Olá, recentemente eu voltei a explorar o mundo do RPG Maker, sempre gostei disso quando eu era adolescente, mexia bastante nesse negócio. Mas uma das coisas que me incomodou nesse RPG Maker MV foram os gráficos. No VX eu já não ia muito com a cara, no XP até tava OK, no 2k eu achava um tesão e acho até hoje.
Incomodado com isso eu resolvi fazer um teste, criar alguns mapas no MV e outros mapas com os gráficos do Garakuta, disponibilizados na comunidade. O resultado vocês comparam abaixo:
Minha opinião:
Quando os mapas ficam bem feitinhos, até que não tem tanto impacto. Em mapas mais vazios parece que a diferença aumenta, mesmo que o 2k tenha menos detalhes. Particularmente eu ainda prefiro os gráficos estilo 2k nos dois casos, eles passam a impressão de que o jogo tem um estilo quadriculado de ser, os gráficos novos, principalmente do MV, passam a sensação de que eles estão tentando ser bons e não conseguem. Qualquer coisa que passe a sensação de que está tentando e não consegue já desagrada bastante.
Por isso que eu preferi deixar meu jogo assim:
Mas eu ainda preciso adaptar o mapping a esse estilo.
E você, qual dos dois resultados preferiu? (entre os RTP's, não o meu jogo)
Incomodado com isso eu resolvi fazer um teste, criar alguns mapas no MV e outros mapas com os gráficos do Garakuta, disponibilizados na comunidade. O resultado vocês comparam abaixo:
Minha opinião:
Quando os mapas ficam bem feitinhos, até que não tem tanto impacto. Em mapas mais vazios parece que a diferença aumenta, mesmo que o 2k tenha menos detalhes. Particularmente eu ainda prefiro os gráficos estilo 2k nos dois casos, eles passam a impressão de que o jogo tem um estilo quadriculado de ser, os gráficos novos, principalmente do MV, passam a sensação de que eles estão tentando ser bons e não conseguem. Qualquer coisa que passe a sensação de que está tentando e não consegue já desagrada bastante.
Por isso que eu preferi deixar meu jogo assim:
Mas eu ainda preciso adaptar o mapping a esse estilo.
E você, qual dos dois resultados preferiu? (entre os RTP's, não o meu jogo)