🤔 Para Refletir :
"O que e um game dev? Uma miseravel pequena pilha de projetos !"
- codingkitsune

Gráficos Feios Realmente São Uma Coisa Ruim?

Ms. Athena Feminino

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
27 de Maio de 2016
Postagens
208
Bravecoins
82

Introdução:

Opa, tudo bom pessoal? Hoje eu queria falar de um assunto que já fez eu ser xingado um vez. Falo sobre os gráficos feios e o motivo de eu não achar que isso é uma coisa ruim. Lembrando que quando digo "gráficos" eu falo artes no geral, isso inclui animações, filmes, hqs, games e etc, então bora lá para o tópico...

Gráficos nas Obras:

Se tem algo que atrai pessoas eu posso chamar de gráficos. Geralmente antes de você comprar um game ou jogar ele você sempre repara principalmente nessa parte. Acredito que gráficos sejam um grande marketing para os games e para outras obras também, mas, nem sempre ter gráficos bons significa que o game é bom, não é mesmo The Order:1886? A verdade é que o gráfico bonito não faz o game ser bom na verdade, pode até ser um ponto positivo na hora das reviews mas ele jamais fará o game ter uma boa história ou jogabilidade, aliás, existem obras com gráficos muito feios que conseguem ser boas justamente por causa disso, vou citar agora algumas delas...

Obras com Gráficos Feios:

Acho que para começar tem minha webcomic favorita, One Punch Man, a arte da webcomic é bem tosca mas para alguns esse é justamente o charme da obra, aliás, já vi pessoas dizendo que o traço do ONE (criador de OPM) é legal. Outro exemplo de obra com gráficos feios é Space Funeral, mesmo tendo gráficos muito simples e mal desenhados a história do game trata justamente disso, aliás, uma vez um fã fez uma sequência do game com gráficos bonitos e foi criticado pelo fato de que é justamente o gráfico tosco que torna Space Funeral legal, eu mesmo só joguei o game por causa disso. Outro exemplo é o traço de One Piece, para muitos é um traço feio e cheio de erros de anatomia, mas na minha opinião esses erros de anatomia casam com o estilo e a história de One Piece...

Para finalizar...

Na minha opinião os gráficos não definem o quão boa uma obra é. Se forem utilizados de uma boa forma os gráficos feios podem até mesmo se tornar um ponto forte da obra. Lembrando, não estou dizendo para você usar gráficos feios adoidado, mas sim para mostrar que isso não faz uma obra ser ruim. Anyway, foi isso, espero que o debate seja saudável e que não haja briga por causa do assunto. Espero que me desculpem também se eu tiver falado alguma besteira. Até uma próxima vez e quero ver a opinião da galera :^^':

Usar gráficos feios é como você fazer um trabalho de escola com um tema bem abordado mas com uma ortografia fudida lol

pense no seu jogo como um todo, todos os aspectos dele vão importar, não existe essa de "meu jogo tem um ótimo enredo mas a ost é medíocre" ou "meu jogo tem gráficos muito maneiros mas não sei montar um bom gameplay", isso se chama falta de comprometimento total, se é pra ser ruim faça o jogo todo ruim mesmo, porque tentar destacar apenas aquilo que vc sabe fazer de melhor e o resto ser uma bosta? Esforço e força de vontade é o que nunca deve-se faltar na hora de desenvolver algo, e isso é algo que todo desenvolvedor (principalmente devs de rpg maker) devia ter na cabeça, porque é cada jogo meia-boca ou incompleto que a gente vê por aí que não dá nem gosto de testar...

mas sério, não caia nesse papo furado porque você não sabe como isso vai acabar contigo quando for desenvolver jogos

"Gráficos Feios" é uma expressão que pode significar 50 coisas. Assim como "gráficos bonitos".
Eu não acho que primor tecnico seja necessario pra tornar um trabalho bom.
Mas uma direção visual sólida -- independente de ser "bonito" ou não -- é importante em diversos motivos. One Punch Man, como você citou, pode não ser primoroso tecnicamente, porem tem uma direção visual bem especifica e consistente que trabalha em conjunto com a proposta do projeto.
Isso é essencial em qualquer coisa, seja filme, jogo, quadrinhos.

Antes de mais nada nada, não vamos confundir estilo com desenho feio. Pra se gostar de um estilo de desenho vai depender inteiramente do seu gosto. Agora desenho feio (malfeito no caso), seria de uma pessoa que está começando a desenhar: Ex:

1-300x250.jpg

Minha opinião é simples nesse aspecto, acho que a pessoa pode e deve criar seu jogo em 2d, 3D, hq, animação ou qualquer que seja a mídia com qualquer tipo de gráfico que ela desejar ou tiver capacidade. Ela não deve nunca deixar de criar uma dessas coisas apenas por pensar que seus desenhos são feios, tudo é aprendizagem.

Mas para mim, qualquer uma dessas opções eu prefiro com gráficos o melhor possível. Inclusive comercialmente falando, eu mesmo sou bem chato pra comprar jogos inacabados ou com gráficos "malfeitos", mas isso é meu jeito, cada um gasta seu dinheiro como quer.

Afinal, um jogo com um enredo, jogabilidade e gráficos excelentes vai ser sempre melhor do que esse mesmo jogo com gráficos "pobres".

Mesmo assim minha opinião ainda é muito rasa, existem bem mais coisas a serem abordadas, mas não vai faltar respostas pro seu tópico. Paz maninhos o/

Mas o que é melhor um jogo com gráficos "feios" completo ou uma demo com ótimos gráficos que está sendo feita "ad eternum"? Pensem nisso.

Se alguém critica seu estilo de arte e diz que está feio, isso não significa necessariamente que os gráficos estão ruins. Só significa que a pessoa não gostou/entendeu a proposta da obra.

Aqui vai um exemplo de jogo que, na minha opinião, tem gráficos muito condizentes que a proposta geral do jogo (e que adorei jogar por sinal)
http://store.steampowered.com/app/395250/The_Adventures_of_Fatman/

Cheguei (finalmente kkkk demorei um pouco pois o papo do chat tava massa, mals n ter te respondido quando tu anunciou o tópico para o pessoal lá kkk :x) enfim sobre esse tema bem acho que o problema de um jogo não está nos gráficos em si, mas sim na proposta de gráficos que ele traz e na maneira como ele executa esses gráficos. Ex: veja você Bubsy, um jogo que tentava alcançar o ápice de jogos com gráficos mas se tornou um jogo horrível por não conter muitos frames, fases longas demais e etc. Já Super Mario World fez isso com muito talento e capricho a questão não é se um jogo tem gráfico bom ou não e sim se a desenvolvedora vai saber utilizar esses gráficos para criar um bom jogo, o maior exemplo disso é shovel knight que possuí gráficos em 16 bits mas que traz frames e movimentos perfeitos, gráficos importam SIM em minha opinião, mas o que define se um gráfico é ruim ou bom é a forma como ele é executado e não se ele possuí maior ou menor resolução

É o como o TsuYa falou, não podemos confundir gráfico feio com gráfico mal feito. Essa discussão me lembrou desse Vídeo.
Se a proposta do jogo é ter um gráfico feio faça isso que não tem problema nenhum, entretanto se você fez os gráficos de qualquer jeito e quer usar gráfico feio como desculpa ai sim temos um problema.

Olá \o, bem eu acho que gráficos bonitos chamam a atenção inicialmente, eu que estou em fase de procurar emprego sei que a aparência conta muito, seria tipo isso, mas se não tiver um bom conteúdo, aparência não serve pra nada. Eu gosto de jogos pixelados (não são os de gráficos mais "bonitos") joguei Papers Please na semana passada e o que me chamou atenção foi a história diferenciada, me deixou envolvida, mas eu não diria que os gráficos do jogo eram feios, apenas eram pixelados.

Obs: Não acho o traço de One Piece feio (acho bem trabalhado, da pra notar que seria mais pra um traço único do que mal feito) é apenas diferente do que vemos no anime comum, tanto que eu fui ver ele por conta do traço.

Sim.

A pergunta deveria ser, os gráficos são feios ou diferenciados?

Caso seja feio, sim, é uma coisa ruim.

Contanto que não limite minha experiencia whatever se o jogo é bonito ou feio. Já joguei jogos "deslumbrantes" que ofuscaram demais o meu gameplay.

É como falaram, isso vai do por que o gráfico é naquele estilo (e isso não apenas em questão visual, mas como mecânicas e afins). Para tudo tem um propósito, se decidiram assim é porque, após pesquisas e maturação da ideia (assim esperamos), querem aquele fim. Entretanto, entra o questionamento que falaram: É para ser assim diferenciado ou não?

Estava a ler uma matéria que a MiniBoss divulgou, já que era relacionado ao jogo Celeste, do Arthur Zeferino e achei super interessante. Colocarei aqui uma parte que meio que exprime o debate deste tópico:

Arthur Zeferino comentou:
Então, Dark Souls deveria ter um modo fácil? Cuphead devia permitir que você pulasse os chefes?

Eu acredito que cada desenvolvedor deva fazer o que ele acha que é melhor pro seu jogo, o que estiver mais próximo da sua visão artística. Isso envolve tudo no jogo, da maneira como minorias são retratadas até os gráficos, controles, formas de pagamento e a dificuldade. Eu acredito que a visão do artista deva ser respeitada.

E eu também acredito que existe uma forma ideal de se jogar cada jogo, que é aquela que é a mais próxima possível da visão original dos desenvolvedores. O problema é que nem sempre você pode fazer isso.

Talvez o desenvolvedor tenha feito o jogo pra ser jogado com um teclado mas como algumas pessoas preferem usar um controle, ok, o jogo te dá uma opção pra jogar ele assim, mesmo não sendo o ideal. Talvez o desenvolvedor queira que o jogo dele seja jogado num SNES, numa TV de tubo grande, com um controle, mas ainda assim algumas pessoas acabam jogando em um emulador, numa tela de toque pequena no seu smartphone. Talvez a visão original do desenvolvedor seja possível apenas em 1080p com todos os efeitos gráficos ligados, mas você não tem dinheiro pra uma placa de vídeo nova e então ele dá a opção de diminuir os gráficos e desligar alguns efeitos, mas ainda assim jogar o jogo, mesmo que um pouquinho mais feio.

E talvez o desenvolvedor tenha feito o jogo pensando em jogadores com um certo nível de habilidade que você não tenha, então por que não te dar opções pra ajudar nisso e você poder aproveitar o jogo mesmo assim?

O grande desafio em se fazer um jogo difícil é definir o que é exatamente “difícil”. Todo mundo tem um nível diferente de habilidade e talvez o que seja difícil pra você seja impossível para alguns e até fácil para outros!

Particularmente, achei uma visão bem interessante para se analisar futuramente as coisas. No mais, espero que renda boas opiniões aqui como estar ocorrendo \o

Grafico não é condição necessária pra fazer um jogo ser bem-sucedido, mas um bom gráfico aumenta muito a taxa de conversão, independente se o jogo é comercial ou não. Porque a primeira coisa que um usuário vê quando acessa a página de um jogo são: as imagens ou o trailer.

A galera lê texto de apresentação de projeto aqui, porque essa comunidade é pequena e unida. Mas o povo "lá fora" só vai ver a "capa" e só terão interesse no resto se isso fisgar.

Responda sem pensar: Qual dessas duas mulheres você namoraria?
11193411_984047738280872_4738221075903192868_n.jpg

Suvaco+cabeludo.jpg

Edit: O BB Code do fórum não permite redimensionamento? Tentei de tudo que sabia e nada!

[member=670]Pgaf100[/member]
Antes de qualquer coisa, muito bom o tema abordado, parabéns!
Creio que quando menciona "gráficos feios", estaria se referindo à gráficos simples estou correta? Se o caso for realmente gráficos feios por serem mal feitos, como o [member=994]TsuYa[/member] explicou muito bem em seu post, não diria que é algo ruim, desde que se encaixe na proposta do projeto.
Por exemplo, veja a arte de South Park:
South-Park-south-park-21093654-640-480.gif

Não é nada Hollywoodiano a as animações são bem toscas de travadas, porém, esse é um dos charmes da série que já é bem tosca por si só e mesmo assim fez um sucesso anormal.
Portanto, não se deixe abalar pelo o que alguém venha a dizer sobre o estilo gráfico dos seus projetos, o importante mesmo é que você consiga transmitir a experiência de jogo desejada ao jogador com o conjunto completo da obra.

Voltar
Topo Inferior