🤔 Para Refletir :
"Se é seu amigo, não peça uma key do jogo dele: compre para apoiá-lo!"
- HenriqueGibi

HUD Por eventos?

9155gabrielgap Masculino

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
29 de Janeiro de 2017
Postagens
49
Bravecoins
26
  Seguindo esse tutorial me deparei com um problema. Em certo momento, ele me pede para utilizar o chamar script com o seguinte código:
Código:
mhp = $game_party.members[0].mhp
hp = $game_party.members[0].hp
calculate = (hp * 100) / mhp
screen.pictures[99].move(0, 10, 10, calculate, 100, 255, 0, 60)
  No entanto, pelo que entendi, ele relaciona as variáveis "mhp" e "hp" aos "HP Máximo" e "HP atual" do personagem. Porém, para o sistema de batalha por eventos que estou fazendo, seria necessário relacionar um valor individual dos status padrões no maker às variáveis de MHP e HP. Deixando mais claro, gostaria que, ao invés dele relacionar essas variáveis aos status padrões do personagem, elas fossem variáveis independente, pois preciso fazer duas barras de energia, uma para o personagem e outra para o inimigo.
  Para uma melhor visualização, serial algo parecido com o sistema de batalhas dos jogos clássicos de pokémon (1x1, cada personagem em um canto da tela e com suas respectivas barras de vida).

  Se possível, alguém poderia me mostrar algum outro lugar onde encontro uma HUD feita por eventos (caso não haja como resolver esse problema)?

  OBS: Não precisa necessariamente ser por eventos, mas acredito que todas as HUD por scripts (pelo menos as que eu encontrei) se baseiam, como eu já disse, no HP do personagem.



é uma droga não saber rgss
 
Isso é apenas o cálculo de uma regra de 3.

HP máximo = 100%
HP atual    = X

X = (HP atual * 100)/HP máximo
Obtendo o valor em porcentagem da vida, e usando o resultado como o Zoom X da imagem que indica a vida, assim alterando o tamanho de X da imagem conforme altera a vida.

O método indica a porcentagem de qualquer valor por meio do zoom X de uma imagem de barra, pode ser feito com declaração de variáveis por eventos mesmo.

Considerando a variável de ID 1 para receber o cálculo de porcentagem.

Variável 1 igualar ao Valor atual do parâmetro que a barra representará na HUD.
Variável 1 multiplicar por 100
Variável 1 dividir pelo valor máximo do parâmetro representado na HUD.

E o call Script:
Código:
calculate = $game_variables[1]
screen.pictures[99].move(0, 10, 10, calculate, 100, 255, 0, 60)

Aqui tem uma lista de códigos para usar no Call Script do ACE(Engine do tutorial que mostrou):
https://centrorpg.com/index.php?topic=2178.0

 
Fpr comentou:
Isso é apenas o cálculo de uma regra de 3.

HP máximo = 100%
HP atual    = X

X = (HP atual * 100)/HP máximo
Obtendo o valor em porcentagem da vida, e usando o resultado como o Zoom X da imagem que indica a vida, assim alterando o tamanho de X da imagem conforme altera a vida.

O método indica a porcentagem de qualquer valor por meio do zoom X de uma imagem de barra, pode ser feito com declaração de variáveis por eventos mesmo.

Considerando a variável de ID 1 para receber o cálculo de porcentagem.

Variável 1 igualar ao Valor atual do parâmetro que a barra representará na HUD.
Variável 1 multiplicar por 100
Variável 1 dividir pelo valor máximo do parâmetro representado na HUD.

E o call Script:
Código:
calculate = $game_variables[1]
screen.pictures[99].move(0, 10, 10, calculate, 100, 255, 0, 60)

Aqui tem uma lista de códigos para usar no Call Script do ACE(Engine do tutorial que mostrou):
https://centrorpg.com/index.php?topic=2178.0

  Exatamente o que eu precisava. Muito obrigado.
 
Voltar
Topo Inferior