🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar."
- Ricky O Bardo

Hack deixa devs de Cybepunk 2077 sem acesso aos computadores por 2 semanas

Lord Wallace Masculino

Space Cowboy
Membro
Membro
See you, space cowboy
Juntou-se
07 de Agosto de 2015
Postagens
1.338
Bravecoins
1.728
screen-image-mercenary-49f166ed.jpg

O ataque cibernético à CD Projekt Red, desenvolvedora do conturbado hit Cyberpunk 2077, foi um dos assuntos mais comentados no mundo dos jogos nas últimas semanas. O que só está vindo à tona agora, no entanto, são as consequências concretas do ataque para os desenvolvedores e funcionários da empresa.

Segundo um report da revista americana Bloomberg, todos os desenvolvedores que estavam trabalhando de casa tiveram que enviar seus computadores de volta à empresa para que fosse escaneados para remoção de malware (e, presumivalmente, para investigação), o que causou uma paralisação de duas semanas nos trabalhos referentes ao jogo. O Patch 1.2 de correções e melhorias no jogo teve que ser adiado para a segunda metade de Março.

Além disso, há indícios de que houve vazamento de dados pessoais dos funcionários da empresa, incluindo números de passaporte e de identificação da Polônia (onde fica a sede da desenvolvedora) - o que levou a CD Projekt a congelar o acesso a todas as contas dos desenvolvedores e também a encaminhar o caso para o governo polonês e as instituições bancárias afetadas.

Saiba mais:
Bloomberg
Kotaku
 
Nossa, um game que tinha tudo para ser a nova "modinha" e que teve um hype colossal (que eu nunca entendi, na verdade...) já está se tornando (caso alguém ainda tenha dúvidas quanto a isso...) um dos maiores fiascos da história dos videogames. É uma pena que os problemas não limitam-se apenas na gameplay, já que a própria equipe (alguns), pelo visto, não está mantendo coisas importantes em sigilo...
Pelos milhões que compraram o game, espero que tudo se resolva e possam jogar tranquilamente em breve, mas, pela CD Projekt Red, espero apenas que isso tudo sirva de lição, pois, não tem muito como defender tantas falhas (técnicas e administrativas), ainda mais após não entregarem um produto final com a qualidade que foi prometida e incansavelmente divulgada.
 
Nossa, um game que tinha tudo para ser a nova "modinha" e que teve um hype colossal (que eu nunca entendi, na verdade...) já está se tornando (caso alguém ainda tenha dúvidas quanto a isso...) um dos maiores fiascos da história dos videogames. É uma pena que os problemas não limitam-se apenas na gameplay, já que a própria equipe (alguns), pelo visto, não está mantendo coisas importantes em sigilo...

Sinto pena dos devs, que não tiveram culpa nessa salada toda e foram os que sofreram todas as consequências. Trabalharam hora extra um ano inteiro pra tentar lançar um jogo no prazo irrealista que foi fixado, e ainda sofreram com esse hack e todo o tipo de hostilidade dos jogadores depois por conta do estado do jogo. Enquanto isso, a CD Projekt encheu os bolsos de dinheiro com o maior número de vendas de um lançamento de jogo singleplayer na história.
 
Bom, já parto do ponto de que mesmo com todos os defeitos do mundo, e todas as falhas de gestão (afinal os problemas técnicos dos sistemas vão muito além de bugs, tem sistemas inteiros incompletos ou entregados às pressas), o jogo ainda assim é acima da média, e um excelente produto, apesar de claramente incompleto. Eu apenas vou dar tempo ao tempo, quem acha que CP lançou ano passado tá enganado, o que teve foi um beta test aberto e a gente pagou esse pato.

Infelizmente muitos dos problemas da CDPR são oriundos da triste escolha de se tornarem uma empresa de capital aberto em primeiro lugar, pois sempre haverá conflito de interesses entre jogadores e investidores, os investidores só movem suas palhas com base numa percepção não muito diferente da hype que atinge os jogadores e seu interesse em lucrar está acima do interesse do jogo prosperar.

Em segundo, eu diria que todo o discurso pró-consumidor, de lançar jogos de qualidade, sem lootboxes, etc., desagrada muitos dos grandes nomes de outras empresas que usam de práticas abusivas, e também da mídia "gamer" que passa pano para essa indústria. Não é fácil notar que há muita gente aí por fora que quer ver a caveira da CDPR, e fica fazendo mídia negativa para eles (sendo que tem muito tema muito mais grave que estão passando pano por aí, né, dona mídia especializada?)

Eu pessoalmente acho que esse ataque hacker pode ser um reflexo indireto disso tudo. O fato é que eles erraram muito de criar uma hype enorme, com os atrasos e a má vontade da mídia (isso pra não dizer os "exposeds" fabricados por ela) não é difícil ver por que as ações caíssem tanto, o que consequente apressou o lançamento ainda mais e decepcionassem a todos. Depois de ceder às pressões dos investidores e da mídia, infelizmente a CDPR se tornou a vilã aos olhos de muita gente, se tornou a vilã que eles diziam combater, lançando um produto inacabado, é fácil ver como isso frustrou muita gente, e com esses ataques hackers não deve ser diferente.

O pior é que isso me dá é muito medo do futuro, apesar dos pesares, fazendo tudo cagado, eles ainda ganharam grana pra caramba, e mesmo que deem a volta por cima no melhor estilo No Man's Sky, está claro que eles já perderam boa parte do controle criativo da obra. Com o dinheiro mandando lá dentro, logo essa será a nova Blizzard, e não preciso dizer como isso não acaba bem.

Espero que eles aprendam alguma coisa com essa lição e não repitam a história. Já temos vilões demais, alguém precisa fazer o papel de herói.
 
Voltar
Topo Inferior