[box class=black title=Intro] Ultimamente eu percebi que muitas pessoas tem dificuldades em fazer uma boa iluminação e também definir qual o nível de sombreamento adequado para o seu mapa, com esse tutorial eu vou estar ensinando a vocês o meu modo de fazer e espero que tire essas dúvidas que muitos me perguntam, bom, então vamos la![/box]
[box class=black title=Requisitos]
- Gimp ou Photoshop (Eu utilizei o Gimp no tutorial).
- Saber utilizar os editores acima para fazer seus mapas via Parallax.
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- Gimp ou Photoshop (Eu utilizei o Gimp no tutorial).
- Saber utilizar os editores acima para fazer seus mapas via Parallax.
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[box class=black title=Iniciando]
Para esse tutorial eu vou utilizar uma parte de um dos meus mapas já prontos, apenas sem o efeito de luz e sombra, que é o que nós vamos fazer passo a passo aqui.
A parte do mapa que eu estarei utilizando então é esse:
Note que nessa parte do mapa há 3 pontos de luz das tochas, portanto são em cima desses pontos que nós vamos trabalhar.
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Para esse tutorial eu vou utilizar uma parte de um dos meus mapas já prontos, apenas sem o efeito de luz e sombra, que é o que nós vamos fazer passo a passo aqui.
A parte do mapa que eu estarei utilizando então é esse:
Note que nessa parte do mapa há 3 pontos de luz das tochas, portanto são em cima desses pontos que nós vamos trabalhar.
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[box class=black title=Sombreamento]
Já com o Gimp aberto e após ter finalizado o seu mapa com todas as camadas, crie uma camada acima de todas as outras e nomeie ela para Sombra, como na imagem a seguir:
Após criar a camada Sombra, vá no seu Pincel e selecione o Hardness 050 que é um dos pinceis padrão do Gimp, como na imagem a seguir:
Agora aumente o tamanho do pincel para 100000 só para pegar a tela inteira e lembre-se de estar na camada Sombra, como na imagem:
Agora com o pincel selecionado coloque ele bem no centro da tela e dê 1 clique apenas, isso vai fazer com que ele pinte a tela toda de preto, ual heim! "Mas Lyca não era mais fácil pintar com o balde de tinta?" Sim era, mas isso é para você já ir se acostumando a usar os pinceis e saber localizar eles pelo nome, pois ainda vamos trabalhar bastante com eles.
Ok, se você fez tudo certo até agora a sua tela deve estar toda preta, como na imagem:
Agora com a sua tela assim, vá na camada Sombra e diminua a opacidade para algo em torno de 25 a 40, nessa parte é que você vai definir o nível de sombreamento do seu mapa, o ideal é você deixar entre 25 a 40 no máximo, evite ultrapassar disso, pois se não você você vai ter problemas com o seu mapa, tanto para enxerga-lo, como para quando formos criar a iluminação, no meu mapa eu deixei em 30, e ficou assim:
Pronto, você definiu o quão escuro o seu mapa vai ser, agora você precisa ver de onde vem a luz do seu mapa, no meu por exemplo, a luz vem das 3 tochas, portanto eu preciso tirar a sombra ao redor das tochas, pois é ai que vamos criar a iluminação mais para frente e não queremos que seja escuro não é mesmo?
Para isso eu vou selecionar a Borracha e o pincel Hardeness 050 e vou diminuir a opacidade dele para 50 e o tamanho deixe em torno de 110 +-, como na imagem:
Agora com o pincel vá nos pontos de luz do seu mapa e na camada Sombra e comece a apagar a sombra em volta dos pontos de luz do seu mapa, no meu caso nas tochas, ficando como nas imagens a seguir:
Antes de passar a Borracha
Depois de passar a Borracha
Assim finalizamos a parte de sombreamento do mapa e podemos dar finalmente inicio a iluminação!
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Já com o Gimp aberto e após ter finalizado o seu mapa com todas as camadas, crie uma camada acima de todas as outras e nomeie ela para Sombra, como na imagem a seguir:
Após criar a camada Sombra, vá no seu Pincel e selecione o Hardness 050 que é um dos pinceis padrão do Gimp, como na imagem a seguir:
Agora aumente o tamanho do pincel para 100000 só para pegar a tela inteira e lembre-se de estar na camada Sombra, como na imagem:
Agora com o pincel selecionado coloque ele bem no centro da tela e dê 1 clique apenas, isso vai fazer com que ele pinte a tela toda de preto, ual heim! "Mas Lyca não era mais fácil pintar com o balde de tinta?" Sim era, mas isso é para você já ir se acostumando a usar os pinceis e saber localizar eles pelo nome, pois ainda vamos trabalhar bastante com eles.
Ok, se você fez tudo certo até agora a sua tela deve estar toda preta, como na imagem:
Agora com a sua tela assim, vá na camada Sombra e diminua a opacidade para algo em torno de 25 a 40, nessa parte é que você vai definir o nível de sombreamento do seu mapa, o ideal é você deixar entre 25 a 40 no máximo, evite ultrapassar disso, pois se não você você vai ter problemas com o seu mapa, tanto para enxerga-lo, como para quando formos criar a iluminação, no meu mapa eu deixei em 30, e ficou assim:
Pronto, você definiu o quão escuro o seu mapa vai ser, agora você precisa ver de onde vem a luz do seu mapa, no meu por exemplo, a luz vem das 3 tochas, portanto eu preciso tirar a sombra ao redor das tochas, pois é ai que vamos criar a iluminação mais para frente e não queremos que seja escuro não é mesmo?
Para isso eu vou selecionar a Borracha e o pincel Hardeness 050 e vou diminuir a opacidade dele para 50 e o tamanho deixe em torno de 110 +-, como na imagem:
Agora com o pincel vá nos pontos de luz do seu mapa e na camada Sombra e comece a apagar a sombra em volta dos pontos de luz do seu mapa, no meu caso nas tochas, ficando como nas imagens a seguir:
Antes de passar a Borracha
Depois de passar a Borracha
Assim finalizamos a parte de sombreamento do mapa e podemos dar finalmente inicio a iluminação!
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[box class=black title=Iluminacao]
Vamos dar início a iluminação agora, para isso, crie uma nova camada, acima da camada Sombra e nomeie ela para Luz 1, como na imagem a seguir:
Vá agora no seus pinceis e selecione o pincel Hardeness 075, como na imagem:
Com o pincel, mude a cor dele para uma cor amarela ou alaranjada, ou se quiser coloque a mesma cor que eu utilizei como na imagem:
Mude agora o tamanho do seu pincel de forma que cubra grande parte em volta do seu ponto de luz do seu mapa, no meu caso eu deixei o pincel no tamanho 150, como na imagem:
Agora com o pincel, pinte por cima e em volta de todo o seu ponto de luz, ou seja, todo o lugar que você quer que a luz chegue, mas não exagere no tamanho do raio que você quer que a luz alcance, tente deixar como no exemplo da imagem a seguir:
E pronto, está feito a sua iluminação, é só jogar no projeto agora! "Lyca, você está louco?"...haha Calma, muita calma, você deve estar se perguntando mas que P@&% é essa não é mesmo? Mas vamos continuar então, vá na camada de Luz 1 e la em cima ontem tem modo, mude de normal para Sobrepor, como na imagem a seguir:
Com isso acho que vai dar uma "pequena diferença" na sua iluminação:
Após achar que o Lyca não está mais louco, vamos continuar, pois ainda não acabou..hehe Agora você deve pegar a borracha novamente e o pincel Hardeness 050, mude a opacidade para 30 e o tamanho deixei o padrão que é 51 mesmo, como na imagem:
Com a borracha você vai remover o "excesso" de iluminação e os pontos onde a luz não consegue chegar, como trabalhamos no 2D, você deve ter uma noção básica de perspectiva, e saber "enxergar" o mapa de outros ângulos, isso vai ajudar nessa parte, mas não é nada complicado, veja a imagem e repare nos pontos que eu removi a luz, onde provavelmente ela não chegaria.
Após corrigir esses pontos, lembrando novamente que para o seu mapa vai ser diferente, e você deve "enxergar" isso, vamos criar agora um foco de luz maior bem no centro de onde a luz está sendo emitida, ou seja, no meu caso bem no centro das tochas, para isso eu vou criar uma nova camada e nomeá-la de Luz 2, como na imagem a seguir:
Nessa nova camada você vai repetir o mesmo processo que fizemos para a Luz 1, para isso selecione o pincel Hardeness 075, diminua seu tamanho do mesmo tamanho ou menor que o seu objeto de luz, no meu caso são as tochas, para isso eu vou diminuir o pincel um pouco menor que ela, no caso deixei o tamanho em 35, como na imagem:
E agora vou pintar em cima das tochas do mapa, bem no centro delas, não abrangendo muito espaço, pois lembre-se o que queremos criar agora é o foco mais forte da luz, de onde ela está saindo, então pintando ficaria igual na imagem a seguir:
Ok, agora nós vamos selecionar a camada Luz 2 e abrir o modo dela, e mudar para mesclar grãos e deixar a opacidade da camada em torno de 35, se você fizer isso a imagem vai ficar assim:
Com isso estamos quase acabando a nossa iluminação, falta apenas ajustar a matiz de cores de acordo com o ambiente do seu mapa, para isso selecione a camada Luz 1 e vá em Cores>Matiz-Saturação, como na imagem a seguir:
E ajuste a Matiz, a Saturação e Luminosidade da sua luz, no meu caso eu quero uma luz um pouco mais alaranjada, pois são tochas, então vou ajustar a matiz para essa cor e aumentar a saturação e a luminosidade dela, lembrando que estamos trabalhando com a Luz 1, para a Luz 2, faça a mesma coisa, porém aumente um pouco mais a saturação e a luminosidade do que a Luz 1, para deixar o centro com uma luz mais forte, segue a imagem de exemplo:
E com isso a nossa iluminação está pronta finalmente, sei que parece bem trabalhoso, mas se seguir esses passos e treinarem não tem segredo, para jogarem no projeto, vocês devem apenas combinar as camadas das luzes com a dos tiles em baixo, e na camada acima do herói apenas deixe uma luz com opacidade bem baixa só para ficar por cima quando ele passar, o que vai dar a impressão de ser a mesma luz.
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Vamos dar início a iluminação agora, para isso, crie uma nova camada, acima da camada Sombra e nomeie ela para Luz 1, como na imagem a seguir:
Vá agora no seus pinceis e selecione o pincel Hardeness 075, como na imagem:
Com o pincel, mude a cor dele para uma cor amarela ou alaranjada, ou se quiser coloque a mesma cor que eu utilizei como na imagem:
Mude agora o tamanho do seu pincel de forma que cubra grande parte em volta do seu ponto de luz do seu mapa, no meu caso eu deixei o pincel no tamanho 150, como na imagem:
Agora com o pincel, pinte por cima e em volta de todo o seu ponto de luz, ou seja, todo o lugar que você quer que a luz chegue, mas não exagere no tamanho do raio que você quer que a luz alcance, tente deixar como no exemplo da imagem a seguir:
E pronto, está feito a sua iluminação, é só jogar no projeto agora! "Lyca, você está louco?"...haha Calma, muita calma, você deve estar se perguntando mas que P@&% é essa não é mesmo? Mas vamos continuar então, vá na camada de Luz 1 e la em cima ontem tem modo, mude de normal para Sobrepor, como na imagem a seguir:
Com isso acho que vai dar uma "pequena diferença" na sua iluminação:
Após achar que o Lyca não está mais louco, vamos continuar, pois ainda não acabou..hehe Agora você deve pegar a borracha novamente e o pincel Hardeness 050, mude a opacidade para 30 e o tamanho deixei o padrão que é 51 mesmo, como na imagem:
Com a borracha você vai remover o "excesso" de iluminação e os pontos onde a luz não consegue chegar, como trabalhamos no 2D, você deve ter uma noção básica de perspectiva, e saber "enxergar" o mapa de outros ângulos, isso vai ajudar nessa parte, mas não é nada complicado, veja a imagem e repare nos pontos que eu removi a luz, onde provavelmente ela não chegaria.
Após corrigir esses pontos, lembrando novamente que para o seu mapa vai ser diferente, e você deve "enxergar" isso, vamos criar agora um foco de luz maior bem no centro de onde a luz está sendo emitida, ou seja, no meu caso bem no centro das tochas, para isso eu vou criar uma nova camada e nomeá-la de Luz 2, como na imagem a seguir:
Nessa nova camada você vai repetir o mesmo processo que fizemos para a Luz 1, para isso selecione o pincel Hardeness 075, diminua seu tamanho do mesmo tamanho ou menor que o seu objeto de luz, no meu caso são as tochas, para isso eu vou diminuir o pincel um pouco menor que ela, no caso deixei o tamanho em 35, como na imagem:
E agora vou pintar em cima das tochas do mapa, bem no centro delas, não abrangendo muito espaço, pois lembre-se o que queremos criar agora é o foco mais forte da luz, de onde ela está saindo, então pintando ficaria igual na imagem a seguir:
Ok, agora nós vamos selecionar a camada Luz 2 e abrir o modo dela, e mudar para mesclar grãos e deixar a opacidade da camada em torno de 35, se você fizer isso a imagem vai ficar assim:
Com isso estamos quase acabando a nossa iluminação, falta apenas ajustar a matiz de cores de acordo com o ambiente do seu mapa, para isso selecione a camada Luz 1 e vá em Cores>Matiz-Saturação, como na imagem a seguir:
E ajuste a Matiz, a Saturação e Luminosidade da sua luz, no meu caso eu quero uma luz um pouco mais alaranjada, pois são tochas, então vou ajustar a matiz para essa cor e aumentar a saturação e a luminosidade dela, lembrando que estamos trabalhando com a Luz 1, para a Luz 2, faça a mesma coisa, porém aumente um pouco mais a saturação e a luminosidade do que a Luz 1, para deixar o centro com uma luz mais forte, segue a imagem de exemplo:
E com isso a nossa iluminação está pronta finalmente, sei que parece bem trabalhoso, mas se seguir esses passos e treinarem não tem segredo, para jogarem no projeto, vocês devem apenas combinar as camadas das luzes com a dos tiles em baixo, e na camada acima do herói apenas deixe uma luz com opacidade bem baixa só para ficar por cima quando ele passar, o que vai dar a impressão de ser a mesma luz.
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[box class=black title=Extra]
Caso queiram fazer uma luz Branca, é só seguirem esse mesmo passo, porém na hora de mudar a Matiz, vocês devem apenas aumentar no máximo a luminosidade e diminuir toda a saturação, faça isso para as duas camadas de Luz que aprendemos, fazendo isso, você vai deixar igual essa imagem que é a continuação do mesmo mapa:
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Caso queiram fazer uma luz Branca, é só seguirem esse mesmo passo, porém na hora de mudar a Matiz, vocês devem apenas aumentar no máximo a luminosidade e diminuir toda a saturação, faça isso para as duas camadas de Luz que aprendemos, fazendo isso, você vai deixar igual essa imagem que é a continuação do mesmo mapa:
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[box class=black title=Resultado Final em Jogo]
Agora é só "enfeitar" o seu mapa com efeitos que queira adicionar, mudar a cor pelo próprio maker, adicionar efeitos de chuvas ou fogs e seu mapa vai ficar perfeito!
Espero que tenham gostado do tutorial galera e que tenham aprendido bastante também, lembrando que isso é só o modo que eu utilizo no meu mapeamento, mas há muitos outros, eu apenas consigo bons resultados com esse, qualquer dúvida que tiverem é só me falar!
Segue agora o mesmo mapa Finalizado:
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Agora é só "enfeitar" o seu mapa com efeitos que queira adicionar, mudar a cor pelo próprio maker, adicionar efeitos de chuvas ou fogs e seu mapa vai ficar perfeito!
Espero que tenham gostado do tutorial galera e que tenham aprendido bastante também, lembrando que isso é só o modo que eu utilizo no meu mapeamento, mas há muitos outros, eu apenas consigo bons resultados com esse, qualquer dúvida que tiverem é só me falar!
Segue agora o mesmo mapa Finalizado:
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Abraços do Lyca!