🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

Introdução ao JavaScript. (Para Iniciantes) 01

Moycanow

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Junho de 2015
Postagens
215
Bravecoins
2
mqdefault.jpg

O que é o JavaScript ?

JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape em 1995, que a princípio se chamava LiveScript. Basicamente, JavaScript é uma linguagem de programação que incorpora nas tag’s HTML permitindo incrementar a apresentação e interatividade.​

JavaScript não é Java.

JavaScript não tem nada a ver com Java, Java é uma linguagem server-side, como PHP, Ruby, Python e tantas outras. A única coisa parecida entre eles é o nome.
JavaScript é uma linguagem de programação client-side. Ela é utilizada para controlar o HTML e o CSS para manipular comportamentos na página.​

Orientação a objetos.

Em JavaScript temos uma lógica muito simples, bastando sempre seguir o caminho dos objetos. Isso torna a programação mais simples e objetiva. É o que chamamos de de programação orientada a objetos, em JavaScript todos os elementos são tratados como objetos. Para que a programação funcione, esses objetos são sempre agrupados de acordo com o seu tipo ou finalidade.​

Manipulação de objetos

Existe uma hierarquia a ser seguida e cada objeto tem seu lugar, ao manipular os objetos estamos na verdade fazendo com que cada objeto se torne propriedade de outro. Veja o exemplo dessa hierarquia.
01 – BROWSER (navegador)

02 – MATH / DATE / WINDOW / NAVIGATOR / STRING

03 – DOCUMENT

04 – LINK / FORM / ANCHOR

05 – SELECT / BUTTON SUBMIT / TEXTAREA / RADIO / CHECKBOX​

Olá Mundo

Para finalizar um pequeno exercício. Seu primeiro Olá Mundo! com JavaScript.​

Primeiro escreva a estrutura básica do HTML.​

Código:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
  <head>
    <title>Título da página</title>
    <meta charset="utf-8">
  </head>
  <body>
    Aqui vai o código HTML que fará seu site aparecer.
  </body>
</html>

Agora, antes do </body> coloque este código:​

Código:
<script type="text/javascript">
  alert('Olá Mundo');
</script>

O código final deve ficar assim:​

Código:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
  <head>
    <title>Título</title>
    <meta charset="utf-8">
  </head>
  <body>

<script type="text/javascript">
    alert('Olá Mundo');
  </script>
  </body>
</html>

Abra esse documento HTML no browser e você vai ver uma janela de alerta aparecendo.​

Comentários Finais:

Bem isso é tudo por esta aula para que não fique cansativo e muito difícil de entender, vou estar trazendo mais algumas aulas sobre o assunto e espero que seja de ajuda para alguns de vocês.
Treinem o exercício e tentem fazer outras coisas deixe seus resultados nos comentários.
É importante que você escreva os códigos, não pegue os que deixei prontos a cima, você mesmo deve escrever para se familiarizar com eles.
Abraços e até a próxima.​

Muito bom para nós que estamos mudando para o MV, só o material que achei pouquíssimo.
Estive estudando java dos comandos mais simples a alguns formulários e comando, quase 100% deles não se aplica ao RPG maker mesmo tendo a sintaxe correta. Logo seria bom algumas aulas focadas na linguagem do MV (eu gostaria) rsrsr.

que nada seria melhor esse vagabundo do moy fazer plug-ins pronto ao emvez de ser um inutil (mentira te dou parabains pela iniciativa de ensinar a programar ao invez de dar tudo prontinho)

Ludovic comentou:
Muito bom para nós que estamos mudando para o MV, só o material que achei pouquíssimo.
Estive estudando java dos comandos mais simples a alguns formulários e comando, quase 100% deles não se aplica ao RPG maker mesmo tendo a sintaxe correta. Logo seria bom algumas aulas focadas na linguagem do MV (eu gostaria) rsrsr.

Calma primeiro vamos intender o JavaScript não adianta por o carro a frente dos bois pq vai atrapalhar tudo kkkkk

sir helix comentou:
que nada seria melhor esse vagabundo do moy fazer plug-ins pronto ao emvez de ser um inutil (mentira te dou parabains pela iniciativa de ensinar a programar ao invez de dar tudo prontinho)

Não ao fazer Plu-ins por dois motivos 1 preguiça, 2 falta de tempo kkkkk

Bacana demais, uai. Boa iniciativa! É bom entender um pouco o Javascript mesmo antes de pular direto nos plugins. Por sinal notei que existem algumas diferenças fundamentais entre o Ruby e o Javascript, muito além da sintaxe (como por exemplo a do escopo das variáveis, a ausência de módulos/workspaces de código, o porquê de usar funções anônimas, etc.).

Comecemos do começo então. (Eu mesmo só aprendi a fazer scripts depois de ter aprendido o básico no Ruby.)

Depois devo publicar um guia básico e prático de como preparar plugins pro MV, já fiz um pra ver como a coisa funciona e tenho material pra começar a escrever tal artigo logo. Mas, primeiras coisas primeiro.

Rafael_Sol_MAKER comentou:
Bacana demais, uai. Boa iniciativa! É bom entender um pouco o Javascript mesmo antes de pular direto nos plugins. Por sinal notei que existem algumas diferenças fundamentais entre o Ruby e o Javascript, muito além da sintaxe (como por exemplo a do escopo das variáveis, a ausência de módulos/workspaces de código, o porquê de usar funções anônimas, etc.).

Comecemos do começo então. (Eu mesmo só aprendi a fazer scripts depois de ter aprendido o básico no Ruby.)

Depois devo publicar um guia básico e prático de como preparar plugins pro MV, já fiz um pra ver como a coisa funciona e tenho material pra começar a escrever tal artigo logo. Mas, primeiras coisas primeiro.

Opa então deixo a parte dos Plug-ins  com vc enquanto eu explico o JavaScript em si, vc ja tem material pronto quando lançar alguma coisa vc me avisa pra eu deixar o link de seus tutorias nos meus =)

Achei muito básico, dava pra colocar mais conteúdo, mas mesmo assim lhe parabenizo pela iniciativa.

Moycanow comentou:
JavaScript não é Java.
JavaScript não tem nada a ver com Java, Java é uma linguagem server-side, como PHP, Ruby, Python e tantas outras. A única coisa parecida entre eles é o nome.
JavaScript é uma linguagem de programação client-side. Ela é utilizada para controlar o HTML e o CSS para manipular comportamentos na página.​

Java não é só server-side, ela pode ser usada tanto para o lado do servidor quanto do cliente. E esse conceito de que o JavaScript é client-side e só serve para manipular elementos na página já está antigo, o JS já pode ser usado no servidor (Node.JS) e faz muito além de manipular elementos.

Fogomax comentou:
Achei muito básico, dava pra colocar mais conteúdo, mas mesmo assim lhe parabenizo pela iniciativa.

Moycanow comentou:
JavaScript não é Java.

Java não é só server-side, ela pode ser usada tanto para o lado do servidor quanto do cliente. E esse conceito de que o JavaScript é client-side e só serve para manipular elementos na página já está antigo, o JS já pode ser usado no servidor (Node.JS) e faz muito além de manipular elementos.
é verdade mas o intenção é ser básico mesmo, ja que o conceito dos tutorias é pra ensinar um pouco a quem nunca teve contato com JavaScript mas relaxem ainda vão ter mais Tutorias e as coisas vão se explicando aos poucos, não posso jogar tudo de uma vez as pessoas que nunca viram JavaScript vão ficar perdidas kkkk

Voltar
Topo Inferior