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"Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..."
- Rafael_Sol_MAKER

Independência do RTP

RyanKamos

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Independência do RTP
Créditos: Desert Eagle, Camaleon, Loki Fenrisulf IV
Tópico original: Aqui


RPG Maker 2000 & 2003
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas no seu jogo: CharSet, ChipSet, Music, Sound, etc.

2- Copiar o arquivo "Harmony.dll" da pasta do editor do RPG Maker 2000 ou 2003 para o mesmo lugar do "RPG_RT.INI" do seu jogo.

3- Abrir o arquivo "RPG_RT.INI" e adicionar na última linha: "FullPackageFlag=1".

Resultado Final:
[RPG_RT]
GameTitle=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)
MapEditMode=1
MapEditZoom=1
FullPackageFlag=1


RPG Maker XP
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas no seu jogo: CharSet, TileSets, Fonts, BGM, SE, etc.

2- Copiar o arquivo "RGSS104E.dll" (DLL diferente do VX) da pasta do editor do RPG Maker XP para o mesmo lugar da "GAME.INI" do seu jogo.

3- Abrir o arquivo "GAME.INI" e alterá-lo apagando as linhas de "RTP=".

Resultado Final:
[Game]
Library=RGSS104E.dll
Scripts=Data\Scripts.rxdata
Title=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)


RPG Maker VX
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas no seu jogo: CharSet, TileSets, Fonts, BGM, SE, etc.

2- Copiar o arquivo "RGSS202E.dll" (DLL diferente do XP) da pasta do editor do RPG Maker VX para o mesmo lugar da "GAME.INI" do seu jogo.

3- Abrir o arquivo "GAME.INI" e alterá-lo apagando as linhas de "RTP=".

Resultado Final:
[Game]
Library=RGSS202E.dll
Scripts=Data\Scripts.rxdata
Title=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)


RPG Maker VX Ace
1- Copiar cada arquivo utilizado do RTP para suas pastas adequadas: CharSet, TileSets, Fonts, BGM, SE, etc.

2- Copiar o arquivo "RGSS301.dll" (DLL diferente do XP e VX) da pasta do editor do RPG Maker VX Ace para a pasta "System" do seu jogo.

3- Copiar a pasta "Fonts" do RTP do RPG Maker VX Ace para o mesmo lugar do "GAME.EXE" do seu jogo.

4- Abrir o arquivo "GAME.INI" e alterá-lo apagando as linhas de "RTP=".

Resultado Final:
[Game]
Library=RGSS301.dll
Scripts=Data\Scripts.rvdata2
Title=Nome do seu jogo (aparecerá na janela)


Exportar RTP via script
Existe também um jeito fácil e prático de exportar todos os recursos que você utilizar do RTP em seu jogo. Isso é possível graças à este script:
http://www.mundorpgmaker.com.br/topic/105138-gab-rtp-export/

Basta colar e utilizar.
O único ruim é que ele é apenas para RGSS3, ou seja, RPG Maker VX Ace. Para aqueles que usam outras versões, o jeito mais prático e correto é os citados acima.

 
É uma dica muito útil, tive que descobrir na marra, quem dera se tivesse essa informação na época que comecei
 
Finalmente copiaram o tópico da [member=134]Sanatah[/member] pra cá, eu tive que pedir pra me darem o link, dar ouro, acessar o tópico, colocar como favorito...vish.
Mas foi um bom trabalho, Ryan. Parabains. :Okay_fix:

Valeu, falooooou!!
 
É uma dica bem útil, bom pra quando quiser mandar o jogo pra alguém que não mexe com o maker ou pra instalar o jogo em qualquer computador.
Eu também sugeriria esse script, ajuda bastante quando você já fez grande parte do projeto e quer incluir o RTP sem precisar vasculhar setenta e poucos mapas por gráficos que estejam faltando.
 
Esta técnica é bem útil para você não depender de um RTP.
Muita gente ainda tem dúvida hahah
Obrigado Mercia, pelo tópico AHHAHAHA

[member=78]Masked[/member]: OMG! Eu estava em busca desse script! Tive que passar os gráficos que eu usava do MT, tudinho HAHAHA
T.T
Vou usar agora xD
Muito obrigado! Irei adicionar no tópico.
 
Parece que o script tá dando erro quando  não tem arquivos pra exportar, é só botar isso depois das linha 165 e 179 que resolve, no entanto:
Código:
next unless fromFile
 
Não ta dando pra baixar o script poderiam me explica ou resolver. Obrigado.
 
Infelizmente o MRM acabou, por conta disso o link não funcionará.
Tente encontrar em outros sites ou então siga o passo a passo do tutorial manual.
 
Script - Gab RTP Export

Gente o [member=1128]KamauX[/member] pegou o link do script \o/
Vou anexar aqui nessa mensagem, pois é algo que não se pode perder.

Masked comentou:
Parece que o script tá dando erro quando  não tem arquivos pra exportar, é só botar isso depois das linha 165 e 179 que resolve, no entanto:
Código:
next unless fromFile

Façam o que o masked disse nessa mensagem também, sem ela o script buga XD
 
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