🤔 Para Refletir :
"No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira."
- DanTheLion

Gráficos atuais x Gráficos antigos nas engines RM

Quais gráficos são melhores para os jogos?

• 2k/2k3

Votos: 10 55,6%
  • XP

Votos: 2 11,1%
  • VX/Ace

Votos: 6 33,3%
  • MV

Votos: 2 11,1%
  • Feitos a mão, não importa a qualidade

Votos: 8 44,4%

• Total de eleitores
    18

Pessoa

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
29 de Junho de 2017
Postagens
19
Bravecoins
0
Olá, recentemente eu voltei a explorar o mundo do RPG Maker, sempre gostei disso quando eu era adolescente, mexia bastante nesse negócio. Mas uma das coisas que me incomodou nesse RPG Maker MV foram os gráficos. No VX eu já não ia muito com a cara, no XP até tava OK, no 2k eu achava um tesão e acho até hoje.

Incomodado com isso eu resolvi fazer um teste, criar alguns mapas no MV e outros mapas com os gráficos do Garakuta, disponibilizados na comunidade. O resultado vocês comparam abaixo:

31QeqMW.png
wMVIGRa.png
vvfRnyX.png
EyqBvHr.png
iRWTNSj.png
U4UQoM1.png
xSjPcAQ.png
TXX0BD7.png

Minha opinião:

Quando os mapas ficam bem feitinhos, até que não tem tanto impacto. Em mapas mais vazios parece que a diferença aumenta, mesmo que o 2k tenha menos detalhes. Particularmente eu ainda prefiro os gráficos estilo 2k nos dois casos, eles passam a impressão de que o jogo tem um estilo quadriculado de ser, os gráficos novos, principalmente do MV, passam a sensação de que eles estão tentando ser bons e não conseguem. Qualquer coisa que passe a sensação de que está tentando e não consegue já desagrada bastante.

Por isso que eu preferi deixar meu jogo assim:

A2ftB79.png

Mas eu ainda preciso adaptar o mapping a esse estilo.

E você, qual dos dois resultados preferiu? (entre os RTP's, não o meu jogo)

Acho que uma coisa que impacta muito no MV são as cores muito saturadas. Ficam com um ar de joguinho de celular mal feito e chato de jogar.
A riqueza dos gráficos mais antigos é que eles conseguiam disfarçar a baixa resolução com criatividade. Fundir isso com gráficos melhores nas engine atuais é complicado mesmo.
De qualquer modo, ainda acho que pra conseguir algo legal, tem que fazer como você fez: criar seus próprios tiles. É cansativo olhar jogos e mais jogos usando um mesmo tipo de tileset com algumas modificações apenas.

No fundo eu não desmereço o RTP do MV, acho que ele só precisa de algumas adaptações e modificações por parte do maker em si.

Os gráficos do 2k/2k3 são 16-bits verdadeiros. Por isso tem aquele charme de Snes/Mega Drive que todo mundo que é das antigas, ou curte jogos retrô, tanto ama.

O RPG Maker 2k3, como o clean disse, resgata mais essa essência dos 16 bits, o xp já é o 32 bits bem elaborado, pra mim, a melhor combinação do clássico snes com a qualidade gráfica atual, já vx, ace tem má qualidade, não é p.a e não me resgata aquele feel, já mv si totalmente disso, já vai voltado pra mobile, mac etc, de "clássico" só tem o p.a, e não foi bem feito, as cores são bem ruizinhas...

O RTP do MV deixa tudo mais "vivo"... Eu colocaria esses mapas de 2k3 em um jogo de terror/suspense fácil fácil, se prestar atenção e comparar a vibe é totalmente diferente mesmo sendo similares. É interessante olhar dessa maneira, inclusive!

Com relação ao estilo gráfico próprio seu, a única coisa que não me "desce" é o personagem... Eu sei que ele está seguindo o mesmo padrão dos gráficos em geral, mas já experimentou dar nem que seja só um pouquinho mais de detalhe e tamanho nele?
Até mais :Okay_fix:

Creio que depende muito da proposta do jogo. Não dá pra dizer que o gráfico X é melhor que o gráfico Y sendo que foram criados com propósitos diferentes. O 2k3, não apenas os gráficos, foi criado de modo a simular os clássicos do SNES assim como o 95 simulava muitos dos jogos do NES. Do XP pra lá já tentaram alterar o negócio - coisa que, ao meu ver, não combina em nada com o modelo de RPG que as engines ainda propõe.

Nós execramos tanto o RTP não por ser ruim, mas pela repetitividade e relativa preguiça que está impregnada nele. Como desenvolvedores, ao vermos um jogo feito com base no RTP sabemos que o criador não investiu muita coisa. Alguém que não conheça o RPG Maker pode pegar um desses jogos de dois reais da Steam e passar horas se perguntando como pode um sujeito criar tanta coisa e vender o jogo à preço de perfume de camelô.

Agora, se tratando de RPGs do tipo clássico, top-down e etc que são o objetivo do RPG Maker: eu prefiro gráficos retrô. Não apenas porque são os meus preferidos, mas porque toda a base dos jogos nessa linha é retrô. Eu discuto muito com o pessoal que adora fazer aqueles mapas em parallax realistas e cheios de efeitos de iluminação. Já fiz mapas assim? Claro, quem nunca. Mas um jogo inteiro não rola. Ter um gráfico HD, cheio de frescurinhas e efeitos só vai produzir uma coisa no seu jogo: lag. O RPG Maker não foi feito pra desbancar a Unreal, não foi feito pra suportar um ABS à lá God of War, do 95 ao MV a proposta continua sendo a mesma.

Concordo contigo cara. Não vejo problema em utilizar graficos de um RPG Maker no outro, ajustando as dimensões dos gráficos desde que seja mantido uma consistência na arte (não usar tileset de um RTP e charset de outro). Para gráficos do XP/VX no MV, é necessário uso de plugins e muita gambiarra, já que o editor não ajuda.

Eu curto bastante o estilo gráfico do RTP 2k/2k3 e acho fraco o do XP. Os outros são aceitáveis para mim.

Curti seus gráficos próprios (não mais que os do RTP), mas, assim como Uddra, não gostei do personagem principal.

Feitos a mão, não importa a qualidade
Não acredito que essa opção tem tantos votos! Quero ver se a galera que votou toparia jogar um jogo assim (ignorem os pimentões):

badgameart.png

[member=779]FL[/member], pensei algo semelhante quando vi a opção que você mencionou para ser sincero, eu vi e quis opinar até mesmo porquê eu vi meio que exemplos hoje.

Comparando os gráficos do VX e do MV eu senti uma certa diferença de qualidade, os do MV me parecem com uma tonalidade mais vivos e a resolução maior dos gráficos ajuda que quando se expanda a tela não fique algo muito "distorcido", pelo menos não que nem no VX!

Eu também gosto do conceito "kawaii" desses gráficos do maker, o MV para mim foi o que acertou mais até agora, se fosse eu, usaria mais os gráficos do MV!

Nossa, gente, quanta resposta. Eu até tinha esquecido desse tópico.

Uddra comentou:
Com relação ao estilo gráfico próprio seu, a única coisa que não me "desce" é o personagem... Eu sei que ele está seguindo o mesmo padrão dos gráficos em geral, mas já experimentou dar nem que seja só um pouquinho mais de detalhe e tamanho nele?

Também não tá me descendo isso. Eu coloquei mais detalhes mesmo, aquele char ali vai ser o modelo de char das crianças.

Eu até andei estudando tentar fazer gráficos melhores para o jogo inteiro, mas vai ter que ficar para uma próxima. Duas vezes mais detalhado ainda seria fácil e mais bonito. Eu exagerei tirando detalhes dos gráficos, but whatever. Até as cores tão começando a me incomodar, eu queria usar a paleta do google e não ficou tanto quanto eu queria, na verdade é até limitado.

Mas sobre os gráficos, acho que o Joseph Poe falou melhor. Depende muito do estilo do jogo, RPGs eu gosto que tenham a qualidade SNES ou GBA de ser, mas tô fazendo um Atari mais colorido. O RTP foge tanto desse estilo, que me anima mais jogar um RPG estilo Atari mesmo.

Voltar
Topo Inferior