🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

Gráficos são tão Importantes assim como Andam Falando?

Rayner

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
26 de Junho de 2015
Postagens
63
Bravecoins
0
Gráficos são tão importantes assim?

hyexBhK.png
Jogo Desconhecido

Você já deve ter escutado ou lido alguém dizendo que não vai jogar “Tal jogo porque os gráficos são da época da avó de fulano” ou “gosto de tal jogo porque me lembra os velhos tempos” e ai rola debate com pessoas que tem essas opiniões opostas. Mas ai vai a pergunta de alguns. Por que isso?

Bom, antigamente lá pelos anos 70/80 não havia nada disso, as pessoas jogavam os jogos pelo seu conteúdo e boa história e não se importavam com os gráficos, mas hoje em dia devido a evolução dos gráficos, algumas pessoas começaram a achar eles uma parte importante dos jogos além da história e da diversão. Mas e ai, o que você acha? Gráficos são ou não importantes?

Nas comunidades Maker eu vejo uma galerinha dizendo “Os gráficos são uma bosta mas jogo é divertido, adorei”. Não é exatamente assim que fulano fala, mas essa é a “mensagem” que ele quer nos passar, porém isso tem de menos pois muitas pessoas deixa de jogar um grande jogo porque o gráfico não é um dos melhores. Eu já joguei jogos incríveis onde os personagens eram de palitinhos e todo pixelado.

Ao mesmo tempo que gráficos “Top” tem um ponto importante, eles não são tão importantes assim. Mas como assim? Gráficos Top atrai bastante o público e as pessoas começam a comentar super bem daquele jogo e acaba atraindo mais pessoas para jogarem esse game mas um jogo não é atraído só por gráficos Top, ele também pode atrair pessoas pela sua história, mas hoje em dia isso está em extinção. São poucas as pessoas que se interessam pelo jogo só pela história que está espetacular.

Não é necessário ter Gráficos EXCELENTES para chamar a atenção de seu jogo, apenas tenha gráficos que combinem com a história ou que sejam de sua autoria. Não utilize sempre o RTP. Muitas pessoas utilizam o RTP para criarem seus jogos e isso acaba fazendo com que o jogo perca sua “Beleza” porque são muitos jogos de vários gêneros utilizando o mesmo gráfico.

Diversos Makers tanto iniciante quanto intermediários utilizam o RTP por não saberem fazer suas próprias Artes Pixel, mas gráficos “não avançados”(como o de personagens palitos) pode até dar um charme especial para o jogo dependendo da jogabilidade, engine ou história.

As vezes o gráfico nem é preciso ser feito pela base da história mas ser feito por ser de sua autoria. Mas nem sempre é necessário ter que criar seu próprio gráfico “belo” se você não tiver vocação nenhuma para tal área. Na internet existem gráficos de terceiro disponível tanto para fins lucrativos quanto para fins não lucrativos. Bom, falei do RTP mas esqueci um detalhe, existem sistemas e demos(jogos demonstrativos) com gráficos de RTP tão incríveis que deixam os gráficos de autoria própria um chinelo. Sistemas com gráficos de RTP tão bem utilizados que nem pareciam RTP de verdade, dava para perceber o RTP apenas pelos chars utilizados e forma do mapeamento.

mapcopy.png
Mapa feito com RTP

Bom, mesmo que você faça o jogo da forma mais “Sensafuckional” possível, você não vai atrair pessoas da noite para o dia apenas Anunciando que fez um jogo full e colocando link pra download, terá que criar uma página bem chamativa mostrando o jogo com imagens, explicando o game com um prólogo, história dos personagens  e algumas outras coisas. Terá que criar uma página decente e bem formatada. Uma página ruim pode não trazer sucesso ao seu jogo, pois algumas (não todas) pessoas imaginam seu jogo igual a página do projeto. Decente ou uma porcaria (Desculpem o termo).

Enfim, gráficos são importantes, mas deverá sempre saber usar o gráfico certo no jogo certo. Não adianta usar um gráfico “bolado” e a história do jogo e sistemas não estarem bons.

Bom galera, é isso. Espero ter agradado a vocês com essa pequena matéria. Qualquer coisa é só comentar no tópico. Dicas, o que gostou e não e etc.​

Abraços e Até Breve.​

Gostei da matéria Rayner, concordo com o que você disse, o gráfico certo para o jogo certo. Eu particularmente faço muitas pesquisas para um inicio de projeto, eu não saio baixando uma coisa ali e outra aqui para depois transforma-lo em jogo. Fazer algo sem planejamento é um passo para o abismo, não adianta ter gráficos lindos e uma jogabilidade ruim, ainda paro pra jogar Zelda minishe Cap e é uma diversão impressionante pois os sistemas e graficos estão condizentes e sem muita apelação, viva a Nintendo ^^

Parabéns pela matéria e por disponibilizar!

Parabéns pelo post Rayner, realmente é um assunto muito válido

é impossível ler a frase do tópico e não lembrar de quantas vezes eu ouço pessoas falando que se seu projeto utilizar RTP não será bom, é muito interessante esse ponto, porque a pessoa que diz ignora completamente a história a narrativa o cenário do game, enfim, tudo, e se foca apenas na primeira impressão que ele julga negativa, não aborda o resto.

Eu apoio games com RTP, até porque a base é ali, mesmo que seja "ruim" é um inicio, e mapas utilizando esses gráficos podem ser belos mapas com técnicas "avançadas" de parallax map, já fiz muitos mapas bons em parallax usando RTP. Oque o povo não entende é aquilo que o Angelo disse "Gráfico certo para o jogo certo" não adianta você querer colocar gráficos de ps4 no seu projeto, sendo que ele fala sobre a aventura de joãozinho que teve que investigar uma caverna pois suas bolas d gude tinham caído lá, essa frase define tudo.

Até!

Eu acho os gráficos parte fundamental de um jogo.
Pra mim um jogo não é feito apenas de jogabilidade ou história e sim um todo. Um jogo deve ser harmônico, suprindo cada espaço.
Mas eu não digo gráfico estupendos, lindos, mas sim de gráficos bem colocados.
Acho muito legal o RPG Maker oferecer um RTP para utilizarem, mas isso não deve ser a base dos jogos de 90% da população maker. Acho interessante você colocar sua cara no jogo. É fundamental você modificar aquilo, já que deseja utilizar.
Infelizmente o RTP gera um preconceito com os jogos bons e acaba desfocando eles diante de gráficos diferentes.
Por isso, se seu jogo não atrai tanto visualmente, atraia o público pela jogabilidade e história, dando foco disso no tópico.
E se você está querendo ser original e não tem talento algum com gráficos, faça seus palitinhos. Um dia você se tornará um belo desenhista de tanto treinar.
Eu mesmo estou conseguindo fazer meus primeiros gráficos, depois de tanto tempo treinando. É muito gratificando, cês nem imaginam.
É uma bela matéria, Rayner. Certamente vai ajudar muita gente!

Concordo também, até porque fica difícil discordar quando se diz "usar o gráfico certo no jogo certo", afinal... isso é o certo, não é?
Sério, dizer que é preciso fazer a coisa certo não diz nada na verdade, esse é só o senso mais-que-comum >.<

Outra coisa:
Bom, antigamente lá pelos anos 70/80 não havia nada disso, as pessoas jogavam os jogos pelo seu conteúdo e boa história e não se importavam com os gráficos

Sério? Pra começar, nos anos 70/80 não havia a menor condição de criar qualquer coisa que fosse muito mais avançada que algumas linhas na tela, e muitas vezes até sem a possibilidade de usar muitas cores, e olha que os computadores usados pros jogos inicialmente nem eram os pessoais de proposta geral, eram computadores feitos especialmente pra isso.
Outra grande furada aí é que na época, quse ninguém realmente jogava jogos por causa da história: na verdade, na maioria dos casos nem história os jogos tinham! O ramo era dominado pelo arcade (se você encontrar história em Pac-Man, Snake, Pong, Centipede, Galaga, etc., me avise, preciso rever meus conceitos). Esse negócio de jogos com história é coisa dos RPGs, que se popularizaram depois.

Deixando a parte histórica de lado, eu discordo muito dessa ideia toda de que os jogos são "underrated" por conta dos gráficos, afinal não são as pessoas que devem se adaptar aos jogos, e sim os jogos às pessoas, então não importa se o desenvolvedor acha diferente, se o jogo não agrada por ter gráficos ruins a ponto de não atrair o jogador, então o jogo está, sim, ruim.
Note que isso não significa que a ideia, a história, a jogabilidade, etc., seja ruim, e sim que o saldo do jogo é negativo por conta da qualidade gráfica ruim.
Detalhe: gráficos simples ? gráficos ruins, o exemplo do Zelda: The minish cap ilustra bem essa ideia.

Gráficos são a sua maior forma de interação mais forte com o jogo, a visão é um dos nossos sentidos mais aguçados, então temos a tendência a rejeitar de coisas que desagradam visualmente da mesma forma que não gostamos de coisas que cheiram mal, tem gosto ruim ou soam incômodas.

No ponto que toca o RTP, eu também discordo da ideia de que nós temos que gostar dele, sinceramente, não é como se a qualidade visual dele fosse ruim ou se fosse uma regra que jogos feitos usando RTP tem história/jogabilidade ruim (WTF? Qual a relação?), embora muitos deles tenham ambos os aspectos bastante inferiores, o uso do RTP vem da mesma causa, e não é ela: a falta de experiência com a engine. O que eu sinto mesmo é que o RTP já cansou, já deu o que tinha que dar, foi-se... Veja-se no lugar de um usuário do RPG Maker: toda vez que você cria um projeto, você vê aqueles gráficos, toda vez que você abre a área de projetos em qualquer fórum, você vê (pelo menos uns 5) tópicos de jogos com aqueles gráficos, você mesmo provavelmente já fez uns sete jogos que usaram aqueles. mesmos. gráficos. Não é de se impressionar que aquilo já tenha te cansado visualmente, então você dificilmente vai achar agradável jogos feitos com aquilo.

O caso que você apontou, em que jogos feitos com o RTP acabam sendo bastante agradáveis, tem sempre um fundo diferente: ou o autor usou Parallax, uma técnica que permite muito mais variedade que o mapeamento normal e, portanto, cansa menos; ou ele usou tilesets/chars alternativos e que, muitas vezes, imitam o efeito dos parallaxes ou estão bastante fora do padrão; ou ele usou efeitos, não necessariamente relacionados a gráficos, que deixam o visual mais chamativo. Em alguns casos, até usam-se todos eles, o que chama ainda mais a atenção.

E não venha me dizer que jogos não são feitos para usuários de RPG Maker, porque esse é justamente o público que 99,9% dos jogos de RM atinge (citações de To The Moon em 3, 2, ...).

Em geral, eu achei a matéria um pouco superficial demais, o que você disse aí não passou muito do senso comum, que significa que não adiciona nada realmente, ela só está reforçando algo que todo mundo já sabia ou pensava.

Nota em virtude da minha experiência com reações a críticas...:
Não se sinta reprimido por conta das minhas críticas, o que eu digo aqui é só minha opinião, fique à vontade pra discordar do que quiser.
Também não estou tentando te fazer desistir de escrever matérias, pelo contrário, o que eu pretendo é justamente te ajudar a escrevê-las (do meu ponto de vista) cada vez melhor.
Se qualquer ponto dessa mensagem te ofendeu, saiba que não foi minha intenção, entendo que às vezes a forma de dizer leva a entendimentos fora do esperado...

P.S.: Eu comecei essa mensagem wall-text quando só tinha uma resposta aqui, então eu ignorei as mais recentes.

Bela matéria, embora eu sempre discordei do que a maioria diz:

"Gráfico não importa, o que importa é a diversão"
ou então como vc mesmo disse:
"Bom, antigamente lá pelos anos 70/80 não havia nada disso, as pessoas jogavam os jogos pelo seu conteúdo e boa história e não se importavam com os gráficos"

Quem disse que as pessoas dos anos 70/80 não ligavam pra gráficos??

Há um certo preconceito quando se afirma algo assim, como se graficos 3D fosse os gráficos bons e bonitos e os 2D fosse os ruins ou porque não teve recursos suficientes.

As pessoas gostavam sim de grafico bom, mas 3D não quer dizer exatamente BOM! Os gráficos daquela época eram o máximo possivel para aquela época, quandos os games cansaram de ser 8 bits, logo vieram os de 32 e assim por diante.

Há gráficos ruins sendo 3D e de qualidade dos dias atuais como Resident Evil 6 e outros com gráficos bons como the last of us.
Há gráficos ruins 2D profissionais como muitos de hoje em dia (com a desculpa de ser retrô) e também existem gráficos magnificos em 2D como os games da Nippon Ichi que eu sou fã.

O que importa não é só a diversão mas a combinação de diversão e gráfico condizente e fácil de compreender.

Chega da desculpa ridícula que sempre vejo de games com gráfico ruim, "-É porque é retrô"
- Não! Seu gráfico que foi mal organizado mesmo por preguiça, isso sim!

Até hoje a Nippon Ichi faz games em sua maioria 2D com sprites e tudo e são lindos! Tanto que prefiro estes 2D do que qualquer outros 3D.

Quer um exemplo? Time and Eternity
Completamente em 2D

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QQ_B9WvievY[/youtube]

Bom, assim quando você vai para uma balada, a trabalho, ou a uma entrevista de emprego, você se veste bem. O gráfico de um jogo também se torna um cartão de visitas próprio. Digo isso porque o campo visual é um dos meios de comunicação que o ser humano tem, em que a maioria das vezes se torna o filtro primário de julgamentos diferente(algo novo) / genérico(algo acostumado).

Os gráficos em si não necessariamente tem a ver com o momento histórico, mas creio estar ligado com o momento tecnológico. E já explico o porquê.
Pegamos 10 anos atrás. Já existia Playstation 3, Xbox 360, ou seja, "gráficos descentes" (veja que nem consideramos mais o PS2 ou Dreamcast ou GameCube), mas naquele mesmo período o meio de comunicação que carregamos no bolso hoje em dia, o smartphone, ainda estaria para ser lançado, enquanto isso eu ficava muito feliz em ter meu Nokia de 256 cores na tela que tinha Snake 3 (era um fuck gráfico, mas para aquela tecnologia, em específico)

Trazendo isso ao RPG Maker como comparo. Creio que o que falta em projetos sejam estabelecer as propostas/valores que o criador quer passar no jogo. Não precisa ser de fato um game designer, mas que seja essencial um foco a dar ao jogo. Experiência própria, apenas sai do papel com meu projeto, quando considerei ter minha base bem fixada sabendo o que devo seguir, o estilo de gráfico que tenho de buscar.
Se precisar fique off do maker por algum tempo, ganhe habilidades específicas e retorne. (pense a médio e longo prazo)

Nos termos tecnológicos do RPG Maker, houve um salto gigantesco do 2k3 e XP, mas ambos mantendo suas limitações. A partir daí o que surgiu foi dos próprios usuários, dado aos efeitos de luzes, sombras, reflexos, partículas, animações, paralaxes. Para mim são incrementos que se as pessoas tivessem um tempo para aprendê-las, faria grande diferença em seus projetos.

Sou um que faço vistas grossas a jogos RTP, por exemplo. Tenho meus motivos, são pessoais. Ao invés de gastar meu tempo pesquisando jogos que estão usando o RTP, prefiro clicar de tópico em tópico aqueles que considero diferentes em questão gráficos e métodos criativos de usar o RTP. Temos que pensar que ao usarmos um "cartão de visitas" do jogo de uma maneira vamos atrair um público específico.
Porque sinceramente, nunca vi um jogo maker com gráficos bons e história ou jogabilidade ruim, até porque gráfico num jogo para torná-lo único exige paciência e capricho, o que um maker também faria na história e todo o seu contexto do projeto.
Ainda gostaria de ouvir sobre um jogo de RPG Maker, "Essas imagens são fodas, pena que só tem gráficos" kk acho que não encontraremos.

Angelo Nobre comentou:
Gostei da matéria Rayner, concordo com o que você disse, o gráfico certo para o jogo certo. Eu particularmente faço muitas pesquisas para um inicio de projeto, eu não saio baixando uma coisa ali e outra aqui para depois transforma-lo em jogo. Fazer algo sem planejamento é um passo para o abismo, não adianta ter gráficos lindos e uma jogabilidade ruim, ainda paro pra jogar Zelda minishe Cap e é uma diversão impressionante pois os sistemas e graficos estão condizentes e sem muita apelação, viva a Nintendo ^^

Parabéns pela matéria e por disponibilizar!

Vlw pelo comentário. Realmente fazer pesquisas para inicio de projeto é sempre útil, pois fazer um game que você goste mas não agrade o público iria deprimir o criador do game e deixa-lo mal falado. (Vi um tópico assim na CRM)
Não conheço esse jogo, pra falar a verdade eu conheci Zelda ano passado  :XP:

Obg pelo comentário. Abraços e Até Breve~

Zalgo comentou:
Parabéns pelo post Rayner, realmente é um assunto muito válido

é impossível ler a frase do tópico e não lembrar de quantas vezes eu ouço pessoas falando que se seu projeto utilizar RTP não será bom, é muito interessante esse ponto, porque a pessoa que diz ignora completamente a história a narrativa o cenário do game, enfim, tudo, e se foca apenas na primeira impressão que ele julga negativa, não aborda o resto.

Eu apoio games com RTP, até porque a base é ali, mesmo que seja "ruim" é um inicio, e mapas utilizando esses gráficos podem ser belos mapas com técnicas "avançadas" de parallax map, já fiz muitos mapas bons em parallax usando RTP. Oque o povo não entende é aquilo que o Angelo disse "Gráfico certo para o jogo certo" não adianta você querer colocar gráficos de ps4 no seu projeto, sendo que ele fala sobre a aventura de joãozinho que teve que investigar uma caverna pois suas bolas d gude tinham caído lá, essa frase define tudo.

Até!

SS. Eu tbm apoio desde que tenha uma certa moderação. O Projeto todo com o RTP eu não acho muito agradável, e tbm um gráfico fuck para um jogo visivelmente (com história e sistema que eu digo ) amador só me faz pensar que ele perdeu tempo se focando apenas no gráfico e esquecendo do resto, mas claro que isso dá um crêdito a mais para ele como um grande designer.

Obrigado pelo comentário.
Abraços e Até Breve~

RyanKamos comentou:
Eu acho os gráficos parte fundamental de um jogo.
Pra mim um jogo não é feito apenas de jogabilidade ou história e sim um todo. Um jogo deve ser harmônico, suprindo cada espaço.
Mas eu não digo gráfico estupendos, lindos, mas sim de gráficos bem colocados.
Acho muito legal o RPG Maker oferecer um RTP para utilizarem, mas isso não deve ser a base dos jogos de 90% da população maker. Acho interessante você colocar sua cara no jogo. É fundamental você modificar aquilo, já que deseja utilizar.
Infelizmente o RTP gera um preconceito com os jogos bons e acaba desfocando eles diante de gráficos diferentes.
Por isso, se seu jogo não atrai tanto visualmente, atraia o público pela jogabilidade e história, dando foco disso no tópico.
E se você está querendo ser original e não tem talento algum com gráficos, faça seus palitinhos. Um dia você se tornará um belo desenhista de tanto treinar.
Eu mesmo estou conseguindo fazer meus primeiros gráficos, depois de tanto tempo treinando. É muito gratificando, cês nem imaginam.
É uma bela matéria, Rayner. Certamente vai ajudar muita gente!

Vlw. Falou certo agora: "...um jogo não é feito apenas de jogabilidade ou história e sim um todo. Um jogo deve ser harmônico, suprindo cada espaço.
Mas eu não digo gráfico estupendos, lindos, mas sim de gráficos bem colocados."

Realmente, deve ter uma concordância em tudo no jogo. Como eu já disse antes: "Não adianta chamar atenção só com gráficos se a história está ruim" ou vice e versa. Treinar é sempre o melhor caminho.

Obg pelo comentário e Até Breve~

Masked comentou:
Concordo também, até porque fica difícil discordar quando se diz "usar o gráfico certo no jogo certo", afinal... isso é o certo, não é?
Sério, dizer que é preciso fazer a coisa certo não diz nada na verdade, esse é só o senso mais-que-comum >.<

Outra coisa:
Bom, antigamente lá pelos anos 70/80 não havia nada disso, as pessoas jogavam os jogos pelo seu conteúdo e boa história e não se importavam com os gráficos

Sério? Pra começar, nos anos 70/80 não havia a menor condição de criar qualquer coisa que fosse muito mais avançada que algumas linhas na tela, e muitas vezes até sem a possibilidade de usar muitas cores, e olha que os computadores usados pros jogos inicialmente nem eram os pessoais de proposta geral, eram computadores feitos especialmente pra isso.
Outra grande furada aí é que na época, quse ninguém realmente jogava jogos por causa da história: na verdade, na maioria dos casos nem história os jogos tinham! O ramo era dominado pelo arcade (se você encontrar história em Pac-Man, Snake, Pong, Centipede, Galaga, etc., me avise, preciso rever meus conceitos). Esse negócio de jogos com história é coisa dos RPGs, que se popularizaram depois.

Deixando a parte histórica de lado, eu discordo muito dessa ideia toda de que os jogos são "underrated" por conta dos gráficos, afinal não são as pessoas que devem se adaptar aos jogos, e sim os jogos às pessoas, então não importa se o desenvolvedor acha diferente, se o jogo não agrada por ter gráficos ruins a ponto de não atrair o jogador, então o jogo está, sim, ruim.
Note que isso não significa que a ideia, a história, a jogabilidade, etc., seja ruim, e sim que o saldo do jogo é negativo por conta da qualidade gráfica ruim.
Detalhe: gráficos simples ? gráficos ruins, o exemplo do Zelda: The minish cap ilustra bem essa ideia.

Gráficos são a sua maior forma de interação mais forte com o jogo, a visão é um dos nossos sentidos mais aguçados, então temos a tendência a rejeitar de coisas que desagradam visualmente da mesma forma que não gostamos de coisas que cheiram mal, tem gosto ruim ou soam incômodas.

No ponto que toca o RTP, eu também discordo da ideia de que nós temos que gostar dele, sinceramente, não é como se a qualidade visual dele fosse ruim ou se fosse uma regra que jogos feitos usando RTP tem história/jogabilidade ruim (WTF? Qual a relação?), embora muitos deles tenham ambos os aspectos bastante inferiores, o uso do RTP vem da mesma causa, e não é ela: a falta de experiência com a engine. O que eu sinto mesmo é que o RTP já cansou, já deu o que tinha que dar, foi-se... Veja-se no lugar de um usuário do RPG Maker: toda vez que você cria um projeto, você vê aqueles gráficos, toda vez que você abre a área de projetos em qualquer fórum, você vê (pelo menos uns 5) tópicos de jogos com aqueles gráficos, você mesmo provavelmente já fez uns sete jogos que usaram aqueles. mesmos. gráficos. Não é de se impressionar que aquilo já tenha te cansado visualmente, então você dificilmente vai achar agradável jogos feitos com aquilo.

O caso que você apontou, em que jogos feitos com o RTP acabam sendo bastante agradáveis, tem sempre um fundo diferente: ou o autor usou Parallax, uma técnica que permite muito mais variedade que o mapeamento normal e, portanto, cansa menos; ou ele usou tilesets/chars alternativos e que, muitas vezes, imitam o efeito dos parallaxes ou estão bastante fora do padrão; ou ele usou efeitos, não necessariamente relacionados a gráficos, que deixam o visual mais chamativo. Em alguns casos, até usam-se todos eles, o que chama ainda mais a atenção.

E não venha me dizer que jogos não são feitos para usuários de RPG Maker, porque esse é justamente o público que 99,9% dos jogos de RM atinge (citações de To The Moon em 3, 2, ...).

Em geral, eu achei a matéria um pouco superficial demais, o que você disse aí não passou muito do senso comum, que significa que não adiciona nada realmente, ela só está reforçando algo que todo mundo já sabia ou pensava.

Nota em virtude da minha experiência com reações a críticas...:
Não se sinta reprimido por conta das minhas críticas, o que eu digo aqui é só minha opinião, fique à vontade pra discordar do que quiser.
Também não estou tentando te fazer desistir de escrever matérias, pelo contrário, o que eu pretendo é justamente te ajudar a escrevê-las (do meu ponto de vista) cada vez melhor.
Se qualquer ponto dessa mensagem te ofendeu, saiba que não foi minha intenção, entendo que às vezes a forma de dizer leva a entendimentos fora do esperado...

P.S.: Eu comecei essa mensagem wall-text quando só tinha uma resposta aqui, então eu ignorei as mais recentes.

"Concordo também, até porque fica difícil discordar quando se diz "usar o gráfico certo no jogo certo", afinal... isso é o certo, não é?
Sério, dizer que é preciso fazer a coisa certo não diz nada na verdade, esse é só o senso mais-que-comum"

Exato, para alguns pode até não dizer mas para outros diz. Muitas pessoas se esquecem disso que é um pequeno detalhe. Como é o caso dos novatos e as vezes (muito as vezes) algum veterano no assunto.

"... na época, quse ninguém realmente jogava jogos por causa da história: na verdade, na maioria dos casos nem história os jogos tinham! O ramo era dominado pelo arcade (se você encontrar história em Pac-Man, Snake, Pong, Centipede, Galaga, etc., me avise, preciso rever meus conceitos). Esse negócio de jogos com história é coisa dos RPGs, que se popularizaram depois."

É realmente não há história nesses joguitos e é aí que se encontra a diversão. Os jogos com história comaçaram a surgir por volta do fim dos anos 80. Jogos ainda de plataforma claro. Eu já vi Pac-Man com história. Eu jogo o Snake até hoje por causa da diversão e pq tem no meu cel.

"Deixando a parte histórica de lado, eu discordo muito dessa ideia toda de que os jogos são "underrated" por conta dos gráficos, afinal não são as pessoas que devem se adaptar aos jogos, e sim os jogos às pessoas, então não importa se o desenvolvedor acha diferente, se o jogo não agrada por ter gráficos ruins a ponto de não atrair o jogador, então o jogo está, sim, ruim.

Gráficos são a sua maior forma de interação mais forte com o jogo, a visão é um dos nossos sentidos mais aguçados, então temos a tendência a rejeitar de coisas que desagradam visualmente da mesma forma que não gostamos de coisas que cheiram mal, tem gosto ruim ou soam incômodas."

Sim, entendi.

"No ponto que toca o RTP, eu também discordo da ideia de que nós temos que gostar dele, sinceramente, não é como se a qualidade visual dele fosse ruim ou se fosse uma regra que jogos feitos usando RTP tem história/jogabilidade ruim (WTF? Qual a relação?), embora muitos deles tenham ambos os aspectos bastante inferiores, o uso do RTP vem da mesma causa, e não é ela: a falta de experiência com a engine. O que eu sinto mesmo é que o RTP já cansou, já deu o que tinha que dar, foi-se... Veja-se no lugar de um usuário do RPG Maker: toda vez que você cria um projeto, você vê aqueles gráficos, toda vez que você abre a área de projetos em qualquer fórum, você vê (pelo menos uns 5) tópicos de jogos com aqueles gráficos, você mesmo provavelmente já fez uns sete jogos que usaram aqueles. mesmos. gráficos. Não é de se impressionar que aquilo já tenha te cansado visualmente, então você dificilmente vai achar agradável jogos feitos com aquilo."

Concordo. " ...você mesmo provavelmente já fez uns sete jogos que usaram aqueles. mesmos. gráficos." No maximo foram 3 ( no meu caso  :XD: :nossa:)

"Em geral, eu achei a matéria um pouco superficial demais, o que você disse aí não passou muito do senso comum, que significa que não adiciona nada realmente, ela só está reforçando algo que todo mundo já sabia ou pensava."

Quando comecei a escrever eu estava querendo "reforçar" mais  o assunto e ajudar algumas pessoas que estavam por fora deste assunto.

"Nota em virtude da minha experiência com reações a críticas...:
Se qualquer ponto dessa mensagem te ofendeu, saiba que não foi minha intenção, entendo que às vezes a forma de dizer leva a entendimentos fora do esperado..."

Que nada cara. Um feedback é sempre bom, quero melhorar cada vez mais. Quem sabe em uma proxima matéria eu não escreva melhor? (Espero que sim)

Obrigado pelo Feedback e Até Breve~

Ludovic comentou:
Bela matéria, embora eu sempre discordei do que a maioria diz:

"Gráfico não importa, o que importa é a diversão"
ou então como vc mesmo disse:
"Bom, antigamente lá pelos anos 70/80 não havia nada disso, as pessoas jogavam os jogos pelo seu conteúdo e boa história e não se importavam com os gráficos"

Quem disse que as pessoas dos anos 70/80 não ligavam pra gráficos??

Há um certo preconceito quando se afirma algo assim, como se graficos 3D fosse os gráficos bons e bonitos e os 2D fosse os ruins ou porque não teve recursos suficientes.

As pessoas gostavam sim de grafico bom, mas 3D não quer dizer exatamente BOM! Os gráficos daquela época eram o máximo possivel para aquela época, quandos os games cansaram de ser 8 bits, logo vieram os de 32 e assim por diante.

Há gráficos ruins sendo 3D e de qualidade dos dias atuais como Resident Evil 6 e outros com gráficos bons como the last of us.
Há gráficos ruins 2D profissionais como muitos de hoje em dia (com a desculpa de ser retrô) e também existem gráficos magnificos em 2D como os games da Nippon Ichi que eu sou fã.

O que importa não é só a diversão mas a combinação de diversão e gráfico condizente e fácil de compreender.

Chega da desculpa ridícula que sempre vejo de games com gráfico ruim, "-É porque é retrô"
- Não! Seu gráfico que foi mal organizado mesmo por preguiça, isso sim!

Até hoje a Nippon Ichi faz games em sua maioria 2D com sprites e tudo e são lindos! Tanto que prefiro estes 2D do que qualquer outros 3D.

Quer um exemplo? Time and Eternity
Completamente em 2D

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QQ_B9WvievY[/youtube]

"Quem disse que as pessoas dos anos 70/80 não ligavam pra gráficos??

Há um certo preconceito quando se afirma algo assim, como se graficos 3D fosse os gráficos bons e bonitos e os 2D fosse os ruins ou porque não teve recursos suficientes."

Na verdade a mensagem que eu queria passar é que gráficos 3D não são tudo, porque tem muito jogo 2D por ai que superam alguns 3D.

Bruno7570 comentou:
Bom, assim quando você vai para uma balada, a trabalho, ou a uma entrevista de emprego, você se veste bem. O gráfico de um jogo também se torna um cartão de visitas próprio. Digo isso porque o campo visual é um dos meios de comunicação que o ser humano tem, em que a maioria das vezes se torna o filtro primário de julgamentos diferente(algo novo) / genérico(algo acostumado).

Os gráficos em si não necessariamente tem a ver com o momento histórico, mas creio estar ligado com o momento tecnológico. E já explico o porquê.
Pegamos 10 anos atrás. Já existia Playstation 3, Xbox 360, ou seja, "gráficos descentes" (veja que nem consideramos mais o PS2 ou Dreamcast ou GameCube), mas naquele mesmo período o meio de comunicação que carregamos no bolso hoje em dia, o smartphone, ainda estaria para ser lançado, enquanto isso eu ficava muito feliz em ter meu Nokia de 256 cores na tela que tinha Snake 3 (era um fuck gráfico, mas para aquela tecnologia, em específico)

Trazendo isso ao RPG Maker como comparo. Creio que o que falta em projetos sejam estabelecer as propostas/valores que o criador quer passar no jogo. Não precisa ser de fato um game designer, mas que seja essencial um foco a dar ao jogo. Experiência própria, apenas sai do papel com meu projeto, quando considerei ter minha base bem fixada sabendo o que devo seguir, o estilo de gráfico que tenho de buscar.
Se precisar fique off do maker por algum tempo, ganhe habilidades específicas e retorne. (pense a médio e longo prazo)

Nos termos tecnológicos do RPG Maker, houve um salto gigantesco do 2k3 e XP, mas ambos mantendo suas limitações. A partir daí o que surgiu foi dos próprios usuários, dado aos efeitos de luzes, sombras, reflexos, partículas, animações, paralaxes. Para mim são incrementos que se as pessoas tivessem um tempo para aprendê-las, faria grande diferença em seus projetos.

Sou um que faço vistas grossas a jogos RTP, por exemplo. Tenho meus motivos, são pessoais. Ao invés de gastar meu tempo pesquisando jogos que estão usando o RTP, prefiro clicar de tópico em tópico aqueles que considero diferentes em questão gráficos e métodos criativos de usar o RTP. Temos que pensar que ao usarmos um "cartão de visitas" do jogo de uma maneira vamos atrair um público específico.
Porque sinceramente, nunca vi um jogo maker com gráficos bons e história ou jogabilidade ruim, até porque gráfico num jogo para torná-lo único exige paciência e capricho, o que um maker também faria na história e todo o seu contexto do projeto.
Ainda gostaria de ouvir sobre um jogo de RPG Maker, "Essas imagens são fodas, pena que só tem gráficos" kk acho que não encontraremos.

Quem sabe? As vezes um maker pode trabalhar mais em alguma coisa do que em outra. Não acho que os "acostumados" com a engine vá fazer uma coisa assim. Mas quem sabe um novato? Tudo pode acontecer hoje em dia.

Obrigado a todos pelos comentários. Desculpem se eu disse algo errado; pretendo melhorar cada vez mais com os feedbacks.

Abraços e até Breve~

Como vão todos!

De fato eu babo quando vejo os gráficos mais modernos e diferenciados nos novos projetos, mas o ponto principal para mim ainda é o enredo aliado, obviamente, a jogabilidade, são estes dois fatores, na minha humilde opinião, o fundamental na hora de jogar, independentemente se for gráfico antigo ou ultramoderno.

Contudo conheço pessoas, uma delas a minha esposa, que só joga o game se este possuir a mesma qualidade ou esta superar os jogos que ela já zerou, seja em gráficos ou na jogabilidade. Com isso, devido a essa exigência, ao meu ver ela restringe e muito as alternativas e acaba perdendo a oportunidade de se divertir muito.

Abs.,

Olá meus amigos como vão?
Primeiramente parabéns pelo post Rayner, realmente é um assunto muito importante, porém gostaria de salientar que como o próprio slogan do RPG Maker sugere “Simples para uma criança, poderoso para um desenvolvedor”, portanto sou a favor do RTP para iniciantes... Principalmente para o “primeiro Projeto”, já que não é fácil desenvolver um jogo sozinho ou com alguns amigos. Não só jogos, mas também animações e filmes o importante ainda é o enredo... A parte visual é importante, mas “Não se pode julgar um livro pela capa”.
Abs..

Tudo num jogo tem a sua importância, desde gráficos até sons, efeitos, tamanho (sim muita gente repara nisso também), mas o que realmente deveria chamar a atenção das pessoas no geral, sendo os gamedevs ou os próprios jogadores é simplesmente uma coisa... a banalidade da falta de criatividade.

Não adianta você por tudo do mais estupendo num jogo e mostrar uma puta screen ou um puta sistema e atrair a atenção de um monte de gente por conta disso se seu jogo for previsível e sem criatividade... não prende o jogador.

Você entra numa sala, tem um baú e uma mesa, o baú está trancado, mas encima da mesa há uma chave... pode ter certeza que essa chave irá abrir o baú... entenderam? É tudo muito previsível, faz o cara andar por uma hora até achar algo pra ele usar essa chave depois, mas não, tem que abrir o maldito baú ali do lado da chave, só falta a chave ter uma foto do baú debaixo dela e um manual mostrando como abri-lo... e dentro vai ter uma poção kkkkkk.

Isso até surtia efeito a uns 10 ou 15 anos atrás, mas hoje não da mais pra encarar coisas desse tipo. A falta de criatividade simplesmente é assustadora.

Sim, gráficos são importantes, mas é como dinheiro, se não souber gastar não vai te ajudar em nada.

Assim como no nosso Vitória o forum tem de resistir
Força pessoal

SOU DE Setúbal LOGO VITORIANO

Voltar
Topo Inferior