🤔 Para Refletir :
"Chamar o var é coisa do passado. Agora a gente chama o const e o let."
- Dr.XGB

[ideia] Vale dos Magos, avaliem!

Eranot Masculino

Conde
Membro
Membro
Abóbora de halloween
Juntou-se
21 de Março de 2017
Postagens
371
Bravecoins
404
buuOk98.jpg

Olá pessoas, há muito tempo já tenho a ideia de um jogo e queria compartilhar pra ver se todos acham que seria bom como eu acho.

Esse era uma versão bem inicial do jogo feito em 2013 por meu irmão e eu:

WHQMtFu.jpg

Mas vamos lá, vou tentar explicar a ideia, aviso que será um textão:

Jogabilidade

Vejam a imagem novamente. O jogo é competitivo, um jogador contra outro (possivelmente pode ser expandido pra 2x2, quem sabe até 3x3). Nele você assume o pale de um mago e precisa invocar criaturas para atacarem seu inimigo, que fica na outra ponta da tela. Apesar de não aparecer na imagem, cada jogador tem um castelo, o objetivo final é usar suas criaturas para atacar os castelo inimigo e destruí-lo.

Invocando criaturas

Observem na image que no canto superior esquerdo há uma grid de elementos. Esses elementos aparecem aleatoriamente nessa grid.
Você pode também selecionar um desses elementos e trocar com outro, eles apenas trocam de lugar.
Mas por que você trocaria de lugar? Porque quando você combina elementos de maneira correta eles se transformam em uma criatura, por exemplo, vou usar os elementos numerados de 1 a 4. Imagine que uma criatura simples é criada sempre que existem dois elementos 1 um do lado do outro na horizontal, então se uma linha da grid for assim : 2 3 1 2 1 1 2, então os dois 1s serão substituídos por uma imagem da tropa simples. Para invocá-la, você apenas a seleciona e aperta enter.

Invocando criaturas complexas

No último exemplo usei uma criatura simples pra ilustrar como as grids funcionam, mas elas podem ser muito mais complexa, por exemplo:

Criaturas médias:
2 2
2 2

---
3
2
1

--
3 3 3
2 2 2
1 1 1

--
4 4 4
4 1 4
4 1 4

--
Criaturas fortes:
4 4 4 4
2 3 3 2
3 2 2 3
4 4 4 4

4 4 4
3 3 3
2 2 2
1 1 1

Quanto mais complexo for a forma dessa criatura, mais forte ela será. Quando uma criatura é invocada, os elementos que estavam criando ela somem e são substituídos por novos elementos ordenados de forma aleatória.

Onde invocar criaturas

Ao invocar uma criatura, você terá 3 opções de onde invocá-la, pois existem 3 lanes, quando invocadas, elas começam a caminhar em direção ao castelo inimigo. Também pode haver tropas maiores que ocupam 2 lanes ao mesmo tempo, ou até 3.

Quando inimigos se encontram

Quando inimigos se encontram algo simples acontece: eles brigam. O perdedor morre e o vencedor continua na lane avançando.

Atributos de uma criatura

As criaturas terão ataque, vida, alcance de ataque, velocidade, tamanho. Possivelmente outros podem ser adicionados.

Magias

Você é um mago e pode lançar magias que foram escolhidas antes da partida, essas magias podem fazer várias coisas dependendo da estratégia do jogador, elas podem: Dar dano em inimigos que estão em uma área, dar dano ao castelo inimigo, dar um buff à suas criaturas, dar um debuff aos inimigos, curar seu castelo, etc.

Pacotes de elementos x Classes

Nesse ponto eu ainda não estou certo de como funcionará. Não quero que todos os players tenham as mesmas criaturas, isso ficaria enjoativo rapidamente. A forma mais fácil de fazer isso seria criando classes, cada classe teria um conjunto específico de elementos, assim criando monstros diferentes.

Outra alternativa seria criar pacotes de elementos, dessa forma, um jogador poderia misturar mais de um pacote em sua grid, por exemplo:

Misturar um pacote de mortos (com elementos de mortos, as criaturas seriam esqueletos, zumbis, demônios) e o pacote da natureza (diferentes tipos de animais). Dessa forma, sua grid teria aleatoriamente esses elementos que podem gerar as criaturas. Lembrando, misturar elementos dos mortos e dos animais não geraria nada, apenas combinando os elementos dos mortos OU dos da natureza geraria criaturas. O jogador teria que escolher esses pacotes de forma estratégica para isso funcionar.

Gráficos

A imagem é antiga, hoje eu acho que o melhor seria usar pixel art pra fazer os monstros, daria um visual bem legal ao jogo. Porém, minhas artes são terríveis, não tem a menor chance de eu fazer a arte.

Desafios para o jogador

A ideia é que o jogador tenha que formar uma boa estratégia e ser mais rápido que seu inimigo. Essa estratégia pode ser variada: rushar para o castelo de seu inimigo o mais rápido possível, usando criaturas rápidas e pequenas, controlar as lanes com criaturas parrudas, fazer um jogo médio com criaturas que atacam a distância + criaturas com ataque e vida média. Enfim, isso ficaria ao critério do jogador.

Mantendo o jogador interessado

Para manter os jogadores ativos poderia ser lançado novos pacotes (ou novas classes), assim como novos modos de jogo (como 2x2). Eventos também seriam uma boa.

Outra questão é se existiria uma moeda dentro do jogo. Imagino que seja sim necessário, para comprar outras classes/pacotes e comprar roupas e skins para seu mago. Acho que esse esforço para comprar outros elementos de jogo seria saudável para o jogador se manter jogando.

Desafios do desenvolvimento

Então, esse é um jogo extremamente complexo, provavelmente a coisa mais difícil vai ser ter que criar toda a lógica em um servidor, o cliente do jogo faria muito pouca coisa. A engine usada provavelmente seria o Game Maker, que seria exportado pra HTML5.

Já fiz uma versão prévia bem básica de um servidor em NodeJS com uma interface em HTML5 puro, porém é algo bem trabalhoso, ultimamente tenho pensando que seria legal usar Kotlin pra fazer o servidor, já que ele tem uma sintaxe bem mais legal pra trabalhar com orientação a objetos no server.

Outro desafio enorme seria criar as criaturas e achar uma forma de deixar o jogo balanceado, claro, ele poderia mudar com o tempo e ajustes poderia ser feitos, mas ainda assim, isso é muito difícil.

Finalizando

É isso, queria que vocês comentassem se acham uma boa ideia ou não, e também sobre a questão dos pacotes/classes.

Cara, gostei bastante da sua ideia! Sou um grande fã do uso de "Elementos" como uma mecânica de jogo, e a sua ideia tem um conceito bem simples e ao mesmo tempo abre inúmeras possibilidades.

Uma coisa que eu pessoalmente faria diferente, no entanto, seria focar mais numa experiência single player. Num mundo perfeito, todas as pessoas que tirassem um momento para jogar o seu jogo teriam um amigo com quem jogar ou encontrariam partidas online a qualquer momento, mas a realidade não é assim. A não ser que o jogo se torne a próxima sensação do momento, a experiência de muitos jogadores seria: Abrir o jogo; Não encontrar ninguém pra jogar; Fechar o jogo. E isso é algo bem triste, porque o jogo pode ser super legal, mas se torna limitado. Eu imagino perfeitamente esse jogo tendo uma espécie de campanha, como naqueles card games pra consoles (Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories de Ps1 me veio à cabeça), onde entraria os sistemas de progressão que você mesmo mencionou(Classes, elementos ou monstros desbloqueáveis). É claro, nada te impede de incluir modos multiplayer no jogo, mas eu acho extremamente importante se preocupar com uma boa experiência single player.

EdmarDev comentou:
Cara, gostei bastante da sua ideia! Sou um grande fã do uso de "Elementos" como uma mecânica de jogo, e a sua ideia tem um conceito bem simples e ao mesmo tempo abre inúmeras possibilidades.

Uma coisa que eu pessoalmente faria diferente, no entanto, seria focar mais numa experiência single player. Num mundo perfeito, todas as pessoas que tirassem um momento para jogar o seu jogo teriam um amigo com quem jogar ou encontrariam partidas online a qualquer momento, mas a realidade não é assim. A não ser que o jogo se torne a próxima sensação do momento, a experiência de muitos jogadores seria: Abrir o jogo; Não encontrar ninguém pra jogar; Fechar o jogo. E isso é algo bem triste, porque o jogo pode ser super legal, mas se torna limitado. Eu imagino perfeitamente esse jogo tendo uma espécie de campanha, como naqueles card games pra consoles (Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories de Ps1 me veio à cabeça), onde entraria os sistemas de progressão que você mesmo mencionou(Classes, elementos ou monstros desbloqueáveis). É claro, nada te impede de incluir modos multiplayer no jogo, mas eu acho extremamente importante se preocupar com uma boa experiência single player.

Entendo, talvez adicionar um modo singleplayer seria bom, claro que a complexidade também aumentaria, já que criar um AI pra fazer os monstros de forma justa seria complicado. Mas anyway, obrigado pelo comentário, pensarei nisso.

Eranot comentou:
[...]criar um AI pra fazer os monstros de forma justa seria complicado.
Ah, quanto à isso, não precisa ser um AI campeão de xadrez. A maioria dos jogos consegue se manter interessante com AIs bem básicas. O que torna as coisas interessantes são as composições dos desafios. Por exemplo um cenário em que o jogador precise usar uma estratégia de rush porque os inimigos ficam mais fortes ao passar do tempo, ou que apresente inimigos com fraquezas específicas.

EdmarDev comentou:
Eranot comentou:
[...]criar um AI pra fazer os monstros de forma justa seria complicado.
Ah, quanto à isso, não precisa ser um AI campeão de xadrez. A maioria dos jogos consegue se manter interessante com AIs bem básicas. O que torna as coisas interessantes são as composições dos desafios. Por exemplo um cenário em que o jogador precise usar uma estratégia de rush porque os inimigos ficam mais fortes ao passar do tempo, ou que apresente inimigos com fraquezas específicas.

Talvez até não precisa ser tão complexa mesmo, mas sinto que o jogo deveria estar mais focado em sua parte multiplayer, mas enfim, eventualmente eu começo a fazer algo e estruturar o projeto, por enquanto vou ver se consigo mais feedback, valeu!

Saudações!

A ideia do jogo é muito interessante!

Está desenvolvendo o jogo em qual engine?

E, desejo sorte e sucesso em sua empreitada.

Até mais!

Cara, que projetão! 0_0

Sério, você tem a ideia muito bem estruturada e pelo que li, já tem em mente a maioria das dificuldades que possivelmente irá enfrentar durante o processo.

Você citou coisas aí que vão além da minha compreensão, mas entendi que seria um jogo online.
Seria muito legal se você levasse a ideia adiante e tenho certeza que muitas pessoas também acham isso.

Uma coisa que você pode fazer, aqui na comunidade mesmo, é criar um tópico de recrutamento AQUI.

Espero de coração que você continue caminhando com as ideias e consiga montar uma equipe pra colocar em prática. A ideia é agradável e bem estruturada. Tem muito pra dar certo, basta uma execução também bem planejada como a ideia inicial.

Romeo Charlie Lima comentou:
Saudações!

A ideia do jogo é muito interessante!

Está desenvolvendo o jogo em qual engine?

E, desejo sorte e sucesso em sua empreitada.

Até mais!

Obrigado pelo feedback, minha ideia inicial seria fazer no Game Maker 1.4 a interface dele, isso porque eu adquiri ele recentemente e queria testar, ele é bom também porque consegue exportar pra HTML5, então eu não precisaria fazer tudo em javascript na mão. O problema principal dele acho que seria a falta de componentes de Orientação a Objetos, mas ainda vou dar uma olhada nisso. Mas, de longe, a parte mais complicada vai ser trabalhar com o servidor =/

Bruce Azkan comentou:
Cara, que projetão! 0_0

Sério, você tem a ideia muito bem estruturada e pelo que li, já tem em mente a maioria das dificuldades que possivelmente irá enfrentar durante o processo.

Você citou coisas aí que vão além da minha compreensão, mas entendi que seria um jogo online.
Seria muito legal se você levasse a ideia adiante e tenho certeza que muitas pessoas também acham isso.

Uma coisa que você pode fazer, aqui na comunidade mesmo, é criar um tópico de recrutamento AQUI.

Espero de coração que você continue caminhando com as ideias e consiga montar uma equipe pra colocar em prática. A ideia é agradável e bem estruturada. Tem muito pra dar certo, basta uma execução também bem planejada como a ideia inicial.

Obrigado pelo feedback, recentemente eu parei de trabalhar a tarde, então terei um pouco mais de tempo pra possivelmente me focar nisso, acho que meu primeiro passo será estruturar o servidor com o jogo no GM, uma vez que eu perceba que isso é possível é a hora de procurar mais gente pra trabalhar comigo, ver da arte e etc.

Voltar
Topo Inferior