🤔 Para Refletir :
"CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante."
- DougMR

Iluminação de Caverna com Photoshop

Senaka

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
03 de Abril de 2016
Postagens
54
Bravecoins
0
Iluminação - Iluminação de Cavernas Simples



Antes de mais nada queria dizer que não sou nenhum profissional em iluminações​

[size=8pt]Na verdade eu só queria compartilhar com vocês minha experiência que obtive navegando por tutoriais de iluminação,
e para mim sempre foi difícil de fato um pouco no início.

E com a experiência que tive, quero compartilhar com vocês como faço a iluminação dos meus mapas no meu projeto. De uma maneira simples e compreensível, creio que o resultado agrade um pouco. E quem já manja mesmo de Artes, isso seria como mamão com açucar.​

Portanto segue o vídeo abaixo pois você poderá seguir os passos de como fiz a iluminação, sendo assim talvez abra muitas ideias para novos projetos e com mapas mais bonitos e bem feitos.​


[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=gQ4uajgYbM4[/youtube]​
 
Bacana o tutorial. Bem explicado e direto  :Okay_fix: :Plano:

Eu apenas daria uma dica no caso do pessoal que queira trabalhar com parallax mapping(VX, VX ACe e MV): Dependendo do mapa, para dar uma realçada no spot da luz, pode-se adicionar mais uma camada em opacidade no formato esférico(as bordas devem ser super suavizadas. Pode-se utilizar a ferramenta de seleção e depois configurar este raio em "Refine Edge") preenchida com a cor mais próxima da tonalidade da lâmpada(amarelo, talvez) e configurar um filtro em overlay para dar uma "estourada" na cor da lâmpada, pra simular o espectro de luz no qual os olhos tem dificuldade de assimilar formas. Depois basta passar a borracha com desfoque bem próximo da lâmpada para que esta camada se adeque apenas ao raio do bulbo laminário e não fique sobrepondo outros elementos do mapa  :likeasir:

Claro que este recurso também serve para sobreposição com imagem no XP, mas funciona melhor em parallax  :Palmas:

Algo mais ou menos assim:
[youtube]https://youtu.be/kQQK8DX37Qs[/youtube]


Bem, parabéns pelo tutorial [member=603]Senaka[/member]! A comunidade agradece a contribuição  :Okay_fix:
 
Sir Lobø comentou:
Bacana o tutorial. Bem explicado e direto  :Okay_fix: :Plano:

Eu apenas daria uma dica no caso do pessoal que queira trabalhar com parallax mapping(VX, VX ACe e MV): Dependendo do mapa, para dar uma realçada no spot da luz, pode-se adicionar mais uma camada em opacidade no formato esférico(as bordas devem ser super suavizadas. Pode-se utilizar a ferramenta de seleção e depois configurar este raio em "Refine Edge") preenchida com a cor mais próxima da tonalidade da lâmpada(amarelo, talvez) e configurar um filtro em overlay para dar uma "estourada" na cor da lâmpada, pra simular o espectro de luz no qual os olhos tem dificuldade de assimilar formas. Depois basta passar a borracha com desfoque bem próximo da lâmpada para que esta camada se adeque apenas ao raio do bulbo laminário e não fique sobrepondo outros elementos do mapa  :likeasir:

Claro que este recurso também serve para sobreposição com imagem no XP, mas funciona melhor em parallax  :Palmas:

Algo mais ou menos assim:
[youtube]https://youtu.be/kQQK8DX37Qs[/youtube]


Bem, parabéns pelo tutorial [member=603]Senaka[/member]! A comunidade agradece a contribuição  :Okay_fix:

É verdade, é algo que eu já costumo a fazer também. Eu entendo exatamente o que quer dizer, mas, como existem eventos gráficos para esse formato da luz, eu costumo utilizadas por já terem uma animação(da luz). Porém não é algo que eu deixo de fazer, nesse vídeo eu acabei nem mostrando isso, justamente por o tileset  já possuir uma tonalidade de luz na lamparina(Só que é muito pequena essa luz que o tileset ta emitindo) xD​


Esse seria o resultado com o evento gráfico da luz emitida.​

10429lx.png

Mas como você disse é interessante fazer essa camada esférica para dar a tonalidade da luz, foi só um detalhe que realmente esqueci no vídeo. Mas obrigado por fazer um vídeo reposta acrescentando essa parte.​
 
foi só um detalhe que realmente esqueci no vídeo

Bem, foi só uma dica adicional mesmo, pois o intuito do vídeo na verdade cumpre seu objetivo com excelência. Direto e simples  :Okay_fix:

No aguardo de mais tutoriais para o povão  :-_-:

Um abraço  :likeasir: :Palmas:
 
Voltar
Topo Inferior