🤔 Para Refletir :
"No alto daquela ideia, plantei um projeto de jogo. A empolgação da ideia bate, o fracasso da ideia cheira."
- DanTheLion

Iniciando no JS

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
Saudações! Eu estou querendo começar a programar plugINS para o RPG Maker MV. Gostaria de saber:

1) Existe uma IDE própria para desenvolver em JS para  RPG MAKER? Ou eu posso usar meu bloco de notas?
2) Como eu importo um plugINN para o RPG MAKER?
3) Poderiam me indicar material de estudo?

Desde já, obrigado pessoal. 

IDE é o que mais existe no mundo. Eu uso o DreamWeaver, que apesar de não ser uma IDE, tem editor de JS. Mas existem várias.
Netbeans, Eclipse, Komodo, essas três eu sei que são boas. Bloco de notas é válido também, por que não?

Eu não sei te responder a segunda pergunta, nunca nem usei esse RPG Maker novo, na minha época era RGSS kkk.

E material de estudo?
https://pt.khanacademy.org/computing/computer-programming
Eu não achei até hoje material pago melhor do que esse oferecido gratuitamente pelo Khan Academy.

1- Eu uso VSCode. O [member=1330]HermesPasser[/member] usava(usa?) NotePad++, eu acho. O rapaz do vídeo do [member=105]Takkun[/member]
Não são IDEs, são editores, mas já são o suficiente. Não é preciso baixar uma IDE pra programar plugin.

2- Não sei dizer ;z

3- Aqui óh

4- Não é plugINN ou plugINS e.e'

1) Não.

2) Você coloca na pasta js/plugins e depois vai no gerenciador de plugins dentro do mv para ativá-lo.

3) Recomendo o tutorial de JavaScript da W3cschools por ser uma das fontes mais atuais além de mostrar as boas práticas. Sabendo como o JS funciona você pode aplicar esse conhecimento no MV,  você pode procurar também os tutoriais da revista do fórum, Make The RPG, para ajudar como uma ponte.

Assim como a [member=1052]Kawthar[/member] disse, eu uso o notepad++ mas o JavaScript, como uma linguagem dinamicamente tipada, não goza de muitos benefícios ao usar uma IDE então você não precisa se preocupar com uma, um editor simples basta.

Eu aprendi programar baixarias na faculdade (coisas em c) mas nunca tive contato com JS. Eu brincava com Ruby na versão XP do RPG MAKER mas agora que mudou tudo vou me forçar a aprender JS.

Eu baixei o sublime text que tem uma interface gostosa de usar. E comecei a estudar a sintaxe do JS. Obrigado pela ajuda. Vida longa a todos!

Opa, [member=2347]DadoCWB[/member] como vai?

Então, Javascript (ou JS) é na verdade uma linguagem de programação (L.P.) voltado a programação em navegadores (browsers). Não é necessário uma IDE para desenvolver Javascript, uma vez que ela é aplicada através do HTML, que é um editor de hipertextos para estruturar Web Browsers.

Para que um plugin do RPG Maker MV funcione, ele precisa estar dentro da pasta "js/plugins/" do seu projeto e configurá-la na engine depois.

Como você está iniciando em JS que quer aprender sobre, eu recomendo pelas seguintes referências:

• CodeAcademy - neste site há diversos tutoriais com exercícios que você pode fazer a qualquer hora e é grátis, o site está em inglês.
  • SoloLearn - É um site e também um aplicativo para celulares Android e iOS para aprender linguagens de programação como C, C++, C#, Python, PHP e até mesmo o Javascript. Nele, oferece o conteúdo da L.P. em tópicos seguido de exercícios para você fazer. É importante ler os tópicos para fazer os exercícios e passar para as próximas etapas e também eles te garantem um certificado ao término da aprendizagem. É totalmente de graça, mas está em inglês.
  • Meus tópicos de Javascript - Pois é, eu criei vários tópicos de tutoriais de Javascript no fórum. Só procurar pela Academia Tecnológica que você vai os encontrar. Esses tutoriais podem estar um pouco ultrapassados porque eles foram criados 1 ou 3 anos atrás. Mas enfim, sinta-se a vontade em estudar, tirar dúvidas comigo (que agora estou mais afiado na programação também - alias estou na faculdade de TI também, então posso quebrar esse galho ;) ).

É isso ai, jovem.
Bons estudos!

~ Abraços!
Até mais! :)

Gente, muito obrigado. Passei o dia hoje estudando alguns código aqui do fórum e estou começando a entender a utilização do JS no RPG MAKER MV. As orientações de vocês me foram muito úteis. Graças a vocês consegui criar minhas 6 primeiras linhas de código que já me serão muito úteis no meu projeto.

Obrigado.

EDIT: Apesar de  ter conseguido rodar meus códigos continuamente enquanto o jogo é processado, ainda não descobri onde está a função "MAIN" . Pelo que andei lendo, Diferente do C, o JS não possui uma função main. Minha pergunta é: Onde que devo chamar minhas funções para elas ficarem rodando e atualizando-se continuamente?

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior