3
 
Pretty-Belle comentou:
Ooooh, engine desconhecida xD Na verdade eu até já tinha testado ela um pouco, só desanimei porque notei que não existe tanto suporto no mundo afora (como a série de RPG Maker ou o Unity). Gostei do pequeno tutorial, serve no mínimo como divulgação de uma opção a mais para engine de criação de jogos. Você já é veterano nela? Se for, pode me tirar umas dúvidas? :3
que bom que gostou do tutorial, irei fazer mais tutoriais como vc mesmo disse não existe tanto suporte no mundo afora!

Pretty-Belle comentou:
Você já é veterano nela? Se for, pode me tirar umas dúvidas? :3
sou sim, se tiver alguma duvida pode mandar por mp
 
Que bom *u* Eu vou mandar por aqui mesmo para que outras pessoas também possam saber.

1) Existe algum sistema de evento como o do RPG Maker, em que você pode colocar comandos básicos em sequência (como mostrar mensagem, mover personagem, tocar música, fade out na tela, etc)? Se tiver, quais são os comandos que tem?
2) Tem editor de script? Se sim, qual a linguagem que usam?
3) Dá para ajustar tamanho do tile? Se der, isso afeta a grid que o editor mostra?

Em caso de respostas positivas, seria muito útil ter um tutorial detalhando essas funcionalidades :3
 
Pretty-Belle comentou:
Que bom *u* Eu vou mandar por aqui mesmo para que outras pessoas também possam saber.

1) Existe algum sistema de evento como o do RPG Maker, em que você pode colocar comandos básicos em sequência (como mostrar mensagem, mover personagem, tocar música, fade out na tela, etc)? Se tiver, quais são os comandos que tem?
2) Tem editor de script? Se sim, qual a linguagem que usam?
3) Dá para ajustar tamanho do tile? Se der, isso afeta a grid que o editor mostra?

Em caso de respostas positivas, seria muito útil ter um tutorial detalhando essas funcionalidades :3

1)tem sim, algo parecido pelo menos, na verdade é tudo por script, mas não é script por codigo e sim script gráfico, parecido com um grafo de cena:
35192cy.jpg
e tem uma infinidade comandos e condições:
11h4e49.jpg
2)como ja respondi na 1º é tudo por script graficós, mas se quiser pode trocar de gráfico para texto, mas não aconselho fazer isso, pois ele usa linguagem própria
3)não, o tamanho do tile é 32, e não passa disso, mas vc pode optar por divir um tile grande em 4

não se preocupe, eu vou ensinar como usar o editor de scripts nos proximos tutoriais  :Okay_fix:
 
Voltar
Topo Inferior