Bom, já parto do ponto de que mesmo com todos os defeitos do mundo, e todas as falhas de gestão (afinal os problemas técnicos dos sistemas vão muito além de bugs, tem sistemas inteiros incompletos ou entregados às pressas), o jogo ainda assim é acima da média, e um excelente produto, apesar de claramente incompleto. Eu apenas vou dar tempo ao tempo, quem acha que CP lançou ano passado tá enganado, o que teve foi um beta test aberto e a gente pagou esse pato.
Infelizmente muitos dos problemas da CDPR são oriundos da triste escolha de se tornarem uma empresa de capital aberto em primeiro lugar, pois sempre haverá conflito de interesses entre jogadores e investidores, os investidores só movem suas palhas com base numa percepção não muito diferente da hype que atinge os jogadores e seu interesse em lucrar está acima do interesse do jogo prosperar.
Em segundo, eu diria que todo o discurso pró-consumidor, de lançar jogos de qualidade, sem lootboxes, etc., desagrada muitos dos grandes nomes de outras empresas que usam de práticas abusivas, e também da mídia "gamer" que passa pano para essa indústria. Não é fácil notar que há muita gente aí por fora que quer ver a caveira da CDPR, e fica fazendo mídia negativa para eles (sendo que tem muito tema muito mais grave que estão passando pano por aí, né, dona mídia especializada?)
Eu pessoalmente acho que esse ataque hacker pode ser um reflexo indireto disso tudo. O fato é que eles erraram muito de criar uma hype enorme, com os atrasos e a má vontade da mídia (isso pra não dizer os "exposeds" fabricados por ela) não é difícil ver por que as ações caíssem tanto, o que consequente apressou o lançamento ainda mais e decepcionassem a todos. Depois de ceder às pressões dos investidores e da mídia, infelizmente a CDPR se tornou a vilã aos olhos de muita gente, se tornou a vilã que eles diziam combater, lançando um produto inacabado, é fácil ver como isso frustrou muita gente, e com esses ataques hackers não deve ser diferente.
O pior é que isso me dá é muito medo do futuro, apesar dos pesares, fazendo tudo cagado, eles ainda ganharam grana pra caramba, e mesmo que deem a volta por cima no melhor estilo No Man's Sky, está claro que eles já perderam boa parte do controle criativo da obra. Com o dinheiro mandando lá dentro, logo essa será a nova Blizzard, e não preciso dizer como isso não acaba bem.
Espero que eles aprendam alguma coisa com essa lição e não repitam a história. Já temos vilões demais, alguém precisa fazer o papel de herói.