🤔 Para Refletir :
"Apresente seu projeto com um post bonito. Isso atrai olhares, acredite."
- Delayzado

Harus

Kuroshi

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
25 de Maio de 2017
Postagens
17
Bravecoins
0

UuwYEZ6.png

História do jogo

Existe um mundo paralelo, ele se chama Harus.

Harus é composto por dois reinos ao qual entraram em insano confronto pela briga de um único objeto.
O reino de Duaris, que residia uma princesa chamada Masumi, possuía um cristal azul muito poderoso, o qual o reino de Muragi queria muito.

O cristal tem a capacidade de teletransportar pessoas para qualquer lugar, desde que saiba o nome do lugar. Ele também faz
com que uma pessoa após morrer, volte a vida, renascendo especificamente para o seu reino de naturalidade. Isso acontece porque no cristal é escrito o nome da pessoa.

Neste confronto, Muragi venceu, a princesa morreu e o cristal foi roubado.

Mas algo de muito errado aconteceu! Masumi renasceu no planeta terra. Como isso é possível?!

ir525ra.jpg

Trailer

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bQ6DZrgKgvQ[/youtube]

Imagens

NBVyyze.jpg

60tlv9q.jpg

erRqehx.jpg

0AysWm8.jpg

Harus_site_2.png

Personagens

0vPQrun.png

Nome: Yazuki (protagonista)
Yazuki se mudou a pouco tempo da sua terra natal, mora sozinho e tem
auxilio alimentar de 3 vizinhas. Dora, Tina e Dona Beth (a avó das duas).

r5WXcu8.png

Nome: Tina
Tina mora com a avó Dona Beth e com a irmã mais velha Dora. Desde que Yazuki se mudou
para perto, ela se apegou muito a ele, e aos poucos está demonstrando o quanto gosta do rapaz.

b3fIm1P.png

Nome: Dora
Dora vive com a irmã caçula Tina e sua avó Dona Beth. Ela é a 'anja protetora' de Tina, digamos assim.
Toda vez que sua avó faz alguns dos biscoitos prediletos deles, é ela que vai entregar na casa de Yazuki.

KPcp4QK.png

Nome: Masumi
Ah, a Masumi, meu amigo. Uma mulher encantadora. Ela é a princesa de Harus, dona do famoso cristal azul.
Ela vive no seu reino de naturalidade chamado Duaris. Seu reino foi atacado por Muragi, o pior inimigo de
Harus de todos os tempos, o qual tomou seu cristal.

MVA6zyY.png

Nome: Duki:
Duki é um ex militar do exercito e vive na vila de Mouji. Sua cicratriz no rosto
foi causada em uma briga entre seus colegas, o qual resultou na sua expulsão.

8k8JJmc.png

Nome: Hayato
Hayato não é o protagonista, mas você vai encontra-lo no meio da história e entender o porque ele será um dos mais 'bad ass' na parada toda.
Podemos dizer que ele é um ex associado de Muragi, seu ex braço direito, que por conta de um desacordo muito cruel, acabou chutando o balde e se virando contra ele. Hayato não era o seu braço direito atoa, o rapaz tem uma força muito semelhante ao poderoso chefão Muragi. Ele ficou  sabendo do que aconteceu com Masumi e está em busca de vingança.

vIxEKVI.png

Nome: Ichiro
Ichiro tem grandes habilidades com espadas, mas o que mais impressiona é a sua inteligência.
Ele é um grande auxiliador, apesar de Hayato saber muito sobre Harus, Ichiro se torna essencial para a jornada.

4U7yZDX.png

Nome: Muragi
Estamos lidando com um verdadeiro 'BOSS'. O principal motivo do confronto entre dois reinos de Harus,
tudo por conta de um poderoso cristal azul. Muragi aterrorizou o mundo paralelo e está prestes a dominar tudo e todos.

DOWNLOAD DA DEMO

[descarga]https://www.indiexpo.net/pt/games/harus[/descarga]

Meu pedido

Quero pedir o seu feedback para o meu projeto. Deixe sua opinião, crítica, sugestão, o que for! Joguem e se gostarem não deixe de repassar para aquele seu amigo que é fã de jogos assim. Deixe seu feedback também na indiexpo, deixe seu voto por lá! Vai me ajudar e me motivar muito!

Puxa, fazia tempo que não via um projeto assim
tópico bem elaborado
sinopse bem feita
historia interessante
gráficos legais e mapeamento bem feito

Precisamos ver mais projetos assim vou baixar e dar uma olhada, boa sorte!

Parabéns Kuroshi tudo arrumadinho, curti o mapeamento. Uma dica, tente dar uma identidade para a HUD, usar a que já vem no pearl abs fica meio estranho.  :Okay_fix:

Muito obrigado pelo feedback, pessoal!

Driko comentou:
Parabéns Kuroshi tudo arrumadinho, curti o mapeamento. Uma dica, tente dar uma identidade para a HUD, usar a que já vem no pearl abs fica meio estranho.  :Okay_fix:

Ótima sugestão! Vou dar um jeitinho de dar originalidade a HUD.  :Okay_fix:

Review da demo

Às vezes você está procurando por um bom jogo e encontra uma gema, dessa vez encontrei uma joia preciosa. Este é Hermes e hoje resenharei a demonstração de Harus, jogo de RPG de ação.

Começando com os primeiros segundos, o jogo já me pegou por dar a opção de colocar em modo em tela cheia, seguindo temos um logo animado e então chegamos na tela de títulos. Esta simples, porém, significativa considerando a trama inicial que o jogo apresenta. Ela tem uma bela animação e um bela trilha sonora.

O departamento gráfico do jogo é sublime, mesmo mesclando recursos customizados com recursos padrões do RTP do RMXP e RMAce, aliado a isso, a iluminação e outros efeitos como nevoa ele consegue apresentar o tom épico que o jogo tem. Os personagens têm boas animação que fazem que os diálogos sejam mais interessantes de ler, a paleta de cores não é cansativa e é harmônica. E por fim, o level design é muito competente.

Os efeitos sonoros são interessantes e consta-se a presença de muitos grunhidos e outros sons humanos, o que aliado as boas animações de personagem ajuda a deixar os diálogos e consequentemente a narrativa mais interessante. A música é maravilhosa e combina completamente com o tom que o jogo tentar passar.

A trama começa de forma semelhante a todo início de trama de RPGs mas ela consegue apresentar bons cortes de cena transitando entre lugares e personagens, o desenvolvimento inicial é interessante e inesperadamente ele toma um rumo não clichê. Os personagens têm personalidades distintas entre si e são carismáticos e suas reações fazem sentido no contexto e considerando suas personalidades. A única coisa fora do normal foi a explicação sobre o cristal que reencarna a princesa, mas ela aparece em sua forma e idade, o que não é reencarnação e sim teletransporte.

A jogabilidade usa de um sistema de batalha em tempo real de terceiros. Em minha opinião ele é demasiado travado e lento, mas com a possibilidade de salvar em qualquer lugar diminuiu a frustração de minhas mortes. Diminuiu, mas não acabou pois sempre que o jogador morrer o jogo volta para a tela que pergunta se você quer iniciar em tela cheia, esta tela que, além de ser redundando já que eu já a vi quando iniciei o jogo, ainda tem um bug: se selecionar a opção “sim” para iniciar em tela cheia e já estiver em tela cheia (já que você também vai para lá quando morre) ele volta para modo janela. A opção “não” somente cancela e não faz nada ao invés de forçar o modo janela se você estiver em tela cheia.

Falando em problemas, aos 15 minutos de gameplay (especificamente quando está para sair da casa de Duki) ocorre um erro no script “Efeito de iluminação” (especificamente na linha 284, erro: “RGSS Error: disposed bitmap”). Quando reabri o jogo e recarreguei meu save o problema não voltou a ocorrer.

A demonstração acaba com o fim do prologo e deixou um excelente impressão, eu recomendo fortemente esse jogo e acompanharei o desenvolvimento dele a partir de agora.

Mais uma review, joguei o jogo agora pouco e posso dizer que fiquei impressionado com o que vi. Achei bastante interessante, mas gostaria de destacar alguns pontos na review abaixo. XD

Gráficos

Achei o jogo graficamente excelente, tanto em design, quanto em mapas. Porém nada a perfeito e tem alguns aspectos que devem ser destacados, como as animações em alguns characters bem travadas e characters que passam por cima de outros characters...

Apesar de tudo isso, nada disso atrapalhou muito na jogatina, não tenho nada a falar mais da parte gráfica XD

A Tela de título é igual a usada no outro jogo seu, nesse caso ressalto, com essa parte e que ficou bem travada... (Sério, quem trabalhas com eventos/scripts consegue ver quando uma condição de teclas tem um delay que atrapalha)

História

Um ponto que é um dos mais importantes pra mim e o jogo cumpre com excelência. A história parece ser bastante interessante e você soube fazer muito bem as falas e o desenrolar das cenas e até animações.

Nada é passado despercebido e tudo é realmente explicado, achei muito legal e com certeza jogaria esse jogo até o fim.

Músicas

...​
As músicas e efeitos sonoros em geral estão muito bons também. Você soube fazer eles combinarem muito bem com as cenas e tudo mais. XD

Jogabilidade e Sistemas

O sistema de batalha parece interessante, porém foi apresentado muito pouca coisa à respeito... as batalhas atuais ficaram digamos bem poluídas (acho que com muitos inimigos ao mesmo tempo) e não acrescentam em nada ao personagem(Experiência, itens, etc).

Uma coisa que gosto em jogos desse tipo é “upar”, eu ficaria upando muito para treinar meu personagem, melhoraria minhas armas, etc. atualmente não sei como você está focando nesse ponto, então não posso comentar muito.

Extra - Desempenho

Não tem como deixar de comentar este ponto sobre seu jogo, e isso é muito prejudicial há um jogo incrível como esse...

O jogo tem um desempenho horrível e acho que isso por conta da má programação...

Exemplo: Alguns characters tem os frames de andar bem travados, etc.

Mas não comentando sobre os chars, observei que até a mesmo a tela... a “cada 60 frames” parece que dá uns travões... (Já vi algo parecido, por conta de eventos em processo paralelo)

Aconselharia a você trabalhar bastante nessa parte do jogo, porque realmente nesse ponto, o jogo peca bastante.

Peso do jogo também, vejo algumas reduções como:

Troca da fonte VL Gothics:
Vi que vc não usa, então poderia por uma reduzida. (Reduziria cerca de 8MB do jogo).

Pasta de Instalação de Fontes:
Se vc fez a independência de forma certa não há porquê de colocar uma pasta para o pessoal instalar as fontes... (Reduziria + 8MB)

Pasta mv-data????: Não sei o que é isso, se o jogo usa ou não. Porém pesa cerca de 1MB e parece ser algo do Rpg maker MV .-.
Bem, só isso.

Encerrando...

Um jogo excelente, que tem tudo pra dar certo e servir de referência para quem faz jogos de RPG com histórias bem trabalhadas.

Você sabe muito bem como fazer o prosseguimento e contar uma história bem explicada. Eu senti muita confiança com esse jogo XD
Tente dar uma melhorada no desempenho dele, que será só sucesso o/

Qualquer coisa pode me pedir ajuda que acho que poderei ajuda-lo nesse quesito.

Até mais e parabéns pelo jogo.

História
Eu não sou muito fã do tipo de história em que um cara normal do nosso mundo se relaciona com um mundo fantástico, prefiro que um mundo seja selecionado e fique naquele, mas isso sou eu, até onde eu vi, a história em si parece boa e tem um bom potêncial.

Visual
A pixel art ficou muito boa, os sprites e cenários estavam muito bonitos, mas eu não gosto muito dos portraits. Acho que podiam ser outros, mas se não conseguirem mudar, o jogo ainda ta de boa.

Audio
Os efeitos sonoros estão bons, e a voz do começo da narração ficou bem legal e sinistra. Entretanto, eu admito que senti que falta música no jogo, e parece que fica um silêncio estranho na maior parte do tempo e eu fico pensando quando a música vai começar a tocar.

Jogabilidade
A jogabilidade tá muito interessante, acho que ainda não tinha visto ninguém fazer um sistema como esse no RPG Maker, ele é bem interessante. Eu tenho uma critica, entretanto, eu acho que não foi o melhor jeito de introduzir o jogador aquele sistema. Você começa atirando o pobre coitado num numero imenso de soldados e é muito fácil de se perder naquela cena. Eu fiquei apertando f várias vezes até eu entender o que tá rolando. Seria bom ter um pouco de contexto naquela cena, ou melhor, introduzir o jogador a essa jogabilidade quando ele começa a jogar com o Ichiro, porque fica bem estranho quando a cena termina e você estava jogando como os inimigos.

Tradução
Eu joguei a versão em inglês pra dar uma olhada em como a tradução tava saindo. No geral, ela ta boa, só que tem uma quantidade considerável de erros de digitação, nem de inglês. "I" sendo usado no minusculo, algumas palavras sendo colocadas juntas, etc. então precisa de uma revisão no roteiro. Em erros específicos, no começo, os personagens usam a palavra "request", mas no contexto, acho que "wish" seria uma melhor palavra pra usar e a expressão "take a dating" não existe a frase seria simplesmente "I still think you two are dating". E também o termo é "Leave me in peace" não "Leave me Peace". A parte que tem "Only I'll take the crystal" ficaria melhor como "I'll only take...". E também, quando você recebe o pingente, em um momento, a linguagem muda pra português.

Conclusão
No geral, eu achei esse projeto, ambicioso, interessante e com uma ideia divertida. Em uma dica, eu sugiro que vejam sobre a possibilidade de colocar o jogo em mobile, porque parece um tipo de RPG que eu jogaria no meu celular.

Síntese

Action RPG com narrativa que lembra animes. Há personagens diferentes para serem controlados, por exemplo, de acordo com o reino em que a história se passa.

História

Começa com Yazuki num evento de ano novo. Os personagens são legais o bastante, embora, no geral, os diálogos poderiam ser mais especiais no estilo e forma de ver (como na feira, apesar de haver certa diferenciação entre os vendedores, frases mais marcantes seriam bem-vindas).

A escrita é adequada, há um ou outro erro no uso de vírgulas ou falta de pontuação num diálogo. Há cenas engajantes o suficiente – como a da promessa de olhos fechados diante dos fogos de artifício. As garotas são ingênuas, Ichiro é arrogante, eu daria uns bons pontapés nele por me deixar falando sozinho.

Visual

Gostei da logo. A tela de introdução é bonita. O mapeamento está ótimo, a escolha gráfica é boa. Apenas as faces do gerador do ACE são de uma qualidade menor. O mapeamento da sala do cristal é relativamente mais simples. O corte das cenas está bom. Gosto da animação de morte da princesa, em especial.

Gameplay

O passo é lento. Pode ser em parte por causa do meu PC (emulando em Linux), mas o Falcon se queixou disso, também. O passo do protagonista é lento. Ativo a corrida automática. Mas as cutcenes em que ele anda normalmente são um pouco aflitivas.

Passar sobre NPCs me incomoda. E, embora esse detalhe seja mais compreensível, passar por cima de cogumelos e plantas maiores, também.

Uma explicação introdutória sobre as habilidades de Ichiro seria uma boa pedida. Há muitos oponentes de uma vez, de forma que a aprendizagem não é progressiva. Ainda não sei se é uma boa opção utilizar o ataque de alcance múltiplo em relação ao custo. O de recuperação de HP parece ter um efeito pequeno em relação à dificuldade geral e ao seu custo, também.

Sons

Gosto das músicas das primeiras cenas de Yazuki, como a da cena da promessa. O design sonoro é interessante, com as vozes devidamente esquisitas e atenção a determinados detalhes.

Veredito

Soa como um projeto divertido. Espero que seja levado adiante. Há atenção aos detalhes. Um polimento no combate (talvez de leve) seria ótimo.

Bom, já que fazia um bom tempo em que eu não entrava no forum, já antecipo meu perdão por demorar tanto tempo pra responder xD

Evitarei citar mensagem por mensagem e responderei para todos que comentaram sobre Harus.

Eu atualizei a DEMO, deixei um pouco melhor e, acredito eu que, menos travado (assim espero). O que acontece é que havia muitos scripts nele, fora os eventos excessivos, mapas parallax pesados, músicas pesadas, etc.

Por conta do bug do tela cheia no inicio do jogo, eu resolvi tirar, por que eu realmente não sei como resolver esse problema, mas, para os mais chegados em software, vão saber usar o comando no teclado para full screen. Acredito que não seja um detalhe tão importante assim, ainda mais pelo fato da tela esticar demais e deixar a imagem meio estranha...

Sobre o sistema de batalha, bom, é complicado eu resolver voltar atrás, porque realmente foi um caminho longo para conseguir chegar onde cheguei com esse sistema. Sempre gostei de batalhas em tempo real, então tive a ideia de usar. Mas não imaginei que futuramente iria me causar grandes problemas... talvez meio complicado de se entender.

Sobre o erro que o HermesPasser mencionou, "RGSS Error: disposed bitmap", eu realmente não faço ideia do que aconteceu, porque testei varias vezes e isso não me ocorreu D: Talvez com o que eu tenha atualizado, tenha resolvido o problema. Espero.

Sobre salvar o jogo, a minha ideia incial era salvar automaticamente o jogo, entrando em certo mapa. Demorei muito tempo para descobrir que há uma incompatibilidade com o script de iluminação do "Khas Awesome Light Effects"com os comandos de salvar chamados através de script. Fiz o diabo pra tentar fazer funcionar, e não funciona. Minha ideia a partir disto, é fazer com que o player volte para o mesmo mapa que salvou por último após morrer. Mas infelizmente não consegui tirar muito proveito dessa ideia.

Acho que mencionei sobre travação acima, mas acredito que com a diminuição de alguns scripts e eventos, os personagens estão mais suave para andar.

Arrumei 95% dos personagens que o player passava por cima, agora não é possível atravessa-los. Isso porque eu arrumei a parte de overlay do parallax. As árvores, e grande parte do mapa que visivelmente tinha como passar por trás, que antes não dava, agora dá. Então sobra mais espaço para o player caminhar e não é possível atravessar os characters.

Arrumei também o menu da tela de titulo (botões novo jogo e continuar). Coloquei somente esses dois botões. Na tela também aparece uma imagem texto escrito: (F) Para sair, que significa que teclando F, você irá fechar o jogo. É um método que arranjei para não travar como antes.

Sobre a batalha inicial, é um acontecimento repentino, tudo acontece muito rápido, a guerra acontece de surpresa. A intenção foi trazer essa surpresa para o jogador, sem nem esperar que isso fosse acontecer. Porém, coloquei algumas informações antes da guerra começar, dizendo qual tecla usar para atacar e que aliados também ajudam quando você ataca. Bom, quanto ao monte de eventos (cavaleiros), não posso fazer muito, é uma guerra de reinos, tem que existir muitos guerreiros na tela.

Bom, sobre upar: o foco da demo não é upar. Você ira começar a upar na pós demo, que é aí que tudo realmente vai começar.

Sobre a fonte: Sem a fonte VL Gothics, o jogo dá um erro, ele tenta procurar mas não encontra, por mais que no jogo não esteja sendo usado. Procurei nos script algo para desativa-la e não encontrei. No main, está configurado apenas para outra fonte, então preferi manter por precaução. Pastas desnecessárias também já deletei.

Sobre as músicas no meio do jogo. Cada cena com sua música, cada momento com ou sem música, isso foi planejado já.

Sobre a tradução para inglês, aí esta tocado no meu ponto fraco, não sou muito bom em inglês, mas para que os gringos não fiquem tão carente por jogar igual estiveram, fiz um esforcinho usando o google tradutor mesmo. Vou precisar de alguém para me ajudar nessa questão.

Sobre a explicação de cada habilidade dos herois, quero desenrolar isso mais para frente (pós demo).

Enfim, se esqueci de algo, podem me questionar e/ou dizer, me desculpem a falta da minha organização aqui parar responde-los, é que ando meio corrido no meu tempo xD

[member=1464]Kuroshi[/member] O erro que citei é até que normal nesse script, pelo menos nos jogos que joguei que o usaram,o khas deve ter esquecido um != null em algum lugar.

Atualizei a demo com algumas das devidas correções e adicionando finalmente um save automático na parte em que o jogador comanda Ichiro. (Sim! Eu consegui arrumar um save automático e irei usa-lo nas partes necessárias daqui em diante).

Voltar
Topo Inferior