🤔 Para Refletir :
"De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa."
- Core32

RPG Maker 2000 Instalação - Curso RPG Maker 2000 | Aula #01

Dr.XGB Masculino

O Cenourão
Administração
Administração
Jogador maluco, problemático, olho parado.
Juntou-se
21 de Julho de 2015
Postagens
568
Soluções
3
Bravecoins
2.757
Área
Programação
Motor de jogo
RPG Maker 2003
CURSO DE RPG MAKER 2000 COMPLETO
Aula 1 - Instalação

Salve, pessoal! o/

Nesta aula vamos aprender como instalar o RPG Maker 2000 em sua versão da Steam. Lembre-se que você precisa comprar a sua licença, que por sinal, tá sempre em promoção a preço de banana!
A promoção de férias da Steam oferece 85% de desconto no RPG Maker 2000. Se vc ainda não comprou é a chance de comprar sua licença por menos de 7 reais. Esse valor ficará até o dia 9 de Julho de 2020.
Além disso, farei uma comparação entre a versão paga e a gratuita, apontando prós e contras, concluindo em seguida meu ponto de vista.
Se você preferir, pode usar a versão Free, porém para não incentivar a pirataria, não poderei disponibilizar o download.

Não se esqueça do like para fortalecer nosso trabalho aqui e que possa continuar contribuindo com aulas de qualidade *:)

[youtube]https://youtu.be/7wd-idfdbxs[/youtube]
 
Fala DOTÔ. Seu trabalho tá bom demais. Você já deu aula antes, né?

Legal demais essa comparação com as versões oficial e paralela do programa. A gente que usou a versão antiga por anos acabou sendo surpreendido com a vinda da versão "verdadeira" tanto tempo depois que nem deu pra reparar muito no que foi melhorado. Tecnicamente as mudanças vieram porque a versão oficial é a Value, não? Ou teve mais coisa além disso?

Particularmente uso o 2003 e não sei se você pretende fazer vídeos nessa mesma linha com ele depois, pois entendo que os dois programas sejam muito parecidos.

Sem querer colocar a carroça na frente dos bois, tenho dúvidas do que você pretende abordar mais pra frente:
1 - deixar clara a diferença dos RTPs? A versão oficial em teoria não seria compatível com a infinidade de jogos feitos com a versão dos 7 mares porque essa última usa os arquivos com outros nomes (além de violar direitos autorais). Eis aí outro ponto de comparação entre eles.

2 - você pretende apresentar as tantas outras ferramentas adicionais? Molebox, EasyRPG e etc.

3 - haverão aulas sobre os patchs? Pergunto mais uma vez com o 2003 em mente - pelo que andei lendo na gringa parece que o EULA da versão 2003 difere do 2000 ao permitir o uso deles. E aí tem o DynRPG do Cherry (que implementou algumas melhorias na versão oficial do 2k3), o tal Maniacs de um japonês que está atualizando o negócio até hoje...

Fica só de curiosidade mesmo, sei que isso é conteúdo pra aulas futuras. Estarei acompanhando de perto seus vídeos, parabéns mais uma vez!
 
Fala, Neil Peart... quer dizer, Paradiddle! o/

Vamos lá!
Tecnicamente as mudanças vieram porque a versão oficial é a Value, não? Ou teve mais coisa além disso?
Sim, as mudanças ocorreram a partir do Value, além de algumas melhorias como placeholders em batalha e suporte a 1000 pictures, por exemplo.

1 - deixar clara a diferença dos RTPs? A versão oficial em teoria não seria compatível com a infinidade de jogos feitos com a versão dos 7 mares porque essa última usa os arquivos com outros nomes (além de violar direitos autorais). Eis aí outro ponto de comparação entre eles.
Sim, vou falar sobre RTP no segundo módulo quando começarmos a abordar sobre a estrutura dos arquivos de um projeto. E também vou abordar essa mudança que rolou no RTP sim.

2 - você pretende apresentar as tantas outras ferramentas adicionais? Molebox, EasyRPG e etc.
Sim, pretendo mas não como uma aula do curso mas provavelmente como conteúdo avulso do canal.

3 - haverão aulas sobre os patchs? Pergunto mais uma vez com o 2003 em mente - pelo que andei lendo na gringa parece que o EULA da versão 2003 difere do 2000 ao permitir o uso deles. E aí tem o DynRPG do Cherry (que implementou algumas melhorias na versão oficial do 2k3), o tal Maniacs de um japonês que está atualizando o negócio até hoje...
Nesse curso de RPG Maker 2000, vou falar só do Destiny. Mas logo após esse curso vou partir para o curso de 2003 que tem muita coisa nova pra explorar. O DynRPG eu ainda não tive a oportunidade de usar, mas até lá dá para eu estudar e falar sobre esses patches (que inclusive o Maniacs pra mim é novidade kkkkkkkkk !!).

Muito Obrigado pela contribuição e a força o/ !
 
Em todos esses anos nessa indústria vital, essa talvez seja a 1ª vez que reconhecem meu avatar. O maior de todos, R.I.P.

Bacana, fiquei mais empolgado ainda em saber o que virá depois! Sei que as novidades do 2003 oficial deixaram vários patches obsoletos, por isso perguntei da possibilidade de fazer vídeo sobre.

Há pouco tempo atrás também estava ativo na comunidade um membro do site maker2k.com, que talvez você já conheça. Também é um trabalho bem legal e nessa mesma linha, talvez valesse uma parceria interessante.

Por fim, não sei até onde a moderação do Condado aprovaria, mas um pouco mais pra frente acho que valeria criar um "tópico de base" do curso com um índice pra manter organizadas as aulas e com links pra acesso fácil aos tópicos individuais, seja aqui ou na seção "Sala de Aula/Tutoriais".

Enfim, só sugestões. Valeu!
 
Voltar
Topo Inferior